No meio do furacão, Patriota esteve em encontro com Dilma esta manhã
Por Nill Júnior
Em meio ao furacão provocado pela operação da PF na casa de Lula, a Presidenta Dilma ainda recebeu a Frente Nacional de Prefeitos, que pleiteou que a partilha da CPMF, caso aprovada pelo Congresso, contemple os municípios numa regra distinta da que é usada para distribuição de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
O Prefeito José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira e que preside a Amupe, esteve no encontro.
O critério para repasses do fundo privilegia as pequenas cidades. Se for mantido o mesmo modelo para o “imposto do cheque”, haveria, na visão da FNP, prejuízo às capitais e regiões metropolitanas, que absorvem os custos mais elevados na saúde pública.
Na tentativa de mostrar que a pauta é suprapartidária, os prefeitos escalaram comitiva com representantes do PT, PSDB, PSB e PDT para o encontro de hoje no Planalto.
A informação é de que Dilma estava visivelmente incomodada com o que acontecia em São Paulo e, apesar do esforço, não conseguiu esconder o mal e estar com o que acontecia naquele momento em São Paulo. Além disso, a CPMF não tem chance de ser aprovada no Congresso hoje, com o governo submerso na crise.
Em entrevista concedida ao jornalista Elielson Lima, no programa Ponto de Encontro deste domingo (29), o ministro da Previdência Social e dirigente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, comentou o cenário político estadual e as movimentações internas do partido. Entre os temas abordados, destacou o alinhamento histórico do PDT com o PSB, a chegada de […]
Em entrevista concedida ao jornalista Elielson Lima, no programa Ponto de Encontro deste domingo (29), o ministro da Previdência Social e dirigente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, comentou o cenário político estadual e as movimentações internas do partido.
Entre os temas abordados, destacou o alinhamento histórico do PDT com o PSB, a chegada de João Campos à presidência nacional do partido socialista e as articulações em curso para as eleições de 2026.
“Eu torço que o PDT fique no campo que sempre esteve. Temos um alinhamento histórico com o PSB”, afirmou o ministro, ao defender a manutenção da aliança entre as duas legendas em Pernambuco.
Wolney considerou positiva a ascensão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), à presidência nacional do PSB. “Eu tava lá no evento. Foi uma coisa importante para Pernambuco. É a ratificação de uma liderança jovem num partido de esquerda que já foi presidido por nomes de Pernambuco como Carlos Siqueira, Eduardo Campos e Miguel Arraes”, pontuou.
Sobre o relacionamento de João Campos com o governo federal, o ministro considerou o alinhamento com o presidente Lula como “natural”. Questionado sobre o espaço ocupado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) na articulação com o governo federal, Wolney ponderou que ela também busca ampliar sua base. “Raquel tenta cavar um espaço e tem ministros do governo, como André de Paula, que são da aliança dela”, comentou.
Ao ser questionado sobre a possível filiação do deputado federal Túlio Gadêlha, atualmente sem partido, ao PDT, Wolney confirmou as conversas. “Túlio demonstrou interesse em vir para o PDT. Ele está conversando com o presidente Carlos Lupi, que é a instância adequada”, disse. Apesar disso, explicou que ainda não houve um encontro formal entre ambos para tratar do tema. “Conversa comigo só em eventos, a gente se encontra, mas não sentou ainda para falar sobre isso.”
Além de Gadêlha, o ministro afirmou que outros parlamentares federais também mantêm diálogo com o partido. “O PDT pode receber um ou dois deputados federais. Tem outras pessoas querendo disputar pelo partido”, afirmou.
Wolney comentou ainda os desafios de formar a chapa para as próximas eleições. “Montar chapa é um negócio difícil, ainda mais com esse cenário que nós estamos vendo”, reconheceu.
A Rádio Pajeú já faz a maior cobertura das Eleições 2016. Durante todo o dia, flashes das principais cidades do Pajeú, de Pernambuco e do Brasil. A partir das cinco da tarde entra no ar a Central de Apuração, computando os votos de Afogados da Ingazeira e do Pajeú. A cobertura só termina com o resultado […]
Uma das palestras mais concorridas da programação da II Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira aconteceu na última segunda (28), a utilização das redes sociais em benefício da ação empreendedora. A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE, Camilo Melo, e aconteceu na sala do empreendedor. O público, formado por comerciantes e empreendedores, debateu […]
Uma das palestras mais concorridas da programação da II Feira do Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira aconteceu na última segunda (28), a utilização das redes sociais em benefício da ação empreendedora.
A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE, Camilo Melo, e aconteceu na sala do empreendedor. O público, formado por comerciantes e empreendedores, debateu o processo evolutivo das mídias sociais e a sua transformação em uma das melhores ferramentas para o anúncio de produtos e serviços.
“As redes sociais tem um grande potencial de divulgação e marketing, pela agilidade que possui e pela grande abrangência de público que atinge. Essa é uma demanda dos empreendedores e que nós estamos procurando atender na programação de nossa feira”, destacou a Secretaria de Administração, Flaviana Rosa.
Confira a programação até o próximo dia 03 de Dezembro, quando se encerra as atividades da II Feira do Empreendedorismo.
30/11
Palestra: Liderança
Horário: 19h às 22h
Local: Sala do Empreendedor
Consultora: Marisa Sarinho
Investimento: R$ 10,00
01 e 02/12
Curso:Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
Horário: 08h às 18h
Local: Sala do Empreendedor
Consultora: Sônia Jerônimo
Investimento: R$ 60,00
01/12/2016
Dia de Campo: Manejo da Caatinga
Horário: 07h
Local de Saída: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira
Público-alvo: Criadores de Caprinos e Ovinos da Agricultura Familiar de Afogados da Ingazeira
Vagas: Até 35 participantes
01/12/2016
Palestra: Como fazer negócios participando de startup
Horário: 19h
Local: Sala do Empreendedor
Consultor: Zenuel Costa Xavier Lins (Gestor de TI da Tambaú e Promotor do Weekend Startup Sertão)
Inscrições Gratuitas: Sala do Empreendedor
02/12/2016
Palestra: Produção da Piscicultura na Agricultura Familiar
Horário: 09h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Consultor: Gilmar Aguiar de Arruda (Engenheiro de Pesca, Especialista em Educação Ambiental)
Inscrições gratuitas: Secretaria Municipal de Agricultura / Sala do Empreendedor
02/12/2016
Palestra:Como elaborar projetos e captar financiamento coletivo
Horário: 19h
Local: Sala do Empreendedor
Consultora: Dora Dimenstein (Gestora do Pague pra ver Ideias Criativas)
Inscrições gratuitas: Sala do Empreendedor
Atendimentos
01 à 03/12/2016
Emissão e Atualização da Carteira do Artesão
Documentação necessária para Carteiras Novas: CPF / RG / Comprovante de residência (em nome do artesão) / 01 foto 3×4/ e-mail / nº do telefone.
Documentação necessária para Renovação das Carteiras: e-mail, comprovante de residência (em nome do artesão) / nº do telefone.
Local de Atendimento: Secretaria de Municipal de Administração
Pré-inscrição: Secretaria Municipal de Administração
Obs.: O artesão deverá trazer a peça feita e trazer o material para fazer uma peça na hora
Parceria: SEBRAE/Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira/Governo do Estado – AD/ Diper
II Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira
01/12/2016
19h – Abertura Oficial
20h_ Lançamento da PAJELAT (Leite de Cabra Pasteurizado Integral)
20h _ Economia Criativa: Projeto Sertão Criativo (Consultor: André Lira)
21h _ Quinta Cultural Sanfônica, com a Participação de Lindomar Souza
Local: Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara
02/12/2016 –
19h – Apresentações Fitness
Grupo de Capoeira Cordão de Ouro Cangaço (Prof. Jacaré/Mestre Suassuna),
Academia de Karatê Sochinkan de Afogados da Ingazeira,
Academia de Jiu-Jitsu Chykao Team,
Aulão de Ritmos da Academia Treino Fitness (Professores Emerson e Milton)
Local: Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara
03/12/2016
19h – Encerramento
20h – Desfile da Moda Matuta
Local: Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara
Seminário de Desenvolvimento Territorial do Sertão do Pajeú
02/12/16
9h – Mesa Redonda: A Experiência da Política de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira e o Desenvolvimento Territorial segundo a ótica do SEBRAE (Veronica Ribeiro – Consultora em Empreendedorismo/ Flaviana Rosa – Secretária Municipal de Administração, Coordenadora da Política Municipal de Empreendedorismo/ Pedro Lira – Diretor do SEBRAE)
9h30 – Uma visão ampliada da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa
10h – Painel sobre Microcrédito com o BNDES, AGEFEPE e Banco do Nordeste
11h – Política de Compras Governamentais como Estratégia de Desenvolvimento Territorial
11h30 – Grupos de trabalho para discutir proposta integrada.
A Prefeitura Municipal de Arcoverde esclareceu em nota que a atual gestão do município já se encontra devidamente regularizada pelo Tesouro Nacional. “A terceira parcela do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), já se encontra disponível na conta. Por questões burocráticas da Receita Federal, a situação do município demorou até a data da última quinta-feira […]
A Prefeitura Municipal de Arcoverde esclareceu em nota que a atual gestão do município já se encontra devidamente regularizada pelo Tesouro Nacional.
“A terceira parcela do Fundo de Participações dos Municípios (FPM), já se encontra disponível na conta. Por questões burocráticas da Receita Federal, a situação do município demorou até a data da última quinta-feira (27/05), para ser atualizada internamente”.
De acordo com o secretário municipal de Finanças, Emerson Gomes da Silva, o problema foi ocasionado por uma falha interna na Receita Federal.
“Trata-se de um pagamento do PASEP que por falha no processamento do sistema não foi reconhecido”, informou.
A gestão Weverton Siqueira esclareceu ainda que o município não possui dívida junto ao Tesouro Nacional.
Em vez do silêncio e do estigma, a empatia e a ação. No contexto do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) apresentou o Projeto de Lei 4.358/2023, que busca transformar o cenário corporativo brasileiro, incentivando empresas a priorizarem a saúde mental de seus colaboradores. A iniciativa visa […]
Em vez do silêncio e do estigma, a empatia e a ação. No contexto do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) apresentou o Projeto de Lei 4.358/2023, que busca transformar o cenário corporativo brasileiro, incentivando empresas a priorizarem a saúde mental de seus colaboradores.
A iniciativa visa instituir o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, reconhecendo companhias que adotam medidas concretas em prol do bem-estar dos funcionários para promover um ambiente de trabalho mais saudável e integrativo. “O grande propósito deste PL é prevenir o adoecimento do trabalhador e trabalhadora, assim como potencializar ações de inclusão. Um ambiente de trabalho saudável cria um espaço seguro de diálogo, o que se reflete em estabilidade no âmbito pessoal e familiar das pessoas”, aponta Maria Arraes.
O projeto surge em meio a um cenário alarmante. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com distúrbios relacionados à ansiedade, sendo que o Brasil detém o terceiro pior índice de saúde mental do mundo entre 64 países, conforme o relatório Estado Mental do Mundo 2022, da Sapiens Labs.
Os critérios para a certificação englobam desde a implementação de programas de promoção da saúde mental, capacitação de lideranças e oferta de recursos de apoio psicológico e psiquiátrico até incentivos ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional e estímulo à alimentação saudável.
Maria Arraes enfatiza o impacto positivo que a valorização da saúde mental pode trazer para o universo empresarial: “Investir nisso não só diminui afastamentos, mas também potencializa a produtividade e o desenvolvimento saudável das atividades profissionais”.
As empresas interessadas passarão por uma avaliação de uma comissão designada pelo Ministério da Saúde. Aquelas que atenderem aos critérios poderão ostentar o certificado em suas comunicações, demonstrando ao mercado e à sociedade seu compromisso com a saúde mental.
Você precisa fazer login para comentar.