Notícias

No Dia da Consciência Negra, Serra Talhada abre 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

Por Nill Júnior

consciencia negraNo Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), Serra Talhada dá o ponta pé inicial no maior evento de cultura do país, lançando o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais.

O evento deve atrair cerca de seis mil pessoas entre artistas e visitantes, de hoje a 29 deste mês, estreia com uma vasta programação repleta de danças, rodas de conversa, oficinas, comidas típicas, artesanato e o tão aguardado concurso de Miss e Mister Beleza Negra de Serra Talhada, que terá neste primeira edição 15 concorrentes. A expectativa é que o encontro movimento mais de R$ 4 milhões em serviços aquecendo a economia do município sertanejo.

Abrindo a programação, cedinho,  houve o cortejo afro com o Afoxé Obá Irico e caminhada com o alunos da rede municipal de Serra Talhada em favor da luta de combate ao racismo na campanha Infância sem Racismo. Ainda na matriz,  missa de ação de graças aos negros escravizados que construíram a missa presidida pelo Padre Gilvan Bezerra e o Babalorixá Hebert Inácio. Até meio dia, acontecerão oficinas, feira de artesanato e comidas típicas afro, além do Bate Papo Negritudes sobre políticas para quilombos e comunidades de terreiros.

À tarde, das 14h às 18h, acontecerão oficinas de beleza negra com stands de cosméticos afros, torços, dança afro, roda de capoeira, hip hop, grafitagem, DJ, break e exposição de fotos. Iniciando a noite, às 19h, a concha acústica será tomada por diversas apresentações culturais de grupos locais e quilombos serra-talhadenses. Logo após, às 20h inicia o 1º Concurso de Beleza Negra de Serra Talhada. A ação conta com o apoio da Secretaria de Igualdade Racional de Serra Talhada. Após esta sexta, as atividades do 9º Encontro dão uma pausa recomeçando na próxima segunda-feira (23), partir das 6h.

Outras Notícias

Tabira: Prefeitura inaugura poço artesiano em comunidade rural‏

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB) esteve na manhã de sábado, dia 03, na comunidade do sítio Baixio de Brejinho para a inauguração de um Poço Artesiano na comunidade. As famílias da comunidade estavam reunidas e muito felizes com a ação que esperavam havia 15 anos, segundo nota. O secretário de agricultura, Beto Santos, […]

IMG-20151005-WA0031

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho (PTB) esteve na manhã de sábado, dia 03, na comunidade do sítio Baixio de Brejinho para a inauguração de um Poço Artesiano na comunidade. As famílias da comunidade estavam reunidas e muito felizes com a ação que esperavam havia 15 anos, segundo nota.

O secretário de agricultura, Beto Santos, fez um relato das ações do governo, agradeceu pelo apoio, pela equipe que lhe acompanha e externou sua alegria em fazer parte da gestão que mais tem feito pelo homem do campo. “Agradeço ao prefeito e a equipe que trabalha comigo pelo esforço e dedicação e chamo a atenção de todos, por que tenho andado e visitado todo o município e nenhum prefeito, até hoje, tem feito pelo homem do campo o que Sebastião está fazendo.”

O prefeito Sebastião Dias falou do compromisso de caminhar até o fim da gestão olhando sempre para as pessoas mais necessitadas, buscando apoios de todos e a aprimorando a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.  Sebastião começou o discurso prefeito e terminou poeta, declamando : “Dizem que tendo água tem riqueza/Porque Deus fez a água para vida/E aqui nossa água é produzida/Pela força da própria natureza/Quantas vezes vi Ana Marieza/Com Neguinho também aqui do lado/Hoje eu vejo o caneco pendurado/E as famílias sem ter mais sofrimento/Mandei Beto instalar o cata-vento/E o caneco ficou aposentado.

O vereador Aristóteles Monteiro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Maurício, secretários, diretores, representantes de comunidades e demais pessoas prestigiaram esse momento.

Conselheiros tutelares: o prefeito emitiu nota pela realização do processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros  parabenizando a Comissão Eleitoral, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes pelo trabalho de organizar a eleição que aconteceu durante o domingo, dia 04, bem como pela tranquilidade  ocorrida presenciada em todo o município. Também parabenizou, todos os candidatos que concorreram e os eleitores tabirenses.

Veja vídeo: jornalista diz ter sido intimidado por LW. “Você não me conhece”

O jornalista Dárcio Rabêlo, da Independente FM, disse há pouco em uma live que foi intimidado pelo prefeito Wellington Maciel. Dárcio disse que estava conversando com a paisagista Jaqueline Coelho nas imediações do Esporte Clube quando Wellington Maciel desceu do carro e foi em sua direção. Diz tê-lo cumprimentado normalmente quando percebeu que o gestor […]

O jornalista Dárcio Rabêlo, da Independente FM, disse há pouco em uma live que foi intimidado pelo prefeito Wellington Maciel.

Dárcio disse que estava conversando com a paisagista Jaqueline Coelho nas imediações do Esporte Clube quando Wellington Maciel desceu do carro e foi em sua direção.

Diz tê-lo cumprimentado normalmente quando percebeu que o gestor estava contrariado. Wellington começou a acusá-lo, dizendo “ter ouvido de outras pessoas”, que ele atacou sua vida pessoal na emissora. “Ele disse que eu posso não conhecer ele e qualquer dia ele vai na rádio pra mim conhecê-lo”.

Dárcio Rabêlo disse que o respondeu dizendo que ele poderia aproveitar para pagar as pendências da gestão com a emissora.

Ao final, Rabelo diz que espera que as denúncias parem nesse episódio, que já recebeu mensagens da primeira dama Rejane Maciel e que vai continuar fazendo o trabalho de registrar as queixas da população na emissora.

“Se o prefeito não está satisfeito com as demandas, ele deixe de ser prefeito ou resolva as demandas que a população tanto espera”.

PGR tem até segunda-feira para se manifestar sobre esclarecimentos de Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até a próxima segunda-feira (25) para apresentar uma manifestação sobre os esclarecimentos prestados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação aos descumprimentos de medidas cautelares. O prazo foi fixado pelo ministro relator, Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para a PGR fazer a manifestação à […]

A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem até a próxima segunda-feira (25) para apresentar uma manifestação sobre os esclarecimentos prestados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação aos descumprimentos de medidas cautelares.

O prazo foi fixado pelo ministro relator, Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para a PGR fazer a manifestação à Corte em até 48 horas depois do posicionamento dos advogados do ex-presidente.

A determinação do ministro ocorreu após a divulgação do relatório policial que indiciou Bolsonaro e seu filho e deputado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Na manifestação a ser enviada, a PGR pode fazer pedidos ao relator ou apenas dar ciência sobre os esclarecimentos de Bolsonaro.

Embora o prazo original vença no domingo, o Código de Processo Penal permite que ele seja prorrogado até o próximo dia útil, neste caso, segunda-feira. Como os advogados de Bolsonaro protocolaram o documento por volta das 19h30, a Procuradoria tem até esse mesmo horário na segunda para apresentar sua manifestação.

O relatório da Polícia Federal aponta que Bolsonaro descumpriu diversas medidas cautelares determinadas pelo Supremo.

Além disso, os investigadores identificaram indícios de uma possível tentativa de fuga para a Argentina, com base em um documento de pedido de asilo político encontrado no celular de Bolsonaro. Segundo a PF, o arquivo, uma minuta sem data nem assinatura, foi elaborado após o início das investigações e poderia viabilizar sua saída do país.

Nesta sexta-feira, a defesa do ex-presidente apresentou os esclarecimentos em um documento de 12 páginas. Segundo os advogados, a PF fez uso político contra Bolsonaro, negou a tentativa de fuga e afirmou que não descumpriu as medidas cautelares.

Segundo os advogados, Jair Bolsonaro tem cumprido todas as determinações judiciais, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de viajar ao exterior e a participação em audiências.

A defesa do ex-presidente também pediu ao Supremo a reconsideração da decisão que determinou sua prisão domiciliar.

Bolsonaro está proibido de usar celular, ter contato com Eduardo Bolsonaro e, com algumas exceções, pode receber visita apenas sob autorização judicial.

No STF, Bolsonaro responde por cinco crimes, como tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. O julgamento está marcado para começar em 2 de setembro.

Rádio Pajeú é modelo de convergência midiática, segundo estudo da UFRPE

Do Portal Pajeú Radioweb A  doutora em Comunicação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Salete Tauk esteve com alunos de em Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento local da UFRPE visitando a Rádio Pajeú. A finalidade foi a realização de estudo com elaboração de documento sobre a convergência midiática. Na região, o grupo ainda […]

IMG_20160607_210540811

Do Portal Pajeú Radioweb

A  doutora em Comunicação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Salete Tauk esteve com alunos de em Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento local da UFRPE visitando a Rádio Pajeú. A finalidade foi a realização de estudo com elaboração de documento sobre a convergência midiática.

Na região, o grupo ainda trabalha temas como a reconversão cultura, visitando comunidades em toda a região. Hoje, seguiram para comunidades rurais da Ingazeira. Eles estudam  influência sócio-cultural da convergência tecnológica e midiática   na sociedade sertaneja.

A Rádio Pajeú foi escolhida, segundo eles, por ser referência no aproveitamento de novas tecnologias através de plataformas como Portal na internet, aplicativos para smarthfones e redes sociais.

IMG_20160607_214629071

Em 2014, a revista Pronews, principal publicação especializada em Comunicação e Marketing no Nordeste, já havia destacado  a relação da Rádio Pajeú com as mídias sociais. Com o título Pernambuco Conectado, trouxe as mais bem sucedidas experiências da relação de rádio e TV com a Internet e a forma como isso tem transformado a maneira de consumir mídia no Estado. A Pajeú foi citada como exemplo dessa convergência no interior do Estado.

A doutora e os pós graduandos Jayne Neto, Elano Lorenzato e Ítalo Romany estiveram nos estúdios da emissora, conversando com o Gerente Administrativo Nill Júnior sobre as mudanças influenciadas pela convergência digital ao longo dos anos na primeira emissora do Sertão Pernambucano. Jornalista, Elano defendeu que a emissora seja mais visitada por estudantes de radialismo e jornalismo. “Pra mim que só apaixonado pelo rádio, essa experiência de vocês é fascinante”, relatou.

Em seguida, o grupo fez uma visita ao Museu do Rádio, o primeiro do gênero no Estado.  “Percebi que vocês não só preservaram a história como também mantiveram a Pajeú como referência em comunicação no interior do Estado”, disse Salete Tauk.

Raquel Lyra entrega restauração da PE-265 em Sertânia

Encerrando os compromissos da semana, no Agreste e no Sertão de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra realizou, na sexta-feira (31), mais uma entrega do programa PE na Estrada. Após visitar Águas Belas, Petrolina e Salgueiro, a gestora esteve no município de Sertânia, para entregar a PE-265 restaurada. A obra, realizada pela Secretaria de Mobilidade e […]

Encerrando os compromissos da semana, no Agreste e no Sertão de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra realizou, na sexta-feira (31), mais uma entrega do programa PE na Estrada.

Após visitar Águas Belas, Petrolina e Salgueiro, a gestora esteve no município de Sertânia, para entregar a PE-265 restaurada.

A obra, realizada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), recebeu um investimento de R$ 42,82 milhões. A rodovia liga o entroncamento da BR-232 – em Cruzeiro do Nordeste – a Pernambuquinho, ambos distritos de Sertânia, já na divisa com a Paraíba. Segundo o DER-PE mais de 35 mil habitantes da região serão beneficiados.

Durante o evento de inauguração, a governadora Raquel Lyra afirmou que a requalificação da rodovia trará avanços significativos para a mobilidade e a economia local. “Essa estrada restaurada vai trazer um desenvolvimento importante para o Sertão do Moxotó, pois são mais de 40 quilômetros conectando Pernambuco e a Paraíba. Trabalhamos esses desafios e lançamos o PE na Estrada, que antes de ter o nome já tinha ação. Hoje, então, temos a alegria de poder entregar essa obra”, destacou a gestora.

A rodovia também fortalece a ligação entre Sertânia e cidades como São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Itapetim, Ingazeira, Iguaracy, Brejinho, Santa Terezinha e Solidão, facilitando o acesso ao Estado da Paraíba. O projeto incluiu terraplenagem, pavimentação, drenagem bem como sinalização viária, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a entrega da PE-265 era uma demanda histórica. “Essa rodovia conecta Pernambuquinho e todas as cidades vizinhas que dependem de serviços em Monteiro (PB) e Sertânia. Com um investimento de mais de R$ 42 milhões, refizemos, então, 46,47 quilômetros de asfalto. A estrada restaurada é, portanto, um marco do PE na Estrada”, afirmou o gestor.

O diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, ressaltou a importância da PE-265 para o Sertão. “Ela conecta a BR-232 à Paraíba, passando por Sertânia. Era uma antiga BR-110, concedida ao governo estadual há 16 anos, e finalmente recebeu os investimentos necessários para uma requalificação completa”, explicou Melo.

A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, também comemorou a conclusão da obra. “Foram mais de 20 anos de buracos, acidentes e prejuízos para a população. Hoje, com a estrada nova, nossa economia já apresenta sinais de crescimento”, enfatizou.

O evento contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os prefeitos de Arcoverde, Zeca Cavalcanti; Betânia, Bebe Água; Custódia, Manoel Messias; Ibimirim, Welliton Siqueira; Inajá, Marcelo de Alberto; Manari, Júnior de Aldálio; Ingazeira, Luciano Torres; Iguaracy, Dr. Pedro Alves; Tuparetama, Diógenes Patriota; e Santa Terezinha, Delson Lustosa. Também marcaram presença a vice-prefeita de Sertânia, Teresa de Sinval, e o vice-prefeito de Monteiro (PB), Cajó Menezes.