Notícias

NJTV: como uma Barragem mal concebida leva vidas

Por Nill Júnior

O vídeo a seguir não é do Reservatório I do Córrego do Feijão, em Minas. Aconteceu em Mato Grosso no passado, mas está sendo repassado como se fosse, e mais uma Fake News. Assim, não acredite.

De toda forma, a imagem mostra a fragilidade de barragens construídas a partir do princípio com o qual o reservatório I do Córrego do Feijão foi concebido, muito condenado pela engenharia.  Só tem uma “vantagem”: o baixo custo em relação às barragens seguras, com alto risco para quem mora no entorno.

A barragem da mineradora Vale que se rompeu na sexta-feira (25), em Brumadinho (MG), usava uma tecnologia de construção bastante comum nos projetos de mineração iniciados nas últimas décadas, mas considerada por especialistas uma opção menos segura e mais propensa a riscos de acidentes.

O método chamado de alteamento a montante, permite que o dique inicial seja ampliado para cima quando a barragem fica cheia, utilizando o próprio rejeito do processo de beneficiamento do minério como fundação da barreira de contenção.

Neste sistema, a barragem vai sendo elevada na forma de degraus conforme vai aumentando o volume dos rejeitos. A lama que é dispensada é formada basicamente por ferro, sílica e água. É o método mais simples e também o mais barato.

“É o menos seguro… (…) Uma estrutura que embute um risco não deveria nem ser cogitada”, opina o pesquisador da UFMG e especialista em engenharia hidráulica, Carlos Barreira Martinez.

Ele explica que o modelo é o menos seguro porque a barragem é construída em cima de rejeitos que já foram depositados. “Estamos utilizando uma técnica de depósito de rejeitos que embute um certo risco, principalmente quando há uma elevação muito rápida das barragens”, afirma.

Hoje, engenheiros que atestaram a segurança da barragem foram presos temporariamente em SP. Podem ter fraudado laudos. E mortos continuam sendo contados…

Outras Notícias

Hoje é dia do Vereador. UVP emite nota

Este dia 1º de outubro é  dedicado especialmente aos vereadores. Segundo nota da UVP, a data deve ser comemorada não só pelos membros das Casas Legislativas, mas também por todo o povo que por eles é representado. “A UVP lembra a data reconhecendo o trabalho daquele que é o político mais próximo da população e […]

Vereadores em Congresso da UVP
Vereadores em Congresso da UVP

Este dia 1º de outubro é  dedicado especialmente aos vereadores. Segundo nota da UVP, a data deve ser comemorada não só pelos membros das Casas Legislativas, mas também por todo o povo que por eles é representado. “A UVP lembra a data reconhecendo o trabalho daquele que é o político mais próximo da população e refletindo a importância dele para a sociedade”.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas, cotidianamente, nos municípios e o esforço diário desses parlamentares em busca do bem-estar do povo, por isso que a União dos Vereadores espera a participação e a colaboração de todos que fazem o Legislativo Municipal de Pernambuco.

A entidade lembra que, sendo o político que conhece de perto as necessidades do município, o vereador deve ter consciência de que é o porta-voz da comunidade junto aos representantes dos outros poderes, contribuindo para o bom desempenho da administração pública e a consolidação da democracia”, diz a nota.

“Representar o povo é uma honra e um desafio. Onde quer que possa atuar na defesa dos direitos e no fortalecimento da classe, a UVP está presente”, afirma o presidente Josinaldo Barbosa.

Quem tem mais prestígio no ranking popular

O instituto Ipespe submeteu o nome de 12 personalidades a entrevistados de sua mais recente pesquisa para que dissessem se aprovam a atuação delas.  O primeiro do ranking foi o médico Drauzio Varella, com 73%. O ex-juiz Sergio Moro veio em seguida, com 67%, dez pontos a mais do que Luciano Huck, com 57%. Depois vieram Jair Bolsonaro (52%) […]

O instituto Ipespe submeteu o nome de 12 personalidades a entrevistados de sua mais recente pesquisa para que dissessem se aprovam a atuação delas.  O primeiro do ranking foi o médico Drauzio Varella, com 73%.

O ex-juiz Sergio Moro veio em seguida, com 67%, dez pontos a mais do que Luciano Huck, com 57%. Depois vieram Jair Bolsonaro (52%) e o general Hamilton Mourão (45%). Perto deles, o cardiologista Roberto Kalil Filho, do programa Bem Estar, da TV Globo, com 44% de aprovação.

E Kalil Filho terá três quadros fixos por semana na programação da rádio Jovem Pan. O programa estreia daqui a duas semanas e já tem nome: “Minutos do Coração”.  (Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo)

‘Perplexo’, diz Lula sobre permanência de ações da Lava Jato com Moro

Carta foi entregue à Gleisi Hoffmann Eleições: diz não ter liberado o PT O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou “perplexo ao saber que Moro e o Ministério Público não vão cumprir a determinação do STF”. O petista se refere à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou o envio de duas ações […]

Fotos: Sérgio Lima/Poder360

Carta foi entregue à Gleisi Hoffmann

Eleições: diz não ter liberado o PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou “perplexo ao saber que Moro e o Ministério Público não vão cumprir a determinação do STF”. O petista se refere à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou o envio de duas ações penais contra ele à Justiça Federal de São Paulo.

A mudança foi definida pela 2ª Turma da Corte na última 3ª feira (24.abr). Dois dias depois, Moro decidiu que, por enquanto, os processos relacionados ao Instituto Lula e ao sítio em Atibaia ficam sob sua jurisdição.

A declaração de Lula foi feita por carta entregue à senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. O texto foi divulgado pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, e teve a veracidade confirmada pelo Poder360.

“Que país é esse em que uma instância inferior desacata a superior, em que um juiz de primeira instância desacata os ministros da suprema corte?”, diz Lula.

Moro se recusou a atender o pedido da Corte e afirmou que a decisão do STF foi “precipitada”. Segundo o juiz, não há motivos ou referências para afastar o caso de Lula. O magistrado adiantou que vai aguardar a publicação do acórdão do Supremo para só depois decidir sobre uma possível remessa de parte dos processos.

Em outro trecho da carta, o ex-presidente rechaça a ideia do PT de escolher outro nome que não o seu para concorrer à Presidência. “Quando falei para o diretório agir com liberdade era pra evitar ideia de que o partido é refém do Lula. Só isso”.

Público viu Raul Henry mas não ouviu a candidata Nicinha em Tabira

Dinca Brandino reuniu um bom público ontem à noite em Tabira para recepcionar o vice-governador Raul Henry que também é presidente do PMDB, o novo partido do ex-prefeito de Tabira. A informação é de Anchieta Santos ao blog. Com Raul Henry também esteve em Tabira o deputado Ricardo Costa. Ao lado de Dinca, recepcionaram as […]

IMG-20151120-WA0003

Dinca Brandino reuniu um bom público ontem à noite em Tabira para recepcionar o vice-governador Raul Henry que também é presidente do PMDB, o novo partido do ex-prefeito de Tabira. A informação é de Anchieta Santos ao blog.

Com Raul Henry também esteve em Tabira o deputado Ricardo Costa. Ao lado de Dinca, recepcionaram as lideranças estaduais, os vereadores Djalma das Almofadas, Aldo Santana, Gil da Borborema e Dicinha do Calçamento.

IMG-20151120-WA0005

As pessoas que foram aplaudir o vice governador também queriam ouvir a pré-candidata a Prefeita Nicinha, esposa de Dinca, que chegou muda e saiu calada.

Como tudo na política tabirense tem que ter foguetório, os fogos de artifícios disparados durante a festa política marcada por discursos, atingiu um capinzal seco, que pegou fogo, mas não feriu ninguém a não ser o bom senso. Veja vídeo abaixo:

Pernambuco libera música ao vivo em bares, restaurantes e eventos

Avanço no Plano de Convivência com a Covid-19 começa a valer a partir da próxima segunda-feira (19) O Governo de Pernambuco anunciou ainda, nesta quarta-feira, a autorização de apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e eventos em todo o Estado, a partir da próxima segunda-feira (19). O anúncio foi feito durante coletiva de […]

Avanço no Plano de Convivência com a Covid-19 começa a valer a partir da próxima segunda-feira (19)

O Governo de Pernambuco anunciou ainda, nesta quarta-feira, a autorização de apresentações de música ao vivo em bares, restaurantes e eventos em todo o Estado, a partir da próxima segunda-feira (19). O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14). 

Esses serviços de alimentação também poderão funcionar por uma hora a mais aos sábados e domingos. No entanto, seguem proibidos os espaços destinados para dança, evitando aglomeração.

Segundo a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, no caso específico dos eventos sociais e buffets, que englobam aniversários, batizados, casamentos e formaturas, por exemplo, o número de pessoas permitido vai aumentar de 50 para 100, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. 

“Apesar dessas medidas de flexibilização, precisamos manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. Essa é uma fase essencial para que a economia não precise sofrer novas restrições. Além disso, vai ser muito importante a observação nesses próximos dias para que possamos avançar ainda mais nas flexibilizações”, apontou Ana Paula.