Notícias

MPPE recomenda aos cidadãos de Mirandiba não difundir números de pesquisas eleitorais sem registro

Por Nill Júnior

marketing-politico-pesquisas-eleitorias-eleicao-strattegy

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos cidadãos de Mirandiba a retirada, dentro do prazo de 24 horas, de qualquer marcação de porcentagem não amparada em pesquisa eleitoral devidamente registrada perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja em veículos ou em redes sociais, sob pena de multa entre cinquenta e cem mil Unidades de Referência Fiscal (UFIRs) aos responsáveis, conforme previsto no artigo 33, §3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504 de 1997).

De acordo com a promotora Eleitoral Thinneke Hernalsteens, chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça da 74ª Zona Eleitoral (São José do Belmonte e Mirandiba) que, em veículos com adesivos de candidata à prefeitura de Mirandiba e de seu vice, a porcentagem de 58% de intenções de voto estaria sendo divulgada de forma ostensiva. No entanto, após uma consulta ao site do TSE, foi constatada a inexistência de qualquer pedido de registro de pesquisa eleitoral para a localidade.

A porcentagem também foi veiculada em redes sociais de eleitores como se refletisse um número obtido por pesquisa eleitoral, o que reforça a influência indevida no eleitorado, pois como a enquete configura um mero levantamento de opiniões, sem qualquer controle dos dados nem utilização de método científico, deve ser informado expressamente que não se trata de uma pesquisa eleitoral.

“A pesquisa eleitoral visa expor a intenção de voto, portanto, ante o poder que exerce sobre o eleitorado, exige-se o registro prévio dos dados utilizados, nos termos da legislação”, explicou a promotora de Justiça no texto da recomendação.

Outras Notícias

Polícia chega a foragido que matou aposentado em maio na zona rural de Iguaracy

Uma das políticas abraçadas pelo 23º BPM para buscar manter a redução nos índices de criminalidade foi a de dar resposta e cumprir mandados de pessoas que praticaram crimes de repercussão e estão foragidas. Hoje pela manhã após levantamento do Serviço de Inteligência e equipe Malhas da Lei, foi realizada operação com o apoio da […]

Sem título
Foto: Comunicação PM

Uma das políticas abraçadas pelo 23º BPM para buscar manter a redução nos índices de criminalidade foi a de dar resposta e cumprir mandados de pessoas que praticaram crimes de repercussão e estão foragidas.

Hoje pela manhã após levantamento do Serviço de Inteligência e equipe Malhas da Lei, foi realizada operação com o apoio da Polígono para prender Gildo Marques de Siqueira Neto, o “Zildo de Aparício”, encontrado no sitio Macambira, zona rural de Iguaracy.

O Serviço de Inteligencia e Equipe Malhas da Lei apuraram que ele estava frequentando a residência de uma tia. Após campana  armada, ele foi preso.

Foi apresentado à Juíza Criminal de Afogados da Ingazeira. Havia  Mandado de prisão expedido pela Comarca Criminal do município. Em seguida, apresentado a Delegacia através do BO nº 3416/23ºBPM, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Em 31 de maio deste ano,  em uma estrada vicinal nas proximidades do Distrito de Irajaí, Gildo matou Paulo Ferreira de Siqueira, 74 anos, com um disparo de arma de fogo de grosso calibre na região do tórax. Ele morreu no local. Já existia uma queixa de ameaça registrada na Delegacia de Iguaracy feita pelo aposentado contra ele. A motivação seria ligada a uma ação de herança de terra, onde Paulo prestou depoimento em desfavor do suspeito. Após o dia do crime, o suspeito evadiu-se.

Confira a programação do último dia de Carnaval em Afogados da Ingazeira 

O último dia do Carnaval de Afogados da Ingazeira promete muita animação e diversidade de blocos e atrações musicais nesta terça-feira (4). A programação inclui shows, desfiles de blocos e manifestações culturais, garantindo um encerramento vibrante para a folia na cidade. A festa começa logo cedo, às 9h, com o Bloco Pitombeira Folia e show […]

O último dia do Carnaval de Afogados da Ingazeira promete muita animação e diversidade de blocos e atrações musicais nesta terça-feira (4). A programação inclui shows, desfiles de blocos e manifestações culturais, garantindo um encerramento vibrante para a folia na cidade.

A festa começa logo cedo, às 9h, com o Bloco Pitombeira Folia e show de Denilson Azevedo na Rua da Pitombeira. Às 10h, a folia se espalha com o Bloco Loucos do Peñarol, que traz carro-pipa e paredão de som para a Rua Antônio Simão do Nascimento, no bairro Borges. No mesmo horário, o São Braz Folia anima a Rua da Felicidade, enquanto o Bloco Adega Folia ocupa a Rua do Sol, no bairro São Francisco. O Bloco Benfica desfila pelas ruas do bairro Pe. Pedro Pereira ao som do WJ Vilão.

Às 11h, a Orquestra Cacá Malaquias comanda o frevo no Polo AABB. O meio-dia marca o início da festa do Bloco da Estação, com show de Kleiton Mota na antiga Estação Ferroviária. Em seguida, às 13h, o Bloco Igrejinha Folia se concentra na Rua Mestre Quitério, no bairro São Sebastião.

Durante a tarde, o Bloco Loucos Por Som desce pela Avenida Rio Branco, a partir das 15h. Às 17h, Valdinho Paes agita o público em um trio elétrico também na Avenida Rio Branco.

A noite continua com o Bloco Bora Pra Frente, que inicia sua descida com trio elétrico às 21h, animado por Fabiana Santiago. Para fechar a programação, a Orquestra Show de Frevo se apresenta às 22h no Polo do Frevo, na Praça de Alimentação, acompanhada de passistas e manifestações culturais tradicionais.

Para conter avanço da Ômicron, Pernambuco amplia leitos e capacidade de testagem

Folha de Pernambuco Para atender à alta demanda diante da aceleração das doenças respiratórias, o Governo de Pernambuco colocará em funcionamento, nos próximos dias, mais dois centros de testagem para detecção da Covid-19. Os novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e no Centro de Convenções (Cecon), em […]

Folha de Pernambuco

Para atender à alta demanda diante da aceleração das doenças respiratórias, o Governo de Pernambuco colocará em funcionamento, nos próximos dias, mais dois centros de testagem para detecção da Covid-19. Os novos pontos funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e no Centro de Convenções (Cecon), em Olinda.

O centro do Dona Lindu já deve começar os atendimentos na próxima segunda-feira (24). Já o ponto do Cecon iniciará as atividades até o fim deste mês. Ambos funcionarão de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

“A testagem, principalmente com a introdução da variante Ômicron, é fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gestão estadual vão facilitar o acesso da população pernambucana à testagem pelo SUS, de forma gratuita, ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em nosso território”, explicou Longo.

Quem se dirigir aos locais poderá realizar o teste rápido de antígeno para detecção do vírus e saber o resultado em cerca de 20 minutos.    

Para composição das equipes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou que convocará mais profissionais aprovados em concurso e seleções simplificadas da pasta.

O centro de testagem do Dona Lindu funcionará próximo à bilheteria do Teatro Luiz Mendonça, atendendo à demanda de pedestres, com a atuação de uma equipe de 37 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Já o centro de testagem do Cecon atenderá tanto a demanda de pedestres quanto a de drive-thru. Para lá, atuarão 61 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para garantir que não faltem exames para a população, André Longo anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde está com processo em andamento para aquisição de mais 800 mil testes rápidos de antígeno, que se somarão aos mais de 400 mil testes que já estão em estoque. 

A outra frente de combate às doenças respiratórias do Governo de Pernambuco é a ampliação de leitos destinados a casos suspeitos e confirmados. Nos últimos 27 dias, o Estado abriu 667 leitos para tratar casos de Síndrome respiratória aguda grave (Srag), sendo 274 de UTI. O montante equivale a cerca de 20 vagas abertas por dia.

Com esta força-tarefa, Pernambuco, segundo o secretário, conseguiu zerar a fila de espera de pacientes por um leito. “Com a intensa mobilização de vagas hospitalares, a fila de espera por um leito, que já teve mais de 200 pacientes no começo do mês, hoje está zerada, já que temos uma oferta de vagas superior às solicitações”, pontuou André Longo. 

A previsão é de que, nos próximos dias, o Governo abra outros 440 leitos, sendo 258 de terapia intensiva, dedicados aos casos de Srag.

Com a ampliação das vagas, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta semana, a contratação de 530 profissionais de saúde, sendo 290 médicos, por meio de seleção pública e convocação de concurso. “Desde 2020, já foram mais de 13 mil profissionais contratados, o que é a maior mobilização de força de trabalho para a saúde da história de Pernambuco”, ressaltou o secretário.

Datafolha: 53% querem Lula preso e 47%, nas urnas

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que os brasileiros se dividem sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais. O levantamento aponta que 51% defendem a inelegibilidade do petista, que foi condenado na segunda instância do Judiciário e, por isso, se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Por outro lado, 47% querem Lula como […]

O Globo

Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que os brasileiros se dividem sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais.

O levantamento aponta que 51% defendem a inelegibilidade do petista, que foi condenado na segunda instância do Judiciário e, por isso, se enquadra na Lei da Ficha Limpa.

Por outro lado, 47% querem Lula como candidato. A diferença está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais. O Datafolha também questionou sobre a possibilidade de prisão do ex-presidente: 53% desejam ver Lula preso.

A confirmação da sentença condenatória de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) colocou em xeque as ambições presidenciais do petista. A Lei da Ficha Limpa determina que condenados em segunda instância ficam impedidos de concorrer a cargos públicos. Ainda assim, o PT o lançou Lula como candidato, o que pode ser permitido caso o partido obtenha uma decisão favorável nos tribunais superiores.

De acordo com a pesquisa desta quinta-feira, que foi divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, 43% dos entrevistados acreditam que Lula não estará nas eleições 2018. Mas 32% têm certeza de que o ex-presidente será uma das opções do eleitorado. Outros 21% admitem a possibilidade de vê-lo na disputa. Para 51% deles, o petista deveria ser impedido, enquanto 47% aprovam sua participação no pleito.

A pesquisa foi realizada na segunda e terça-feira, após a condenação de Lula no TRF-4. Foram ouvidas 2.826 pessoas em 174 municípios. O levantamento foi divulgado pelo jornal “Folha de S. Paulo”

De setembro a janeiro, o percentual de brasileiros que quer Lula na cadeia variou de 54% para 53%. Mas a parcela que não concorda com a detenção do ex-presidente subiu de 40% para 44%. O número de entrevistados que acredita que Lula será preso atingiu 39% — eles eram 28% na pesquisa anterior. Aqueles descrentes do cumprimento da pena do político diminuíram dez pontos percentuais, de 66% para 56%.

Na quarta-feira, o Datafolha mostrou que Lula ainda lidera as intenções de voto mesmo condenado em segunda instância. O ex-presidente, no entanto, perdeu força como cabo eleitoral. O instituto ainda apurou que 42% dos brasileiros dizem “ter conhecimento e estar mais ou menos informado” sobre o julgamento do petista.

A parcela que afirma estar bem informada sobre o processo do ex-presidente empata com o percentual que admite não ter tomado conhecimento sobre o julgamento de Lula: 24%. Ainda assim, metade dos entrevistados considerou “justa” a condenação do TRF-4, que aumentou a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão. Enquanto isso, 43% avaliaram a decisão da segunda instância “injusta”.

A maioria dos brasileiros, 54%, segundo o Datafolha, confia que Lula sabia da corrupção em seu governo e deixou ocorrer. Outros 29% opinam que o ex-presidente até sabia, mas não tinha como evitá-la, e 13% afirmam que o petista sequer tinha conhecimento dos crimes. A pesquisa mostra ainda que 41% dos entrevistados viu a Justiça tratar o caso do líder do PT de forma mais rápida que o normal e 32%, de forma mais lenta.

Poetas e poetisas repudiam machismo no cordel e na poesia do Pajeú

Não é segredo para ninguém que historicamente a mulher sempre sofreu com o machismo estrutural nas diversas esferas da sociedade, tendo seus direitos negados. Atualmente, ainda persevera muito esse comportamento opressor e repressivo, que geralmente leva a um ciclo de violência e morte. Não é a toa que vivemos em um país com altíssimos índices […]

Não é segredo para ninguém que historicamente a mulher sempre sofreu com o machismo estrutural nas diversas esferas da sociedade, tendo seus direitos negados. Atualmente, ainda persevera muito esse comportamento opressor e repressivo, que geralmente leva a um ciclo de violência e morte. Não é a toa que vivemos em um país com altíssimos índices de violência contra a mulher e feminicídio. 

No universo da poesia, infelizmente, a presença do machismo não é diferente. Ainda tem sido desafiante para as mulheres que militam nesse universo, que ainda sofrem resistência à aceitação feminina, preconceito sentido na pele pelas mulheres poetisas. Em diversas situações as mulheres poetisas são vistas como invasoras, ocupando um espaço que para muitos retrógrados deveria ser unicamente masculino.

Nessa seara do preconceito, os movimentos feministas em prol da participação com equidade da mulher no cordel e na poesia em suas variadas modalidades são erroneamente interpretados e tidos como afrontas aos direitos dos homens, sendo atacados e injuriados por pessoas incapazes de aceitar que as mulheres são independentes, talentosas e capazes, e que a sociedade precisa evoluir.

Felizmente, apesar do preconceito ainda gritante e muitas vezes exposto abertamente, as mulheres poetisas e cordelistas já venceram muitas barreiras e vêm ocupando espaços importantes, conquistados por direito, com talento e dedicação. Talvez seja esse o motivo para a inquietação daqueles que insistem em negar o machismo imposto às mulheres historicamente. 

O que nos alegra é saber que o universo da poesia e do cordel tem mais pessoas sensatas que retrógradas. Apesar de alguns insistirem em atacar e menosprezar as mulheres, chegando a fazer intimidações na internet, temos muitos homens que apoiam e fortalecem a caminhada feminina, incentivando, respeitando e fortalecendo as mulheres enquanto protagonistas.

Infelizmente, todo o esforço das mulheres ainda não tem sido suficiente e  é preciso que haja uma evolução de conceitos, por isso apostamos no caminho da educação e do respeito, para que essas grades sejam rompidas definitivamente.

Repudiamos qualquer atitude de preconceito, intimidação e desrespeito às mulheres poetisas e cordelistas, assim como a qualquer mulher de nossa sociedade. O machismo é um ranço que precisa ser combatido todos os dias, não negado. Negar que ele existe só o fortalece. A poesia e o cordel não têm espaço para quem não respeita as mulheres. 

Atenciosamente:

Henrique Brandão 

Vinícius Gregório 

Alexandre Morais 

Isabeli Moreira 

Erivoneide Amaral

Tainara Queiroz 

Dayane Rocha

Thiago Gomes

Elenilda Amaral

Henrique Magno Oliveira de Brito

Roberto Barbosa

Micaeli Souza

Ana Clara Menezes 

Francisca Araújo 

Kamila Leite 

Jorge Filó

Thiago Késsio

Repentista Jeferson Silva

Daniela Cristóvão

Monique D’Angelo

Jefferson do Afogados Conectado

Milene Augusto

Eriberta leite

Naldeane Barros

Daniela Bento Alexandre 

Veronica sobral

Sara Cristóvão

Welington Rocha

Daniela Galdino

Maria Laura

Érica Pereira

Maria Dulcileide

Henrique Rocha

Ivanildo Lira

Alecsandra Barros Ramalho

Jadson Lima

Nill Júnior