Notícias

Ministros do STF negam interferência da Corte em processo de impeachment

Por Nill Júnior
Para os ministros Marco Aurélio e Luís Roberto Barroso, o STF vai julgar somente a constitucionalidade das regras sobre tramitação do processo de impeachment, sem entrar na decisão política do Congresso
Para os ministros Marco Aurélio e Luís Roberto Barroso, o STF vai julgar somente a constitucionalidade das regras sobre tramitação do processo de impeachment, sem entrar na decisão política do Congresso

Agência Brasil – Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se pronunciaram hoje (9) sobre a decisão do ministro Edson Fachin, que suspendeu ontem (8) a tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff até a próxima quarta-feira (16), quando a Corte deve julgar a validade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment.

Para os ministros Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio, Fachin não interferiu nas atividades do Legislativo ao atender pedido do PCdoB, aliado do governo, para impedir a instalação da comissão especial. Segundo Barroso, o ministro determinou uma suspensão breve com o objetivo de avaliar se o rito adotado pelos deputados está de acordo com a lei e a Constituição.

“Se há alguma dúvida e algum questionamento, é melhor parar o jogo um minutinho e acertar isso. Acho que não é interferência. Até porque a decisão dele [Fachin] foi motivada por membros do próprio Congresso ou por partidos políticos.”

Na avaliação de Roberto Barroso, a Corte vai julgar somente a constitucionalidade das regras sobre tramitação do processo de impeachment, sem entrar na decisão política do Congresso que deflagrou o pedido de impedimento da presidenta Dilma.

“Em matérias como essa, o Supremo não fará juízo de mérito, mas é preciso fazer uma avaliação de que o procedimento esteja sendo cumprido adequadamente. Esta é uma matéria com uma Constituição nova. Existe uma lei antiga, normas do regimento interno. Portanto, há muitas dúvidas”, afirmou o ministro.

O ministro Marco Aurélio concordou Barroso, assegurando que não houve interferência no Legislativo. “A última trincheira do cidadão é o Judiciário. O Supremo tem a palavra final sobre a alegada violência a um direito. Tenho de presumir a correção do ato do colega. A premissa é que não estaria respeitando o fugurino legal na votação da escolha da comissão. É tempo de observar-se o império da lei”, acrescentou.

Na ação protocolada semana passada no STF, o PCdoB pede a derruba de artigos da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment, A norma foi editada sob a vigência da Constituição de 1946. Para o partido, a lei não foi recepcionada pela Constituição de 1988.

A questão sobre a validade da lei foi discutida em 1992, quando os ministros julgaram recurso do então presidente Fernando Collor para barrar seu processo de impeachment. Na ocasião, os magistrados decidiram que a lei foi recepcionada, em grande parte, pela Constituição.

Outras Notícias

IFPE – Campus Jaboatão com inscrições abertas para duas pós-graduações

Especializações são voltadas para área de tecnologia; inscrições são presenciais e gratuitas  O Campus Jaboatão dos Guararapes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) recebe, até dia 29 deste mês, inscrições para dois cursos de pós-graduação: especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação e especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes. São […]

Especializações são voltadas para área de tecnologia; inscrições são presenciais e gratuitas 

O Campus Jaboatão dos Guararapes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) recebe, até dia 29 deste mês, inscrições para dois cursos de pós-graduação: especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação e Comunicação e especialização em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes.

São ofertadas ao todo 60 vagas, 30 para cada uma das especializações. O processo seletivo para novos alunos se dará através de análise curricular. O resultado final da seleção será divulgado no dia 05 de setembro e a aula inaugural das especializações acontecerá no dia 24 de outubro.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente, no Campus Jaboatão dos Guararapes. No momento de realização das inscrições, os candidatos deverão apresentar documentos indicados no edital. O campus está localizado no antigo prédio do SESI, situado na Avenida Barão de Lucena, 251, no Centro da cidade.

Para conferir o edital que regulamenta o processo seletivo, clique aqui.

Buíque edita decreto de flexibilização das atividades econômicas

O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, edita decreto nesta segunda-feira (15), dispondo sobre o início do Plano Buíque de flexibilização para retomada das atividades econômicas no Município, durante a Pandemia decorrente da COVID-19, em face do Plano de Retomada iniciado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através do Decreto Estadual nº 49.055, de 31 de […]

O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, edita decreto nesta segunda-feira (15), dispondo sobre o início do Plano Buíque de flexibilização para retomada das atividades econômicas no Município, durante a Pandemia decorrente da COVID-19, em face do Plano de Retomada iniciado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através do Decreto Estadual nº 49.055, de 31 de maio de 2020.

O decreto determinará a retomada gradual das diversas atividades econômicas durante o período da Pandemia, no âmbito da municipalidade, uma vez tomadas as medidas de segurança, por cada setor econômico, recomendadas pela vigilância sanitária e normas gerais de saúde aplicáveis neste memento de calamidade em saúde pública.

Deverão ser liberadas nesta segunda-feira (15), as lojas de material de construção e a construção civil obedecidos os protocolos de higienização, inclusive com fornecimento, para os ocupantes do recinto, de álcool gel 70; distanciamento entre os clientes; controle do número de pessoas em seus ambientes, de modo a não haver aglomeração; além da obrigatoriedade de uso de equipamento de proteção dos funcionários e clientes, como máscaras e acessórios similares.

Na lista de liberação também deverão constar as Lojas de Varejo, com até 200 m² (duzentos metros quadrados), Salões de Beleza, Barbearias e Serviços de Estética, nestes incluídos Manicure e Cabeleireiro, cujas atividades econômicas citadas deverão se adaptar para atender um cliente por vez, com agendamento e medidas de higienização, entre outros protocolos que deverão estar definidos no decreto a ser editado com todas as exigências para a reabertura das atividades comerciais.

Livraria Lira Cultural recebe o lançamento do livro ” O Jardim de Clara”, de Zalxijoane Ferreira

Neste sábado, dia 14 de dezembro, a Livraria Lira Cultural recebe o lançamento do livro ” O Jardim de Clara”, da jornalista Zalxijoane Ferreira. O livro mergulhar na construção do universo lúdico de uma criança e suas descobertas, experiências e saberes. E tirar desse mundo próprio uma narrativa que desafie outras crianças a entrar e […]

Neste sábado, dia 14 de dezembro, a Livraria Lira Cultural recebe o lançamento do livro ” O Jardim de Clara”, da jornalista Zalxijoane Ferreira.

O livro mergulhar na construção do universo lúdico de uma criança e suas descobertas, experiências e saberes. E tirar desse mundo próprio uma narrativa que desafie outras crianças a entrar e participar desse espaço.

Inspirado nas vivências da própria mãe – e sua observação na construção de um infinito que cabe no jardim da filha – a obra convida a enxergar o mundo com a mesma curiosidade e encantamento da pequena Clara.

O livro é um convite à valorização das pequenas coisas do nosso cotidiano, como observar as formigas, sentir o cheiro da chuva, o frescor de um banho de mangueira e o carinho da família tão importantes nessa fase do desenvolvimento.

Ao lado da própria mãe, do irmão Chico, da amiga Cileide, do cãozinho Nando, e com a ajuda da avó Dôra e do jardineiro Djalma, Clara explora cada cantinho do jardim, cultivando memórias e experiências inesquecíveis.

A programação do lançamento conta com contação de histórias para as crianças e uma roda de conversa com a autora. A produção é de Amannda Oliveira e a Medicação da poetisa Alba Chalegre.

Sobre a autora

Zalxijoane Ferreira é formada em Radialismo & TV pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, com exitosa carreira no rádio e na TV. Tem passagens por Rádio Jornal AM, Rádio Universitária AM, Rádio 103 FM e atualmente está na Rádio Itapuama FM, onde atua hoje no programa “De Primeira Categoria” e também coordenando o Departamento de Jornalismo da emissora. Ela é mãe de dois filhos, Clara e Francisco.

Serviço:

Lançamento de “O Jardim de Clara”, de Zalxijoane Ferreira

Livraria Lira Cultural

Sábado, 14 de dezembro

17 horas

Praça da Bandeira-Arcoverde

Zeca Cavalcanti trata de projetos prioritários de Arcoverde com a Casa Civil

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, esteve reunido nesta segunda-feira (25) com o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, e o secretário executivo, Yuri Coreolano. O encontro teve como objetivo discutir o andamento e a definição de projetos voltados ao município. Entre os pontos abordados, estão medidas para dar celeridade a obras e […]

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, esteve reunido nesta segunda-feira (25) com o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, e o secretário executivo, Yuri Coreolano.

O encontro teve como objetivo discutir o andamento e a definição de projetos voltados ao município. Entre os pontos abordados, estão medidas para dar celeridade a obras e programas considerados prioritários pela gestão.

A reunião também tratou do alinhamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado para viabilizar a execução dessas iniciativas em Arcoverde.

Morre Padre Bianchi Xavier, um apaixonado pelo rádio

O sacerdote e comunicador Pe. Bianchi Xavier morreu esta madrugada, de Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Caruaru, desde o dia 5. Atualmente, o Padre Bianchi Xavier, de 69 anos,  era o pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Boa Vista, em Caruaru. Padre Binchi teve uma grande […]

O sacerdote e comunicador Pe. Bianchi Xavier morreu esta madrugada, de Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de Caruaru, desde o dia 5.

Atualmente, o Padre Bianchi Xavier, de 69 anos,  era o pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Boa Vista, em Caruaru.

Padre Binchi teve uma grande contribuição ao rádio pernambucano, em passagens como a que teve na Emissora Rural, de Petrolina. Era tido como importante conhecedor do meio, na concepção do rádio católico como evangelizador mas também informativo e prestador de serviço.

Padre Binchi ficou em Petrolina até o início dos anos 2000, indo em seguida para o Agreste do Estado, onde ainda desenvolveu alguns projetos na radiodifusão.

Na ASSERPE, foi nome presente, contribuindo com os debates da entidade e ajudando a fortalecer a radiodifusão pernambucana.

Esse encontro da foto foi em novembro de 2004, na X Assembleia da Unda e IV da Rede Católica de Rádio, em São Paulo, aqui com o então Gerente Administrativo, Monsenhor João Acioly.

A Rádio Pajeú buscou indicativos de programação e modelo com Padre Bianchi quando diretor da Emissora Rural. Depois fomos nos encontrando em eventos da Asserpe.

Nossos sentimentos. O rádio e a igreja perdem um excepcional colaborador e ser humano.