Notícias

Ministro Silvio Costa Filho comunica que não haverá greve no setor da aviação brasileira

Por Nill Júnior

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comunicou, neste domingo, aos pernambucanos e a todos os brasileiros que não haverá greve no setor da aviação regular no país, garantindo a normalidade dos voos e a tranquilidade de passageiros, trabalhadores e empresas aéreas neste período de alta demanda.

A informação foi confirmada após os aeronautas da aviação regular aprovarem a nova proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2025/2026, em negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Silvio Costa Filho destacou que o entendimento é fruto do diálogo institucional e da responsabilidade entre trabalhadores, empresas e o poder público. Segundo o ministro, a mediação do TST foi fundamental para assegurar equilíbrio nas negociações e preservar um setor estratégico para a economia nacional, o turismo e a mobilidade dos brasileiros.

O ministro também ressaltou que a aviação brasileira vive um momento de crescimento e retomada, e que a estabilidade nas relações de trabalho é essencial para manter a confiança dos passageiros, ampliar investimentos e garantir a geração de emprego e renda em todo o país.

Outras Notícias

Caravana da Asa Branca FM começa a percorrer cidades da Diocese de Salgueiro

Impelida pelo Jubileu dos 10 anos da instalação da Diocese de Salgueiro, a Rádio Asa Branca 91,5 FM, celebra o ano da gratidão visitando todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. O objetivo da Caravana é conhecer a realidade de cada comunidade, mostrar o trabalho de evangelização e o contexto sócio-político e cultural de […]

Impelida pelo Jubileu dos 10 anos da instalação da Diocese de Salgueiro, a Rádio Asa Branca 91,5 FM, celebra o ano da gratidão visitando todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese. O objetivo da Caravana é conhecer a realidade de cada comunidade, mostrar o trabalho de evangelização e o contexto sócio-político e cultural de cada lugar.

Nesta terça-feira (07) a primeira cidade visitada pela caravana foi Exu, que vivencia a festividade do seu padroeiro, Bom Jesus dos Aflitos. Assim como a terra de Luiz Gonzaga, rei do baião, as outras cidades receberão a equipe da Asa Branca durante o período da festa do padroeiro (a).

A Asa Branca FM levou ao ar três programas ao vivo direto de Exu: O Manhã da Gente, apresentado pelo radialista, Thiago Lima, Estação Asa Branca com a missionária da Comunidade Boa Nova, Joanny Deise e o Alegria no AR com o radialista, Rickson Bruno.

No Manhã da Gente, teve como entrevistados, o Padre Fernando Leite da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, a Professora Thereza Oldam Alencar, autoras de dois livros sobre a cidade que são eles: Exu, Três Séculos de História e Igreja de São João Batista do Araripe Exu-PE Sesquicentenário 1868-2018. Ela acompanhada do esposo, Dr. Francisco Givaldo, promotor de justiça aposentado, falaram sobre a história da cidade.

Quem também marcou presença no Manhã da Gente foi o Prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva (PSB). Ele falou sobre as principais conquistas da gestão municipal, bem como relatou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo munícipio. No campo da eleição 2020, disse que é pré-candidato a reeleição, mas que ainda conversa com seu grupo.

Na cidade do “Rei Baião” não faltou forró na programação, e para isso a emissora convidou Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Durante um bate papo interativo com Joanny Deise, o forrozeiro falou da sua relação com o tio, início da vida profissional, trabalhos realizados e cantou músicas de Luiz Gonzaga, inclusive Asa Branca.

Ao sintonizar no Alegria no AR com Rickson Bruno, o ouvinte pôde acompanhar mais um momento sobre a história de Exu. A Professora e Diretora do Museu Bárbara de Alencar, Amparo Alencar, falou sobre contextos ligados a devoção ao Bom Jesus dos Aflitos e sobre a vida de Bárbara de Alencar, primeira mulher presa política no Brasil.

Além disso, representantes da Pastoral da Comunicação falaram do trabalho de divulgação da festa do padroeiro, por fim, o Padre Fernando Leite agradeceu a Rádio Asa Branca FM pela visita e falou da importância desse projeto. À noite a Caravana foi encerrada com a transmissão da Novena e Missa do Bom Jesus dos Aflitos.

Habitação e regularização fundiária: Serra Talhada vai ser destaque em congresso no Paraná

O município de Serra Talhada apresentará no dia 1º de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS, sua experiência como cidade pioneira na integração entre assistência social, habitação e regularização fundiária. O município foi selecionado para expor práticas que beneficiaram mais de 2.600 famílias com moradia […]

O município de Serra Talhada apresentará no dia 1º de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores do SUAS, sua experiência como cidade pioneira na integração entre assistência social, habitação e regularização fundiária.

O município foi selecionado para expor práticas que beneficiaram mais de 2.600 famílias com moradia digna entre 2022 e 2025, consolidando-se como referência nacional em políticas públicas de inclusão social.

Entre as ações de maior impacto estão a entrega de 704 títulos de propriedade em cinco bairros, garantindo segurança jurídica às famílias, além do recente aporte de R$ 870 mil do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a regularização de 600 imóveis no Bairro Sem Teto. No setor habitacional, o município implantou o primeiro Sistema Municipal de Habitação de Pernambuco e avançou com obras de conjuntos como o Residencial Vanete Almeida, com 902 unidades, e o Residencial Lorena I, em fase de construção de 150 moradias.

A prefeita Márcia Conrado destacou que esses resultados reforçam o compromisso da gestão com a inclusão social. “Garantir moradia digna significa garantir muito mais do que um teto. É assegurar segurança, pertencimento e cidadania. Agradeço ao presidente Lula e ao deputado federal Fernando Monteiro, por serem peças chaves nessas conquistas, como o Vanete Almeida. Nossa missão é cuidar das pessoas”.

Já o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira, ressaltou a importância do reconhecimento nacional. “Serra Talhada se tornou um modelo de boas práticas para o país. O trabalho realizado junto às comunidades, tanto na cidade quanto na zona rural, mostra que é possível articular políticas públicas de forma efetiva, garantindo dignidade e reduzindo desigualdades”, concluiu.

Prefeitura de Serra se posiciona sobre acusação de Duque e defende servidor. “Foi intimidado”

Prezado Nill Júnior, A respeito das declarações feitas pelo deputado estadual Luciano Duque sobre a postura da gestão municipal quanto ao trato com autoridades em trânsito no interior de equipamentos públicos, a prefeitura municipal de Serra Talhada esclarece que: Todas as áreas comuns das repartições e equipamentos públicos administrados pela gestão são de livre acesso […]

Prezado Nill Júnior,

A respeito das declarações feitas pelo deputado estadual Luciano Duque sobre a postura da gestão municipal quanto ao trato com autoridades em trânsito no interior de equipamentos públicos, a prefeitura municipal de Serra Talhada esclarece que:

Todas as áreas comuns das repartições e equipamentos públicos administrados pela gestão são de livre acesso para qualquer cidadão ou cidadã, independentemente de sua representação social, tanto que não se registram episódios desta natureza no cotidiano do funcionamento da administração pública municipal.

A prefeitura municipal de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Esportes, lamenta que autoridades escondidas sob o pretexto de exercer suas atribuições ignorem as regras de civilidade em troca de palavras intimidadoras contra funcionários em serviço.

Neste sentido, se solidariza com o servidor que, conforme as imagens divulgadas nas redes sociais, se sentiu intimidado pela postura do parlamentar. E reafirma seu compromisso de atender os limites da lei e estar sempre em defesa do respeito mútuo entre as pessoas, independentemente da classe social, econômica ou cultural.

Prefeitura de Serra Talhada

Em Sertânia Ângelo Ferreira toma posse pela 4ª vez

Ângelo Ferreira (PSB) tomou posse nesta sexta-feira (1º) como prefeito de Sertânia. A solenidade, restrita aos eleitos, devido à pandemia do novo coronavírus, aconteceu na Escola Municipal Presidente Vargas e foi transmitida pela internet. Os 13 vereadores eleitos para a atual legislatura também foram empossados. Este será o quarto mandato do gestor, que iniciou o […]

Ângelo Ferreira (PSB) tomou posse nesta sexta-feira (1º) como prefeito de Sertânia.

A solenidade, restrita aos eleitos, devido à pandemia do novo coronavírus, aconteceu na Escola Municipal Presidente Vargas e foi transmitida pela internet.

Os 13 vereadores eleitos para a atual legislatura também foram empossados. Este será o quarto mandato do gestor, que iniciou o seu discurso com agradecimentos.

Durante a cerimônia, Ângelo se disse honrado por estar assumindo pela quarta vez a Prefeitura de Sertânia.  “Somente eu e meu pai, Arlindo Ferreira dos Santos, conseguimos ser prefeitos eleitos de Sertânia por mais de uma vez, então hoje é um dia muito especial para mim. Eu estou tomando posse para o meu quarto mandato e é uma honra ser eleito prefeito por quatro vezes. Sempre com votações expressivas. A vitória de 2020 foi uma vitória do reconhecimento da população”, destacou.

Ângelo e o vice-prefeito de Sertânia, Toinho Almeida (MDB), tomaram posse com mandato até 31 de dezembro de 2024. Nas eleições municipais deste ano, Ângelo Ferreira derrotou o candidato da oposição Luiz Abel (DEM), com 68,61 % dos votos válidos, a maior vitória do processo eleitoral da cidade.

Codevasf e estudantes devolvem peixes nativos ao rio São Francisco em homenagem aos 119 anos de Petrolina

Estudantes do Colégio da Policia Militar em Petrolina, no sertão pernambucano, foram os convidados especiais da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª Superintendência Regional, para realizar um peixamento no rio São Francisco. A atividade foi realizada pelo órgão na manhã da sexta-feira, dia 19, na Orla 1, as […]

estudantes soltam os peixes

Estudantes do Colégio da Policia Militar em Petrolina, no sertão pernambucano, foram os convidados especiais da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª Superintendência Regional, para realizar um peixamento no rio São Francisco. A atividade foi realizada pelo órgão na manhã da sexta-feira, dia 19, na Orla 1, as margens do Velho Chico, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Bebedouro (3º CIB), numa forma de presentear Petrolina nos seus 119 anos comemorados dia 21 de setembro.

Cerca de 40 mil alevinos das espécies nativas: piau, curimatã e tacamã, foram jogados no rio. Os estudantes foram bastante participativos e demonstraram satisfação e integrar a atividade. A aluna Camila Cristina, da 6ª série do Colégio Militar, disse que essa foi uma das melhores experiênciais que já teve na vida. “Nunca tinha feito isso e só em saber que estamos devolvendo vida ao rio, já valeu à pena. Fiquei muito feliz”, contou.

joao boscoa e convidados peixamento

A colega de Cristina, a estudante Maria Eduarda, reiterou a importância da ação. “É importante participar para saber que essa é uma forma de preservação da natureza. Volto quantas vezes me chamar”, completou. Luiz dos Santos, também um dos alunos presentes, lembrou que a poluição matou quase todos os peixes nativos do rio e que ao repovoar, o Velho Chico volta a ser preservado.

“Temos que realizar o peixamento. A poluição tem matado quase todos os peixes aqui e quando devolvemos as espécies nativas ao rio, outros peixes serão gerados e voltam a gerar vida também”, ressaltou o aluno também da 6ª série. Além da Codevasf, outros órgãos estiveram presentes fortalecendo a ação ambiental de preservação do rio São Francisco. O ibama, diretoria regional que fica em Juazeiro-BA, tem acompanhado a atividade para respaldar o trabalho que a Companhia realiza em favor do Velho Chico.

“Esse papel desempenhado pela Codevasf é importante porque ela envolve as crianças nesse trabalho de repovoamento do rio. Cabe ao Ibama, estar fazendo junto com outros órgãos ambientais locais, a fiscalização e a conscientização das pessoas que pescam para que evitem pescar esses peixes com malha miúda, porque dessa forma, apenas 10% desses peixes conseguem sobreviver”, revelou Miton Gomes, encarregado de fiscalização do Ibama na região.

O superintendente da Codevasf em Petrolina, João Bosco Lacerda de Alencar, lembrou que a devolução das espécies nativas ao rio São Francisco é uma ação continua da instituição federal, numa área em que praticamente não se encontram mais as espécies nativas do rio.

“Temos procurado fazer esse repovoamento e devolver os peixes ao rio. Fazemos isso em vários momentos durante o ano”, contou. O chefe do CIB, o engenheiro de pesca Rozzano Figueiredo, avaliou a importância da presença das crianças na atividade.

“Sempre que podemos envolvemos as crianças nesta ação, porque elas são mais fáceis conscientizar e entender a importância que são para rio as suas espécies nativas”, concluiu Rozzano.