Notícias

Ministro do STJ manda soltar Joesley Batista e delatores da J&F

Por André Luis
Foto: Reprodução

Nefi Cordeiro entendeu que os fatos investigados na Operação Capitu são antigos e que a falta de colaboração não é motivo para prisão

Do O Globo.com

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ ) Nefi Cordeiro concedeu liberdade ao empresário Joesley Batista na tarde desta segunda-feira. Alvo de prisão temporária na última sexta-feira na Operação Capitu , da Polícia Federal , sob suspeitas de omissão de informações em sua delação premiada, Joesley obteve a soltura sob o entendimento do ministro Nefi Cordeiro de que os fatos sob investigação são antigos e que a omissão não é motivo suficiente para a prisão, apesar de ser argumento para a suspensão do acordo de delação.

O advogado de Joesley, André Callegari, pediu a extensão do habeas corpus concedido inicialmente ao ex-ministro da Agricultura Neri Geller. O ministro do STJ entendeu que a situação era semelhante e aplicou a mesma decisão para o empresário, dono do grupo J&F.

“Se tendo entendido na decisão paradigma que não seriam contemporâneos os riscos arguidos e não sendo admissível prender por falta de colaboração do acusado, também em face dos requerentes incide igual ilegalidade da prisão”, afirmou o ministro em seu despacho.

Também obtiveram a extensão do habeas corpus os outros delatores da J&F que foram alvos da prisão: Ricardo Saud, Demilton Antonio de Castro e Florisvaldo Caetano de Oliveira.

No domingo, o ministro mandou soltar Rodrigo Figueiredo, ex-secretário de Defesa Agropecuária.

Outras Notícias

Secretária de Saúde visita prefeito de Arcoverde

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel,  recebeu no seu gabinete a Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti. A visita ocorreu nesta sexta (10). Maciel esteve acompanhado dos Secretários Lídio Maciel (Governo), Jarbas Oliveira (Serviços Públicos e Meio Ambiente), do Presidente da AESA , Alexandre Lira , da Arcottrans , João do Skate , do […]

O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel,  recebeu no seu gabinete a Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

A visita ocorreu nesta sexta (10).

Maciel esteve acompanhado dos Secretários Lídio Maciel (Governo), Jarbas Oliveira (Serviços Públicos e Meio Ambiente), do Presidente da AESA , Alexandre Lira , da Arcottrans , João do Skate , do Assessor Especial Paulo Wanderley, do médico Joaquim Lucena e dos vereadores Luciano Pacheco, Zirleide e Luiza Margarida.

“A Secretária reforçou o compromisso da Governadora Raquel Lyra com Arcoverde, reiterou sua disposição em trabalhar em parceria com a nossa gestão, com o objetivo de ofertar um serviço de saúde pública de cada vez mais qualidade e mais presente na vida da nossa gente”, disse em sua rede social.

Juntos, ainda visitaram as instalações da UPA E e do Centro Mens Sana, importantes unidades de saúde da cidade.

Acidentes deixam duas pessoas feridas em Serra Talhada

Dois acidentes automobilísticos foram registrados nos últimos três dias em Serra Talhada. Neste sábado (1º), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h06 para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na BR 232, no Bairro Vila Bela. Quando a guarnição chegou ao local encontrou duas vítimas, sendo que o condutor da motocicleta […]

Dois acidentes automobilísticos foram registrados nos últimos três dias em Serra Talhada. Neste sábado (1º), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h06 para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na BR 232, no Bairro Vila Bela.

Quando a guarnição chegou ao local encontrou duas vítimas, sendo que o condutor da motocicleta recusou atendimento. A passageira, uma mulher de 23 anos, grávida, estava consciente e orientada. Ela apresentava escoriações pelo corpo e após os procedimentos necessários foi conduzida para o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam).

No último dia do ano, sexta-feira (31), os bombeiros foram acionados por volta das 05h51 da manhã para atender uma ocorrência de colisão entre duas motocicletas na BR 232, no Bairro Tancredo Neves. Um jovem de 22 anos ficou ferido no acidente. A vítima foi encontrada caída no chão, queixando-se de dores no braço esquerdo e na perna direita. Após avaliação primária e secundária, o jovem foi conduzido até o Hospam, sem risco de morte.

Gestão de Arcoverde verifica estrutura e reforma do Hospital Regional Ruy de Barros Correia

Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, acompanhado do secretário municipal de Governo e Articulação, Paulo Galindo, e do secretário executivo de Administração, Francisco Cláudio Nunes, estiveram visitando a estrutura e reforma da ala de emergência do Hospital Regional Ruy de Barros Correia.  Na ocasião, também estiveram presentes Drª Ana Kelly […]

Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, acompanhado do secretário municipal de Governo e Articulação, Paulo Galindo, e do secretário executivo de Administração, Francisco Cláudio Nunes, estiveram visitando a estrutura e reforma da ala de emergência do Hospital Regional Ruy de Barros Correia. 

Na ocasião, também estiveram presentes Drª Ana Kelly e Dr. Breno, da administração do referido hospital.

“Nesta visita, também conversamos sobre a possibilidade de melhorarmos a parceria já existente entre a gestão municipal de Arcoverde e a administração do Hospital Regional, que é gerenciado pelo Governo do Estado”, afirmou o prefeito Wellington Maciel, verificando durante o encontro, todo o andamento das obras de reforma e principais dependências internas.

Afogadense denuncia recusa de atendimento a gestante no HREC de Afogados da Ingazeira

Segundo relato, unidade hospitalar estava “fechada para parto” na manhã de segunda-feira (12); gestante precisou ser transferida para São José do Egito Uma denúncia de um morador de Afogados da Ingazeira tomou conta da imprensa local nesta terça-feira (13), ao relatar dificuldades enfrentadas no Hospital Regional Emília Câmara (HREC). Segundo o relato, a unidade teria […]

Segundo relato, unidade hospitalar estava “fechada para parto” na manhã de segunda-feira (12); gestante precisou ser transferida para São José do Egito

Uma denúncia de um morador de Afogados da Ingazeira tomou conta da imprensa local nesta terça-feira (13), ao relatar dificuldades enfrentadas no Hospital Regional Emília Câmara (HREC). Segundo o relato, a unidade teria se recusado a realizar o parto de sua esposa, que estava com 41 semanas de gestação, sob a justificativa de que o serviço estaria “fechado para parto”.

De acordo com o autor do relato, identificado como Hezequias, o atendimento aconteceu na manhã da segunda-feira (12), entre 9h e 10h. Ele conta que a gestante foi avaliada por um médico, que confirmou o início do trabalho de parto. Ainda assim, o casal foi informado de que seria necessário se deslocar para outro município, já que o hospital local não estaria realizando partos naquele momento.

“Isso é muito revoltante. Imagina só uma gestante, já em início de trabalho de parto, pegar estrada e no meio do caminho ter complicações?”, questionou o denunciante.

Diante da negativa, Hezequias afirma que buscou apoio médico em São José do Egito, onde conseguiu atendimento para a esposa. Segundo ele, a cesariana foi realizada com sucesso por um único obstetra presente na unidade, e o parto foi conduzido com atenção e respeito.

“Hoje tenho uma filha egipciense, mesmo sendo de Afogados”, relatou.

Ao final do depoimento, o afogadense lamentou a situação e afirmou que o caso não é isolado: “Infelizmente esse está sendo o destino de nossas gestantes de Afogados”.

Secretaria Municipal de Saúde realizará em maio a II Semana Municipal de Enfermagem de São José do Egito

Será realizado nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Inclusão Digital, a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) e 2ª Semana Municipal de Enfermagem de São José do Egito, evento idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Geral Maria Rafael de Siqueira – HGMRS, onde contará com a […]

Será realizado nos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Inclusão Digital, a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) e 2ª Semana Municipal de Enfermagem de São José do Egito, evento idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Hospital Geral Maria Rafael de Siqueira – HGMRS, onde contará com a palestra do médico emergencista: Dr. João Veras Patriota e com mesa redonda com os profissionais de saúde convidados para o evento, são eles: Tadeu Judson de Souza Leão (enfermeiro com experiência Urgência e Emergência – SAMU) Miguel Ventura (condutor SAMU Recife/PE, capacitado pelo Ministério da Saúde) e Daniella Vasconcelos ( técnica de enfermagem SAMU Recife/PE), além do médico palestrante do dia.

Também será ofertado aos profissionais da enfermagem municipal o curso de Ressuscitação Cardiopulmonar Intra Hospitalar, este com vagas limitadas e que deverão ser realizadas as inscrições entre 04 e 08 de abril, na Coordenação de Enfermagem do HGMRS, pois além do conteúdo teórico, limita-se o número de participantes para execução prática do curso.

Além do aperfeiçoamento preparado para os profissionais da enfermagem, participarão também todos os motoristas das ambulâncias do HGMRS e carros que compõem o serviço de Tratamento Fora de Domicílio, prestado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde irão participar do Curso de Primeiros Socorros, sob instrução dos profissionais da consultoria MVIDAS, a ser realizado no dia 13/05, às 08 h da manhã, no Centro de Inclusão Digital.

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Egito e o Hospital Geral Maria Rafael de Siqueira realizam atividades de educação continuada em saúde durante todo o ano, como parte integrante das ações e planejamentos em saúde, estas atividades buscam qualificar os nossos servidores e deve ser vista como estratégia para crescimento profissional e pessoal, onde o profissional precisa e necessita estar firmemente aprimorando suas habilidades, competências e informações técnicas, relatam os gestores em saúde – Daniela Milena Queiroz Almeida Ribeiro – Secretária Municipal de Saúde e Henrique de Almeida Veras – Diretor Geral do hospital.

INSCRIÇÕES – Os servidores deverão procurar a Coordenação de Enfermagem/Diretoria do Hospital para realização de inscrição mediante formulário próprio entre 04 a 08 de abril, no período da tarde, as dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone: (87) 3844-1192, ramal 207.

CERTIFICAÇÃO – Todos os servidores receberão seu certificado de participação e aperfeiçoamento.