Notícias

Ministério Público Federal arquiva sem conclusão inquérito sobre acidente de Eduardo Campos

Por Nill Júnior
Avião Cessna envolvido no acidente fatal do ex-governador e então candidato à Presidência Eduardo Campos

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que apurava as causas do acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência Eduardo Campos. O jatinho caiu numa área residencial de Santos (SP), em agosto de 2014. Mais seis pessoas morreram na tragédia: o piloto, o copiloto e quatro integrantes da equipe de campanha.

Segundo o MPF, não foi possível definir as razões do acidente devido à falta ou ao não funcionamento de alguns equipamentos na cabine de comando do avião. O gravador de vozes, que poderia ter registrado os diálogos do piloto e copiloto, não estava funcionando. De acordo com os procuradores, o equipamento é obrigatório para aeronaves do tipo, mas o dispositivo tinha feito o último registro em janeiro de 2013, mais de um ano antes da queda. Campos voava em um Cessna 560XL, jato executivo bimotor com capacidade para oito passageiros.

A falta de conclusões do inquérito afasta ainda a possibilidade de qualquer responsabilização criminal. Os afetados podem, no entanto, usar os elementos do inquérito em pedidos de indenização na esfera cível.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura inaugurou rua pavimentada no bairro Padre Pedro Pereira 

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou nesta terça (27) mais uma rua pavimentada dentro do projeto caminhos da cidadania. A rua inaugurada foi a Carlos Alves de Almeida, que fica no bairro Padre Pedro Pereira. Foram investidos pelo município R$ 120.759,00 na pavimentação com piso intertravado. A rua também ganhou com ações de saneamento […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou nesta terça (27) mais uma rua pavimentada dentro do projeto caminhos da cidadania.

A rua inaugurada foi a Carlos Alves de Almeida, que fica no bairro Padre Pedro Pereira. Foram investidos pelo município R$ 120.759,00 na pavimentação com piso intertravado. A rua também ganhou com ações de saneamento e instalação de iluminação em LED. 

A inauguração contou com as presenças dos familiares do homenageado, dos moradores da rua, Vereadores Toinho da Ponte e Erickson Torres, além dos Secretários Silvano Brito (infraestrutura), Jandyson Henrique (finanças) e Wivianne Fonseca (educação).

Novas inaugurações – na agenda de entregas, a Prefeitura vai inaugurar na próxima sexta (30), a sede da secretaria municipal da mulher. Na próxima terça (03/09), será a vez da inauguração da nova escola Dom Mota. Ambas as inaugurações estão marcadas para as 17h.

Parecer Prévio recomenda aprovação das contas de Evandro Valadares

Contas são referentes ao exercício financeiro de 2020.  Por Juliana Lima Parecer Prévio emitido pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TC-PE) recomenda à Câmara de Vereadores de São José do Egito a aprovação com ressalvas das contas de governo do prefeito Evandro Valadares, referentes ao exercício financeiro de 2020. O relator do […]

Contas são referentes ao exercício financeiro de 2020. 

Por Juliana Lima

Parecer Prévio emitido pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TC-PE) recomenda à Câmara de Vereadores de São José do Egito a aprovação com ressalvas das contas de governo do prefeito Evandro Valadares, referentes ao exercício financeiro de 2020.

O relator do processo n° 21100423-6, conselheiro Marcos Loreto, considerou que apesar de ter havido extrapolação do limite de Despesa Total com Pessoal ao final do exercício analisado, a gestão cumpriu os demais limites constitucionais e legais, bem como as falhas remanescentes não revelam gravidade suficiente para macular as contas de Valadares.

O tribunal determinou que a gestão municipal de São José do Egito assegure a consistência das informações sobre a receita municipal prestadas aos órgãos de controle Federal e Estadual; especifique na Programação Financeira as medidas relativas à quantidade e valores de ações ajuizadas para cobrança da dívida ativa e a evolução do montante dos créditos tributários passíveis de cobrança administrativa; elabore um cronograma financeiro que mais se aproxime da realidade;  fortaleça o sistema de registro contábil; e efetive o acompanhamento dos recolhimentos das contribuições e a situação da municipalidade junto aos regimes de previdência, entre outras medidas.

Foi recomendado também que o município aprimore o controle contábil por fontes/destinação de recursos a fim de que sejam obedecidos os saldos de cada conta, evitando, assim, a realização de despesas sem lastro financeiro, de modo a preservar o equilíbrio financeiro e fiscal do Município; atente para a descrição das fontes de recursos utilizadas para abertura de créditos adicionais; aprimore a base das informações necessárias ao cumprimento do conjunto de informações exigido na LRF, na Lei Complementar nº 131/2009, na Lei nº 12.527/2011 (LAI) e na Constituição Federal, com vistas a melhorar a transparência da gestão; e reconduza os gastos com pessoal aos níveis regulamentares da LRF, após o fim do período de Estado de Calamidade Pública decretado pelos Governos Federal e Estadual.

Chuva fina abrilhantou a abertura oficial do Carnaval de Afogados da Ingazeira

A abertura oficial do Carnaval de Afogados da Ingazeira aconteceu na noite de ontem (24), sob uma chuva fina que acompanhou todo o cortejo dos blocos do Polo Rio Branco até a Praça de Alimentação, o Polo do Frevo. O Prefeito José Patriota, acompanhado da primeira-dama, Madalena Leite, e do Vice, Alessandro Palmeira, comandaram o […]

A abertura oficial do Carnaval de Afogados da Ingazeira aconteceu na noite de ontem (24), sob uma chuva fina que acompanhou todo o cortejo dos blocos do Polo Rio Branco até a Praça de Alimentação, o Polo do Frevo. O Prefeito José Patriota, acompanhado da primeira-dama, Madalena Leite, e do Vice, Alessandro Palmeira, comandaram o cortejo ao lado de passistas, rei e rainha do carnaval, princesinha, boi de genésio, tabaqueiros e foliões em geral.

o cortejo seguiu ao som dos mais tradicionais frevos pernambucanos, executados magistralmente pela Orquestra Show de Frevo, que faz jus ao nome com honraria, não deixando nada a dever a nenhuma orquestra de frevo do Recife ou de Olinda. “Estou muito feliz. Mesmo com as dificuldades conseguimos montar uma programação para agradar a todos os gostos, apoiando os blocos e valorizando a nossa maior tradição carnavalesca que é a figura do tabaqueiro,” destacou o prefeito José Patriota.

E logo pela manhã, neste sábado (24), a folia continuou com um cortejo de passistas, orquestra de frevo e o bloco gigante do tabaqueiro percorrendo as principais ruas de nossa feira livre.

Domingo (26) 

8h – Virgens do Sobreira;

10h – Gustavo Pinheiro (bairro Brotas) e Bloco Chupa Litro

12h – Genival (Polo Clube Campestre)

14h – Bloco Cazá Cazá e Bloco Leão do Norte

15h – Bloco Pererecas em Chamas e Bloco Enchendo e Derramando

16h – Bloco Unidunitê –

17h – Trio Elétrico Tradição dos Tabaqueiros (Polo Rio Branco)

19h – Desfile de Fantasia Infantil (Polo do Frevo)

20h – Orquestra Show de Frevo (Polo do Frevo)

22h – Bloco A Onda – Pedrinho Pegação (Polo Rio Branco)

Prefeitura de Arcoverde apoia Festa do Padroeiro no Riacho do Meio

A comunidade rural de Riacho do Meio, em Arcoverde, realizou entre os dias 29 e 31 de agosto a Festa do Padroeiro São João Batista. O evento, que está em sua terceira edição consecutiva, contou pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Eventos, e […]

A comunidade rural de Riacho do Meio, em Arcoverde, realizou entre os dias 29 e 31 de agosto a Festa do Padroeiro São João Batista. O evento, que está em sua terceira edição consecutiva, contou pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Eventos, e de Cultura.

A programação incluiu celebrações religiosas, como o tríduo em homenagem ao martírio de São João Batista, além de apresentações musicais que ocorreram durante as noites da festividade.

Segundo moradores, a festa ganhou nova dimensão em 2025 com o incentivo do poder público. “Nos outros anos era um evento menor, mas agora conseguimos trazer seis atrações. O padre nos incentivou a investir nesta data, já que em junho não conseguimos realizar. Ficamos até de madrugada com a kermesse, e tudo o que colocamos à venda esgotou”, relatou Edilene de Souza, moradora e uma das organizadoras.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa integra a política de fortalecimento de manifestações culturais e religiosas, incluindo ações também na zona rural. A realização da Festa do Padroeiro em parceria com a comunidade tem como objetivos valorizar tradições locais, estimular o turismo comunitário e ampliar oportunidades de renda para os moradores.

“Nunca pensei que ela fosse tão perseguidora”, diz Ângelo Ferreira sobre Raquel Lyra

O prefeito Ângelo Ferreira (PSB), demonstrou estar bastante nervoso e irritado com a governadora Raquel Lyra (PSDB), durante entrevista à Rádio Sertânia FM, na última sexta-feira (5).  Ângelo teceu sérias críticas a governadora e contra o governo dela. Na opinião do prefeito, Raquel, até o momento, não disse a que veio e que está deixando […]

O prefeito Ângelo Ferreira (PSB), demonstrou estar bastante nervoso e irritado com a governadora Raquel Lyra (PSDB), durante entrevista à Rádio Sertânia FM, na última sexta-feira (5). 

Ângelo teceu sérias críticas a governadora e contra o governo dela. Na opinião do prefeito, Raquel, até o momento, não disse a que veio e que está deixando o Governo de Pernambuco desorganizado.

“Em um ano e meio de governo eu não vou debater com Raquel Lyra porque em quatro meses de governo dela, ela não disse a que veio. É só perseguir o prefeito e com isso persegue o povo”, disse Ângelo Ferreira no decorrer do programa de rádio.

O chefe do executivo municipal continuou as críticas a governadora. “Sertânia, nestes quatro meses de governo de Raquel só perdeu. Não sabia que ela era tão perseguidora. É uma sanha de perseguição. Eles esculhambaram o Estado. Até agora, com quatro meses de governo, não disse a que veio. Não tem contribuído para nada em Pernambuco”, alfinetou Ângelo. As informações são do blog Tribuna do Moxotó.