Notícias

Marília Arraes e Márcia Conrado se encontraram no Recife

Por André Luis

Na semana passada, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado e a deputada federal, Marília Arraes, ambas do Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniram no Recife.

Segundo informações da assessoria da deputada, às duas conversaram sobre o cenário político nacional e a participação do ex-presidente Lula na eleição de 2022.

“Foi uma conversa onde me coloquei à disposição da prefeita Márcia para discutir Pernambuco e o Brasil. Márcia é a primeira mulher eleita prefeita de Serra Talhada e está fazendo um grande trabalho na cidade”, afirmou Marília. 

Ainda segundo nota da assessoria, a deputada já enviou cerca de R$ 15 milhões em emendas para Serra Talhada.

Márcia é uma das principais apoiadoras do projeto de Luciano Duque à Alepe e está pessoalmente empenhada na construção do projeto defendido pelo ex-prefeito. Esteve, inclusive,  com ele na primeira agenda com a Caravana Pernambuco Mais Forte, que teve início em Petrolina, no Vale do São Francisco.

Outras Notícias

Governadores são bem avaliados por 34% e reprovados por 25% da população

Foto: Paulo H. carvalho/Agência Brasília Poder 360 O trabalho dos governadores é avaliado como “bom” ou “ótimo” por 34% da população. É o que mostra pesquisa PoderData. O resultado indica oscilação negativa de 3 pontos percentuais em relação ao que foi constatado na pesquisa anterior, realizada de 20 a 22 de julho. Aqueles que avaliam […]

Foto: Paulo H. carvalho/Agência Brasília

Poder 360

O trabalho dos governadores é avaliado como “bom” ou “ótimo” por 34% da população. É o que mostra pesquisa PoderData. O resultado indica oscilação negativa de 3 pontos percentuais em relação ao que foi constatado na pesquisa anterior, realizada de 20 a 22 de julho.

Aqueles que avaliam negativamente a atuação dos governantes estaduais representam 25% da população (mesma taxa verificada na pesquisa anterior), enquanto os que acham o trabalho “regular” somam 38% dos brasileiros.

A avaliação dos chefes dos Executivos estaduais segue estável desde o começo de julho, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Há empate técnico entre os 3 últimos resultados.

No início de julho, os governadores também foram bem avaliados por 34% das pessoas. Os governantes ainda não recuperaram a popularidade verificada na segunda metade de junho, quando o percentual de aprovação chegava a 41%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 31 de agosto a 2 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 509 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

AVALIAÇÃO POR REGIÃO

A região Norte é a que tem mais avaliações positivas (44%) em relação ao trabalho dos seus governadores. A taxa cresceu 11 pontos percentuais desde o último levantamento.

No Nordeste, o percentual dos que aprovam o trabalho dos governantes passou de 58% para 42% de uma pesquisa a outra.

A proporção de moradores da região Centro-Oeste que reprovam a atuação dos governadores subiu 15 pontos percentuais desde o levantamento realizado na segunda quinzena de julho.

No Sul ocorreu movimento inverso. A parcela da população que avalia positivamente os chefes estaduais cresceu, enquanto o grupo daqueles que desaprovam encolheu.

POLÍTICA LOCAL E BOLSONARO

As avaliações positivas dos governadores são mais comuns (38%) no grupo que acha o trabalho do presidente Jair Bolsonaro “ruim” ou “péssimo“. Quem dá avaliação positiva para Bolsonaro, em 33% dos casos, diz que o trabalho dos governadores é negativo.

Lula na Bahia: “esse país não nasceu pra ser a merda que é”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu, na manhã deste sábado (19), na Bahia, um cenário nebuloso para o país. “Este país tem jeito. Não nasceu para ser a merda que ele é. Este país é grande demais”, disparou, sem meias palavras. Ao lado do governador do Estado, Rui Costa (PT), e do […]

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu, na manhã deste sábado (19), na Bahia, um cenário nebuloso para o país. “Este país tem jeito. Não nasceu para ser a merda que ele é. Este país é grande demais”, disparou, sem meias palavras.

Ao lado do governador do Estado, Rui Costa (PT), e do ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner (PT), Lula lamentava a situação financeira dos municípios diante de 60 prefeitos do Estado, além de deputados estaduais e federais.

Após a afirmação, Lula pediu desculpas pelos termos usados. Uma hora depois, para um público formado por militantes do Movimento dos Sem Terra (MST), Lula se comparou a um galo de briga. Após criticar a imprensa e chamar o empresariado de mal-agradecido, ele disse que seus opositores têm medo de sua eleição porque sabem “o que vai acontecer”.

No discurso, ele disse que tinha que poupar a voz para não chegar “cacarejando” nas cidades que compõem a caravana pelo Brasil. “Tenho que chegar como galo de briga. Falando grosso”, brincou. Ao falar “daqueles que resolveram infernizar” sua vida, Lula disse que não é como os políticos que colocam o rabo entre as pernas. “Sou temente a Deus. Não sou temente aos homens”, disse.

Dirigindo-se à plateia de trabalhadores rurais, ele afirmou que cuidará deles se eleito, porque sabe quem ficou ao seu lado. Presenteado com um chapéu de couro, usado pelos vaqueiros do Nordeste, afirmou: “Eu achava que sou corajoso. Agora com esse chapéu e jaleco, pode acreditar que vai acontecer muito mais coisa neste país”.

Verba para compensação do FPM e do ICMS é sancionada por Lula

A conquista municipalista de recomposição de quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da antecipação de valores pela compensação do ICMS tem recursos garantidos. Foi sancionado, nesta quarta-feira, 22 de novembro, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 40/2023, que abriu crédito orçamentário para viabilizar as medidas. A Confederação Nacional de Municípios […]

A conquista municipalista de recomposição de quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da antecipação de valores pela compensação do ICMS tem recursos garantidos.

Foi sancionado, nesta quarta-feira, 22 de novembro, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 40/2023, que abriu crédito orçamentário para viabilizar as medidas. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua para o valor entrar até o dia 30 de novembro.

Após intensa mobilização dos Municípios e de solicitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) pela urgência na sanção, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a sanção e a assinou em evento do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em junho de 2022, Bolsonaro enviou para o Congresso uma medida que previa a redução do teto do ICMS sobre combustíveis e energia, em um movimento para aumentar sua popularidade às vésperas da campanha eleitoral. À época, o ex-capitão também vetou medidas para ressarcir os estados e municípios pela diminuição de arrecadação.

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que convocou mobilizações que reuniram milhares de gestores pelo pleito e tratou diretamente da pauta com representantes da Câmara, do Senado e do governo federal, “a medida, no cenário atual de dificuldades, é um importante alívio financeiro para o encerramento do exercício de 2023”. Com os recursos liberados, estima-se uma injeção de R$ 6,7 bilhões nos cofres municipais.

Desse total, R$ 4,3 bilhões são relativos à compensação das perdas ocorridas no FPM no período de julho a setembro de 2023 e R$ 2,4 bilhões referem-se ao adiantamento da compensação do ICMS que seria repassada em 2024. Outros recursos, relativos ao FPM, ainda podem ser destinados aos Municípios. Isso porque a Lei Complementar 201/2023, para a qual os recursos foram liberados, também prevê que a União calcule – ao fim de 2023 – possíveis quedas que deverão ser recompostas caso ocorra redução real do repasse quando considerado todo o exercício.

Histórico

Diante de sucessivos relatos de crise financeira por parte dos gestores locais, a CNM convocou mobilizações em Brasília para debater e levar a questão aos Poderes federais. Desde julho, o movimento municipalista tem se reunido em peso e apresentado as dificuldades.

Em agosto, a CNM divulgou levantamento, mostrando que 51% dos Municípios encerraram o primeiro semestre com as contas no vermelho.

O projeto com as medidas de recomposição do FPM e antecipação do ICMS foi sancionado em 24 de outubro. Em seguida, em 26 de outubro, a União enviou o pedido para abertura de crédito orçamentário no PLN 40/2023, a fim de arcar com as medidas. A liberação do recurso – hoje, sancionado – recebeu o aval do Congresso em 9 de novembro.

Incêndios no Nordeste crescem à proporção da impunidade

View this post on Instagram   Imagens do fogo consumindo área proxima ao Distrito de Albuquerque-né, município de Sertânia, estão entre as mais comentadas no dia de hoje. O relato aparece no segundo vídeo. O primeiro vídeo é de um incêndio atingiu uma área extensa da Serra do Estevão, região montanhosa em Quixadá, no Sertão […]

 

Imagens do fogo consumindo área proxima ao Distrito de Albuquerque-né, município de Sertânia, estão entre as mais comentadas no dia de hoje. O relato aparece no segundo vídeo.

O primeiro vídeo é de um incêndio atingiu uma área extensa da Serra do Estevão, região montanhosa em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, neste sábado (10).

De acordo com a 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, o fogo destruiu a mata típica da região, e não há registro de animais ou pessoas feridas.

O fogo chegou perto de residências localizadas às margens da estrada que liga a sede do município de Quixadá à localidade de Dom Maurício, mas não afetou as casas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Pudera, mostram de forma impressionante o fogo consumindo uma densa área de caatinga e em um segundo vídeo uma senhora identificando vários animais mortos.

O pior é a impunidade. Segundo dados preliminares dos Bombeiros, desde agosto foram muitos incêndios na Região do Pajeú, com mais de cem casos, mais que o mesmo período do ano passado.

Em setembro, foram ainda mais e também número maior do que em 2019. Este mês de outubro, já há número comparativo maior que no ano anterior.

A maioria pela ação humana, para a famigerada limpa de mato ou fogo em coivaras que perdem o controle. Em contrapartida, não há notícias de uma prisão sequer por essa modalidade de crime. Uma vergonha para as autoridades.

Luciano Pacheco diz que vai pautar aumento do número de vereadores em Arcoverde

No comentário para o Jornal Itapuama desta sexta-feira (05/06), analiso a nova pauta que deve movimentar os bastidores da política local: o debate sobre o número de vereadores na Câmara de Arcoverde. Hoje, com apenas 10, Arcoverde já deveria (e já recebe por isso) 17 vereadores, o que aumentaria a representatividade dos moradores do município. […]

No comentário para o Jornal Itapuama desta sexta-feira (05/06), analiso a nova pauta que deve movimentar os bastidores da política local: o debate sobre o número de vereadores na Câmara de Arcoverde.

Hoje, com apenas 10, Arcoverde já deveria (e já recebe por isso) 17 vereadores, o que aumentaria a representatividade dos moradores do município.

O presidente da Casa James Pacheco, Luciano Pacheco, sinalizou que vai pautar o tema.

“Também sempre defendi o aumento. E me comprometi de pautar isso. Por mim, vai para 17”, comentou.

A questão é que Arcoverde recebe um duodécimo compatível com 17 vereadores,  por ter mais de 80 mil habitantes,  mas só tem dez. Isso aumenta a verba nos gabinetes, favorecendo riscos de favorecimento, e diminui a representatividade. Não se admite Arcoverde com apenas dez parlamentares enquanto cidades menores tem Treze, quinze. Melhorar a representatividade pode também melhorar a imagem do Legislativo.