Notícias

Maciel Melo sobre a Rádio Pajeú: “Foi nessa rádio que eu aprendi o que é bom”

Por Nill Júnior

fb_img_1464886142234Nome confirmado para o evento que acontece nesta sexta (29), a partir das 19h30 no Cine São José, o cantor Maciel Melo usou hoje uma rede social para fazer uma declaração à importância histórica e cultural da Rádio Pajeú, que estará fechando entre sexta e sábado sua programação festiva.

Maciel estará no palco com o sanfoneiro e cantor Lindomar Souza e o poeta e produtor cultural Alexandre Morais. Antes, haverá a exibição do documentário “No Coração do Povo”, dirigido por William Tenório.

“A Rádio Pajeú é minha lembrança musical mais importante. A primeira vez que ouvi Ouro de Tolo com Raul Seixas, e até hoje é uma referência.

aniversario57anosbannerA primeira vez que eu ouvi o Trio Nordestino, e até hoje é minha referência. A primeira vez que eu ouvi João Paraibano, Raimundo Borges, Sebastião Dias e outros tantos e tão quanto, foi nessa rádio”.

E segue na sua declaração de amor e respeito pela Pajeú: “Foi nessa Rádio AM, que meu pai ouvia Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Calby Peixoto, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Foi nessa rádio que eu aprendi o que é bom”.

Outras Notícias

Prefeitura de Santa Terezinha promete homologar concurso até início de fevereiro

Concursados que aguardam boas notícias sobre a homologação do concurso de Santa Terezinha saíram esperançosos nesta quarta, após encontro de representantes da Comissão com o advogado da Prefeitura, Hemerson Lima e o Secretário de Finanças Charles Guimarães. O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura. Foi formada uma comissão com seis representantes em nome do grande […]

Concursados recebem notícias sobre a homologação do certame
Concursados recebem notícias sobre a homologação do certame

Concursados que aguardam boas notícias sobre a homologação do concurso de Santa Terezinha saíram esperançosos nesta quarta, após encontro de representantes da Comissão com o advogado da Prefeitura, Hemerson Lima e o Secretário de Finanças Charles Guimarães.

O encontro aconteceu no gabinete da Prefeitura. Foi formada uma comissão com seis representantes em nome do grande grupo de concursados. O Prefeito Vaninho de Danda alegou compromisso em Recife e não participou do encontro.

Primeiro houve o reconhecimento do óbvio: o concurso aconteceu de forma legítima e que não há a possibilidade de anulação desse certame, que ofereceu 185 vagas ano passado. Sobre a homologação, a informação foi de que o TCE orientou aos municípios que fosse feito um estudo orçamentário para que não se ultrapassasse o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Jurídico do município pediu um prazo para esse estudo e prometeu homologar o concurso até dia 30 de janeiro, ou mais tardar na primeira quinzena de fevereiro. Segundo eles, a homologação é uma questão de tempo. A conferir.

Flores recebe projeto Gestão Cidadã

O Município de Flores recebeu nesta sexta-feira (12), a equipe da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, com o Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local – Gestão Cidadã. Uma iniciativa da entidade com o apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil, que tem como objetivo contribuir para consolidação de gestões […]

O Município de Flores recebeu nesta sexta-feira (12), a equipe da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, com o Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local – Gestão Cidadã.

Uma iniciativa da entidade com o apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil, que tem como objetivo contribuir para consolidação de gestões públicas locais cada vez mais democráticas e participativas.

O encontro, da entidade com agentes da administração pública de Flores aconteceu durante todo o dia, na sede da Secretaria de Educação do Município.

Da região do Pajeú foram selecionados para participar do projeto seis municípios, que formaram o Grupo Regional do Sertão, com Santa Cruz da Baixa Verde, Calumbi, Carnaíba, Flores, Solidão e Tabira.

A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, explica que, durante o processo de seleção foram detectados Municípios com capacidades instaladas para colaborar com os demais, devido às suas práticas inovadoras no tema. Optou-se, então, por criar a categoria de “Município Colaborador.

“Estivemos neste momento, iniciando o processo de elaboração do nosso Plano Municipal de Transparência. É um instrumento muito importante para consolidar práticas simples e eficientes de exercício de cidadania e de uma gestão focada em resultados”, disse o procurador do município Rivaldo Rodrigues.

Afogados: empreendedores participam de curso de Gestão em Marketing

Da Ascom A sala do empreendedor de Afogados da Ingazeira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, foi inaugurada no último dia 14 de Agosto com o principal objetivo de ajudar e orientar a formalização dos pequenos negócios no município. Na última semana, um grupo de empreendedores afogadenses participou de uma semana […]

participantes

Da Ascom

A sala do empreendedor de Afogados da Ingazeira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, foi inaugurada no último dia 14 de Agosto com o principal objetivo de ajudar e orientar a formalização dos pequenos negócios no município.

Na última semana, um grupo de empreendedores afogadenses participou de uma semana inteira de capacitação sobre gestão em marketing.

Foram dezesseis horas de aulas em cinco dias, ministradas pela especialista do Sebrae no assunto, Simone Costa.  O público incluiu empreendedores de vários segmentos – farmácias, laboratórios, pizzarias, internet, vestuário, dentre outros.

O objetivo principal foi possibilitar aos empresários a elaboração do seu próprio plano de marketing, de acordo com as especificidades de cada negócio, enfatizando temas como prospecção de mercados, potencialização de vendas, divulgação da marca, diálogo com o cliente e uso das redes sociais.

Novos cursosainda esta semana, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Sebrae divulgarão a agenda programada para os novos cursos a serem ofertados. Os cursos são realizados à noite. A sala do empreendedor fica na Rua Senador Paulo Guerra, no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (1º andar).

O que será do Pajeú sem o seu Gregório de Matos?

Por Magno Matins A morte nunca telegrafa, mas de vez em quando dá uns ruídos, uns estalos estranhos. Senti algo diferente, um pressentimento ruim quando soube que o poeta Sebastião Dias havia sofrido um infarto, semana passada. Logo, me veio um sentimento, ou uma constatação, de que ele estava se despedindo de mim e dos […]

Foto: Rayane Brito

Por Magno Matins

A morte nunca telegrafa, mas de vez em quando dá uns ruídos, uns estalos estranhos. Senti algo diferente, um pressentimento ruim quando soube que o poeta Sebastião Dias havia sofrido um infarto, semana passada. Logo, me veio um sentimento, ou uma constatação, de que ele estava se despedindo de mim e dos seus fãs no “Sextou” que foi ao ar pela Rede Nordeste de Rádio, há três semanas.

O “Sextou” é um programa musical que criei para abrir espaço aos artistas. Já entrevistei uma porção de estrelas da constelação da MPB. Meu ouvinte, Sebastião acompanhou vários “Sextous” e não acreditou quando o escolhi. No áudio, que resgatei há pouco, o leitor pode conferir (no final do texto) a grande emoção dele.

Fiquei até sem jeito, porque a celebridade era ele e não eu. Fiz apenas justiça a um magnífico e múltiplo artista, poeta, compositor, e gênio. Sebastião não foi o maior de todos os que fazem a poesia do repente, mas tinha o mesmo quilate de Rogaciano Leite, Louro do Pajeú e o incomparável Pinto do Monteiro.

Viola de ouro, Pinto foi considerado o maior repentista do Brasil. Sebastião era a viola do improviso espetacular das cantorias, o cantor-intérprete de canções de sua autoria que nunca vão ser esquecidas, como Conselho ao Filho Adulto e a Canção da Floresta.

Não dá pra não se emocionar com ambas em sua voz, na sua viola. O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. A caminhada de Sebastião foi bela, fantástica na assertiva mais apropriada.

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. Sebastião aprendeu com a sua gente, seu povo humilde de Tabira, sua legião de fãs no País. Seu saber se espalhou, fez escola, fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores.

No Pajeú das flores, Sebastião Dias foi um Gregório de Matos, pai espiritual dos cantadores. Sua morte emudeceu a floresta, que pediu para não matarem. Silenciou sua Tabira, que governou.

O que será de nós, pajeuzeiros, sem o canto e a poesia de Sebastião Dias?

São José do Egito: Câmara de Vereadores sedia programa Visão Feliz

A Câmara de Vereadores de São José do Egito, sediou na última sexta-feira (11), o programa Visão Feliz. Durante dois turnos – manhã e tarde, cerca de 500 pessoas entre adultos e crianças foram atendidos no mutirão que contou com agendamento no último dia 9. Foram realizados gratuitamente exames de vista e doação de armações […]

Foto: Marcello Patriota

A Câmara de Vereadores de São José do Egito, sediou na última sexta-feira (11), o programa Visão Feliz. Durante dois turnos – manhã e tarde, cerca de 500 pessoas entre adultos e crianças foram atendidos no mutirão que contou com agendamento no último dia 9. Foram realizados gratuitamente exames de vista e doação de armações àqueles pacientes que adquiriram a preços populares apenas as lentes.

A ação parte de iniciativa do presidente Rogaciano Jorge, com o apoio dos vereadores do município.  O auditório da Câmara ficou lotado nos dois horários agendados para os exames.

O mentor da iniciativa, vereador Rogaciano Jorge, disse que “foi muito gratificante abraçar o programa, pois ajudou muita gente que necessitava de exames de vista e já saiu de lá com uma perspectiva diferente”.

“A vinda desse projeto só foi possível graças ao apoio de todos os vereadores, que sem distinção de bancada política estiveram colaborando para que o povo tivesse acesso a esse serviço”, concluiu.