Notícias

Lulinha quer suspensão e retirada de inquérito da Vara da Lava-Jato

Por Nill Júnior

Estadão Conteúdo

A defesa do empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, protocolou nesta sexta-feira, 13, junto ao Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) um pedido de habeas corpus no qual requer a suspensão das investigações contra o filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No documento, os advogados Fábio Tofic Simantob e Mariana Tranchesi Ortiz argumentam que a 13.ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato, não tem competência para investigar Lulinha.

A casa e as empresas de Lulinha e seus sócios, Kalil Bitar e Jonas Suassuna, foram alvo de busca a apreensão da Polícia Federal na terça-feira, 10, durante a Operação Mapa da Mina, fase 69 da Lava Jato. A força-tarefa de Curitiba investiga a ligação entre contratos da Oi/Telemar com as empresas de Lulinha e seus sócios e a compra do sítio em Atibaia, pelo qual Lula foi condenado a mais de 17 anos de prisão.

Segundo a Lava Jato, Kalil e Suassuna usaram dinheiro da Oi/Telemar para comprar o imóvel que era utilizado pelo ex-presidente.

Segundo a defesa de Lulinha, o Ministério Público Federal usou a possibilidade de que o sítio tenha sido comprado com recursos de origem ilícita para justificar a competência da 13.ª Vara de Curitiba na ação.

Os advogados usam decisões do Supremo Tribunal Federal e do próprio TRF-4 que delimitam a atuação da Lava Jato a casos envolvendo desvios da Petrobras para argumentar que a Justiça Federal do Paraná não tem jurisdição sobre o caso.

“A competência da 13.ª Vara Federal de Curitiba está restrita a ilícitos envolvendo a Petrobras, ao passo que a 69.ª fase da Lava Jato, à toda evidência, investiga supostos ilícitos envolvendo o setor de telecomunicações, sem nenhuma relação com óleo e gás”, alegam os advogados.

Com base neste argumento, a defesa de Lulinha pede que os atos ordenados pela 13.ª Vara de Curitiba sejam anulados, a investigação suspensa e que o filho do ex-presidente não seja mais alvo de medidas cautelares como as buscas e apreensões.

Outras Notícias

Itapetim: Prefeitura entrega sistema de abastecimento no Sítio Cacimbas

Mais de 50 famílias da comunidade do Sítio Cacimbas, na zona rural de Itapetim, passaram a receber água nas torneiras através de um sistema de abastecimento construído pela prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura. A ação foi entregue na última sexta-feira (26) com a presença do prefeito Adelmo Moura, do secretário de Agricultura Júnio […]

Mais de 50 famílias da comunidade do Sítio Cacimbas, na zona rural de Itapetim, passaram a receber água nas torneiras através de um sistema de abastecimento construído pela prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura.

A ação foi entregue na última sexta-feira (26) com a presença do prefeito Adelmo Moura, do secretário de Agricultura Júnio Moreira, vereadores, secretários e diretores municipais, além dos moradores da localidade.

Para que a água chegue à residência da população o Governo Municipal realizou todo o processo de encanação com uma extensão de mais de 8 mil metros de tubos, instalou rede elétrica e uma bomba, que capta água do açude de Nena de Antônio de Gervásio para abastecer as casas.

Gilberto Gil volta a ser internado em São Paulo

O cantor Gilberto Gil , de 73 anos, foi internado nesta sexta-feira (21) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do artista, Gil dá continuidade ao tratamento de insuficiência renal. Não há previsão de alta. Desde o início deste ano, o artista é internado mensalmente para realizar exames e […]

marcelo_brandt_g1

O cantor Gilberto Gil , de 73 anos, foi internado nesta sexta-feira (21) no Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do artista, Gil dá continuidade ao tratamento de insuficiência renal. Não há previsão de alta.

Desde o início deste ano, o artista é internado mensalmente para realizar exames e seguir o tratamento. Em setembro, ele chegou a ficar uma semana no hospital.

No início deste mês, depois de passar por uma biópsia no coração, Gil compôs uma canção para a cardiologista Roberta Saretta, que faz parte da equipe do médico Roberto Kalil Filho e tratou o cantor nas internações anteriores.

A música foi publicada no Instagram de Flora Gil, mulher do cantor, em um vídeo de 40 segundos e acompanhado da legenda: “Inspiração depois de tanto hospital. #obrigadatodososmedicos”.

Irmão de prefeito da Quixaba será sepultado hoje em Carnaíba

Será sepultado esta tarde em Carnaíba Luiz Pereira Nunes, o Lula de Plácido. Irmão do prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, que faleceu ontem em Sera Talhada. Ele faria 80 anos  no dia 04 de junho. Lula estava internado na Clinica São Vicente, em Serra Talhada quando veio a óbito, segundo o blogueiro Cauê Rodrigues. Seu […]

lula de plácidoSerá sepultado esta tarde em Carnaíba Luiz Pereira Nunes, o Lula de Plácido. Irmão do prefeito José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, que faleceu ontem em Sera Talhada. Ele faria 80 anos  no dia 04 de junho.

Lula estava internado na Clinica São Vicente, em Serra Talhada quando veio a óbito, segundo o blogueiro Cauê Rodrigues.

Seu corpo está sendo velado em sua residência na Rua Saturnino Bezerra de Brito, em frente ao salão paroquial de Carnaíba e o sepultamento acontecerá na tarde desta segunda feira no cemitério publico de Carnaíba.

Dois casos de morte abalam o Sertão do Pajeú nesta quinta-feira

Homicídio em Tuparetama Na madrugada desta quinta-feira (6), Júlio César Alves, conhecido como Nego César, foi morto com um tiro na cabeça no centro de Tuparetama, próximo à Agência do Banco do Brasil. De acordo com informações recebidas pelo blog do Marcello Patriota, o disparo foi feito, provavelmente, com uma arma de grosso calibre (calibre […]

Homicídio em Tuparetama

Na madrugada desta quinta-feira (6), Júlio César Alves, conhecido como Nego César, foi morto com um tiro na cabeça no centro de Tuparetama, próximo à Agência do Banco do Brasil. De acordo com informações recebidas pelo blog do Marcello Patriota, o disparo foi feito, provavelmente, com uma arma de grosso calibre (calibre 12).

A polícia está considerando várias hipóteses para o crime, incluindo acerto de contas, vingança ou rixa. O local foi isolado pela polícia até a chegada do Instituto de Criminalística (IC), que realizou os primeiros procedimentos. O corpo de Nego César foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Delegacia de Polícia Civil está conduzindo as investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Tragédia em Tabira

Também nesta manhã, uma criança de um ano e cinco meses foi encontrada morta em uma cisterna no Bairro da Cohab, em Tabira. O menino, filho de Doba e Jaqueline, foi levado ao Hospital Municipal, mas já estava sem vida ao chegar.

O corpo da criança será levado ao IML de Caruaru para os exames necessários. O IC foi chamado para realizar os primeiros procedimentos no local. A Delegacia de Polícia Civil de Tabira investiga as circunstâncias dessa tragédia, buscando entender como o menino caiu na cisterna e se houve algum tipo de negligência.

Radialista que recusou vacina morre de Covid na Paraíba

A imprensa guarabirense está de luto com a morte do radialista Roberto Walkasther, que faleceu em João Pessoa,  decorrência de complicações da Covid-19. Roberto atuou nas rádios Constelação FM, Cultura e Rural AM, e usava o nome Roberto Douglas. Ainda trabalhou por muitos anos em Brasília, onde adotou o pseudônimo Walkasther. De acordo com informações […]

A imprensa guarabirense está de luto com a morte do radialista Roberto Walkasther, que faleceu em João Pessoa,  decorrência de complicações da Covid-19.

Roberto atuou nas rádios Constelação FM, Cultura e Rural AM, e usava o nome Roberto Douglas. Ainda trabalhou por muitos anos em Brasília, onde adotou o pseudônimo Walkasther.

De acordo com informações noticiadas em emissoras de rádio de Guarabira, nesta segunda-feira (7), Roberto decidiu não se vacinar contra a Covid, foi infectado, e em razão da agressividade dos sintomas, não resistiu e acabou perdendo a vida. O sepultamento ocorreu ontem em Guarabira.

De voz marcante, Roberto fez sucesso nas emissoras de rádio onde trabalhou. Construiu família e, recentemente, resolveu retornar para Guarabira. Segundo o Paraíba Já, Um dos filhos do radialista, Roberto Santos usou seu perfil em rede social para comunicar a morte do pai.

“Com muito pesar em nossos corações, nós a família de José Roberto dos Santos Serafim, mais conhecido pelo seu nome Artístico/Profissional “Roberto Walkasther”, veio a falecer no dia de hoje. Um amante do Rádio, que dormia ouvindo rádio, acordava ouvindo Rádio, ia ao banheiro ouvindo rádio e escutava até mesmo 4 programas de rádio ao mesmo tempo. Também um amante do Jornalismo no qual ele mesmo se considerava viciado em notícia, tudo que acontecia no Brasil e no mundo ele sabia antes de todos. Poderíamos aqui dedicar linhas é mais linhas a respeito de seus diversos talentos profissionais, mas nem se todos computadores do mundo estivessem juntos eles não teriam memoria o suficiente para armazenar todas essas linhas”, escreveu. Com informações do Portal 25 Horas.