Notícias

Lula e Dilma voltam a Pernambuco na próxima semana

Por Nill Júnior

politica-dilma-lula-anderson-stevens-14-06-14

do Diário de Pernambuco

A presidente Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição, e o ex-presidente Lula desembarcam em Pernambuco na próxima terça-feira (21), onde participam de atividades no Sertão e na Região Metropolitana do Recife. Pela manhã, eles marcam presença em atividades na cidade de Juazeiro, na Bahia, e em Petrolina. Na cidade pernambucana, está previsto um ato com representantes da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

A visita foi confirmada na manhã desta terça-feira (14), pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, durante evento na cidade de Carpina. O vice-presidente do PT em Pernambuco, Bruno Ribeiro, confirmou a vinda de Dilma e Lula e afirmou que os dois devem participar, ainda, de outro evento no estado.

“Talvez haja um ato no Recife ou em Goiana, na Zona da Mata”, afirmou o presidente. Segundo ele, a possível agenda na cidade de Goiana teria o objetivo de reforçar que Lula teve o compromisso de trazer indústrias para o Nordeste. A escolha é estratégica, já que a fábrica da Fiat está localizada no município. O complexo fabril vem sendo utilizado pelos petistas como forma de atingir o candidato Aécio Neves (PSDB) que, segundo os aliados de Dilma, foi contra a vinda do empreendimento para o estado.

Apesar da confirmação, tanto o Instituto Lula quanto a assessoria de imprensa da campanha de Dilma não confirmam, nem desmentem a vinda dos dois ao estado.

Outras Notícias

Parlamentares debatem fim da escala 6×1 no plenário da Alepe

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  pelo fim da jornada de seis dias de trabalho por um de folga (escala 6×1), apresentada no Congresso Nacional pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), foi alvo de debates na reunião plenária desta segunda (11). Em discurso no grande expediente, a deputada Dani Portela (PSOL) elogiou a iniciativa […]

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  pelo fim da jornada de seis dias de trabalho por um de folga (escala 6×1), apresentada no Congresso Nacional pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), foi alvo de debates na reunião plenária desta segunda (11). Em discurso no grande expediente, a deputada Dani Portela (PSOL) elogiou a iniciativa da parlamentar.

Para a psolista, a sociedade e as casas legislativas “precisam defender uma escala que ofereça mais dignidade para as pessoas”. De acordo com ela, a maior parte da população brasileira ganha apenas um salário mínimo por uma jornada que precariza a vida, reduz a produtividade, prejudica a saúde e dificulta a possibilidade de qualificação por parte dos trabalhadores.  

Dani Portela pediu o apoio dos parlamentares pernambucanos na Câmara dos Deputados para que a PEC possa tramitar. Atualmente, o texto depende da assinatura de cerca de 100 deputados federais e, segundo ela, é criticado por alguns representantes dos partidos de direita. 

“Eu queria que esse debate estivesse independente de esquerda ou de direita. É um debate em defesa das pessoas que trabalham e que dão o seu suor, sangue e lágrima todos os dias para construir o país que nós temos hoje”, argumentou a psolista na tribuna.

Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) considerou importante aprofundar a discussão do tema. “Dentro da minha concepção liberal, eu acredito que não deveria ser seis para um. Para mim, deveria ser como funciona nas economias modernas: sem a intervenção estatal. Se eu sou funcionário, eu vou direto ao meu patrão e negocio com ele as horas de trabalho.”

Os deputados João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, parabenizaram a deputada estadual do PSOL pelo posicionamento. O petista destacou que “o capitalismo prometia que o avanço tecnológico viria para reduzir o peso sobre os trabalhadores, mas não é o que se vê”. Para Amorim, “esse tema precisa ser enxergado muito mais pelo viés humano do que pelo econômico”.

Em Solidão Djalma Alves anuncia pagamento e admite disputar reeleição

O Prefeito de Solidão Djalma Alves admitiu ter pensado em deixar o pagamento dos servidores para 09 de novembro, por conta de redução de receita. A revelação foi feita a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Em seguida ele reuniu a equipe e decidiu pagar hoje, dia 1º de novembro apenas os salários dos servidores […]

O Prefeito de Solidão Djalma Alves admitiu ter pensado em deixar o pagamento dos servidores para 09 de novembro, por conta de redução de receita. A revelação foi feita a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Em seguida ele reuniu a equipe e decidiu pagar hoje, dia 1º de novembro apenas os salários dos servidores ativos e inativos.

Com isso, cargos comissionados, prefeito, vice, contratados, empresas e terceirizados ficaram para o próximo dia 09.

Alves concedeu Ponto Facultativo hoje pelo dia do servidor em 28 de outubro. As aulas na rede municipal foram mantidas.

Provocado sobre a possibilidade de reeleição, o prefeito Djalma Alves informou que deverá mesmo disputar outra vez a Prefeitura de Solidão. E foi mais longe, assegurou que a ex-prefeita Cida Oliveira apoia em 100% a sua reeleição.

Arcoverde: rompimento entre Zeca e Luciano Pacheco era tragédia anunciada

O fim do que já estava escrito. Na análise de hoje para o Jornal Itapuama, destaco o rompimento entre o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e o vereador Luciano Pacheco não foi um susto, mas sim uma “tragédia anunciada”. O que mudou no tabuleiro político e quais os reflexos dessa ruptura para as eleições 2026? […]

O fim do que já estava escrito.

Na análise de hoje para o Jornal Itapuama, destaco o rompimento entre o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, e o vereador Luciano Pacheco não foi um susto, mas sim uma “tragédia anunciada”.

O que mudou no tabuleiro político e quais os reflexos dessa ruptura para as eleições 2026?

Em nota publicada na tarde desta terça-feira (25) nas redes sociais, o prefeito de Arcoverde Zeca Cavalcanti, e o vice, Siqueirinha, comunicaram o “afastamento do vereador Luciano Pacheco do grupo político”.

De acordo com a nota, “a partir de agora, as relações com o referido parlamentar serão apenas de natureza institucional”.

No comentário,  destaco que alguns episódios geraram o desgaste: a própria eleição de Luciano,  rompendo um acordo pró Rodrigo Roa,  alinhado com o próprio Zeca, a recente movimentação de Pacheco para a disputa federal,  a polêmica da briga por paternidade da Bolsa EJA e agora, o discurso de Luciano na Câmara, na fala sobre “mordaça”.

Agora, resta saber qual o próximo capítulo, já que este foi só o início dessa nova e tensa relação do prefeito com o presidente da Câmara. Ouça o comentário:

Secretários também estão com salários atrasados em Tabira

Numa semana onde os garis reclamavam da Prefeitura de Tabira atraso no pagamento de salários, o Secretário de Agricultura Beto Santos durante entrevista a Rádio Cidade FM surpreendeu a todos. “Estamos sem receber salários a dois meses”. Pelas contas do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), em divulgação em seu blog, o Governo Sebastião Dias (PTB) recebeu […]

Numa semana onde os garis reclamavam da Prefeitura de Tabira atraso no pagamento de salários, o Secretário de Agricultura Beto Santos durante entrevista a Rádio Cidade FM surpreendeu a todos.

“Estamos sem receber salários a dois meses”. Pelas contas do ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), em divulgação em seu blog, o Governo Sebastião Dias (PTB) recebeu no mesmo período cerca de R$ 7 milhões.

Dilma flagrada em pedaladas – literalmente – nos arredores do Alvorada

Do Uol Dilma Rousseff foi flagrada dando pedaladas na manhã deste sábado (30). Nada a ver, dessa vez, com as manobras fiscais que levaram a oposição a mover contra ela uma ação criminal na Procuradoria-Geral da República. As novas pedaladas foram literais, não metafóricas. A presidente impulsionou os pedais de uma bicicleta. Fez isso fora […]

Do Uol

Dilma Rousseff foi flagrada dando pedaladas na manhã deste sábado (30). Nada a ver, dessa vez, com as manobras fiscais que levaram a oposição a mover contra ela uma ação criminal na Procuradoria-Geral da República. As novas pedaladas foram literais, não metafóricas. A presidente impulsionou os pedais de uma bicicleta. Fez isso fora dos domínios do Palácio da Alvorada, sua residência oficial.

Dilma cruzou os portões do Alvorada por volta das 9h. Camuflada sob um capacete de proteção e roupas esportivas, usou um portão lateral. Retornou depois de passear por meia hora. Foi acompanhada de perto por dois seguranças, também de bicicleta. Outra equipe de guarda-costas seguiu o deslocamento presidencial à distância, de carro.

dd

Deve-se a incursão à guerra que Dilma trava com a balança. Depois de se livrar de cerca de 15 quilos seguindo a dieta Ravenna, do endocrinologista argentino Maximo Ravenna, a presidente tenta conservar a silhueta. “Eu acho que as pessoas têm de andar, porque andar é gratis”, ela ensinou dias atrás, em viagem ao México. “Agora, se tiver uma bicicletinha, é bom pedalar. Se tiver um elásticozinho, é bom fazer uma musculação, né?”

Excetuando-se uma equipe da TV Record, que a filmou, Dilma não foi reconhecida por ninguém —nem pelos turistas que visitavam o local para admirar os traços de Niemeyer nem pelas pessoas que passaram de carro rente aos 5 quilômetros de calçada percorridos pela neociclista. Melhor assim.

Dilma não perdeu apenas gordura. Em algum lugar situado entre o discurso da campanha de 2014 e a prática do segundo mandato, a presidente perdeu também a popularidade. Sua fama tornou-se um monstro inconstante, que se alimenta do ruído das panelas, das buzinas e das vaias. Melhor pedalar incógnita.