Lula e Aécio homenageiam Eduardo Campos no Guia Eleitoral
A campanha eleitoral entrou nesta terça-feira (19) em uma nova etapa com o início do guia eleitoral de rádio e televisão. Na TV, a propaganda gratuita começou com o espaço do PSB, que fez uma homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, candidato que faleceu na última quarta-feira em um acidente aéreo.
O espaço mostrou cenas das campanhas eleitorais de Eduardo de 2006 e 2010. Também foram mostradas cenas de Eduardo com Marina, que será oficializada nesta quarta (20) como a candidata do partido. A voz de Eduardo surgiu falando de seus ideais para governar o País, enquanto a música Anunciação, de Alceu Valença, tocava ao fundo. No final, uma homenagem às demais vítimas do acidente.
No seu espaço, Aécio Neves (PSDB) abriu o guia falando de Eduardo Campos. Falou que os dois se conheceram há 30 anos, nas lutas pelas Diretas, acompanhados de seus avós, Miguel Arraes e Tancredo Neves. Em seguida, Aécio se apresentou as linhas gerais do seu projeto.
O programa de Dilma Rousseff (PT) evidenciou os ganhos socais que as duas gestões do partido, além de abordar temas como entrega de casas populares, ensino técnico e avanços econômicos. O ex-presidente Lula esteve presente logo no primeiro guia, pedindo votos para a correligionária. O espaço da candidata do PT mostrou cenas da formatura do Pronatec, em maio.
No final, Lula falou sobre a morte de Eduardo Campos. Disse que tinha por ele um afeto de pai para filho. E repetiu a frase dita por Eduardo na véspera de sua morte.
Dos demais candidatos – José Eymael (PSDC) e Eduardo Jorge (PV), prestaram homenagens a Eduardo. Também iniciaram o guia eleitoral Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU), Levi Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO), Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL).
Em seguida, o espaço foi destinado aos candidatos a deputado federal. O programa começou com a Frente Popular. A maioria dos candidatos prestou homenagem a Eduardo Campos. O PSTU também mostrou seus candidatos. A coligação Pernambuco Vai Mais Longe também apresentou o seus postulantes. O guia proporcional encerrou com o PSOL, PMN e a coligação Juntos pelo Imposto Único, que dedicou o espaço a uma homenagem a Eduardo Campos.