Luciano Duque parabeniza Márcia Conrado e Marcelo Gouveia pela presidência da Amupe
Por André Luis
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) elege, amanhã (27), sua nova presidência para o próximo biênio 2023-2025. A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, assumirá o cargo, juntamente, com o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.
Juntos, eles formam chapa única, e irão alternar a presidência: Márcia assume em 2023 e Gouveia em 2024.
“Essa eleição marca um momento único, na Amupe, de união. Isso mostra a maturidade dos dois candidatos, que colocaram o crescimento e o fortalecimento dos municípios acima da política. Sem dúvida, farão uma grande gestão que irá beneficiar as administrações municipais”, destacou o deputado estadual Luciano Duque.
Nesta terça-feira (31), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, participou do programa Manhã Total da Rádio Pajeú para um balanço de sua gestão e destacar as conquistas realizadas ao longo de seus mandatos. Patriota, que encerra hoje sua trajetória à frente da prefeitura, passa o comando ao seu sucessor e apadrinhado político, Wamberg Gomes, que […]
Nesta terça-feira (31), o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, participou do programa Manhã Total da Rádio Pajeú para um balanço de sua gestão e destacar as conquistas realizadas ao longo de seus mandatos. Patriota, que encerra hoje sua trajetória à frente da prefeitura, passa o comando ao seu sucessor e apadrinhado político, Wamberg Gomes, que assume oficialmente amanhã.
Comemoração dos 71 anos de Carnaíba
Durante a entrevista, Anchieta ressaltou as celebrações pelo aniversário de 71 anos de emancipação política de Carnaíba, marcadas pela entrega de obras e ações, especialmente nas áreas de saúde e educação.
Na saúde, foi inaugurada a ampliação do laboratório de análises clínicas, que aumentará a capacidade de atendimento, com previsão de novos exames a partir de fevereiro. Atualmente, o laboratório já realiza cerca de 6 a 7 mil exames por mês, beneficiando diretamente a população.
Na educação, o prefeito destacou a entrega de uma piscina semiolímpica na escola Joana Freire, em Carnaíba Velha, e de uma biblioteca infantil, voltada para alunos da creche Marl Bezerra e da escola Maria da Paz.
A biblioteca foi equipada com um acervo diversificado e materiais modernos para incentivar a leitura. Além disso, foi fixado um busto de Miguel Arraes no complexo escolar que leva o nome do ex-governador, construído durante a primeira gestão de Anchieta, entre 2005 e 2006.
Outro marco da gestão, segundo Patriota, foi o repasse do bônus da educação aos trabalhadores do setor, reafirmando o compromisso com a valorização dos profissionais.
Legado de gestão e continuidade
Anchieta também anunciou a entrega de materiais para a construção de 15 fogões ecológicos em duas associações no Riacho do Peixe.
Ao abordar a transição de governo, o prefeito agradeceu o apoio da população de Carnaíba e do Vale do Pajeú ao longo de sua gestão e demonstrou confiança no trabalho de seu sucessor. “Berg dará continuidade a uma gestão de excelência, sempre priorizando o bem-estar da nossa população,” afirmou.
Água: desafio recorrente na zona rural
Questionado sobre a falta de água na zona rural, especialmente nas localidades do Açude do Caroá, Anchieta esclareceu que a administração do sistema de abastecimento é de responsabilidade das associações comunitárias e, em alguns casos, da Compesa. Ele pontuou que a prefeitura construiu sistemas de adutoras que atendem 90% do município, mas que sua manutenção cabe às entidades gestoras.
Em situações de calamidade, como estiagens severas, a prefeitura atua com carros-pipa, mas, segundo o prefeito, a ouvinte Josineide, que denunciou a falta de água, deve buscar a associação responsável para solucionar o problema.
Nesta segunda-feira (22), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará com uma agenda repleta de atividades que destacam o compromisso do governo com a cultura e a segurança pública no estado. O dia começará com o lançamento do aguardado Projeto Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), às 09h, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, localizado na […]
Nesta segunda-feira (22), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estará com uma agenda repleta de atividades que destacam o compromisso do governo com a cultura e a segurança pública no estado.
O dia começará com o lançamento do aguardado Projeto Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), às 09h, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, localizado na Rua Agnelo Dias Vidal, em Nossa Senhora das Dores, Caruaru. O CLIPE promete ser um marco na promoção da literatura pernambucana, trazendo consigo uma série de atividades culturais e educacionais que irão percorrer diversas cidades do estado, fomentando o hábito da leitura e valorizando os escritores locais.
Em seguida, às 16h, a governadora estará no Palácio do Campo das Princesas, situado na Praça da República, em Santo Antônio, Recife, para a entrega de novos equipamentos de salvamento e resgate ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
A Polícia Civil confirmou que um menor foi apreendido suspeito de furtos no comércio de Afogados da Ingazeira do sábado para o domingo. Ele confessou participar da ação que culminou no incêndio do Beco dos Importados, na madrugada de domingo. Segundo fontes da investigação ao blog, ele pode ter agido com a participação de um […]
A Polícia Civil confirmou que um menor foi apreendido suspeito de furtos no comércio de Afogados da Ingazeira do sábado para o domingo.
Ele confessou participar da ação que culminou no incêndio do Beco dos Importados, na madrugada de domingo. Segundo fontes da investigação ao blog, ele pode ter agido com a participação de um comparsa maior de idade.
Na madrugada, houve ação em uma loja de perfumes e uma bomboniere. O menor disse ter participado dos atos e colocado fogo em um dos quiosques, gerando o incêndio nos demais.
O menor foi apreendido e será ouvido para apontar participação de outro(s) envolvidos. É certa a participação de ao menos um maior de idade. A informação foi trazida em primeira mão pelo Afogados Conectado.
O prefeito Sandrinho Palmeira informou que irá se reunir, nesta segunda-feira (31), com os comerciantes prejudicados com o incêndio no Beco dos Importados.
“Irei me reunir com eles para ouvir as demandas e ver de que forma a Prefeitura pode atuar para minimizar os danos e prejuízos, bem como discutirmos medidas de prevenção que possam evitar futuros incidentes do tipo,” afirmou Sandrinho. A reunião será às 14h, no Centro de Logística, na Secretaria de Transportes.
Na madrugada deste domingo, um incêndio destruiu cerca de cinco boxes no Beco dos Importados, no centro de Afogados da Ingazeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas, mas não conseguiu evitar que os boxes fossem consumidos pelas chamas.
De acordo com imagens de vídeos que chegaram a redação do blog, ao todo cinco boxes foram atingidos pelas chamas, causando perda total.
Mesmo insatisfeito com a falta de atenção do Governo do Estado ao grupo político de oposição em Afogados da Ingazeira, o vereador Zé Negão reafirmou seu compromisso com a governadora Raquel Lyra (PSDB), em entrevista concedida nesta quarta-feira (9), ao blog. A declaração veio após as nomeações de Danilo Simões e Edson Henrique como assessores […]
Mesmo insatisfeito com a falta de atenção do Governo do Estado ao grupo político de oposição em Afogados da Ingazeira, o vereador Zé Negão reafirmou seu compromisso com a governadora Raquel Lyra (PSDB), em entrevista concedida nesta quarta-feira (9), ao blog. A declaração veio após as nomeações de Danilo Simões e Edson Henrique como assessores do governo estadual, medida que Zé classificou como um “primeiro gesto”, mas insuficiente.
“Fiz o compromisso de marchar com Raquel”, afirmou o vereador, ao ser questionado se os novos cargos acalmavam sua insatisfação com o Palácio. Apesar da declaração de fidelidade política, Zé foi direto: ainda não se sente contemplado.
“Eu não tô contemplado com a questão das nomeações. Isso foi discutido lá na mesa. Eu disse: ‘Olha, meu filho vai falar por ele aí. Agora, por mim, eu vou dizer, eu nem preciso e nem dependo de nomeação para cargos. Eu tô falando aqui em nome do povo de Afogados da Ingazeira e do nosso grupo que deu a cara a tapa, que foi pra rua, que vestiu a camisa, votou em Raquel, votou em Danilo e tá pra votar em Raquel de novo. E até agora nós estamos sem ser vistos pra nada’”, criticou.
Zé Negão cobrou um gesto mais efetivo do governo estadual em relação a Afogados da Ingazeira e ao grupo que representou Raquel nas ruas durante a campanha. “A gente não está atrás de dinheiro nem de cargos. A gente quer um projeto de desenvolvimento pra cidade, mas que nosso grupo também seja reconhecido.”
As nomeações de Danilo e Edson foram vistas como um primeiro passo nesse sentido. Segundo o vereador, ambos receberam a missão de levantar as demandas do município e levá-las diretamente à Casa Civil. “Disseram que Afogados é prioridade e que tudo que for levantado será priorizado. Deram todas as credenciais a Edson Henrique e a Danilo. Mas ficou dito: se for pra que não tenha um desenvolvimento pra Afogados da Ingazeira, isso não vai à frente. Tanto Danilo como Edson entregam os cargos.”
Sobre a possibilidade de reavaliar o apoio à governadora em 2026 e aderir ao projeto do prefeito do Recife, João Campos (PSB), Zé foi enfático: “Eu não cheguei a conversar com João, falei com Miguel [Coelho], que pode apoiar o projeto de João. Fiz o compromisso de marchar com Raquel.”
Os vereadores eleitos de Afogados da Ingazeira Daniel Valadares, Wellington JK e Rubinho do São João estiveram no Debate das Dez do programa Manhã Total falando sobre as perspectivas o legislativo que assume em 1º de janeiro. Na primeira avaliação após a eleição sobre o que pode avançar na nova formatação do legislativo, foram várias […]
Os vereadores eleitos de Afogados da Ingazeira Daniel Valadares, Wellington JK e Rubinho do São João estiveram no Debate das Dez do programa Manhã Total falando sobre as perspectivas o legislativo que assume em 1º de janeiro.
Na primeira avaliação após a eleição sobre o que pode avançar na nova formatação do legislativo, foram várias sugestões. Dentre as propostas, a de Rubinho do São João, de reativar o programa Câmara nos Bairros e Pólos Rurais, implementado pelo então presidente Augusto Martins. Percepção é de que com isso, a população vai acompanhar mas as sessões.
Wellington JK entende que a Câmara de Afogados da Ingazeira deve usar a mesma estratégia das Câmaras de Vereadores de Serra Talhada e Tabira. “Não é todo mundo que pode sair de sua casa pra ir à Câmara. Mas todo mundo tem um rádio em casa”, justificou.
Daniel Valadares acrescentou que a Câmara deve passar a ter uma Assessoria de Imprensa para municiar melhor a imprensa sobre o que acontece, para tirar a impressão de que a Câmara se resume a discussões em torno de votos de pesar, de aplauso e pedidos de quebra molas, como questiona a população. “Fui Secretário e vejo que eles trabalham muito, discutindo projetos para o município. Falta divulgação.”, disse.
Sucessão da Câmara : respondendo a pergunta de Júnior Finfa sobre como está o debate na Mesa Diretora da Casa, Daniel Valadares falou em cautela. “Estamos ouvindo companheiros mais experientes. Tem mais 45 dias para eleição. Estou pronto pra votar e ser votado”, disse.
Dentre os nomes cotados hoje, Rubinho do São João (único que colocou o nome oficialmente até agora), Raimundo Lima, Daniel Valadares, Augusto Martins e Frankilin Nazário.
Rubinho do São João afirmou que não faz parte de um grupo com sete e sim com doze vereadores. “O PEN decidiu apresentar meu nome. Patriota foi informado. Experiência é positivo, mas qualquer iniciante pode ocupar a Presidência”. Ele acrescentou que seu nome foi construído dentro da bancada. “Se houver racha, não seria provocado pelo PEN”. Perguntado se há disposição de votar em outro nome, adiantou: “o pensamento do momento é ser votado”, mas não descartou na frente outra posição.
Você precisa fazer login para comentar.