Notícias

Luciano Duque leva sua caravana a Brejinho

Por André Luis

Por André Luis

O pré-candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), levou sua caravana Pernambuco Mais Forte do Sertão ao Cais a Brejinho, no Alto Pajeú.

Ao lado da secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina, que é filha de Brejinho, Duque esteve conversando com populares e lideranças políticas da cidade buscando fortalecer o seu projeto para 2022.

Em vídeo postado em suas redes sociais, Luciano diz que sua visita busca discutir os problemas de Pernambuco, de Brejinho, do homem do interior, da Educação e da Saúde.

“A partir da escuta das pessoas, vamos buscar um projeto em defesa do povo pernambucano”, diz Duque no vídeo.

“Quem apoia nosso projeto para o futuro do Estado, apoia, consequentemente, as melhorias para o nosso sertão. Esse é o nosso principal objetivo”, destaca Luciano na legenda do vídeo.

Outras Notícias

Moradores do Sítio Ambó e região comemoram inauguração de pacote de obras

O prefeito Arquimedes Machado esteve no Sítio Ambó onde entregou a comunidade a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Maria Luzinete Bispo dos Santos, as novas instalações da Unidade Industrial Integrada de Beneficiamento de Caju e Castanha, a acessibilidade do Grupo Escolar Padre João Leite e a ampliação da Barragem da Caiana. “Passamos por […]

6

O prefeito Arquimedes Machado esteve no Sítio Ambó onde entregou a comunidade a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Maria Luzinete Bispo dos Santos, as novas instalações da Unidade Industrial Integrada de Beneficiamento de Caju e Castanha, a acessibilidade do Grupo Escolar Padre João Leite e a ampliação da Barragem da Caiana.
“Passamos por um momento difícil, mas mesmo assim estamos inaugurando obras de quinze em quinze dias. Apesar de todas as dificuldades, não vamos baixar a cabeça”, enfatizou Arquimedes.

No Sítio Ambó e região está sendo construída uma escola padrão FNDE. A unidade está sendo erguida às margens da PE-263 e contará com seis salas de aula, sala de informática, sala de leitura, diretoria, secretaria, almoxarifado, sala destinada a professores, pátio para recreação, cozinha, dispensa e área de serviço.

O gerente estadual da Casa Civil, Adelmo Moura, e o vice-prefeito Junior Moreira participaram da inauguração. Também estiveram presentes vereadores, secretários, servidores municipais, presidentes de Associações Comunitárias e familiares da homenageada Maria Luzinete Bispo dos Santos.

Opinião: força de Duque, Márcia e Sebastião não deu resultados na segurança em Serra

Nem Luciano Duque,  nem Márcia Conrado,  muito menos Sebastião Oliveira,  tem usado o peso de suas influências políticas para fazer Serra Talhada avançar nas políticas de segurança. No comentário de hoje no Sertão Notícias,  da Cultura FM, trago mais elementos que provam a distância da Capital do Xaxado de cidades como Arcoverde e Afogados da […]

Nem Luciano Duque,  nem Márcia Conrado,  muito menos Sebastião Oliveira,  tem usado o peso de suas influências políticas para fazer Serra Talhada avançar nas políticas de segurança.

No comentário de hoje no Sertão Notícias,  da Cultura FM, trago mais elementos que provam a distância da Capital do Xaxado de cidades como Arcoverde e Afogados da Ingazeira quando o assunto é segurança.

Enquanto Serra Talhada, sabidamente uma cidade que precisa de atenção especial por suas características e causas da violência só tem uma única Delegacia de Polícia funcionando como uma clínica geral, pra toda sorte de ocorrência, Arcoverde, no portal do Sertão e com população similar, tem uma Delegacia tida como convencional, uma Delegacia Especializada em Homicídios e uma Delegacia da Mulher.

Serra ainda sofre com o baixo quantitativo de policiais civis e militares.

A cidade perde inclusive para Afogados da Ingazeira, que tem a sede da Polícia Científica e uma Delegacia da Mulher.

Aparentemente, a influência política junto à governadora Raquel Lyra que tem ou tiveram Luciano Duque, Sebastião Oliveira e Márcia Conrado não conseguiu resolver algo tão grave. Digo que não adianta ter peso político só para indicar cargos de confiança.  É preciso brigar pelas pautas do povo.

Veja o comentário para o Sertão Notícias:

Arcoverde: Prefeita abre os Trabalhos Científicos da Semana do Bebê

Da Assessoria A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, abriu nesta terça-feira, dia 13, os Trabalhos Científicos da IV Semana do Bebê, que tem como tema: “Primeira Infância: Educação, Saúde e Cidadania… Amor, Brincadeiras e Família”. Durante a solenidade de abertura, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e […]

12079505_758468950942486_8455182520219852190_n

Da Assessoria

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, abriu nesta terça-feira, dia 13, os Trabalhos Científicos da IV Semana do Bebê, que tem como tema: “Primeira Infância: Educação, Saúde e Cidadania… Amor, Brincadeiras e Família”. Durante a solenidade de abertura, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – Nuca, da Vila São Francisco, cantaram o Hino de Arcoverde.

Depois houve a formação da mesa, com a mensagem da prefeita Madalena Britto, dos Padrinhos da IV Semana do Bebê, Roberto Coelho e Jackeline Coelho; dos Patronos, Genival Xavier e Claudete Xavier; da coordenadora da IV Semana do Bebê, Edivane Gomes; da secretária de Saúde, Andréia Britto, entre outras autoridades.

Coube a professora Raquel Aragão Uchôa Fernandes, que participa da Coordenação Colegiada Observatório da Família e do Departamento de Ciência Domésticas da UFRPE, fazer a Conferência Magna sobre “Compromisso com a primeira infância: uma cidade que protege”.

Em seguida, houve o Cerimonial de Certificação e Reconhecimento para os Técnicos Elaboradores do Plano Municipal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes- PMDHCA/ Arcoverde – 2014/2023; e a entrega de troféus aos parceiros da Semana do Bebê.

A Semana do Bebê é organizada pela Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Comunicação, ao lado do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comddica, do Conselho Tutelar de Arcoverde, do Lions Clube de Arcoverde e do Programa Mãe Coruja da VI Gerencia Regional de Saúde.

Entre os parceiros estratégicos, estão a Unicef, Sanofi, UFRPE e os comerciantes locais, que abraçam essa causa como: Óticas Cardeal, Retífica Arcoverde, Posto Cruzeiro, Labopac, Via Moda, Casa Rodrigues, Grupo LW, entre outros.

Comissão do Senado aprova três indicações ao Tribunal de Contas da União

Decisão está prevista para sair ainda nesta terça-feira em votação no Plenário A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ouviu nesta terça-feira (14) os três indicados à vaga do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta pela saída do ministro Raimundo Carreiro Silva, que assumirá o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Os […]

Decisão está prevista para sair ainda nesta terça-feira em votação no Plenário

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado ouviu nesta terça-feira (14) os três indicados à vaga do Tribunal de Contas da União (TCU) aberta pela saída do ministro Raimundo Carreiro Silva, que assumirá o cargo de embaixador do Brasil em Portugal.

Os três nomes indicados — dos senadores Antonio Anastasia (PSD-MG), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Kátia Abreu (PP-TO) — foram aprovados. O presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), anunciou que a escolha será feita pelo Plenário do Senado, em votação secreta, e que a reunião da comissão serviria para “avaliar, em caráter descritivo, os requisitos” dos indicados, pela ordem alfabética dos nomes.

Inicialmente foi feita a leitura dos relatórios das três indicações. Os relatores foram, respectivamente, Cid Gomes (PDT-CE), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Cid Gomes disse considerar Anastasia “o senador mais preparado para todas as funções”. Eduardo Gomes louvou “o cabedal extraordinário de conhecimentos” de Fernando Bezerra. Oriovisto Guimarães ressaltou que Kátia Abreu foi a primeira mulher a ocupar diversos cargos, entre eles a presidência da Confederação Nacional da Agricultura. Todos reconheceram a dificuldade da missão de escolher entre os três senadores, diante das qualificações dos indicados.

Em seguida, os indicados tiveram direito a 20 minutos de exposição. Os três ressaltaram como suas trajetórias os qualificam para a vaga.

Anastasia

Antonio Anastasia prometeu lutar por “segurança jurídica” na administração pública, lembrando que muitos governantes foram punidos por tribunais de contas por erros cometidos sem má-fé:

— Tenho essa sensibilidade para as dificuldades do gestor, que muitas vezes desconhece o detalhe da norma. A minha experiência nos governos, inclusive como governador de Minas, me permite esse empenho.

Anastasia ressaltou seu conhecimento técnico, como gestor e professor de direito, como um trunfo para exercer o cargo:

— O corpo técnico da corte de contas é formado de servidores de carreira muito preparados. Por isso é fundamental que nós tenhamos ministros com a autoridade para liderar essas equipes, apontando as soluções que respondam ao interesse público.

Bezerra

Fernando Bezerra, que é líder do Governo no Senado, alertou para o mal do “apagão das canetas”, que leva muitos gestores a não tomar decisões, por medo do crivo dos órgãos de controle:

— Isso tem emperrado o funcionamento da máquina estatal. As recentes mudanças na legislação podem trazer algum alívio a esse cenário. Contudo, creio ser possível obter aperfeiçoamentos, e isso passa por um reforço no enfoque pedagógico da atuação do TCU.

Bezerra enfatizou sua vasta experiência política como uma vantagem para o exercício do cargo de ministro do tribunal:

— O cargo requer capacidade de interlocução, não apenas com os gestores, mas com todas as organizações e cidadãos impactados. Décadas de atividade política, aliadas à minha experiência como gestor, qualificam-me para realizar este objetivo.

Kátia

Kátia Abreu relembrou os sacrifícios de sua trajetória pessoal, desde a juventude. Disse que quer fortalecer o elo do TCU com o Congresso e com o Judiciário:

— Nós não somos inimigos, somos parceiros. Se o TCU faz alguma coisa que incomoda o Congresso, cabe a nós reformular as leis para eles cumprirem. Eles estão ávidos para que soluções sejam levadas. Desde agosto tomo aula com vários auditores, de caderno e caneta em punho.

A senadora prometeu, caso escolhida para o TCU, trabalhar em sintonia com as agências reguladoras na fiscalização do uso do dinheiro do contribuinte:

— Tenho vontade de ver as nossas agências reguladoras protegerem de fato o contribuinte. É uma das metas que eu quero levar pra lá: a fiscalização presente, fortalecendo as agências, dando-lhes poder de trabalho e de apoio a quem trabalha.

Alternância

Cumpre ao Congresso Nacional escolher dois terços dos ministros do TCU; o terço restante cabe à Presidência da República. A Lei 8.443, de 1992, e o Decreto Legislativo 6, de 1993, regulamentam o processo de preenchimento das vagas que competem ao Congresso, alternando-se na tarefa o Senado e a Câmara dos Deputados. Para a vaga atualmente aberta, cabe à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a apreciação e ao Plenário da Casa a escolha, em votação secreta.

Segundo a Constituição Federal (artigo 73, parágrafo único), os ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: “mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados”. As informações são da Agência Senado

Polo de Educação à distância de Tabira tem oferta de 198 vagas em Cursos Técnicos

Os cursos são gratuitos e tem exigência da presença semanal no Polo  A Secretaria de Educação Profissional do Estado de Pernambuco está ofertando 7.104 (sete mil e cento e quatro) vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade semipresencial, em todo o estado. Para o Polo de Educação à distância de Tabira estão disponíveis […]

Os cursos são gratuitos e tem exigência da presença semanal no Polo 

A Secretaria de Educação Profissional do Estado de Pernambuco está ofertando 7.104 (sete mil e cento e quatro) vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade semipresencial, em todo o estado. Para o Polo de Educação à distância de Tabira estão disponíveis 198 vagas, de cursos na modalidade semipresencial  distribuídas entre os Cursos Técnicos em: Biblioteca, Secretaria Escolar, Logística, Recursos Humanos, Administração, Informática, Design de Interiores e Segurança do Trabalho.

As inscrições estão abertas no período de 18/01/2021 a 25/01/2021 e devem ser realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/, no mesmo endereço é possível o acesso ao edital para obter mais informações acerca do certame. As inscrições, bem como, os cursos são gratuitos.

É necessário atentar no ato da inscrição para a confirmação via e-mail após o cadastro no site, outro ponto importante é a escolha de data, horário e local para realização da prova, neste processo seletivo o candidato poderá realizar a prova em casa, desde que cumpra as exigências contidas no edital.

Os cursos exigem frequência semanal ao Polo, escolhido no ato da inscrição, no dia da semana indicado para cada curso, conforme informado no edital.

Para aqueles que não dispõem de acesso à internet, o Polo de EaD Tabira disponibilizará computadores para a realização da inscrição. O Polo estará atendendo tais candidatos de segunda a sexta-feira das 8h às 16h sendo exigido o uso de máscara e respeitando o distanciamento social devido a COVID-19.

Para inscrever-se no processo seletivo o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio, em qualquer uma de suas formas (Regular, Integral, Semi-integral, EJA-médio ou Travessia).