Justiça dá 15 dias para Dinca Brandino pagar indenização por danos a Anchieta Santos
Por Nill Júnior
A Juíza Daniela Rocha Gomes determinou o cumprimento da sentença contra o ex-prefeito Dinca Brandino, condenado por danos morais pelo ataque ao radialista Anchieta Santos no processo 0000175-24.2011.8.17.0110.
Em suma, a Juiza diz que a respeito do Cumprimento da Sentença, com base no Código Civil, “caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se-á mandado de penhora e avaliação”.
Assim, determinou que o ex-prefeito seja citado e, caso não pague a indenização final fixada em R$ 17.052,14 em até 15 dias, terá a execução forçada com a penhora “on line” dos valores referentes à sua condenação. Ou seja, tem o valor suprimido de conta bancária, para seu cumprimento, caso não o faça de livre e expontânea vontade.
Recorde o caso: No final de 2011, Brandino criticou duramente o radialista em entrevista à Rádio Pajeú. Tudo porque Anchieta criticou o não cumprimento de promessa de entrega de prêmios em uma campanha de atualização de IPTU para clientes que estavam em atraso com o imposto no município de Tabira.
Dinca agrediu verbalmente o profissional chegando a chamá-lo de irresponsável e mau caráter. Anchieta reuniu a gravação da entrevista e documentos que comprovaram de fato e agora de direito que a fala de Dinca o afrontou moralmente.
O volume de queixas de ouvintes da Rádio Pajeú reclamando falta de água em Afogados da Ingazeira está pondo em cheque a gestão da Gerência Regional e Setor de Distribuição. Dentre os bairros mais afetados, mais uma vez São Brás e Laura Ramos. Áreas do São Francisco também reclamaram e até a Pedro Pires e […]
O volume de queixas de ouvintes da Rádio Pajeú reclamando falta de água em Afogados da Ingazeira está pondo em cheque a gestão da Gerência Regional e Setor de Distribuição.
Dentre os bairros mais afetados, mais uma vez São Brás e Laura Ramos. Áreas do São Francisco também reclamaram e até a Pedro Pires e áreas do centro, que não costumam ter tantas queixas, tem reclamado.
Em outubro, fenômeno similar foi registrado. Afogados é abastecida por Adutora do Pajeú, Adutora Zé Dantas e Barragem de Brotas, o que levanta críticas à gestão do calendário
Por André Luis Na Manhã desta sexta-feira (18), a Justiça Eleitoral realizou cerimônia de diplomação dos eleitos de Tabira no pleito eleitoral que foi disputado este ano. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi conduzida pelo juiz Jorge William Fredi. Em função da pandemia, o público pode acompanhar apenas por emissoras de […]
Na Manhã desta sexta-feira (18), a Justiça Eleitoral realizou cerimônia de diplomação dos eleitos de Tabira no pleito eleitoral que foi disputado este ano.
A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi conduzida pelo juiz Jorge William Fredi. Em função da pandemia, o público pode acompanhar apenas por emissoras de rádio e redes sociais.
Foram diplomados, além da prefeita eleita, Nicinha Melo (MDB), o vice-prefeito, Marcos Crente (DEM) e os vereadores: Kleber Paulino (PSB), Pipi da Verdura (PSB), Socorro Veras (PT), Didi de Heleno (MDB), Djalma das Almofadas (PT), Edmundo Barros (MDB), Valdemir Filho (MDB), Ilma de Cosme (MDB), Vianey Justo (MDB), Eraldo Moura (REDE) e Dicinha do Calçamento (MDB).
“É chegada a hora de colocarmos na gaveta as bandeiras de cor vermelha e azul, para hastearmos juntos a bandeira de Tabira. Dessa forma, peço a todos que, junto a mim, governamos nossa cidade com uma política sem partidarismos”, disse Nicinha, que esteve acompanhada do marido e ex-prefeito Dinca Brandino.
A Secretaria de Cultura de Itapetim realizou evento para entregar os certificados de conclusão do curso de informática. A ação aconteceu na quadra Eduardo Campos. Mais de 40 alunos da Casa das Juventudes receberam o documento. Também foi entregue o fardamento do grupo de danças os ”Pajeuzitas” e da equipe da Secretaria de Cultura. A […]
A Secretaria de Cultura de Itapetim realizou evento para entregar os certificados de conclusão do curso de informática. A ação aconteceu na quadra Eduardo Campos. Mais de 40 alunos da Casa das Juventudes receberam o documento. Também foi entregue o fardamento do grupo de danças os ”Pajeuzitas” e da equipe da Secretaria de Cultura.
A Casa das Juventudes tem como coordenador, Benone Henrique, e realiza vários cursos de informática e capoeira para os jovens Itapetinenses. Os Pajeuzitas contam com mais de 40 participantes.
O evento contou também com uma bela apresentação do grupo de capoeira da Casa das Juventudes, que conta com o mestre Formigão.
Ailson Alves, Secretário de Cultura, agradeceu o compromisso das equipes da Secretaria de Cultura e da Casa das Juventudes por ajudar a população de Itapetim. “Vamos continuar realizando o nosso compromisso de atender a todos”. Também agradeceu pelo apoio do Governo Municipal e a confiança do prefeito Adelmo Moura. O prefeito, que também prestigiou a ação, parabenizou toda a equipe. “Este tipo de ação é uma grande conquista para o povo de Itapetim”.
O evento contou com a presença do coordenador da casa das juventudes Benone Henrique, da poetisa Izabela Ferreira, dos vereadores do município, da equipe do governo e de Antônio Mendes, coordenador das Casas de Juventudes do Estado de Pernambuco.
Logomarca do São Pedro: A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, lança a logomarca oficial do São Pedro 2018 de Itapetim. A logomarca foi criada pelo designer Wallisson Lima de Itapetim-PE. A mesma foi desenvolvida com um design todo cultural destacando as culturas locais e ainda com um toque de cores que representa o Brasil na Copa de 2018.
O São Pedro de Itapetim será realizado de 22 a 29 de junho e promete trazer muita cultura, alegria e um encontro fraterno das famílias itapetinenses. O secretário de Cultura Aílson Alves destacou que o governo municipal está fazendo o máximo de esforço para realizar uma festa voltada totalmente para a população Itapetinense, onde em breve a programação será divulgada.
Três em cada quatro pessoas no mundo vivem em uma autocracia Foto: José Cruz Por Bruno Bocchini/Repórter da Agência Brasil As autocracias passaram a ser maioria no mundo, segundo o Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os dados do estudo mostram que o mundo tinha, ao final […]
Três em cada quatro pessoas no mundo vivem em uma autocracia
Foto: José Cruz
Por Bruno Bocchini/Repórter da Agência Brasil
As autocracias passaram a ser maioria no mundo, segundo o Relatório da Democracia 2025, do Instituto V-Dem, ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os dados do estudo mostram que o mundo tinha, ao final de 2024, 88 democracias e 91 autocracias, uma inversão em relação ao ano anterior. Anualmente, o instituto publica dados sobre a situação da democracia no mundo.
O levantamento considera autocracia o regime político em que o poder está concentrado em uma pessoa ou grupo político, com pouco ou nenhum controle democrático, e liberdades civis e políticas restringidas. No caso da democracia, há eleições multipartidárias, livres e justas; graus satisfatórios de sufrágio, liberdade de expressão e liberdade de associação e restrições judiciais e legislativas ao Poder Executivo são cumpridas, juntamente com a proteção das liberdades civis e a igualdade perante a lei.
De acordo com o relatório, cerca de três em cada quatro pessoas no mundo, ou 72% (5,8 bilhões de pessoas), vivem atualmente em autocracias – o nível mais elevado desde 1978. Os pesquisadores analisaram 179 países em 2024.
Segundo o texto, os regimes autocráticos estão concentrados no Oriente Médio, norte de África, Ásia do Sul e Central, e na África Subsariana. Já os países democráticos são mais comuns na Europa Ocidental e na América do Norte, assim como em algumas partes do Leste Asiático e do Pacífico, na Europa do Leste e na América do Sul.
Polarização e desinformação
O levantamento coloca a desinformação e a polarização política entre as principais ameaças às democracias. De acordo com o estudo, a desinformação é utilizada pelos governos autocráticos para inflacionar propositadamente sentimentos negativos na população e criar um sentimento de desconfiança.
Já a polarização serve para reduzir a confiança nas instituições governamentais.
“Estudos sugerem que a polarização se torna frequentemente uma ajuda para os governos espalharem a desinformação, enfraquecendo a democracia. Se a polarização for elevada, os cidadãos estão mais dispostos a trocar os princípios democráticos por outros interesses ou a ajudar o seu lado a ganhar. A votação do Brexit e as eleições presidenciais de 2016 nos EUA são dois exemplos proeminentes em que este padrão se verificou”, aponta o estudo.
De acordo com o relatório, a polarização política aumentou significativamente em nove países, considerando eleições ocorridas em 2024.
O relatório faz menção ao cenário político nos Estados Unidos, “onde níveis tóxicos de polarização definiram, em grande parte, os debates durante as eleições de 2024”. O estudo faz uma observação que “alguns aspectos da democracia nos EUA já estivessem a ser afetados em 2024, os dados do V-Dem ainda não captam os desenvolvimentos recentes e extremamente preocupantes”.
Violência política e ataque à imprensa
O levantamento mostra ainda que a violência política e o aumento dos ataques aos meios de comunicação social foram os componentes da democracia que mais sofreram durante os pleitos eleitorais de 2024 no mundo.
“Quase um quarto de todas as eleições realizadas em 2024 – 14 em 61 – foram marcadas por um aumento na violência política. Por exemplo, o México realizou a sua eleição mais sangrenta da história recente, com pelo menos 37 concorrentes assassinados, e existiram tentativas de assassinato do primeiro-ministro na Eslováquia e do, então, candidato Trump”.
Colaborou Neto Tenório O município de Afogados da Ingazeira sediará, no próximo sábado, das 16h às 20h, a 6º etapa classificatória da VI Copa de Bandas e Fanfarras em comemoração aos 60 anos do Colégio Normal Estadual. A disputa acontecerá no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo estudantes das regiões do Sertão do […]
O município de Afogados da Ingazeira sediará, no próximo sábado, das 16h às 20h, a 6º etapa classificatória da VI Copa de Bandas e Fanfarras em comemoração aos 60 anos do Colégio Normal Estadual. A disputa acontecerá no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida, reunindo estudantes das regiões do Sertão do Pajeú e Moxotó.
Durante todo o dia, os jurados irão avaliar seis categorias de bandas e fanfarras. São elas: percussão, marcial juvenil, musical juvenil, musical máster, fanfarra simples e marching band.
“O evento é mais do que uma competição, é um momento de inclusão entre todos os participantes. “Queremos fazer a inclusão social de crianças e jovens através da música, e dessa forma contribuir com o futuro profissional deles”, disse o coordenador de ações culturais da secretaria de educação, Waldenilson Cunha. Ele ainda acrescentou que houve um aumento de 108 para 204 bandas inscritas em 2014.
Na final, cinco selecionados irão concorrer ao grande prêmio de R$ 60 mil, que será distribuído entre os três primeiros finalistas de cada categoria.
Você precisa fazer login para comentar.