Notícias

Justiça acata ação do SISMAP cobrando concurso público na prefeitura de Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Do blog do Itamar

A justiça acatou a ação impetrada pelo SISMAP – Sindicato Intermunicipal dos Servidores Municipais do Alto Pajeú que cobra a realização de concurso público na prefeitura de Afogados da Ingazeira. No despacho a justiça cientifica a prefeitura e convoca o Ministério Público de Pernambuco – MPPE a participar da ação.

O prefeito José Patriota deverá realizar concurso público para o preenchimento de cargos que estão sendo ocupados por profissionais contratados. Conforme consta na ação, o município está há vários anos sem realizar concurso público e cargos como a Guarda Municipal, auxiliar de Serviços Gerais, Garis e Motoristas estão sendo preenchidos por meio de contratações, após a extinção das respectivas categorias.

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Municipais do Alto Pajeú – SISMAP, José Barbosa, a prefeitura de Afogados da Ingazeira vem desde 2005, se utilizando de contratação para suprir as funções, ignorando o princípio constitucional do concurso público.

Outras Notícias

Jornalista faz homenagem emocionada a Eduardo

Ao longo da minha vida perdi alguns homens que conheci e amei. O meu pai foi um deles, levado por uma pancreatite aguda quando eu tinha apenas seis anos. O meu avô José, o meu avô Hidelbrando e o meu tio Luiz foram outros. Os dois primeiros vencidos pelo câncer, o último por um infarto. […]

6xfgolyxyn_8237m141m1_file

Ao longo da minha vida perdi alguns homens que conheci e amei. O meu pai foi um deles, levado por uma pancreatite aguda quando eu tinha apenas seis anos. O meu avô José, o meu avô Hidelbrando e o meu tio Luiz foram outros. Os dois primeiros vencidos pelo câncer, o último por um infarto.

Mas o homem que nos deixou ontem tinha um significado especial. Não que ele fosse meu amigo ou que tivesse algum carinho especial por mim. Acho que talvez nem me conhecesse direito em meio à multidão de fotógrafos, repórteres e assessores com a qual convivia diariamente.

Encontrei Eduardo poucas vezes. Em todas elas, fazendo o meu trabalho, assessorando o Prefeito José Patriota. Nunca o vi triste, reclamando ou algo que o valha. Sempre atencioso, alegre, sorriso no rosto, olhos de um verde fora do comum, iluminados por aquela centelha típica dos predestinados.

A minha opinião a respeito de sua partida talvez não tenha a menor relevância. Não sou autoridade, em um contexto no qual as maiores autoridades da República já se pronunciaram. Tudo já foi dito. Há “desimportâncias” na dor que sinto. Mas escrever é sempre o melhor remédio quando padecemos dessa “angústia que lesiona a alma,” como diria o escritor Francês, Antonin Artaud.

Que a ausência precoce de Eduardo deixa órfã uma parcela significativa da sociedade brasileira é fato. Particularmente a juventude, essa doce irmã do risco e da ousadia.

Que os ideais que defendia e as mudanças que encarnava irão fazer uma falta gigantesca no debate político brasileiro, isso ninguém haverá de questionar. Há um silêncio ensurdecedor neste Brasil que anseia por mudanças.

Mas o que levarei comigo pelo resto dos meus dias – e noites insones –  será a figura cativante do pai amoroso, do esposo exemplar. Do homem que, apesar de tantas atribuições, sempre encontrava tempo para cuidar dos filhos e da fiel companheira de jornada,  valorizando as pequenas alegrias do cotidiano familiar. Exemplo luminoso que irá sempre nortear o meu caminho de esposo e pai.

Assim como Miguel – filho de Eduardo, nascido em Janeiro – o meu filho Heitor também veio ao mundo este ano. No último Domingo, passamos – eu e Eduardo, cada qual ao seu modo – o primeiro dia dos pais da vida deles. Quis o destino que, para Eduardo, este fosse o último.

Que o exemplo dele possa inspirar os nossos filhos a serem homens melhores do que fomos. No mais, é a saudade e o que dela se aproveita. Siga em paz, amigo! E que no meio de tantas dores maiores e mais relevantes que a minha, “Ao menos deixe-me cobrir de um último carinho os teus passos que se afastam.”

Rodrigo Lima

 

Afogados: saiba como será funcionamento do comércio a partir desta quinta

A partir desta quinta (01) está autorizada a reabertura do comércio de Afogados da Ingazeira no horário de 8h às 18h,  informa a prefeitura em nota. Padarias e mercados poderão reabrir em seu horário normal de funcionamento. A feira livre será no sábado, de 05h às 13h. A feira do gado será no sábado, de […]

A partir desta quinta (01) está autorizada a reabertura do comércio de Afogados da Ingazeira no horário de 8h às 18h,  informa a prefeitura em nota.

Padarias e mercados poderão reabrir em seu horário normal de funcionamento.

A feira livre será no sábado, de 05h às 13h. A feira do gado será no sábado, de 05h às 14h. Aos sábados e domingos, o comércio pode abrir no seu horário usual de funcionamento.

“Cumprir os protocolos de segurança é garantir uma retomada segura de nossas atividades comerciais, sem que haja retrocessos”, diz a nota.

Planalto também apoia adiar votação da cassação de Cunha

Da coluna Painel – Folha de São Paulo Não são só os aliados públicos de Eduardo Cunha que trabalham para adiar a votação de sua cassação para depois do dia 12 de setembro. O Planalto também quer jogar a sessão para depois das eleições. Segundo ainda a colunista, as estocadas do centrão em Rodrigo Maia podem […]

temer-e-cunha-juntos

Da coluna Painel – Folha de São Paulo

Não são só os aliados públicos de Eduardo Cunha que trabalham para adiar a votação de sua cassação para depois do dia 12 de setembro. O Planalto também quer jogar a sessão para depois das eleições.

Segundo ainda a colunista, as estocadas do centrão em Rodrigo Maia podem ter um efeito negativo para o governo. O presidente da Câmara não pretende deixar seu mandato tampão passar em branco.

Se parte da base complicar sua vida, como vira e mexe ameaça o centrão, Maia pode se reaproximar da esquerda que o ajudou a se eleger — o que poderia distanciar a agenda da Câmara da do Planalto.

O Planalto passou os primeiros 90 dias de Temer louvando a figura de Henrique Meirelles (Fazenda). Com o impeachment praticamente vencido, o tom mudou: “Ele é importante, mas o presidente é importantíssimo”, compara um palaciano.

Vereadores trocam de lado em Tabira e Santa Cruz da Baixa Verde

Eleito como único vereador da Rede no estado, Eraldo Moura, somou 655 votos no pleito municipal de Tabira, ficando em 10º lugar. Na eleição da mesa diretora, Eraldo foi alçado ao posto de 2º secretário, em chapa composta pelos oposicionistas Djalma das Almofadas e Pipi da Verdura (Presidente e 1º Secretário, respectivamente).  Com familiares indicados […]

Eleito como único vereador da Rede no estado, Eraldo Moura, somou 655 votos no pleito municipal de Tabira, ficando em 10º lugar. Na eleição da mesa diretora, Eraldo foi alçado ao posto de 2º secretário, em chapa composta pelos oposicionistas Djalma das Almofadas e Pipi da Verdura (Presidente e 1º Secretário, respectivamente). 

Com familiares indicados para cargos de confiança na gestão Nicinha Melo, Eraldo logo teve o nome ligado ao novo governo de Tabira. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, negou, e citou o bom trânsito com o vice-prefeito Marcos Crente a quem agradeceu o mimo. 

No bloco de oposição, alguns integrantes já admitiam estar perdendo o parlamentar que na câmara, como integrante da mesa diretora, tinha alguns cargos também. 

Na última sessão, Eraldo fez uso da Tribuna onde afirmou que não integrava mais a oposição e faria um mandato independente, ficando mais próximo do pulo. 

As últimas notícias que chegam a produção dos programas Rádio Vivo e Cidade Alerta dão conta de que Eraldo saltou de vez, pois segundo dizem os informantes, o vereador é Dinca desde criancinha. 

Enquanto isso na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde, o vereador do PP Lec Braz, que se elegeu no palanque do Prefeito Irlando Parabólicas, fez o caminho inverso. Insatisfeito com o tratamento do gestor, usou as redes sociais ontem para anunciar o seu afastamento do grupo governista. 

“Eu peço pelas estradas e não sou atendido. Na saúde venho dando suporte ao povo durante 4 meses, gastando do próprio bolso, fazendo parceria com médicos sozinho. Estou decepcionado com Irlando, mas vou continuar trabalhando pelo povo de Santa Cruz”, concluiu.

Michelle é o nome mais forte da família Bolsonaro para enfrentar Lula, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (02) mostra que Michelle Bolsonaro (PL) é o nome da família com melhor desempenho contra Lula (PT) em 2026. Em um eventual 1º turno, ela tem 24% das intenções de voto, contra 39% do petista. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 18%, e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 20%. Lula lidera em […]

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (02) mostra que Michelle Bolsonaro (PL) é o nome da família com melhor desempenho contra Lula (PT) em 2026.

Em um eventual 1º turno, ela tem 24% das intenções de voto, contra 39% do petista.

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 18%, e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com 20%. Lula lidera em todos os cenários e também venceria em eventual 2º turno: faria 48% contra Michelle (40%), 48% contra Flávio (37%) e 49% contra Eduardo (37%).

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 130 cidades nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.