Notícias

Jaques Wagner: “PT reproduziu metodologias antigas e se lambuzou”

Por Nill Júnior
Petista disse que o seu partido encarnou o ditado “quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”
Petista disse que o seu partido encarnou o ditado “quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”

Do Congresso em Foco

Para o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, o PT “errou” ao reproduzir “metodologias” antigas do financiamento eleitoral privado e não fazer a reforma política. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o petista disse que o seu partido encarnou o ditado “quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza”. “Errou ao não ter feito a reforma política no primeiro ano do governo Lula. E aí não mudou os métodos do exercício da política”, declarou.

Jaques Wagner avaliou que 2015 foi um ano duro, mas não perdido para a economia brasileira. O ministro atribuiu ao ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy uma “obsessão” pelo ajuste fiscal, mas sem apontar caminhos para a retomada do desenvolvimento. Segundo ele, o país não voltará a crescer este ano.

O petista disse que há disposição por parte do Palácio do Planalto para fazer um “governo de unidade nacional” e criticou a oposição por levar adiante, nas palavras dele, o “impeachment tapetão”. Nas contas do ministro, Dilma tem hoje cerca de 250 votos na Câmara contra o seu afastamento. A presidente precisa do apoio de pelo menos 171 deputados para barrar o processo.

Outras Notícias

Frente Popular inaugura comitê Sandrinho 40

A Frente Popular inaugurou neste sábado (10) o comitê de campanha Sandrinho 40, na avenida Rio Branco. A inauguração reuniu centenas de militantes ao longo do dia, em um grande adesivaço, reunindo também  integrantes do grupo “Juventude 40”, e candidatos a vereador dos partidos que integram a Frente Popular. “Nesse momento de pandemia todos nós […]

A Frente Popular inaugurou neste sábado (10) o comitê de campanha Sandrinho 40, na avenida Rio Branco.

A inauguração reuniu centenas de militantes ao longo do dia, em um grande adesivaço, reunindo também  integrantes do grupo “Juventude 40”, e candidatos a vereador dos partidos que integram a Frente Popular.

“Nesse momento de pandemia todos nós precisamos nos reinventar. Sempre fizemos grandes eventos de inauguração  de comitê, com a presença massiva da nossa militância, com palanques, discursos e uma verdadeira multidão”, disse.

“Esse ano não poderia ser assim e tivemos que optar por um outro formato, que apesar de diferente do usual,  reuniu bastante gente. Pessoas que vieram aqui para adesivar o carro, para pegar material de campanha, e muita gente  que veio aqui para nos dar um abraço fraterno e declarar o seu apoio a nossa candidatura. Fiquei muito feliz com o resultado”, destacou.

Sandrinho Palmeira esteve acompanhado do candidato a vice, Daniel Valadares.

Tuparetama: educação municipal ganha reforço com plataforma de ensino à distância da Google

A Secretaria de Educação de Tuparetama segue promovendo capacitação pedagógica para os professores da rede municipal de ensino e desta vez, os educadores participam de um curso on-line e presencial para aprimorar os conhecimentos na utilização das ferramentas oferecidas pela plataforma do Google Workspace for Education, que auxilia no suporte pedagógico das atividades do ensino […]

A Secretaria de Educação de Tuparetama segue promovendo capacitação pedagógica para os professores da rede municipal de ensino e desta vez, os educadores participam de um curso on-line e presencial para aprimorar os conhecimentos na utilização das ferramentas oferecidas pela plataforma do Google Workspace for Education, que auxilia no suporte pedagógico das atividades do ensino remoto.

Um total de 130 professores participam da formação que visa garantir assistência diária, utilizando os recursos tecnológicos para melhorar os trabalhos e consequentemente atender a demanda dos estudantes tuparetamenses. O curso de 30 horas aula, vai permitir que os participantes recebam certificação no final.

“Estamos trabalhando incansavelmente para assessorar e apoiar os profissionais da educação em cursos e práticas diárias utilizando os recursos tecnológicos que ajudem na continuação do aprendizado. Acreditamos que esse novo conceito para as formações continuadas, diante do atual contexto que o mundo se encontra em razão da pandemia da Covid-19, vão minimizar os impactos que a pandemia tem causado na rede municipal de ensino.”, afirmou Marciana Cordeiro, Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

A plataforma educacional do Google foi criada para contribuir com o ensino público e agregar possibilidades na realização das atividades presenciais e remotas, utilizando o serviço digital.

Belo Jardim recupera os 12 pontos no TJD e volta às semifinais

Por Anchieta Santos Sete a zero foi o placar a favor do Belo Jardim no julgamento realizado hoje pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Pernambucana de Futebol, que devolveu ao clube os doze pontos perdidos, porém aplicou multa no valor de R$ 5 mil. O Belo Jardim era acusado de relacionar em dois jogos cinco atletas […]

Por Anchieta Santos

calangoSete a zero foi o placar a favor do Belo Jardim no julgamento realizado hoje pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Pernambucana de Futebol, que devolveu ao clube os doze pontos perdidos, porém aplicou multa no valor de R$ 5 mil.

O Belo Jardim era acusado de relacionar em dois jogos cinco atletas com mais de 23 anos, quando o regulamento reza que são apenas quatro entre titulares e reservas. Com isso o time do Agreste está de volta à fase semifinal do Campeonato Pernambucano Sub 23, equivalente a Serie A2.

A volta do Belo Jardim representa a queda do Araripina. Por enquanto o Belo Jardim está em 1º lugar para pegar na semifinal o Bezerros, e pelo menos até quinta-feira o Afogados está em 2º, para enfrentar o Vitória.

A competição segue paralisada e certamente o Araripina ainda deverá recorrer. Já o Afogados continua pendurado pelo pincel, aguardando o julgamento do próximo dia 29 de outubro pela suposta escalação irregular do jogador Romário. A Diretoria da Coruja tem esperanças em vencer no Tribunal de Justiça Desportiva.

Índios cariris, Frei Ângelo e a história de Triunfo

Por Iedo Ferraz Possivelmente, os índios cariris tenham escolhido a Serra da Baixa Verde, lugar alto, montanhoso, de clima frio e sempre verde na parte do ano para servir de aldeia para com todos os indígenas aos quais fixaram moradia encima de uma serra com vegetação diferenciada da caatinga, pois eles foram os primeiros habitantes […]

Foto: Magno de Sá

Por Iedo Ferraz

Possivelmente, os índios cariris tenham escolhido a Serra da Baixa Verde, lugar alto, montanhoso, de clima frio e sempre verde na parte do ano para servir de aldeia para com todos os indígenas aos quais fixaram moradia encima de uma serra com vegetação diferenciada da caatinga, pois eles foram os primeiros habitantes nesta região brejeira de topografia acidentada, assim sendo, os primitivos moradores estavam diante de um brejo em pleno Sertão nordestino.

Aqueles nativos encontraram na Serra da Baixa Verde um solo fértil, ideal para produzir várias culturas agrícolas do lugar, além de água em abundância e muitas chuvas distribuídas ao longo do ano.

Eles passaram por um processo de evangelização adotado pelo grande vigário Frei Ângelo Maurício de Niza no ano 1803. O religioso foi responsável pela construção da capelinha que abrigaria a imagem de Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município de Triunfo-PE. A imagem postada foi obtida no tempo da invernada pelo fotógrafo profissional e meu primo Magno de Sá Araújo, conforme todos podem visualizar.

Diante da beleza paisagística que Triunfo apresenta, o turismo se consolidou como a mola precursora do desenvolvimento econômico, e hoje temos  a segunda atividade que mais gera emprego, renda, consumo e crescimento habitacional na belíssima cidade do interior pernambucano denominada ” Triunfo”.

*Iedo Ferraz mora em Paulo Afonso-BA, onde é servidor do Ministério Público Estadual. Natural de Triunfo, se debruça sobre a história da terra natal.

Joaquim Lapa retorna ao PSB para disputar a Prefeitura de Carpina

Pré-candidato se filiou ao partido em encontro com o presidente estadual da sigla, Sileno Guedes Nesta quinta-feira (8), o ex-prefeito Joaquim Lapa selou seu retorno ao PSB para disputar um novo mandato de prefeito de Carpina. O político, que já governou o município da Mata Norte de Pernambuco por três vezes, duas delas pelo PSB, […]

Pré-candidato se filiou ao partido em encontro com o presidente estadual da sigla, Sileno Guedes

Nesta quinta-feira (8), o ex-prefeito Joaquim Lapa selou seu retorno ao PSB para disputar um novo mandato de prefeito de Carpina. O político, que já governou o município da Mata Norte de Pernambuco por três vezes, duas delas pelo PSB, declarou estar animado com a nova etapa de sua caminhada.

“Venho com a certeza de que estou no melhor partido. Fui prefeito por duas vezes pelo PSB e posso dizer que ninguém se perde no caminho de volta. Tenho as melhores recordações dos governadores que por aqui passaram e expresso meu agradecimento e minha promessa de luta pelo partido”, afirmou Joaquim Lapa, que assinou sua ficha de filiação na sede do PSB, no Recife.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, comemorou o retorno de Joaquim Lapa e disse que o próximo passo é realizar um grande ato no município. “Joaquim é nosso pré-candidato a prefeito de Carpina nas eleições de 2024. Nos próximos dias, vamos fazer um grande evento para ratificar a filiação que ocorreu hoje aqui e dar posse à nova direção do partido no município, que terá a sua liderança e o seu comando. Conte com o PSB, Joaquim. Vamos dar a Carpina uma nova administração com a sua experiência e o seu tamanho”, celebrou o dirigente.