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Jamildo: pesquisa mostra redução da vantagem de João Campos sobre Raquel

Publicado em Notícias por em 5 de dezembro de 2025

Quadro mostra maior acirramento,  diz Conecta e Opindata

Blog de Jamildo

A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, conduzida pela CONECTA Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, realizada entre 1 e 5 de dezembro de 2025, detalhou o cenário para a disputa ao Governo de Pernambuco em 2026.

A pesquisa foi divulgada com exclusividade ao site Jamildo.com nesta sexta-feira (05).

O levantamento, que utilizou uma ampla amostra de 10 mil entrevistas de forma online, indica que a polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD) persiste, mas com uma redução na diferença entre os dois líderes.

A pesquisa anterior do Instituto Conecta, realizada de forma presencial, com aplicação de 1.200 questionários, divulgada no site Jamildo.com em 2 de outubro de 2025, demonstra o acirramento da corrida.

No levantamento de outubro, João Campos liderava com 53% e Raquel Lyra pontuava 27%, uma diferença de 26 pontos percentuais no cenário estimulado.

O resultado representa uma retração de 7,6 pontos percentuais para Campos e um avanço de 11,4 pontos percentuais para Lyra em apenas dois meses.

No cenário 1 estimulado, que apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, João Campos pontua 45% das intenções de voto.

A governadora Raquel Lyra registra 38%, configurando uma diferença de 7,0 pontos percentuais entre os dois.

A margem de erro do levantamento é de 0,98 ponto percentual, e a alta concentração do eleitorado sugere que a eleição deverá ser definida em um segundo turno.

Segundo turno

O cenário de segundo turno apresenta João Campos com 46% e a governadora Raquel Lyra com 43%, configurando empate técnico.

Metodologia

De acordo com o estatístico responsável pelo Instituto OPINDATA e a CONECTA Pesquisas, Jefrson Bruno do Nascimento Honório, atualmente, no Brasil, duas empresas usam a metodologia RDR (Recruitment Driven By Referral), que utiliza metodologia para construir amostras digitais amplas, calibradas e representativas do público-alvo.

“Apenas a Atlas Intel e a CONECTA/OPINDATA que utilizam o método no Brasil. Esta abordagem permite construir uma amostra geograficamente diversificada e incluir perfis de eleitores de difícil acesso em pesquisas presenciais, como moradores de prédios e condomínios”, explica Jefrson, doutor em estatística.

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