Notícias

Ivermectina não foi eficaz em tratar Covid-19, aponta estudo

Por André Luis

Vários estudos feitos ao longo da pandemia já apontavam que o remédio, usado para tratar vermes e parasitas, não funcionava contra a Covid-19.

Por Lara Pinheiro/g1

Uma pesquisa publicada na sexta-feira (18) na revista “Jama Internal Medicine” constatou que a ivermectina não foi eficaz em tratar a Covid-19 leve ou moderada em pacientes com comorbidades, todos internados para o tratamento.

Vários estudos feitos ao longo da pandemia já apontavam que o remédio, usado para tratar vermes e parasitas, não funcionava contra a Covid-19. O remédio tem sido motivo de polêmica no Brasil desde 2020, por causa do “kit Covid” – um combo de medicamentos sem eficácia contra a doença que, mesmo assim, têm sido promovidos para tratá-la.

Dessa vez, o estudo da ivermectina foi feito na Malásia, com 490 pessoas. Cerca de metade (241) recebeu o remédio e a outra metade (249), não. Em cada grupo, cerca de 50% dos participantes estavam vacinados com as 2 doses de alguma vacina contra a Covid.

A maioria dos voluntários tinha pressão alta (75%), diabetes (53,5%), colesterol alto (38%) ou obesidade (24%). A definição sobre quem receberia ou não a ivermectina foi aleatória (randomizada), mas os participantes sabiam se estavam ou não recebendo o medicamento.

Dos 490 pacientes, 95 tiveram um quadro grave de Covid-19. Desses, 52 receberam a ivermectina, e os outros 43, não. Também não houve diferença entre o tempo que a doença levou para progredir entre os dois grupos – ou seja, o remédio não foi capaz de adiar a piora do quadro.

“Os resultados do estudo não apoiam o uso de ivermectina para pacientes com COVID-19”, concluíram os cientistas.

Ao discutir os resultados, os pesquisadores pontuaram que ensaios anteriores feitos com a ivermectina eram focados em pacientes que não estavam internados.

“Em contraste, os pacientes em nosso estudo foram hospitalizados, o que permitiu a administração observada de ivermectina com alta taxa de adesão. Além disso, usamos critérios claramente definidos para determinar a progressão para doença grave”, disseram.

O estudo não foi projetado para analisar a capacidade do remédio de evitar a morte pela Covid-19 – porque a mortalidade da doença na Malásia é muito baixa, em torno de 1%, mesmo para grupos de risco.

Apesar de reconhecerem essa limitação, os pesquisadores salientam que outras pesquisas, anteriores, já haviam estabelecido que o remédio não foi capaz de evitar mortes pela Covid.

Novos ensaios

Um dia antes de os resultados serem divulgados no “Jama”, cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, anunciaram um novo ensaio clínico para testar a eficácia da ivermectina contra a Covid-19.

A intenção dos pesquisadores é testar doses mais altas do remédio: um grupo de participantes receberá 400μg (microgramas) diários, por quilo de massa corporal, durante 3 dias. Já um segundo grupo receberá 600μg diários por quilo de massa corporal por 6 dias.

A primeira dosagem que será testada pelos americanos, entretanto, é mais baixa do que a que foi dada aos participantes da Malásia – de 400μg por kg por 5 dias.

Já a segunda dosagem, de 600μg, é cerca de três vezes maior do que a que normalmente é dada para tratar parasitas para os quais o remédio é indicado, explica o infectologista Alexandre Zavascki, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesse caso, há uma preocupação com a segurança da dosagem.

Outras Notícias

Pré-candidato da chapa de Fredson desiste da campanha e apoia George Borja

Narciso da Sucata anunciou oficialmente seu apoio, a pré-candidatura do odontólogo George Borja à prefeitura de São José do Egito. A decisão foi anunciada depois de encontro com o pré-candidato nessa segunda (3). “Agradecer ao nosso amigo Narciso do Sucatão, pelo apoio ao nosso projeto. Narciso estava como pré-candidato a vereador na chapa oposicionista e […]

Narciso da Sucata anunciou oficialmente seu apoio, a pré-candidatura do odontólogo George Borja à prefeitura de São José do Egito.

A decisão foi anunciada depois de encontro com o pré-candidato nessa segunda (3).

“Agradecer ao nosso amigo Narciso do Sucatão, pelo apoio ao nosso projeto. Narciso estava como pré-candidato a vereador na chapa oposicionista e desistiu da sua campanha para nos apoiar, vamos juntos no rumo do desenvolvimento meu amigo”.

Ele é uma importante liderança na região do Alto Egipciense, que compreende os bairros Antônio Marinho, Vila da Cohab, São João e Conjunto Habitacional Júnior Valadares.

Atualmente era pré-candidato a vereador na chapa de Fredson Brito. Em 2020, foi candidato a vereador, porém, não conseguiu se eleger.

Sem dinheiro para festejos juninos, Tabira fará apenas Festival de Quadrilhas

Já Dinca Brandino, ex-prefeito, diz que fará seu arraial privado A Prefeitura de Tabira não conseguiu apoio da iniciativa privada e assim a Cidade das Tradições ficará sem São João este ano. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o Secretário de Cultura Edgley Freitas anunciou que a única atividade junina será o Festival de […]

Junina Sanfonar será uma das atrações
Junina Sanfonar será uma das atrações

Já Dinca Brandino, ex-prefeito, diz que fará seu arraial privado

A Prefeitura de Tabira não conseguiu apoio da iniciativa privada e assim a Cidade das Tradições ficará sem São João este ano.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM, o Secretário de Cultura Edgley Freitas anunciou que a única atividade junina será o Festival de Quadrilha Juninas, que vai acontecer no dia 22, segunda-feira na Quadra de Esportes.

Estão confirmadas as presenças das quadrilhas Sanfonar de Afogados da Ingazeira, Renascer de Juru/PB, e Explosão Jovem de Tabira, este ano homenageando o poeta Dedé Monteiro. As representantes de Serra Talhada e São Jose do Egito também deverão participar.

Harry Estigado no Arraial do Dincão em Tabira – Pelo 11º ano consecutivo, Tabira viverá este ano mais uma edição do Arraial do Dincão.

Promovido pelo pelo ex-prefeito Dinca Brandino, a festa que acontece na rua Clóvis Siqueira Xavier, receberá como atrações, o Sanfoneiro Toinho de João de Cícera, Lostiba e a Banda Herry Estigado.

O deputado Fernando Monteiro e o Secretario Executivo da Casa Civil Anchieta Patriota vão estar presentes.

Prefeitura de Carnaíba divulga programação da 30ª Festa de Zé Dantas

A Prefeitura de Carnaíba anunciou nesta quarta-feira (6) a programação oficial da 30ª edição da Festa de Zé Dantas, evento que integra o calendário cultural do Sertão pernambucano. Com o tema “Riacho do Navio: a musicalidade das águas do Rio Pajeú, a caminho do mar, clama por socorro!”, a festa deste ano propõe uma reflexão […]

A Prefeitura de Carnaíba anunciou nesta quarta-feira (6) a programação oficial da 30ª edição da Festa de Zé Dantas, evento que integra o calendário cultural do Sertão pernambucano.

Com o tema “Riacho do Navio: a musicalidade das águas do Rio Pajeú, a caminho do mar, clama por socorro!”, a festa deste ano propõe uma reflexão sobre a preservação dos recursos hídricos da região. A escolha da temática dialoga com o legado do compositor Zé Dantas, filho de Carnaíba e parceiro de Luiz Gonzaga.

O evento será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025. A programação musical terá início no dia 23, com uma noite dedicada ao público evangélico:

23 de outubro – Noite Gospel

Eula Cris
Alice Maciel
Nelito Sanfoneiro

24 de outubro

Genailson do Acordeon
Batista Lima
Fulô do Mandacaru

25 de outubro

Caike Souza
Hungria

Mastruz com Leite

De acordo com a prefeitura, a programação completa, incluindo atividades culturais paralelas, será divulgada em breve por meio dos canais oficiais.

Datafolha: qual a força de Lula, Raquel Lyra e Bolsonaro nas eleições do Recife?

Do Blog da Folha A pesquisa Datafolha também fez uma avaliação da força de alguns dos potenciais cabos eleitorais de pré-candidatos no Recife.  Presidente Lula Segundo a pesquisa, um nome apoiado pelo presidente Lula (PT) teria o voto de 28% dos recifenses “com certeza”. Outros 30% consideraram que “talvez” votariam, enquanto 38% disseram que “não […]

Do Blog da Folha

A pesquisa Datafolha também fez uma avaliação da força de alguns dos potenciais cabos eleitorais de pré-candidatos no Recife. 

Presidente Lula

Segundo a pesquisa, um nome apoiado pelo presidente Lula (PT) teria o voto de 28% dos recifenses “com certeza”. Outros 30% consideraram que “talvez” votariam, enquanto 38% disseram que “não votaria de jeito nenhum” no postulante.

No Recife, Lula já declarou que vai apoiar a candidatura do prefeito João Campos (PSB) à reeleição.

Governadora Raquel Lyra

Quando questionados se votariam no candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), 9% disseram que votariam com certeza, enquanto 59% afirmaram que não votaria de jeito nenhum. Já 27% disseram que talvez votariam.

No Recife, o ex-secretário do Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (PSD), é o nome mais próximo da gestora na disputa. Da base da governadora, o PP deve lançar a postulação da vereadora Michelle Collins (PP). 

Ex-presidente Jair Bolsonaro

Já em relação ao candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 16% garantiram que votaria com certeza no aliado do ex-gestor. Já 13% disseram que talvez votariam e 67% ponderaram que não votaria de jeito nenhum.

No Recife, o ex-ministro Gilson Machado (PL) é o nome do ex-presidente na disputa.

Pesquisa Datafolha

O Instituto Datafolha ouviu 616 eleitores recifenses, entre os dias 2 e 4 de julho. 

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Já o nível de confiança da amostragem é de 95%. 

O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S.Paulo e registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-09910/2024.

Acidente envolvendo dois carros deixa mortos no Sertão da Paraíba

Do G1 PB Cinco pessoas morreram, entre elas três crianças, e mais seis pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros, entre as cidades de Paulista e São Bento, no Sertão paraibano. A colisão frontal aconteceu na noite desta segunda-feira (8) na rodovia estadual PB-293 e três das vítimas morreram na hora, sendo o […]

6279_01.mp4.still001

Do G1 PB

Cinco pessoas morreram, entre elas três crianças, e mais seis pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois carros, entre as cidades de Paulista e São Bento, no Sertão paraibano.

A colisão frontal aconteceu na noite desta segunda-feira (8) na rodovia estadual PB-293 e três das vítimas morreram na hora, sendo o motorista de um dos carros, de 33 anos, o filho dele de 8 anos e outra criança de 5 anos.

Segundo a Polícia Militar, outras duas vítimas de 4 e 27 anos morreram quando estavam sendo encaminhadas para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.  De acordo com o relato de testemunhas, os carros de cores vermelha e prata bateram de frente depois de um deles ter feito uma suposta ultrapassagem proibida.

No carro vermelho, que seguia no sentido Paulista para São Bento, havia sete pessoas. No veículo prata, que estava no sentido oposto, havia mais quatro. Todas as pessoas que morreram estavam no carro vermelho.

As vítimas foram socorridas por equipes do Resgate do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das cidades de Paulista e São Bento.

Entre os seis sobreviventes, quatro deles foram levado para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, outra para o Hospital Regional de Patos e outra para o Hospital Regional de Pombal.

A principal suspeita da Polícia Civil é de que uma ultrapassagem proibida tenha sido a causa do acidente. “Segundo os levantamentos preliminares, o motorista do veículo vermelho foi tentar fazer uma ultrapassagem, colidindo frontalmente com o carro prata.

Nossos levantamentos indicam que o motorista do carro vermelho seria o causador do acidente, sendo que ele faleceu no local”, disse o delegado de Polícia Civil, Homero Perazzo, que investiga o caso.

O motorista do carro prata passou por um teste de alcoolemia, que deu negativo, segundo informou a Polícia Civil.