Notícias

Itapetim: prefeito anuncia pavimentação da Rua Georgemar Heli Lopes Piancó

Por André Luis

Rua fica no Bairro Santa Clara, que dá acesso ao Abatedouro Público

O Governo Municipal de Itapetim anunciou uma obra de pavimentação contemplando a Rua Georgemar Heli Lopes Piancó, no Bairro Santa Clara, que dá acesso ao abatedouro público do município. São mais de 3 mil metros quadrados de calçamento e mais de 600 metros em linha reta.

A pavimentação vai melhorar muito para o transporte dos animais e para as pessoas que se deslocam todos os dias para o abatedouro. 

A obra também vai acabar com os transtornos causados aos moradores da localidade, principalmente no período das chuvas, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população residente no local.

O anúncio foi feito pelo prefeito do município ao lado de moradores, secretários municipais e vereadores.

Outras Notícias

Iguaracy: Saúde promove mutirão de vacinas contra Covid-19 e Influenza

Também foram ofertados testes rápidos para a detecção da Covid-19 Por André Luis Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde do município de Iguaracy esteve promovendo o “Vacina Já Iguaracy”, contra a Covid-19 e contra a Gripe Influenza. Além das vacinas, foram ofertados testes rápidos da Covid-19. A secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, comentou a […]

Também foram ofertados testes rápidos para a detecção da Covid-19

Por André Luis

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde do município de Iguaracy esteve promovendo o “Vacina Já Iguaracy”, contra a Covid-19 e contra a Gripe Influenza.

Além das vacinas, foram ofertados testes rápidos da Covid-19.

A secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante, comentou a ação, em entrevista ao Repórter Municipal em Ação.

Segundo a secretária, a ação se fez necessária devido ao grande número de pessoas que ainda não haviam tomado a vacina contra a Influenza no município. Também por conta de que muita gente já estava no prazo de tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Ela explicou que o prazo para o reforço contra a Covid-19 é de quatro meses, apos a pessoa ter tomado as duas doses do imunizante.

“Resolvemos fazer esse mutirão. E conseguimos analisar aqui, infelizmente, que algumas pessoas também não haviam tomado nem a primeira dose. E hoje nós

aplicamos também, a primeira, a segunda e a dose reforço da vacina contra a Covid-19, além da vacina contra a gripe. Também realizamos testes de Covid”, explicou Joaudeni.

A secretária também alertou para o fato da crescente contaminação pela gripe. “Exatamente porque estamos vendo surgir outras gripes, como a H3N2 e que muita gente não ligava pra tomar a vacina de gripe H1N1, que resolvemos aplicar também”, disse.

Joaudeni disse ainda que diante do cenário atual onde estão aparecendo outras variantes da Covid e da gripe, as pessoas estão realmente se preocupando mais.

A secretária também lembrou dos casos de infecção simultânea que tem crescido no estado – quando a mesma pessoa contrai a Covid-19 e a Influenza – também chamada de ‘Flurona’.

Segunda Joaudeni Cavalcante, quem não pode comparecer ao mutirão realizado nesta segunda-feira, pode procurar as UBSs do município.  

“De segunda, a sexta-feira nós estamos disponibilizando das 8 às 14h a vacinação nas cinco UBSs do município. Temos todas as vacinas, tanto a de gripe como a de Covid-19. A realização dos testes está sendo realizado na Unidade Mista, na Ala Respiratória”, lembrou Joaudeni.

A secretária de Saúde não descartou um novo mutirão na próxima segunda-feira (17).

Inmet emite alerta de chuvas intensas em mais de 30 cidades de Pernambuco

Nesta terça-feira (21.01), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 37 cidades do Sertão do Pajeú e do Araripe Pernambucano. As chuvas devem ir até esta quarta-feira (22.01). De acordo com o Inmet, as chuvas, que devem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podem vir […]

Foto: André Luis

Nesta terça-feira (21.01), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 37 cidades do Sertão do Pajeú e do Araripe Pernambucano. As chuvas devem ir até esta quarta-feira (22.01).

De acordo com o Inmet, as chuvas, que devem ter entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, podem vir acompanhadas por ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Em Caruaru, uma chuva 51mm, deixou ruas e casas alagadas nesta terça-feira. Também foram assinaladas quedas de energia em bairros da cidade.

Outras cidades como Santa Cruz do Capibaribe, Brejo da Madre de Deus, Riacho das Almas, e outros municípios do Agreste, também registraram chuvas nesta terça (21).

Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Tabira, Quixaba e outras cidades do Pajeú estão na lista do Inmet pra chuva cair.

Afogados, por exemplo, amanheceu com o clima mais ameno e o céu parcialmente nublado. Como dizemos por aqui: ‘tá bonito pra chover’.

Sertanejo que foi do Shuí ao Oiapoque de carona chega em Afogados da Ingazeira

Handson Matheus chegou a Afogados após um ano e um mês na estrada Por André Luis Um ano e um mês após a sua partida para uma aventura que nem ele mesmo sabia o que iria enfrentar, o jovem Handson Matheus, 23 anos, está de volta ao lar.  Ele chegou na tarde desta quinta-feira (31) […]

Handson Matheus chegou a Afogados após um ano e um mês na estrada

Por André Luis

Um ano e um mês após a sua partida para uma aventura que nem ele mesmo sabia o que iria enfrentar, o jovem Handson Matheus, 23 anos, está de volta ao lar. 

Ele chegou na tarde desta quinta-feira (31) em Afogados da Ingazeira e fez uma visita aos estúdios da Rádio Pajeú onde aproveitou para contar um pouco da sua história ao programa A Tarde é Sua.

Em fevereiro de 2021, Handson resolveu vender todas as suas coisas e saiu de Afogados para uma viagem sem data de volta, sem a menor intenção sobre qual direção seguir.

“Não havia também um destino definido, mas o objetivo de cruzar alguma das fronteiras sempre esteve em mente”, revelou.

De volta ao lar Handson contou um pouco da sua aventura. Disse que um dos momentos mais difíceis da viagem foi no Sul do país onde as pessoas foram muito ríspidas com ele. Também contou algumas humilhações que sofreu em Belém do Pará, quando teve que trabalhar por dois dias carregando um navio para pagar a carona que o levaria até Macapá, pra dali seguir até o Oiapoque. 

“Jogaram baratas em cima de mim”, revelou. Mas ele conta que estas questões não lhe afetam e que prefere focar no que é importante.

Questionado sobre como se sentia ao chegar em casa, Handson revelou que ainda não havia assimilado. “Pra se ter uma ideia cheguei no automático, fui logo procurando um posto onde eu poderia dormir, assim como fazia quando chegava nas outras cidades ao logo do percurso. Então resolvi andar e cheguei aqui na rádio”.

Questionado sobre as razões que o levaram a fazer a jornada Matheus disse não pensou nas razões.

“Eu brinco que deixei as razões para mais tarde. Nunca procurei um sentido porque nunca achei que eu realmente precisasse de um para fazer isso. No mais, eu sentia uma necessidade muito grande de me provar, de chegar aos meus limites. Gosto da ideia de olhar nos olhos do mundo, rolar os dados e ver no que dá”, disse.

Falando sobre a diferença do Handson que partiu de Afogados e o que chego, o aventureiro disse que se sentia mais maduro. “Eu recomendo esse tipo de viagem para qualquer pessoa. Vou recomendar para filho quando eu tiver um, pra minha irmã. O que se ganha de maturidade é impressionante. Duas semanas fora daqui numa viagem dessas você já sente a diferença”, contou Matheus.

A história completa será contada mais tarde em um livro que Handson escreve após ter recebido pedidos de amigos e pessoas com as quais fez amizade pela estrada. 

“Desde que saí do Uruguai com destino a Afogados da Ingazeira, escrevo uma média de 1.000 a 2.000 palavras por dia, contando os relatos que coleciono durante os meus pesados cotidianos. Serão provavelmente quase 10.672 quilômetros dormindo na rua, fazendo longas caminhadas e procurando caronas, além de ter que reservar tempo e uma tomada para escrever tudo detalhadamente”, revelou. Siga Handson no Instagram e conheça a sua jornada clicando aqui.

Joelson comemora resgate do carnaval em Calumbi 

Após dois anos de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Calumbi, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realizou os festejos de carnaval no município. Ao todo, foram três dias de folia na praça da cidade prestigiados por um bom público. A Prefeitura destacou que todos os blocos receberam […]

Após dois anos de restrições por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Calumbi, através da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, realizou os festejos de carnaval no município.

Ao todo, foram três dias de folia na praça da cidade prestigiados por um bom público. A Prefeitura destacou que todos os blocos receberam patrocínio e incentivo e a secretária de Cultura, Jacielma Silva, levou o bloco Caretinhas Kids para passar o dia em triunfo, na segunda-feira. 

“Obrigado a todos que participaram do nosso carnaval com alegria e muita união. Parabéns a todos os envolvidos nessa festa, principalmente, a Secretária Jacielma Silva. Resgatamos a alegria do Carnaval de nossa Calumbi. Ano que vem tem mais, se Deus quiser”, destacou Joelson. Veja abaixo mais fotos do carnaval de Calumbi:

Em Flores obra da Praça de Eventos está abandonada

Com informações do blog do Cauê Rodrigues Em outubro de 2014 a prefeita Soraya Morioka (PR), autorizou o início das obras para a construção do complexo de esporte, cultura e lazer do município de Flores, mesmo sem as sinalizações obrigatórias que são feitas através de placas informando valores, construtora responsável e financiadores da obra. Porém, […]

praca-floresCom informações do blog do Cauê Rodrigues

Em outubro de 2014 a prefeita Soraya Morioka (PR), autorizou o início das obras para a construção do complexo de esporte, cultura e lazer do município de Flores, mesmo sem as sinalizações obrigatórias que são feitas através de placas informando valores, construtora responsável e financiadores da obra.

Porém, dois anos depois e prestes a terminar seu mandato, a republicana abandonou a construção da Praça que deveria ter os mesmos padrões da Praça de Eventos Milton Pierre, da cidade de Carnaíba. Totalmente fora do padrão arquitetado, o local que fica a margem da antiga estação férrea está com obra parada.

A Prefeitura deveria utilizar parte baixa do terreno da antiga Estação Ferroviária, situado entre o bairro Vila Nova e a Avenida Pio XI, de Flores/PE, para edificação da praça de eventos e esportes que deveria ser concluída também com playground, estacionamento, iluminação, pista de cooper, banheiros, quiosques e adequação às normas de acessibilidade para deficientes.

Mas o engenheiro responsável, juntamente com a prefeita Soraya Morioka e a Secretaria de Infraestrutura preferiram utilizar a parte alta, tendo que fazer aterramentos e ainda duas enormes escadarias sem nenhum tipo de necessidades, prejudicando assim as passagens de transeuntes principalmente idosos e crianças.

Como a praça deveria ter sido construída
Como a praça deveria ter sido construída

Na época, à sua assessoria, a Prefeita, afirmou: “Um dos grandes e antigos problemas de nossa cidade sempre foi a falta de uma espaço adequado e próprio para a realização das festas sociais e tradicionais de grande porte e que recepcione um número elevado de público. A referida obra irá beneficiar os moradores de toda a cidade, que terão mais uma área de lazer e passeio e evitará os transtornos e prejuízos ocasionados nas praças públicas quando servem de local para as referidas festas de Flores”, disse a Prefeita Soraya Morioka.

O prefeito eleito Marconi Santana (PSB), afirmou que vai analisar o projeto que poderá abrir uma sindicância para investigar o motivo da não conclusão da obra no tempo determinado. Segundo informações repassadas ao Blog do Cauê Rodrigues, a obra foi estimada em mais de R$ 700.000,00 (Setecentos mil reais).

Além da obra do pátio de eventos, outras grandes obras  como a Quadra de Esportes do Povoado do Saco do Romão, Quadra de Esportes do Distrito de Sitio dos Nunes e a Praça Otoni Andrada, no centro da cidade também foram abandonadas.