Notícias

Itaíba é o primeiro município a vacinar a partir dos 40 anos contra Covid-19 em PE

Por Nill Júnior

O município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco, é o primeiro do estado a abrir a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas a partir dos 40 anos de idade sem comorbidades. O anúncio foi feito pela prefeita Regina Cunha (Pode) durante uma live realizada no sábado (12), quando detalhou as medidas contra a pandemia e a vacinação contra o novo coronavírus.

“Graças a Deus e a nossa equipe de saúde que tem feito um trabalho extraordinário, bem planejado, vamos ser o primeiro município do estado a abrir esse grupo dos 40 anos a mais, ampliando nossa vacinação e ajudando a salvar ainda mais vidas”, afirmou Regina confirmando para essa segunda-feira (14) o início da imunização desse novo grupo etário.

Para se imunizar, os moradores do município precisam fazer o agendamento através de um aplicativo criado pela Secretaria de Saúde, onde pode-se escolher o dia e o local de vacinação. De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, o público alvo dessa faixa etária em Itaíba é de 2mil habitantes a serem imunizados.

Até este domingo, Itaíba já tinha vacinado 8.887 pessoas, que corresponde a 33,78% da população com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sendo um dos municípios que mais vacinou proporcionalmente. Itaíba é hoje uma das cidades do estado e do País que tem o menor índice de mortes pela Covid-19 com 1.32 enquanto a média do Estado está acima de 3. “Isso é resultado de um trabalho eficiente, sério e feito com todo o cuidado pelas nossas equipes, em todas as unidades de saúde e também no município”, afirmou Pedro Teotônio.

Sobre o novo plano de convivência que vai flexibilizar as atividades econômicas a partir desta segunda (14), seguindo determinação do Governo do Estado, o secretário de Saúde disse que o distrito de Negras não vai avançar devido os altos números de casos registrados na comunidade. Segundo ele, o grande problema é que muitas pessoas infectadas não estão tendo o cuidado necessário, se locomovendo e transmitindo o vírus para outras pessoas.

Outras Notícias

Morre o poeta Edezel Pereira

Poeta e irmão de João Paraibano estava internado com Covid-19  Morreu esta tarde no Hospital Regional Emília Câmara o poeta Edezel Pereira. Ele tinha 56 anos. Edezel estava internado com Covid-19 há dias na unidade alternando bons e maus momentos.  Foi intubado e chegou a ser extubado, mas voltou a intubar recentemente. No início da […]

Poeta e irmão de João Paraibano estava internado com Covid-19 

Morreu esta tarde no Hospital Regional Emília Câmara o poeta Edezel Pereira. Ele tinha 56 anos.

Edezel estava internado com Covid-19 há dias na unidade alternando bons e maus momentos.  Foi intubado e chegou a ser extubado, mas voltou a intubar recentemente.

No início da tarde Edezel teve uma parada cardio-respiratória, mas chegou a ser reanimado. Entretanto,  em novo episódio,  não resistiu e faleceu.

O poeta era um dos irmãos de João Paraibano,  morto em setembro de 2014, em consequência de um atropelamento.

Com o irmão Severino Pereira seguiu os caminhos de João fazendo improviso e canções,  enquanto Severino preferia as canções.

Organizou muitos festivais de cantadores e apresentou o Encontro com a Poesia na Rádio Pajeú,  programa que valoriza a cultura do repente há décadas.

Sobre o irmão famoso, uma vez recitou:

Você só gosta de João
O que foi que João lhe deu
A mãe de João é a minha
O pai de João é o meu
Por que é que você acha
João melhor do que eu?

Serra Talhada sediou Conferência Regional de Assistência Social

A cidade de Serra Talhada sediou nesta terça-feira (17), na Câmara de Vereadores, a Conferência Regional de Assistência Social, envolvendo municípios dos Sertões do Pajeú e Moxotó, preparatória para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. […]

A cidade de Serra Talhada sediou nesta terça-feira (17), na Câmara de Vereadores, a Conferência Regional de Assistência Social, envolvendo municípios dos Sertões do Pajeú e Moxotó, preparatória para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

No evento, haverá a seleção de gestores para representar o Estado e levar as demandas locais para a Conferência Nacional Democrática, que será realizada em Brasília, no mês de novembro.

A Conferência Regional teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”. A programação contou com apresentação cultural, solenidade de abertura, leitura e aprovação do regimento interno, palestra magna sobre assistência social com Brigida Taffarel, construção de eixos temáticos e debates, celebração dos vinte anos do UNICEF e eleição dos delegados e delegadas para a etapa estadual.

O evento contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/PE; Conselho Municipal de Assistência Social de Serra Talhada – CMAS; Prefeitura Municipal de Serra Talhada, representada pelo vice-prefeito Márcio Oliveira; Câmara Municipal de Vereadores; Ministério Público; Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ; representantes dos municípios envolvidos; usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

“As etapas regionais fazem parte de uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, onde representantes de todos os municípios do estado se juntam para discutir a situação da assistência social na esfera local, regional e estadual, construindo estratégias que serão apresentadas durante a fase estadual”, explica o secretário de Assistência Social de Serra Talhada, Josenildo Barboza.

Corpo de menor é encontrado às margens do Rio Pajeú

Um menor de 16 anos foi encontrado morto na tarde deste sábado (30) no leito do Rio Pajeú, nas proximidades da ponte que liga o centro de Afogados da Ingazeira ao bairro São Francisco. As policias Militar e Civil foram acionadas e, após localizarem familiares da vítima, que fizeram o reconhecimento do corpo.  Willian  Bezerra, […]

Foto de William e policiais  fazendo retirada do corpo às margens do Rio Pajeú. Do Blog do Itamar
Foto de William e policiais fazendo retirada do corpo às margens do Rio Pajeú. Do Blog do Itamar

Um menor de 16 anos foi encontrado morto na tarde deste sábado (30) no leito do Rio Pajeú, nas proximidades da ponte que liga o centro de Afogados da Ingazeira ao bairro São Francisco.

As policias Militar e Civil foram acionadas e, após localizarem familiares da vítima, que fizeram o reconhecimento do corpo.  Willian  Bezerra, 16 anos, estudante, tinha perfurações e afundamento de crânio possivelmente fruto pedradas.

Trabalho da polícia atraiu muitos curiosos ao local. Foto: Blog do Itamar
Trabalho da polícia atraiu muitos curiosos ao local. Foto: Blog do Itamar

O corpo foi conduzido ao Hospital Regional Emília Câmara e depois removido para o Instituto Médico Legal – IML. Willian foi visto pela última vez em companhia de Vanusa Ferreira, que foi detida. Usuária e drogas, ela já havia sido presa por agressão a outro menor,  atingido com uma facada no pescoço na última sexta. A polícia investiga se há relação entre os crimes registrados.

Dilma defende a reforma da Previdência

Da Folhapress Em sua primeira entrevista em 2016, a presidente Dilma Rousseff defendeu a reforma da Previdência, justificando a sua necessidade ao dizer que “não é possível que a idade média de aposentadoria no país seja de 55 anos”. A presidente defendeu a adoção de mecanismos para elevar a idade de aposentadoria, medida criticada por […]

Rousseff fez questão de insistir que ajuste fiscal é sua prioridade na economia
Rousseff fez questão de insistir que ajuste fiscal é sua prioridade na economia

Da Folhapress

Em sua primeira entrevista em 2016, a presidente Dilma Rousseff defendeu a reforma da Previdência, justificando a sua necessidade ao dizer que “não é possível que a idade média de aposentadoria no país seja de 55 anos”.

A presidente defendeu a adoção de mecanismos para elevar a idade de aposentadoria, medida criticada por PT movimentos sociais.

Segundo a presidente, a alteração pode ser feita pela fixação de uma idade mínima ou de um instrumento que misture idade com tempo de contribuição, como ocorreu com a fórmula 85/95 móvel.

Rousseff também fez questão de insistir que o ajuste fiscal é sua prioridade na economia, que irá buscar cumprir o superavit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e que isso vai contribuir para que a inflação fique na “banda de cima” da meta, de 6,5%, neste ano.

Sobre o cenário econômico do país para este ano, depois da forte recessão no ano passado, que pode bater em uma retração de quase 4%, Dilma Rousseff falou que “vamos lutar com unhas e dentes” para que 2016 seja melhor do que 2015. A presidente traçou três ações para atingir este objetivo.

O primeiro é o reequilíbrio fiscal. O segundo, aprovar as medidas tributárias no Congresso, entre elas a recriação da CPMF. O terceiro, estimular investimentos em infraestrutura, citando leilões de aeroportos, portos, ferrovias e hidrelétricas.

Questionada sobre as medidas que o governo está elaborando para tentar reverter a desaceleração da economia, Dilma disse que qualquer ação que for tomada não poderá implicar em gasto fiscal.

“Temos como questão principal o ajuste fiscal. Vamos garantir o superavit de 0,5% do PIB. Com isto, vamos criar as condições para que a inflação se equilibre”, afirmou a presidente durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Sertanejo que foi do Shuí ao Oiapoque de carona chega em Afogados da Ingazeira

Handson Matheus chegou a Afogados após um ano e um mês na estrada Por André Luis Um ano e um mês após a sua partida para uma aventura que nem ele mesmo sabia o que iria enfrentar, o jovem Handson Matheus, 23 anos, está de volta ao lar.  Ele chegou na tarde desta quinta-feira (31) […]

Handson Matheus chegou a Afogados após um ano e um mês na estrada

Por André Luis

Um ano e um mês após a sua partida para uma aventura que nem ele mesmo sabia o que iria enfrentar, o jovem Handson Matheus, 23 anos, está de volta ao lar. 

Ele chegou na tarde desta quinta-feira (31) em Afogados da Ingazeira e fez uma visita aos estúdios da Rádio Pajeú onde aproveitou para contar um pouco da sua história ao programa A Tarde é Sua.

Em fevereiro de 2021, Handson resolveu vender todas as suas coisas e saiu de Afogados para uma viagem sem data de volta, sem a menor intenção sobre qual direção seguir.

“Não havia também um destino definido, mas o objetivo de cruzar alguma das fronteiras sempre esteve em mente”, revelou.

De volta ao lar Handson contou um pouco da sua aventura. Disse que um dos momentos mais difíceis da viagem foi no Sul do país onde as pessoas foram muito ríspidas com ele. Também contou algumas humilhações que sofreu em Belém do Pará, quando teve que trabalhar por dois dias carregando um navio para pagar a carona que o levaria até Macapá, pra dali seguir até o Oiapoque. 

“Jogaram baratas em cima de mim”, revelou. Mas ele conta que estas questões não lhe afetam e que prefere focar no que é importante.

Questionado sobre como se sentia ao chegar em casa, Handson revelou que ainda não havia assimilado. “Pra se ter uma ideia cheguei no automático, fui logo procurando um posto onde eu poderia dormir, assim como fazia quando chegava nas outras cidades ao logo do percurso. Então resolvi andar e cheguei aqui na rádio”.

Questionado sobre as razões que o levaram a fazer a jornada Matheus disse não pensou nas razões.

“Eu brinco que deixei as razões para mais tarde. Nunca procurei um sentido porque nunca achei que eu realmente precisasse de um para fazer isso. No mais, eu sentia uma necessidade muito grande de me provar, de chegar aos meus limites. Gosto da ideia de olhar nos olhos do mundo, rolar os dados e ver no que dá”, disse.

Falando sobre a diferença do Handson que partiu de Afogados e o que chego, o aventureiro disse que se sentia mais maduro. “Eu recomendo esse tipo de viagem para qualquer pessoa. Vou recomendar para filho quando eu tiver um, pra minha irmã. O que se ganha de maturidade é impressionante. Duas semanas fora daqui numa viagem dessas você já sente a diferença”, contou Matheus.

A história completa será contada mais tarde em um livro que Handson escreve após ter recebido pedidos de amigos e pessoas com as quais fez amizade pela estrada. 

“Desde que saí do Uruguai com destino a Afogados da Ingazeira, escrevo uma média de 1.000 a 2.000 palavras por dia, contando os relatos que coleciono durante os meus pesados cotidianos. Serão provavelmente quase 10.672 quilômetros dormindo na rua, fazendo longas caminhadas e procurando caronas, além de ter que reservar tempo e uma tomada para escrever tudo detalhadamente”, revelou. Siga Handson no Instagram e conheça a sua jornada clicando aqui.