Notícias

Iphan reconhece Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil

Por André Luis
Foto: Alexandre Morais na Bienal Internacional do Livro em São Paulo/ Agosto de 2018

Por André Luis, com informações do Iphan 

O conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que se reuniu nesta quarta-feira (19), no Forte Copacabana, no Rio Janeiro, decidiu por unanimidade, que a Literatura de Cordel, gênero literário, que também é ofício e meio de sobrevivência para inúmeros cidadãos brasileiros, passa ser Patrimônio Cultural do Brasil.

Apesar de ter começado no Norte e no Nordeste do país, o cordel hoje é disseminado por todo o Brasil, principalmente por causa do processo de migração de populações. Hoje, circula com maior intensidade na Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Em todos estes estados é possível encontrar esta expressão cultural, que revela o imaginário coletivo, a memória social e o ponto de vista dos poetas acerca dos acontecimentos vividos ou imaginados.

Com isso, poetas, declamadores, editores, ilustradores (desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores) e folheteiros (como são conhecidos os vendedores de livros) já podem comemorar, pois agora a Literatura de Cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

O poeta e cordelista afogadense, Alexandre Morais, comemorou a decisão e disse que o reconhecimento é muito representativo pelo fato de oficializar o que já era reconhecido pelo público. “Em seu cerca de século e meio de história, o cordel viveu várias fases de altos e baixos. Chegou a ter a morte anunciada, mas sempre encontrou um novo vigor. Este reconhecimento talvez seja o mais representativo, porque oficializa o que era só de reconhecimento público”, disse Alexandre.

Alexandre ainda acredita que o reconhecimento serve para quebrar barreiras e preconceitos. “Serve também para quebrar barreiras e preconceitos. É um grande passo contra a falsa e discriminatória visão de que o cordel é uma literatura menor ou que nem se enquadre enquanto literatura como ainda se apregoa nesse país. É literatura, é arte e mais: é identidade de um povo e de uma região”, destacou Alexandre.

Alexandre também fala sobre a luta para inserir o cordel no currículo educacional e da inovação sofrida pelo cordel ao longo dos tempos. “Paralelo a este reconhecimento, que foi uma luta de anos, existe um esforço também para a inserção do cordel no currículo educacional. Temos cordéis e cordelistas tão importantes e necessários para a literatura brasileira quanto os autores e obras já tradicionalmente reconhecidos. O cordel avançou, inovou e não perdeu suas raízes. Mantemos as regras, por exemplo de rima, métrica e estrofação, mas não nos prendemos ao básico artesanal e às feiras de rua. Publicamos também em formato livro, ilustrados e coloridos, e estamos nas livrarias e nos grandes eventos literários do país”, pontuou Alexandre.

Outras Notícias

Podemos faz ato de apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho

Nesta segunda-feira (7) o Podemos Pernambuco anuncia formalmente o apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco.  O evento será realizado no Mar Hotel, no Recife, a partir das 14h30, e contará com a presença da deputada federal, e presidente nacional da sigla, Renata Abreu e do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente […]

Nesta segunda-feira (7) o Podemos Pernambuco anuncia formalmente o apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco. 

O evento será realizado no Mar Hotel, no Recife, a partir das 14h30, e contará com a presença da deputada federal, e presidente nacional da sigla, Renata Abreu e do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente da legenda no estado, além de parlamentares federais e estaduais.

Na ocasião, o Podemos ainda fará a filiação de prefeitos e vice-prefeitos. Também será dada a posse do Diretório Mulher no Estado.

Filiado ao Democratas, Miguel Coelho já tem apoio de mais de 30 prefeitos pernambucanos para uma futura campanha a governador. 

Além disso, com a fusão do DEM com o PSL, o prefeito se abrigará no partido com maior representatividade politica no país, o União Brasil. 

O evento do Podemos é mais um ato político de força da pré-candidatura do prefeito de Petrolina rumo ao Palácio Campo das Princesas.

Novos secretários municipais de educação se reúnem em seminário no Recife

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, mais de 170 novos secretários municipais de educação de Pernambuco estarão reunidos no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira, para o I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação – Gestão 2025-2028, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE). O encontro discutirá os desafios e perspectivas da […]

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, mais de 170 novos secretários municipais de educação de Pernambuco estarão reunidos no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira, para o I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação – Gestão 2025-2028, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE).

O encontro discutirá os desafios e perspectivas da educação no estado, com foco no papel estratégico do Censo Escolar, no Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e nas ações do Ministério da Educação para os municípios.

“A Undime/PE tem um papel fundamental em orientar e acolher os dirigentes municipais de educação, especialmente no início de suas gestões. Este seminário é uma oportunidade única para alinhar estratégias e fortalecer a educação básica em Pernambuco”, destacou Andreika Asseker, presidente da Undime/PE e dirigente municipal de educação de Igarassu.

A programação do evento contará com apresentações de especialistas e mesas temáticas que abordarão temas como a trajetória da Undime na educação municipal, a agenda dos 100 primeiros dias de gestão, além de políticas públicas e programas em execução pelo Ministério da Educação. Entre os palestrantes confirmados estão Célia Cristina de Souza Araújo, coordenadora do Censo Escolar do Inep, e Valdoir Wathier, diretor de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica do MEC. Além de Anita Stefani, que representa a Secretária de Educação Básica (SEB/MEC) Kátia Schweickardt.

“O seminário marca um ponto de partida importante para que os gestores possam assumir seus compromissos com confiança e planejamento. Queremos garantir que os desafios da educação em Pernambuco sejam enfrentados com união e estratégias concretas”, reforçou Andreika. O evento começa às 8h com credenciamento e apresentação cultural, sendo uma oportunidade para fortalecer o compromisso com a qualidade da educação no estado.

Lucas Ramos lamenta morte de Pedro Eugênio

“Recebemos, com tristeza, a notícia da morte do ex-deputado Federal Pedro Eugênio. Um dos maiores quadros da política pernambucana, que iniciou a sua trajetória ao lado do ex-governador Miguel Arraes. Foi convocado, à época, pelo então governador para ser seu secretário de Agricultura, onde coordenou um dos mais importantes programas do governo, o Chapéu de […]

Pedro-Eugenio

“Recebemos, com tristeza, a notícia da morte do ex-deputado Federal Pedro Eugênio. Um dos maiores quadros da política pernambucana, que iniciou a sua trajetória ao lado do ex-governador Miguel Arraes.

Foi convocado, à época, pelo então governador para ser seu secretário de Agricultura, onde coordenou um dos mais importantes programas do governo, o Chapéu de Palha. Um ano depois foi transferido para a secretaria de Planejamento.

Em 1994, Pedro Eugênio, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Pelo PT, conquistou dois mandatos como deputado Federal. Em 1995, foi nomeado secretário da Fazenda de Pernambuco, no terceiro governo de Arraes.

Ao lado do ex- deputado Manoel Santos, se destacou como um dos representantes dos movimentos sociais do campo em Pernambuco. Enquanto Diretor do Banco do Nordeste, ele ampliou o financiamento para agricultura familiar, fortalecendo o meio rural pernambucano.

Neste momento de tristeza quero abraçar e me solidarizar com os familiares e amigos de Pedro Eugênio.”

Lucas Ramos – deputado estadual

Ao lado de Marília Arraes, Luciano Duque participa de evento em Itambé 

Ambos foram majoritários na cidade Por André Luis O ex-prefeito de Serra Talhada e deputado estadual eleito, Luciano Duque, divulgou em suas redes sociais que esteve em Itambé, prestigiando a confraternização organizada pela liderança política na cidade, Manuela Matos. Em Itambé, o trio Marília, Maria e Luciano, todos do Solidariedade, foram majoritários. Marília Arraes, candidata […]

Ambos foram majoritários na cidade

Por André Luis

O ex-prefeito de Serra Talhada e deputado estadual eleito, Luciano Duque, divulgou em suas redes sociais que esteve em Itambé, prestigiando a confraternização organizada pela liderança política na cidade, Manuela Matos.

Em Itambé, o trio Marília, Maria e Luciano, todos do Solidariedade, foram majoritários. Marília Arraes, candidata ao Governo de Pernambuco não eleita, que também prestigiou a confraternização, obteve 49,08%, ou 7.654 votos na cidade.

Maria Arraes deputada federal eleita, irmã de Marília, foi a candidata a Câmara Federal mais votada com 22,70%, ou 3.737 votos. Já Luciano obteve 20,31%, ou 3.306 votos em Itambé.

“Foi um momento também de agradecimento pela expressiva votação que tivemos no município, onde fomos majoritários, graças ao trabalho liderado por Manuela e apoiado por diversas lideranças, como o vereador Ronaldo Fernandes, Alberto de Ibiranga e tantas outras figuras importantes que vão fazer desse projeto um projeto ainda mais vitorioso”, destacou Duque.

“Agradeço a receptividade e o carinho de todos e reitero que estamos prontos para representar o povo de Itambé na ALEPE e lutar por dias melhores para os itambeenses”, emendou Luciano Duque.

Nelly Sampaio consegue maioria para mais um mandato em Tabira

A atual presidente da Câmara de Vereadores, Nelly Sampaio, fechou o grupo que apoia sua candidatura à reeleição e com isso garantiu os votos necessários para fechar um ciclo de quatro anos a frente do legislativo tabirense. Segundo informações de dentro da Câmara, fecharam com Nelly os vereadores Djalma das Almofadas, Dicinha do Calçamento, Alan […]

A atual presidente da Câmara de Vereadores, Nelly Sampaio, fechou o grupo que apoia sua candidatura à reeleição e com isso garantiu os votos necessários para fechar um ciclo de quatro anos a frente do legislativo tabirense.

Segundo informações de dentro da Câmara, fecharam com Nelly os vereadores Djalma das Almofadas, Dicinha do Calçamento, Alan Xavier, Marcos Crente, Aldo Santana, Marcílio Pires, Didi da Borborema. Para não ter margem de uma reviravolta, ela buscou mais dois nomes da bancada de oposição.

Agora, os três vereadores restantes, Cléber Paulino, Aristóteles Monteiro e Claudiceia Rocha vão avaliar se seguem Nelly ou se tomam outra posição, mesmo que minoritária.