Notícias

Ingazeira, Tabira, Brejinho e Serra Talhada estão entre os 36 municípios com surto de arboviroses em PE

Por André Luis

Dos 184 municípios pernambucanos, 36 atravessam um cenário de surto de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus causadores da dengue, zika e chikungunya. 

Outros mais de 40 se encontram em situação de alerta, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), de acordo com o Índice de Infestação Predial do 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). 

No que compreende as gerências regionais de Saúde em Afogados da Ingazeira (X Geres), e Serra Talhada (XI Geres), os municípios de Ingazeira, Tabira, Brejinho e Serra Talhada, todas no Sertão do Pajeú, estão no Índice de Infestação Predial (IPP), em Pernambuco, elevados, referente ao 2º ciclo do LIRAa/LIA de 2021. 

Os dados foram captados em 17 de maio de 2021. A situação satisfatória de risco do IPP é de 1,0. A situação de alerta do IPP é entre 1,0 a 3,9. A situação de risco do IPP é de 3,9. 

Os municípios citados acima estão numa situação do IPP em 3,8. O intervalo entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 1 e 26, que se estende de janeiro a junho, é considerado a época de sazonalidade das arboviroses. Ou seja, o período de maior incidência de casos. 

Isso acontece por serem meses de maior volume de chuva, mas também de temperaturas elevadas em grande parte do Brasil.  O cenário é ideal para a reprodução do Aedes aegypti, que deposita os ovos em áreas próximas à água e aproveita o calor para a eclosão dos ovos. A Informação é da Folha PE.

Outras Notícias

Sertânia ganhará pátio para a feira livre

A construção do pátio onde funcionará a feira livre de Sertânia já está em andamento. O investimento é da ordem de mais de R$ 743 mil, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Diogo Moraes e de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo de Pernambuco através do Fundo Estadual de Apoio ao […]

A construção do pátio onde funcionará a feira livre de Sertânia já está em andamento. O investimento é da ordem de mais de R$ 743 mil, fruto de uma emenda parlamentar do deputado estadual Diogo Moraes e de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo de Pernambuco através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM.

A área será coberta, com bancas padronizadas, piso de qualidade e é localizada no espaço onde funcionava a garagem da Prefeitura, na Rua Francisco Gomes, conhecida popularmente como “Rua dos Currais”, na saída para Arcoverde. Com a obra, os comerciantes e a população terão um ambiente moderno e com mais segurança.

O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Projetos Especiais e no momento está sendo feito o alicerce, considerada a parte mais importante de uma construção. Ainda serão feitos a cobertura metálica, pisos acessíveis, um banheiro para feirantes e outro para o público, além de uma área para administração. A empresa contratada para fazer os serviços é a Meta Terraplanagem LTDA.

Atualmente, a feira funciona na Rua Seis de Março e adjacências. Isso dificulta o trânsito de moradores e condutores de veículos. Com o novo espaço, moradores, feirantes e quem vai até a feira comprar mercadorias terão mais segurança e conforto.

Extrema direita deve perder eleição hoje em Portugal

Em um pleito histórico e definitivo, os portugueses vão às urnas neste domingo (8) para escolher quem será o próximo presidente do país. A eleição será um embate entre o Partido Socialista, favorito, e a extrema direita, que ano passado se tornou uma das principais forças do Parlamento. As urnas foram abertas às 08h02 no […]

Em um pleito histórico e definitivo, os portugueses vão às urnas neste domingo (8) para escolher quem será o próximo presidente do país. A eleição será um embate entre o Partido Socialista, favorito, e a extrema direita, que ano passado se tornou uma das principais forças do Parlamento.

As urnas foram abertas às 08h02 no horário local (05h02 no horário de Brasília).

Estão na disputa o socialista António José Seguro, que venceu o primeiro turno, com cerca de 31% dos votos, e o candidato da extrema direita, André Ventura, que ficou em segundo lugar na primeira rodada, com 23,49% dos votos.

Ventura é lider do Chega, a sigla da extrema direita que se tornou nas últimas eleições a segunda força política de Portugal.

Pesquisas de intenção de voto divulgadas nas últimas semanas indicam vitória de Seguro neste segundo turno. Um levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop), da Universidade Católica, mostra o candidato do Partido Socialista com 70% das intenções de votos, contra 30% do líder do Chega.

Itafolia 2023: carnaval de Itapetim recebe bom público

Mesmo com chuva, muitos foliões compareceram à Praça Poeta Rogaciano Leite, na última noite do Itafolia 2023, que ocorreu durante dois dias e terminou neste domingo (19). A festa foi animada pelos shows de Julio Farra, Bibi Moral e DJ Itauan, Kleytom Motta, Paredão RMotos e Paredão do Alcides. No sábado (18), primeiro dia de […]

Mesmo com chuva, muitos foliões compareceram à Praça Poeta Rogaciano Leite, na última noite do Itafolia 2023, que ocorreu durante dois dias e terminou neste domingo (19). A festa foi animada pelos shows de Julio Farra, Bibi Moral e DJ Itauan, Kleytom Motta, Paredão RMotos e Paredão do Alcides.

No sábado (18), primeiro dia de folia, uma multidão lotou a praça para brincar o carnaval ao som de DJ Marcílio, Aldinho e Kceteiros Elétricos, Paredão Rmotos e Paredão do Alcides.

A programação foi montada conforme as condições financeiras do município, satisfazendo o público e valorizando os artistas locais.

O evento foi realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O prefeito Adelmo Moura, o vice-prefeito Chico de Laura, e o secretário de Cultura, Ailson Alves, estiveram prestigiando a festa, que já é tradição na Capital pernambucana da poesia.

Nos dois dias, os festejos do Itafolia foram encerrados a meia noite sem nenhum incidente até o horário do encerramento.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, agradece o apoio da Polícia Militar, SAMU, secretarias e diretorias, bombeiros civis, seguranças e imprensa, pelo apoio durante o evento.

Pipi da Verdura promete oposição responsável e nega candidatura laranja no PSB

Eleito com a segunda maior votação para a Câmara de Vereadores de Tabira, o Presidente do PSB, Pipi da Verdura, disse ao comunicador Anchieta Santos durante o Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM não ter se surpreendido com a boa votação. A surpresa se deu pela excelente votação em algumas áreas, como os Bairros […]

Eleito com a segunda maior votação para a Câmara de Vereadores de Tabira, o Presidente do PSB, Pipi da Verdura, disse ao comunicador Anchieta Santos durante o Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM não ter se surpreendido com a boa votação. A surpresa se deu pela excelente votação em algumas áreas, como os Bairros do Riacho do Gado e Cohab. 

Pelo perfil rural, Pipi agradeceu também aos eleitores do campo e prometeu uma atenção especial para a área. Com 991 votos, Pipi reafirmou o compromisso de legislar em favor da população e garantiu que fará uma oposição responsável. 

Sobre a nora como candidata laranja, Pipi da Verdura disse que além dele, que só definiu a candidatura no final do prazo, outras pessoas da família enfrentaram as urnas e a sua nora desistiu da disputa, fazendo o comunicado de forma oficial. 

O Presidente do PSB Tabirense informou que o jurídico do partido está cuidando da questão e não existe nenhuma possibilidade de a sigla perder os dois mandatos conquistados nas urnas. O outro vereador do PSB é Cleber Paulino.

Em Serra Talhada, lideranças deveriam se unir para debater violência

A violência continua assustando Serra Talhada.  Crimes contra o patrimônio,  o caso da idosa Alzira Oliveira, assassinada brutalmente, e a morte do empresário Carlos Roberto, morto com características de execução, levanta a necessidade de respostas mais efetivas da Polícia Civil. Mas Polícia Civil, PM, gestão Márcia, mandatos de Luciano e Waldemar, cada um pode e […]

A violência continua assustando Serra Talhada.  Crimes contra o patrimônio,  o caso da idosa Alzira Oliveira, assassinada brutalmente, e a morte do empresário Carlos Roberto, morto com características de execução, levanta a necessidade de respostas mais efetivas da Polícia Civil.

Mas Polícia Civil, PM, gestão Márcia, mandatos de Luciano e Waldemar, cada um pode e deve fazer sua parte. Problema é que o enfrentamento exige unidade e a divisão política não deixa.

O próprio vereador Zé Raimundo fez um apelo para um debate mais propositivo,m na volta dos trabalhos, conforme reprodução do Farol de Notícias.

“Os palanques se desmontaram e nós não podemos transformar essa bancada num ringue. Espero que Deus possa nos dar sabedoria para tomarmos as melhores decisões pela população de Serra Talhada”, filosofou.

De fato, era hora de uma grande união de forças ppara debate das causas e busca de soluções para a violência. Entretanto, a futricagem da política não deixa. Ouça a nossa análise no Sertão Notícias, da Cultura FM: