Notícias

Imagem da semana: credores da Mendes Júnior protestam em Cabrobó

Por Nill Júnior

Uma das imagens da semana foi a de credores da empresa Mendes Júnior que fecharam na sexta-feira (6) a comporta da Barragem de Tucutu.

Ela que fica na cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, e faz parte do eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São francisco.

De acordo com o grupo, o Ministério da Integração não cumpriu o acordo de pagamento de R$ 24 milhões em créditos.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Integração, que informou que está tentando contato com os técnicos no local.

Outras Notícias

Criança Alfabetizada: Carnaíba se destaca em relatório final do programa

Por André Luis O relatório do Programa Criança Alfabetizada (PCA), do Governo de Pernambuco, de dezembro de 2022, destacou o monitoramento de indicadores, de busca ativa de crianças fora da rede, resultados de teste de fluência, de êxito no Prêmio Escola Destaque e da promoção de programas de leituras da educação de Carnaíba e considerou […]

Por André Luis

O relatório do Programa Criança Alfabetizada (PCA), do Governo de Pernambuco, de dezembro de 2022, destacou o monitoramento de indicadores, de busca ativa de crianças fora da rede, resultados de teste de fluência, de êxito no Prêmio Escola Destaque e da promoção de programas de leituras da educação de Carnaíba e considerou a cidade como “farol para outros municípios”.

Ainda segundo o relatório, o “foco educacional na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental levou o município a ganhar visibilidade e conquistar sucessivos Prêmios Escola Destaque por diferentes unidades de ensino”.

Ainda no relatório foram lembrados os destaques que o município vem tendo desde 2019, quando se destacou com três escolas: o Grupo Escolar Joana Freire, na sede; a Escola Municipal Professora Maria Giselda Simões Inácio, no Povoado Serra Branca; e a Escola Municipal José Batista Neto, no distrito de Ibitiranga. 

“Em 2022, conquistou um dos lugares no ranking das 50 melhores com o trabalho da Escola Municipal Padre Frederico Bezerra Maciel, do Povoado da Itã”, destaca o relatório do PCA.

TCE alerta prefeitos sobre verba extra do antigo Fundef

Pede que esperem decisão do STF sobre destinação correta dos recursos da educação JC Online Prefeitos não devem usar verbas recebidas em precatórios referentes a diferenças de repasses do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), substituído pelo Fundeb. O alerta, encaminhado a todos os municípios pernambucanos pelo […]

Pede que esperem decisão do STF sobre destinação correta dos recursos da educação

JC Online

Prefeitos não devem usar verbas recebidas em precatórios referentes a diferenças de repasses do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef), substituído pelo Fundeb. O alerta, encaminhado a todos os municípios pernambucanos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) orienta esperar definição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre vinculação legais na destinação dos recursos. A decisão de emitir o comunicado foi tomada nesta quarta-feira (9/11) em reunião do pleno do TCE.

Quem não seguir o alerta estará sujeito, segundo o tribunal, “à rejeição das contas de gestão, além de aplicação de multa e envio de cópia do processo ao Ministério Público Estadual, para abertura de ação penal e de improbidade”. Na análise das contas de prefeitos de 2016, a aplicação dos recursos do precatórios do Fundef deve passar a ser obrigatoriamente analisada.

Há controvérsia sobre a destinação dos repasses do antigo Fundef. Enquanto prefeitos defendem a livre aplicação das verbas, sindicatos de professores pedem uma vinculação ao pagamento dos docentes. Em Fortaleza, o Tribunal Regional Federal concedeu liminar acatando a vinculação da verba defendida pelos professores, mas a decisão foi suspensa pela ministra Cármen Lúcia, presidente do STF. Ela solicitou um parecer do procurador geral da República, antes de levar a matéria ao plenário da Corte.

Recursos do extinto Fundef devem ter destinação correta

Segundo o Ministério Público de Contas de Pernambuco, alguns municípios receberão mais de R$ 100 milhões nas próximas semanas desses precatórios. “Para resguardar que as verbas extraordinárias sejam aplicadas corretamente, o procurador Gilmar Severino de Lima ingressou com uma representação no TCE, pedindo a expedição do alerta”, informa o tribunal. Ele argumenta ser “imprescindível alertar gestores, no sentido de garantir que os recursos públicos percebidos em decorrência de complementação do antigo Fundef sejam aplicados em sua destinação correta”.

Os recursos para o Fundef vinham das receitas dos impostos e das transferências dos estados, Distrito Federal e municípios vinculados à educação. Ele foi criado em 1996 e vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Pesquisa Ibope na Paraíba, Ricardo 53% e Cássio 47%

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) – 53% e Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47% Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o […]

cats

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (25) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) – 53% e Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 22 e 24 de outubro. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01197/2014.

Encerramento da Festa dos Romeiros de Solidão atrai multidão

Do Afogados On Line O município de Solidão vivenciou mais um encerramento da Festa dos Romeiros na manhã deste domingo. Essa foi a edição de número 45 da festa. Como acontecem todos os anos, milhares de fieis participam da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e, em seguida, da missa que é […]

solid1

Do Afogados On Line

O município de Solidão vivenciou mais um encerramento da Festa dos Romeiros na manhã deste domingo. Essa foi a edição de número 45 da festa. Como acontecem todos os anos, milhares de fieis participam da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e, em seguida, da missa que é realizada na Gruta.

Fieis de vários estados do Nordeste participaram com fé e devoção. Apesar do calor que fazia no momento da celebração, a multidão que se encontrava presente não arredou o pé e agradeceu as graças alcançadas.

solid2

O padre Jorge Adjan presidiu a missa de encerramento e foi concelebrada pelo padre Reginaldo Mazzon da diocese de Pesqueira. Padre Jorge agradeceu a todos os que estiveram participando durante todo o novenário em honra a Nossa Senhora de Lourdes e como sempre faz, termina com a oração: “Tudo com Jesus, nada sem Maria”.

Luciano Torres também coloca nome para disputar a Alepe em 2026

O prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, também colocou o seu nome para ser apreciado para o cargo de deputado estadual em 2026. Agora são três nomes fortes na região: Adelmo Moura, de Itapetim, Marconi Santana, de Flores, e Luciano Torres, de Ingazeira. As lideranças do Pajeú reconhecem que, com a morte […]

O prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, também colocou o seu nome para ser apreciado para o cargo de deputado estadual em 2026.

Agora são três nomes fortes na região: Adelmo Moura, de Itapetim, Marconi Santana, de Flores, e Luciano Torres, de Ingazeira.

As lideranças do Pajeú reconhecem que, com a morte do deputado José Patriota, é imprescindível que a região se una para escolher outro nome que possa vencer e representar esses municípios na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Falando ao programa Cidade Alerta, da Rádio Cidade FM de Tabira, Luciano disse que é um soldado do partido e que a decisão final na escolha do nome partirá do prefeito do Recife João Campos. As informações são do Instagram de Júnior Alves.