Notícias

Iguaracy apresenta crescimento na qualidade da educação, diz gestão

Por André Luis

O município de Iguaracy alcançou o nível 5, o mais alto na escala de avaliação do Ministério da Educação (MEC), segundo dados divulgados recentemente. O levantamento, que integra o Indicador Criança Alfabetizada, aponta que a cidade registrou um crescimento de 11,07% entre 2023 e 2024, atingindo um índice de desempenho de 83,67% de estudantes do 2º ano do ensino fundamental dentro do padrão nacional de alfabetização.

Entre os 34 municípios de Pernambuco que alcançaram o nível máximo, Iguaracy figura na 23ª posição, integrando o grupo de dez cidades do Sertão do Alto Pajeú que também atingiram esse patamar.

A secretária municipal de Educação, Rita Cássia, atribui o avanço ao conjunto de ações voltadas à valorização dos profissionais da rede e à melhoria da infraestrutura escolar. “Nosso trabalho de valorização dos professores, melhoria na infraestrutura das escolas e estratégias de inclusão estão dando resultados. Ainda temos desafios, mas seguimos firmes na missão de oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes”, afirmou.

O prefeito Pedro Alves também comentou os resultados, destacando o papel da gestão no desempenho alcançado. “Esse avanço é fruto de uma gestão dedicada, que investe na formação dos nossos profissionais e na valorização da educação. Nosso objetivo é continuar crescendo e garantindo que nossos alunos tenham as melhores oportunidades de aprender e se desenvolver”, disse.

A avaliação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do MEC que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Os dados são consolidados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e refletem os resultados de iniciativas implementadas pelo município nos últimos anos.

Outras Notícias

Marconi Santana anuncia filiação ao PSD e entra na base de Raquel

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a Deputado Estadual, Marconi Santana, anunciou oficialmente sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta semana. Marconi, que até então integrava os quadros do PSB, passa agora a compor o grupo político liderado, em Pernambuco, pela governadora Raquel Lyra, presidente estadual do PSD. A entrada de Marconi na nova […]

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a Deputado Estadual, Marconi Santana, anunciou oficialmente sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) nesta semana. Marconi, que até então integrava os quadros do PSB, passa agora a compor o grupo político liderado, em Pernambuco, pela governadora Raquel Lyra, presidente estadual do PSD.

A entrada de Marconi na nova sigla reforça o grupo que já conta com o atual prefeito de Flores, Gilberto Ribeiro, seu aliado que também trocou o PSB pelo PSD. 

A governadora Raquel Lyra destacou a importância da chegada de Marconi Santana. “Marconi tem uma história de trabalho e compromisso com o povo de Flores. Sua chegada fortalece ainda mais nosso time, que segue unido para construir um Pernambuco mais justo e desenvolvido”, afirmou.

O vice-presidente estadual do PSD, André Teixeira Filho, também comentou o novo reforço da legenda. “Recebemos Marconi com entusiasmo. Ele representa liderança, experiência e compromisso com o desenvolvimento regional. Sua presença no PSD reforça nossa missão de transformar a política com responsabilidade e diálogo”, disse.

Ingazeirense ganha moto na parceria entre Galeria São José e Rádio Pajeú

A promoção em mais uma parceria entre a Galeria São José e a Rádio Pajeú sorteou uma moto zero quilômetro com capacete. Concorreram clientes da Galeria e sócios contribuintes da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora da emissora. O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (26) durante o programa Sábado Livre ao vivo […]

Foto: Wellington Júnior

A promoção em mais uma parceria entre a Galeria São José e a Rádio Pajeú sorteou uma moto zero quilômetro com capacete. Concorreram clientes da Galeria e sócios contribuintes da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, mantenedora da emissora.

O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (26) durante o programa Sábado Livre ao vivo direto da calçada em frente a Galeria São José na Avenida Manoel Borba, coração do comércio de Afogados da Ingazeira e foi transmitido pela emissora.

A grande sortuda foi Maria Elizandra Alves de Souza, moradora de Santa Rosa, município de Ingazeira. Ela teve seu cupom sorteado pelo pequeno Jorge, filho de Walter Henrique, responsável pela Galeria.

O curioso é que ela e o marido acompanhavam o sorteio por acaso. “A gente estava passando e viu o movimento com o sorteio. Resolvemos olhar e pra nossa surpresa chamaram meu nome”, disse emocionada, depois de ter seu cupom puxado entre mais de dez mil que participaram.

Valtinho da Galeria, como é conhecido, agradeceu a participação dos clientes da galeria e ouvintes da Rádio Pajeú, que mais uma vez acreditaram na lisura do processo. A parceria entre as duas empresas históricas da cidade mais uma vez foi um grande sucesso.

O fato e a foto: encontros inesquecíveis para reverenciar Louro do Pajeú

Os registros são do parceiro Marcelo Patriota e mostram encontros únicos registrados em meio à programação pelo centenário de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, que tem feito de São José do Egito a capital da cultura até o próximo dia seis. Parcerias fantásticas, encontros inesquecíveis:

Os registros são do parceiro Marcelo Patriota e mostram encontros únicos registrados em meio à programação pelo centenário de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, que tem feito de São José do Egito a capital da cultura até o próximo dia seis. Parcerias fantásticas, encontros inesquecíveis:

O genial Cacá Malaquias e sua orquestra pifônica
O genial Cacá Malaquias e sua orquestra pifônica
Marcelo Patriota, Maciel Melo, Tonfil, Antonio Marinho e Xangai: encontro que vale um abraço
Marcelo Patriota, Maciel Melo, Ananias Júnior, Antonio Marinho e Xangai: encontro que vale um abraço
No palco, Maciel Melo, Tonfil e Xangai: grande show
No palco, Maciel Melo, Ananias Júnior e Xangai: grande show
Zeca Cavalcanti cumpre agenda em Sanharó e Caruaru

O deputado federal Zeca Cavalcanti esteve nesta sexta-feira (20) nas cidades de Sanharó e Caruaru aonde reuniu-se com lideranças políticas e o sindicato dos vigilantes de Caruaru e de Pernambuco, respectivamente. Em Caruaru, com um contingente de cerca de 20 mil trabalhadores, o Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, juntamente como o Sindicato dos Vigilantes de […]

O deputado federal Zeca Cavalcanti esteve nesta sexta-feira (20) nas cidades de Sanharó e Caruaru aonde reuniu-se com lideranças políticas e o sindicato dos vigilantes de Caruaru e de Pernambuco, respectivamente.

Em Caruaru, com um contingente de cerca de 20 mil trabalhadores, o Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco, juntamente como o Sindicato dos Vigilantes de Caruaru (SINDVIG) fecharam apoio ao deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB), que vem a um bom tempo construindo um canal de interlocução com a categoria.

Na tarde desta sexta-feira (20), o parlamentar trabalhista esteve participando de uma reunião na sede do SINDVIG, em Caruaru, ao lado do superintendente regional do trabalho, Geovane Freitas, e dos presidentes do SINDVIG Caruaru (João Rodrigues) e de Pernambuco (Cassiano Souza).

“Vamos marchar juntos, buscando sempre o diálogo e a valorização do trabalhador, dos vigilantes de Pernambuco”, disse Zeca Cavalcanti ressaltando a importância e a organização dos vigilantes em Pernambuco.

Já em Sanharó, o parlamentar trabalhista se integrou a um grupo que tem entre outros o ex-vice-prefeito e superintendente da SRT-PE, Geovane Freitas, os vereadores Rodrigo, Kleiton e Professor Evandro; os ex-vereadores Diano, Ricardo, Du de Carrinho; Ronaldo, presidente do Sindicato Rural e os conselheiros tutelares Eduardo e Kaique, além de outras lideranças comunitárias.

Família de Campos recebe medalhinhas do ex-governador achadas em destroços

Neste domingo (17) pela manhã, durante o velório, a família de Eduardo Campos ficou emocionada ao recuperar cinco medalhinhas das várias que ficavam em uma corrente que o ex-governador usava. As medalhas foram entregues pessoalmente para a família pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Segundo João Campos, filho mais velho de Eduardo, de 21 […]

medalhinhas

Neste domingo (17) pela manhã, durante o velório, a família de Eduardo Campos ficou emocionada ao recuperar cinco medalhinhas das várias que ficavam em uma corrente que o ex-governador usava.

As medalhas foram entregues pessoalmente para a família pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Segundo João Campos, filho mais velho de Eduardo, de 21 anos, as medalhinhas foram encontradas nas buscas no local do acidente. João contou ao G1 que cada medalha irá para cada um dos cinco filhos de Campos, e serão uma lembrança permanente do pai.