Notícias

Humberto incorpora discurso de Lula e reforça otimismo na economia

Por Nill Júnior
Humberto acompanha Lula em visita à Fábrica da Itaipava
Humberto acompanha Lula em visita à Fábrica da Itaipava

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, reforçou a importância de manter o otimismo na economia brasileira. O assunto foi um dos destaques da fala do ex-presidente Lula, durante a inauguração da fábrica da Itaipava, no município de Itapissuma. Lula foi um dos convidados de honra do evento, que também contou com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara e de outras lideranças políticas.

“O que a gente viu foi, na verdade, uma demonstração que o clima de pessimismo que tenta se criar no Brasil não corresponde a realidade.  A Itaipava é uma empresa importante, que vai gerar emprego, renda e impostos aqui em Pernambuco. E, como tal, sem dúvida, contribuir fortemente para que nós possamos ultrapassar as dificuldades políticas que temos. Tenho certeza que com a aprovação do ajuste fiscal e com adoção de ações que possam favorecer o investimento público e privado vamos garantir a retomada do crescimento do Brasil”, avaliou o senador.

Em seu discurso, Lula falou que está confiante que a retomada do crescimento da economia vai se dar já no segundo semestre deste ano. “Se alguém duvidar da capacidade de crescimento deste País vai quebrar a cara”, disse o petista defendendo o pacote de ajustes ficais do governo Dilma “Um ajuste qualquer economista sabe o que é, qualquer dona de casa também. Ás vezes precisamos controlar as contas e nós estamos fazendo isso, mas tem um clima de pessimismo que não condiz com a realidade”.

O ex-presidente também falou da importância dos governos do PT para o desenvolvimento do Estado. “Pernambuco e o Nordeste tiveram uma chance com os governos do PT. Foi um metalúrgico, que não tem diploma universitário que ajudou a transformar o Nordeste brasileiro. Quem acha que o Brasil vai acabar não tem noção do que é o Brasil. Não tem nenhum país no mundo que ofereça a oportunidade de crescimento que se tem no Brasil”, ressaltou Lula.

Outras Notícias

Alexandre Baldy deve ocupar lugar de Bruno Araújo no Ministério das Cidades

O presidente Michel Temer sinalizou neste sábado (18), em conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a tendência é indicar o deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO) para o Ministério das Cidades. Oficialmente, o Planalto diz que Maia foi chamado ao Palácio da Alvorada para discutir a reforma da previdência. Mas, segundo o Blog […]

O presidente Michel Temer sinalizou neste sábado (18), em conversa com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a tendência é indicar o deputado Alexandre Baldy (sem partido-GO) para o Ministério das Cidades.

Oficialmente, o Planalto diz que Maia foi chamado ao Palácio da Alvorada para discutir a reforma da previdência.

Mas, segundo o Blog de Andreia Sadi apurou, Temer e Maia discutiram os próximos passos da reforma ministerial.

Pelo relato de uma fonte, Temer “caminha” para indicar Baldy para a pasta das Cidades, vaga desde a saída de Bruno Araújo. O nome de Baldy é apoiado por uma espécie de consórcio de partidos da base aliada – como PMDB e PP – além de contar com o patrocínio de Maia.

Maia e Baldy são amigos. Baldy não tem partido e a ideia é não se filiar agora a nenhuma legenda para “não tumultuar”, nas palavras de um aliado de Temer. Mas o PP defende que o deputado se filie ao partido.

Sobre a articulação política, Temer deve avançar nos próximos dias. O presidente admite a aliados que precisa tirar Antonio Imbassahy (PSDB) da Secretaria de Governo, mas se diz “constrangido” porque gosta do ministro tucano, de quem é amigo.

Shopping Serra Talhada realiza primeiro “Black Promo”

Consolidada ano após ano no varejo brasileiro, a Black Friday chega a mais uma edição, mas com uma diferença. Será a primeira vez, que a principal data de descontos do mundo, acontece no Shopping Serra Talhada, trazendo novidades em produtos. Para quem sempre está ligado em oportunidades, a dica é conferir o Instagram do Shopping […]

Consolidada ano após ano no varejo brasileiro, a Black Friday chega a mais uma edição, mas com uma diferença.

Será a primeira vez, que a principal data de descontos do mundo, acontece no Shopping Serra Talhada, trazendo novidades em produtos.

Para quem sempre está ligado em oportunidades, a dica é conferir o Instagram do Shopping Serra Talhada, que já está a todo vapor apresentados os melhores produtos em segmentos como perfumaria e cosméticos, decoração, utilidades para o lar, moda feminina e infantil, eletroeletrônicos, tecnologia e gastronomia.

As ofertas acontecem entre os dias 23 e 29 de novembro, com lojas oferecendo descontos reais nos itens mais procurados, variando de 30%, 50%, 60% e 70%. Ao todo, mais de 100 produtos participam desta promoção.

Com o tema “Black Promo”, a campanha busca reforçar para o consumidor a possibilidade de comprar com a preços incríveis, no melhor lugar de Serra Talhada.

Cuidados: o Shopping Serra Talhada segue preocupado com a saúde e bem-estar de seus clientes, por isso o equipamento continua com a mensuração de temperatura na entrada do empreendimento, uso obrigatório de máscaras, placas de orientação e totens de álcool gel em pontos estratégicos do shopping.

Durante este período, serão reforçados os avisos sonoros sobre a obrigatoriedade de máscaras e distanciamento, bem como o auxílio da equipe de segurança, que está orientada para garantir o cumprimento das medidas, lembrando às pessoas sobre as medidas de biossegurança.

“O shopping conta com um moderno controle de fluxo de pessoas. Nosso sistema gera um alerta, caso o empreendimento atinja o número máximo de pessoas permitido dentro do shopping, logo, é necessário que alguns clientes deixem o local para que outros entrem”, explicou a gerente de marketing Angélica Lopes.

Coronavírus: Câmara aprova decreto que reconhece estado de calamidade pública

Projeto ainda precisa passar pelo Senado. Medida autorizará União a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano. Por Fernanda Calgaro e Elisa Clavery, G1 e TV Globo A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da […]

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Projeto ainda precisa passar pelo Senado. Medida autorizará União a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.

Por Fernanda Calgaro e Elisa Clavery, G1 e TV Globo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto do governo que decreta estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus.

Com a aprovação, o texto segue para votação do Senado. A análise do tema, contudo, ainda não foi marcada, mas o mais provável é que seja remota, sem a presença dos senadores em plenário.

Só depois de aprovado nas duas casas legislativas é que o decreto, com vigência até o fim do ano, estará em vigor.

O secretário-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira, disse que a Casa votará o projeto, em sessão virtual, na segunda (23) ou na terça-feira (24).

De acordo com a Presidência da República, com o reconhecimento do estado de calamidade, a União ficará autorizada a elevar gastos públicos e não cumprir meta fiscal prevista para este ano.

O orçamento deste ano, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, admite déficit fiscal de até R$ 124,1 bilhões nas contas públicas.

O que diz o governo

Na justificativa enviada ao Legislativo, o governo diz que, diante da pandemia, tentar cumprir a meta fiscal gerará “riscos de paralisação da máquina pública, num momento em que mais se pode precisar dela”.

O decreto teve o apoio unânime dos partidos na Câmara. O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), ressaltou, porém, que o Parlamento não está dando um “cheque em branco” ao governo.

“Vamos oferecer ao governo não um cheque em branco, mas um cheque especial (…) que o governo deverá usar com responsabilidade”, disse.

Uma comissão mista do Congresso Nacional, com seis deputados e seis senadores titulares, será criada para acompanhar a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à crise.

O texto do decreto aprovado na Câmara foi construído em conjunto com o Senado, o que facilitará a votação pelos senadores.

Déficit fiscal de 2020

A meta fiscal de déficit de até R$ 124,1 bilhões está prevista no Orçamento da União de 2020. Isso quer dizer que o governo estima que as despesas neste ano irão superar as receitas, sem contar os juros da dívida pública.

Em razão da desaceleração da economia mundial, intensificada pelos efeitos do coronavírus, o Ministério da Economia reduziu a previsão de crescimento da economia neste ano de 2,4% para 2,1%. Nesta semana, porém, o mercado financeiro estimou um crescimento ainda menor, de 1,68%.

A redução no nível de atividade econômica no país, somada aos efeitos da desaceleração da economia, deverá obrigar o governo a anunciar um bloqueio de gastos no orçamento na próxima sexta (20), caso o Congresso Nacional não aprove o estado de calamidade pública.

O eventual bloqueio dificultaria ainda mais a destinação de recursos para combater os efeitos da doença no país.

Tabira: Câmara aprova nova Comissão Especial para apurar licitações. CPI não passou

Por Anchieta Santos Uma CPI para apurar as licitações feitas pela Prefeitura de Tabira para adquirir medicamentos foi requerida ontem pelo vereador Djalma das Almofadas durante a sessão da Câmara de Tabira. A ideia não passou. Ao final, a Câmara aprovou a retomada dos trabalhos da Comissão especial para fazer a mesma investigação. Presidida pelo […]

Camara-de-TabiraPor Anchieta Santos

Uma CPI para apurar as licitações feitas pela Prefeitura de Tabira para adquirir medicamentos foi requerida ontem pelo vereador Djalma das Almofadas durante a sessão da Câmara de Tabira. A ideia não passou.

Ao final, a Câmara aprovou a retomada dos trabalhos da Comissão especial para fazer a mesma investigação. Presidida pelo líder do governo Aristóteles Monteiro, a Comissão terá ainda as participações dos vereadores Djalma das Almofadas e Aldo Santana.

Ao usar a Tribuna, o vereador Djalma fez uma critica forte ao legislativo. “A Câmara não está acompanhando as irregularidades praticadas pelo executivo”.

Prefeitura abre inscrições para curso de informática básica em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está ofertando novas oportunidades de capacitação aos petrolinenses. Desta vez, estão sendo disponibilizadas 60 vagas para o curso de informática básica. As aulas são gratuitas e fazem parte do programa ‘Qualifica Petrolina’. As inscrições serão realizadas de 20 a 31 de maio, das 7h às 12h e 14h às 17h, na […]

Foto: pxhere

A Prefeitura de Petrolina está ofertando novas oportunidades de capacitação aos petrolinenses. Desta vez, estão sendo disponibilizadas 60 vagas para o curso de informática básica. As aulas são gratuitas e fazem parte do programa ‘Qualifica Petrolina’.

As inscrições serão realizadas de 20 a 31 de maio, das 7h às 12h e 14h às 17h, na Secretaria Executiva da Juventude e Direitos Humanos, localizada na Avenida Gilberto Freire, S/N, Vila Mocó.  Para se inscrever, é necessário levar, as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e número do cadastro social (NIS).

As vagas são voltadas para as pessoas com idade igual ou superior a 14 anos. As aulas estão com início previsto para dia 3 de junho e serão ministradas nos telecentros do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), João e Deus, Rio Corrente e José e Maria, cada um ofertando 10 vagas, e também no telecentro da FACAPE, com 20 vagas. Essa ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), através da Secretaria Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (FACAPE).

“A cada dia o mercado de trabalho fica mais exigente e, com isso, a procura por profissionais qualificados aumenta. A prefeitura tem investido nesses cursos com o intuito de possibilitar novas oportunidades a esses jovens”, destaca a secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

As atividades acontecerão nos turnos da tarde de 14h às 17h. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3862-1508.