Notícias

Humberto acompanha Dilma em Floresta

Por Nill Júnior

transposiçãoO líder do PT no Senado, Humberto Costa, acompanha a presidenta Dilma Rousseff, da cerimônia oficial que marca o acionamento da 2ª estação de bombeamento do Eixo Leste do projeto de integração do rio São Francisco. O evento será realizado em Floresta, sertão de Pernambuco, às 16h10.

“Esta será a quinta viagem da presidenta, desde o início do segundo mandato, ao nosso Estado, e a segunda apenas neste mês. Isso só reforça a prioridade que o Governo Federal tem dado às políticas públicas que beneficiam os milhões de pernambucanos. Todos sabemos da importância das obras da transposição para a distribuição de água a todos”, diz Humberto.

De acordo com o senador, Dilma desembarca em Paulo Afonso (BA) às 15h desta terça e segue direto de helicóptero ao município de Pernambuco, onde acompanha o andamento do projeto e conversa com os trabalhadores do empreendimento.

O parlamentar lembra que a chefe do Executivo já esteve em Floresta em agosto do ano passado, quando visitou as obras da estação de bombeamento número um do Eixo Leste. De lá, a água percorreu 11,5 km por um aqueduto que corre sobre a BR-316 até o Velho Chico desaguar em Floresta. No total, as duas estações na cidade bombeiam a água por um percurso de 15km, do Lago de Itaparica até o Reservatório Areias.

Relator da comissão temporária do Senado de acompanhamento das obras da transposição e revitalização da bacia hidrográfica do São Francisco, Humberto ressalta que o maior empreendimento hídrico do país está com cerca de 80% de execução concluída.

Outras Notícias

Serra: Programa Mais Água amplia ações em Caiçarinha da Penha

Uma das ações mais exitosas já desenvolvidas pela Prefeitura de Serra Talhada é o programa Mais Água. Uma iniciativa que tem mudado a realidade de vida de muita gente na zona rural do município. Para reforçar o programa, o Governo Municipal firmou uma nova parceria com o DNOCS, que viabilizou a cedência de uma máquina […]

Uma das ações mais exitosas já desenvolvidas pela Prefeitura de Serra Talhada é o programa Mais Água. Uma iniciativa que tem mudado a realidade de vida de muita gente na zona rural do município.

Para reforçar o programa, o Governo Municipal firmou uma nova parceria com o DNOCS, que viabilizou a cedência de uma máquina perfuratriz que vai atender a região de Caiçarinha da Penha, área produtiva e propícia para o desenvolvimento de projetos de irrigação.

Desde que foi lançado, o Programa Mais água alcançou todas as regiões do município, perfurando poços e implantado sistemas de abastecimento que têm amenizado os efeitos da longa estiagem que assola a região. Além das parcerias firmadas, a Prefeitura adquiriu em 2015 uma máquina perfuratriz própria, possibilitando a ampliação do programa em todo o território.

Nessa nova fase, o Mais Água vai focar nas áreas com maior capacidade produtiva, fomentando a geração de emprego e renda para centenas de famílias que tiram o sustento do trabalho no campo. A parceria inclui também as Associações Comunitárias, que já estão se articulando com instituições públicas de crédito com o objetivo de assegurar financiamento para a implantação dos núcleos irrigados.

“Vamos trabalhar para ampliar o cinturão verde na região de Caiçarinha da Penha, garantindo água para que as famílias residentes lá possam desenvolver diversas culturas agrícolas a partir de sistemas de irrigação. Não temos dúvidas que vamos dar um grande passo com a ampliação do Programa Mais Água, beneficiando, verdadeiramente, as pessoas que levam os alimentos as nossas mesas e que dependem da agricultura para garantir renda e o sustento da família”, enfatizou o Prefeito Luciano Duque.

Bolsonaro ‘precisa ter mais tempo para cuidar da Previdência’ e menos para Twitter, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter “mais tempo para cuidar da reforma da Previdência e menos tempo” para as redes sociais. A declaração foi dada em meio à discussão sobre a prioridade dada pelo governo à tramitação da reforma na Câmara. Ao […]

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), em sua residência oficial, em Brasília. Foto: Mateus Bonomi/Folhapress

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta sexta-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) precisa ter “mais tempo para cuidar da reforma da Previdência e menos tempo” para as redes sociais.

A declaração foi dada em meio à discussão sobre a prioridade dada pelo governo à tramitação da reforma na Câmara.

Ao site do jornal “O Globo”, Maia disse que a responsabilidade “daqui para frente” sobre a articulação para aprovar a reforma é do governo. Bolsonaro, por sua vez, afirmou, no Chile, não ter dado motivo para Maia deixar a articulação da reforma da Previdência.

“Ele [Bolsonaro] precisa ter um engajamento maior. Ele precisa ter mais tempo pra cuidar da Previdência e menos tempo cuidando do Twitter, porque, se não, a reforma não vai andar”, disse Maia em entrevista à TV Globo.

Maia disse ainda que continuará tocando na Câmara a reforma: “O meu papel eu vou continuar cumprindo, coordenando dentro da Câmara a aprovação da reforma e (…) colocando de forma clara na figura do presidente da República a responsabilidade dele [de] conduzir, por parte do governo, a aprovação da reforma”.

Mais cedo, Bolsonaro declarou querer saber a razão pela qual Maia deixou a articulação da Previdência, que nada mudou e se disse “aberto ao diálogo”. A solução, afirmou, será conversar. “Só conversando, não é? Você nunca teve uma namorada? E quando ela quis embora, o que você fez para ela voltar? Conversou?”.

Em resposta, Maia afirmou: “Eu não preciso almoçar, não preciso do café e não preciso voltar a namorar. Eu preciso que o presidente assuma de forma definitiva o seu papel institucional, que é liderar a votação da reforma da Previdência, chamar partido por partido que quer aprovar a Previdência e mostrar os motivos dessa necessidade”.

Reeleito presidente da Câmara com 334 dos 512 votos, Maia já fez diversas declarações públicas a favor da reforma da Previdência e chegou a afirmar, em entrevista à GloboNews, que esta é a “última” chance de o Congresso aprovar a reforma sem retirar direitos da população.

Final das prévias do PSDB é adiado para as 18h

Congresso em Foco As prévias contaram com o registro de 91% dos membros do partido para a votação, mas muitos alegaram estar com dificuldades seja para votar presencialmente em Brasília, seja pelo sistema virtual nas demais cidades.  Por consequência, a cúpula do PSDB optou por adiar o fim da votação para as 18h, dando três […]

Congresso em Foco

As prévias contaram com o registro de 91% dos membros do partido para a votação, mas muitos alegaram estar com dificuldades seja para votar presencialmente em Brasília, seja pelo sistema virtual nas demais cidades. 

Por consequência, a cúpula do PSDB optou por adiar o fim da votação para as 18h, dando três horas a mais aos eleitores. 

Dória comentou o ocorrido. “Queremos um resultado transparente para que, até o final, tenhamos um resultado pelo voto direto”.

Os dois principais pré-candidatos que disputam às prévias do PSDB já chegaram para votar no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O primeiro a chegar foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Cerca de meia hora depois, chegou o governador de São Paulo, João Doria. 

Os dois polarizam a disputa, que tem também como pré-candidato o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio Neto. 

Avaliação feita pelo ex-deputado Marcus Pestana, veterano tucano que apoia Doria, ao Congresso em Foco, é de que a prévia será apertada, e que o vencedor terá uma vantagem de 3% a 5% sobre o perdedor.

“Fizemos uma campanha bonita, com a participação de militantes de todo o Brasil. Estamos bastante confiantes na vitória”, declarou Eduardo Leite, ao chegar.

João Dória chegou depois, parando para tirar fotos enquanto atravessava o centro de convenções. Sobre suas expectativas, afirmou esperar “que se faça democracia e que se respeite a liberdade de cada brasileiro de fazer o seu voto”. O candidato compareceu acompanhado da deputada Joice Hasselmann (PSDB-SP), que se juntou ao partido para apoiar o governador paulista. “Acredito na vitória total. A meta é mudar o Brasil sem Lula, sem Bolsonaro e com a terceira via”, declarou.

Arthur Virgílio, terceiro candidato das prévias, também falou ao público. “Isso não é um quadro de derrota, é um quadro de recomeço. Eu me lembro da última eleição, e era um momento de pena por um partido que parecia estar indo ao cemitério. Temos que nos concentrar agora na nossa unidade”. O ex-prefeito de Manaus afirmou acreditar na dedicação dos demais candidatos ao partido.

Outro membro de destaque da sigla que chegou ao local foi o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ao Congresso em Foco, afirmou estar confiante na vitória de seu candidato. “Será Dória. Minha expectativa é que ele vença com 60% dos votos”.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, se pronunciou após a chegada dos candidatos. Araújo explicou que desde 2018 o partido procura estabelecer uma estratégia capaz de compensar o baixo desempenho nas eleições presidenciais, e que a ideia das prévias surgiu durante a pandemia em 2020. Em seguida, prestou homenagem ao ex-prefeito de São Paulo Bruno Covas e ao ex-prefeito de Teresina Firmino Filho. Ambos faleceram este ano.

Deputada briga com presidente estadual

As prévias do PSDB não ocorreram de forma totalmente pacífica no encontro nacional do partido em Brasília. Ao longo das votações, uma briga entre a deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) e o presidente do diretório do PSDB no Acre, Manoel Gomes, chamou a atenção da multidão que se reuniu ao redor da cabine de votação de parlamentares. Ao fim, a deputada declarou que pretende sair do partido.

A briga começou quando o presidente filmou a deputada chegando ao local. Enquanto gravava, afirmou: “Vejam uma bolsonarista vindo interferir no PSDB”. Mara Rocha se enfureceu, e chamou Manoel Gomes de traidor, e que o partido teria sabotado sua campanha para prefeita em 2020. Ao fim, declarou: que, de fato, apoia o presidente Jair Bolsonaro: “Sou Bolsonaro mesmo. E vou sair desse partido, não tem mais condição. Vou para o PL”. Acusou também o governador João Dória, um dos candidatos nas prévias, de tentar comprar seu voto.

Evângela Vieira confirma pré-candidatura a deputada estadual

Empresária aproveitou para alfinetar apoio do PSB a Lula. “Estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás”. Por André Luis A empresária Evângela Vieira confirmou em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta segunda-feira (02/05), a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Solidariedade, mesmo partido da pré-candidata ao […]

Empresária aproveitou para alfinetar apoio do PSB a Lula. “Estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás”.

Por André Luis

A empresária Evângela Vieira confirmou em entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú desta segunda-feira (02/05), a sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Solidariedade, mesmo partido da pré-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes.

Evângela que até bem pouco tempo fazia parte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira, afirmou que o seu nome está colocado pra valer. 

“O projeto é de verdade, vai ter prosseguimento, não é uma candidatura laranja em hipótese nenhuma, não é porque precisa compor grupo, precisa ter mulher candidata, é por um projeto de lançar o meu nome no cenário político e de entender como esse nome vai ser aceito em Afogados da Ingazeira e no estado já que estamos falando de uma candidatura a nível de estado”, garantiu.

Ela informou que antes de ir a emissora se reuniu com o ex-prefeito de Afogados Totonho Valadares para informar que estaria anunciando a sua pré-candidatura. Segundo ela, o ex-prefeito disse que ela tinha todo o direito de colocar o nome para ser votada também.

Em 2020, a empresária teve o nome ventilado para ocupar a vice do ex-prefeito Totonho Valadares diante da ameaça de rompimento dele com a Frente Popular, o que levaria Totonho a voltar a colocar seu nome na disputa.

“Sempre me perguntavam porque eu não colocava o meu nome para um projeto político. Em 2020 estavamos juntos com Totonho defendendo o nome dele para o pleito municipal, houve uma aliança entre o grupo de Totonho e o do ex-prefeito José Patriota e estivemos juntos defendendo a candidatura de Alessandro Palmeira e de Daniel Valadares que é um grande amigo meu”, afirmou.

“Nos não estamos saindo de um grupo político, estamos formando um novo grupo, eu acredito que essa candidatura junto com Marília Arraes, a nossa futura governadora vai ter um impacto positivo no cenário político do município porquê nós estamos já ha bastante tempo sem nomes novos”, disse Evângela defendendo renovação na política municipal. 

Evângela revelou que foi convidada pela própria Marília para uma reunião na casa dela no Recife, onde esteve junto com o marido, o também empresário Alexandro Queiroz, onde foi fechado o apoio, mas que antes recebeu convite do senador Fernando Bezerra.

“Também tive uma conversa política com o senador Fernando Bezerra que naquele momento me convidava para fazer exatamente essa composição, para ir para o União Brasil e disputar como candidata a estadual pelo partido defendendo o nome de Miguel Coelho. Na oportunidade eu falava com o senador que eu tinha uma afinidade política com a Frente Popular e não conseguia me ver nesse grupo”, revelou

Evângela explicou que hoje, não votaria mais no PSB a nível estadual. “Eu acredito que o nome de Marília já era natural desde 2018 onde tivemos a reeleição do governador Paulo Câmara, nós tivemos um boicote do nome dela a nível de estado, posteriormente, no Recife e agora se apresenta o Danilo Cabral que merece todo o nosso respeito, mas não me chama a atenção pra defender esse nome para o Governo, eu acho que tá na hora de mudar”, explicou.

A empresária também criticou a tentativa o projeto de poder do PSB em Pernambuco. “Nós não podemos fazer hoje o que aconteceu em momentos passados quando um grupo político mudava gerações mandando no estado, eu penso que Pernambuco tem o direito de renovar de começar a defender outros nomes que não somente o nome do PSB, da família Campos. Nós sabemos que há um projeto do PSB para que João Campos seja o governador do estado, temos aí o Pedro Campos que tá entrando pra ser deputado federal e nós precisamos também fortalecer o nome de Marília”, disse.

Evângela não quis especular a quantidade de votos que vai ter e evitou se colocar como um futuro nome da oposição em Afogados da Ingazeira. “A gente não pode já começar uma coisa imaginando que já vai estar contra outra pessoa ou outro grupo eu estou a favor do meu próprio projeto”, afirmou. Mas não negou que o pleito de 2022 vai servir de termômetro para um futuro projeto politico municipal.

Falando sobre a aliança entre PT e PSB e no apoio declarado do ex-presidente Lula a pré-candidatura de Danilo Cabral, a pré-candidata alfinetou: o ex-presidente Lula está tendo o apoio do PSB que foi o maior atirador de pedras na eleição passada e naquele processo do impeachment de Dilma, nos percebemos que as pessoas estão tendo que engolir o que cuspiram a pouco tempo atrás e as pessoas percebem que isso não representa outra coisa se não a necessidade de permanecer no poder”, alfinetou.

Com relação à composição da chapa majoritária de Marília disse que ainda “tem muita água pra passar por baixo da ponte, mas está sendo muito positivo. Estamos vendo aí nomes como o Eduardo da Fonte que está vindo pra cá agora, temos o possível apoio do deputado Sebastião Oliveira que não é do Solidariedade, mas que tem a possibilidade de estar junto, e só temos visto os apoios de Marília crescerem, isso é muito bom e a gente fica assim, cada vez mais confiante na vitória”, pontuou Evângela.

Serra, Afogados, Ingazeira, Carnaíba e São José na lista de alerta ou risco de surto de dengue

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro deste ano revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório. A pesquisa, que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução […]

downloadO Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de outubro deste ano revela que 117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 cidades com índice satisfatório.

A pesquisa, que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, foi apresentada nesta terça-feira (4), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, e pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Na ocasião, também foi apresentado novo boletim da doença, que mostrou redução de casos e óbitos neste ano em comparação com 2013.

Elaborado pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, o LIRAa foi realizado em outubro deste ano em 1.463 cidades. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.

Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.

Veja levantamento da realidade no Pajeú e parte do Moxotó feita pelo Afogados On Line:

Municípios da região com índices satisfatórios – Brejinho, Solidão, Triunfo, Santa Terezinha e Iguaracy.

Municípios em estado de alerta – Afogados da Ingazeira, Tuparetama, Quixaba, Serra Talhada, Flores, Carnaíba, Santa Cruz da Baixa Verde, Itapetim,Tabira e São José do Belmonte.

Municípios em risco – Ingazeira, Calumbi, São José do Egito, Sertânia, Custódia e Betânia.