Homem é condenado a 22 anos e nove meses por feminicídio que chocou Afogados
Por Nill Júnior
O júri popular voltou a se reunir hoje em Afogados da Ingazeira com uma condenação.
Gilmar de Lima Silva, de 38 anos, foi condenado a 22 anos e nove meses de prisão pelo feminicídio de Liliane dos Santos, de 29 anos.
O crime ocorreu na tarde de 28 de novembro de 2017, na Rua Antônio Carlos, s/n- Bairro Padre Pedro Pereira.
A denúncia foi feita por um Policial Militar do 23º BPM que se encontrava de folga na cidade de Flores. Ele ouviu Gilmar ligando ao seu lado, relatando a uma pessoa que havia matado a companheira e estava fugindo para cidade de Salgueiro. Recebeu voz de prisão na hora.
Gilmar confessou a autoria do crime, informando que mantinha um relacionamento com a Liliane há três meses e que cometeu o crime por ciúmes, asfixiando a mesma com um golpe conhecido como mata leão. Ainda tirou uma foto da vítima sem vida.
Atuou pelo Ministério Público o promotor Romero Borja, que avaliou positivamente a sentença. O júri foi presidido pelo juiz Jorge William Fred. A advogada Alessandra Monteiro defendeu o condenado.
Diante da falta de diálogo com o governo do Estado, a Associação dos Delegados e Delegadas de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) prepara uma Assembleia Extraordinária, no dia 24 de outubro, para definir as ações de mobilização para retomada das mesas de negociação específicas da categoria. De acordo com o presidente da ADEPPE, Diogo Victor, em […]
Diante da falta de diálogo com o governo do Estado, a Associação dos Delegados e Delegadas de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) prepara uma Assembleia Extraordinária, no dia 24 de outubro, para definir as ações de mobilização para retomada das mesas de negociação específicas da categoria.
De acordo com o presidente da ADEPPE, Diogo Victor, em julho desse ano ficou acertado na Secretaria de Administração do Estado que as mesas de negociação específicas seriam retomadas no início de setembro, após a conclusão da mesa geral dos servidores, ocorrida no mês de agosto. Entretanto, até o presente momento, não houve continuidade do que foi estabelecido, apesar de diversas manifestações da entidade e do Fórum de Segurança Pública.
“No mesmo fórum ficou acordado o protocolo do pedido de instauração de núcleo de conciliação e mediação no âmbito do TJPE com objetivo de intermediar negociações entre entidades representativas da segurança pública e o Poder Público, bem como grande passeata no dia 26 de outubro, reunindo as reinvindicações comuns de todas as categorias da segurança pública”, diz Diogo Victor.
A partir da assembleia, os delegados irão definir as novas frentes de mobilizações que serão adotadas. Entre elas, estão desde a não participação do plantão virtual e do novo plantão da Delegacia da Mulher do Cabo, recentemente anunciado pela governadora, até a entrega total do Plano Jornada Extraordinária- PJES e de cargos.
O novo plano de segurança, que ainda não foi apresentado pelo Estado, também pode não contar com a participação efetiva dos delegados “Não há norma que obrigue um delegado a fazer plantão extraordinário, nem mesmo uma deflagração de uma Operação de Repressão Qualificada. Os delegados fazem por terem compromisso com a sociedade e com a cidade em que trabalham”, ressalta o presidente da ADEPPE.
O atual secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, já foi testemunha que uma mobilização dos órgãos de segurança pode ser prejudicial ao plano de segurança, já que foi justamente por esse motivo que ele foi exonerado do mesmo cargo que exercia em 2016.
por Anchieta Santos Com chapa única, aconteceu nesta segunda (15) à noite a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara de vereadores de Tabira para o biênio 2015/2016. Em eleição Coordenada pelo Presidente Zé de Bira foi eleita somando nove votos a chapa composta por Marcos Crente Presidente; Dra. Nely Sampaio, 1ª Secretária e […]
Com chapa única, aconteceu nesta segunda (15) à noite a eleição para escolha da mesa diretora da Câmara de vereadores de Tabira para o biênio 2015/2016.
Em eleição Coordenada pelo Presidente Zé de Bira foi eleita somando nove votos a chapa composta por Marcos Crente Presidente; Dra. Nely Sampaio, 1ª Secretária e Aristóteles Monteiro 2º secretário. O único voto contra a chapa foi dado pelo vereador Val do Bar que justificou dizendo que havia um acordo (para votar em Djalma como substituto de Zé de Bira) que ali estava sendo quebrado.
Enquanto isso o vereador Djalma das almofadas se retirou da sessão como forma de protesto deixando de participar da votação.
Além de familiares do Presidente eleito Marcos Crente, compareceram o ex-prefeito Rosalvo Sampaio(Mano), o Secretário de Administração Flavio Marques, o ex-presidente da Câmara Marcilio Pires, o suplente de vereador Tote Marques, empresário Pipi da Verdura e outras lideranças da política tabirense.
No dia em que completou 75 anos, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, teve um mal estar e foi levado ao Hospital Regional Emília Câmara. Ele passou o dia recebendo homenagens de amigos e familiares. Totonho está recluso por conta da pandemia da Covid-19 e não promoveu nenhum evento como tradicionalmente acontece, comemorando […]
No dia em que completou 75 anos, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares, teve um mal estar e foi levado ao Hospital Regional Emília Câmara.
Ele passou o dia recebendo homenagens de amigos e familiares. Totonho está recluso por conta da pandemia da Covid-19 e não promoveu nenhum evento como tradicionalmente acontece, comemorando apenas com familiares mais próximos.
Segundo o filho Toninho Valadares, ele teve um mal estar e como estava com a pressão arterial um pouco alterada, foi levado para exames. “A princípio, está bem consciente , apenas fazendo exames para aferir seu estado “, disse Toninho ontem no fim da noite.
A informação é de por precaução, Totonho dormiu na unidade. Os primeiros exames, a princípio, não detectaram maiores anormalidades a não ser a alteração da pressão arterial.
Essa mania, Totonho foi liberado e já está em casa. A equipe de plantão recomendou repouso e a realização posterior de alguns exames.
Totonho já foi submetido a cirurgia que implantou pontes de safena e mamária. É ex-prefeito por três mandatos. Seu nome está colocado no conjunto de pré-candidatos da Frente Popular.
Convidado pelo amigo blogueiro Júnior Finfa, estarei com ele no seu canal do YouTube, falando sobre tudo. Será nesta segunda-feira, dia 29 de dezembro, como o convidado do Podcast “Papo com Finfa”. Eu que nunca me permiti censurar, já avisei a ele que não se furte de perguntar nada, inclusive sobre a possibilidade de meu […]
Convidado pelo amigo blogueiro Júnior Finfa, estarei com ele no seu canal do YouTube, falando sobre tudo.
Será nesta segunda-feira, dia 29 de dezembro, como o convidado do Podcast “Papo com Finfa”.
Eu que nunca me permiti censurar, já avisei a ele que não se furte de perguntar nada, inclusive sobre a possibilidade de meu ingresso na política, a pergunta que eu mais respondo andando por esse estado. Como não quero dar spoiler, a resposta darei a ele, sem nenhum filtro.
Também posso falar de meu futuro profissional e projetos, já que também sou interpelado sobre a possibilidade de ir para outros veículos no Estado, fruto da caminhada que trilhei no jornalismo.
O Conselho Municipal de Assistência Social de Serra Talhada foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Mérito CNAS, com o tema “Participação e Garantias de Direitos – Você Faz Controle Social”, concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que tem por objetivo dar visibilidade às práticas no campo do controle social do […]
O Conselho Municipal de Assistência Social de Serra Talhada foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Mérito CNAS, com o tema “Participação e Garantias de Direitos – Você Faz Controle Social”, concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que tem por objetivo dar visibilidade às práticas no campo do controle social do SUAS, disseminando processos organizativos que contribuam para ampliar e qualificar a participação da população na formulação, gestão e controle social da Política Nacional de Assistência Social.
A 3ª Edição do Prêmio Mérito CNAS aconteceu durante a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, ocorrida entre os dias 5 a 8 de dezembro de 2017, em Brasília, e teve por objetivo reconhecer e divulgar iniciativas/ações de fortalecimento e de experiências no campo do controle social que possam ser replicadas ou adequadas para os demais Conselhos, além de fortalecer o controle social no âmbito da gestão e da sociedade civil.
Nesta edição, o CNAS trouxe novidades ao processo de premiação, com a constituição de uma Comissão Avaliadora que realizou visitas “in loco” às iniciativas finalistas, além do envio de vídeos mostrando a iniciativa/ação em que os respectivos conselhos estavam concorrendo. Durante a conferência, os finalistas elegeram a melhor iniciativa entre as 5 (cinco) categorias distribuídas por porte populacional.
Dos 587 Conselhos de Assistência elegíveis a participar do Mérito CNAS por terem obtido o Índice de Desenvolvimento dos Conselhos – ID Conselhos maior ou igual a 4 (quatro), de acordo com os dados do CENSO SUAS – 2016, 55 ações foram inscritas no Formulário do Google publicado no dia 31 de julho de 2017, e disponibilizado para inscrição a partir do dia 01 de setembro de 2017. Deste total, 15 (quinze) Conselhos inscritos não atenderam ao ID Conselhos e foram desclassificas, restando 41 inscrições válidas.
No Estado do Pernambuco, foram inscritas ações/ iniciativas de 5 (cinco) Conselhos de Assistência Social, estando o município de Serra Talhada entre os 10 (dez) finalistas EM ÂMBITO NACIONAL. Na premiação nacional o município ficou em segundo lugar e na premiação estadual conquistou a melhor colocação de Pernambuco. O Conselho Municipal de Assistência Social de Serra Talhada conquistou o reconhecimento por sua atuação de destaque no fortalecimento da Política de Assistência Social (PNAS), desenvolvendo ação inovadora que estimula atitudes afirmativas do controle social imprescindíveis no contexto do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Você precisa fazer login para comentar.