Notícias

Grande público prestigia abertura da III Feira do Empreendedorismo

Por Nill Júnior

Colaborou Rodrigo Lima, com fotos de Cláudio Gomes

O sucesso de um evento não se mede apenas pelo número de participantes, mas também pela quantidade de pessoas que ele consegue atrair. Como se já não bastasse ter quase queduplicado o numero de stands e empreendedores participantes, a abertura da 3ª edição da Feira de Empreendedorismo de Afogados da Ingazeira também bateu recorde de público.

Valorizando a economia criativa e o potencial da cultura na geração de oportunidades, os visitantes eram convidados, logo na chegada, a participar de uma animada noite deautógrafos com os escritores Wellington Rocha, Elenilda Amaral, Antônio dos Anjos, Gabriel Fonseca e outros. Eles comercializaram e autografaram seus livros: “Eu, meus eus e o Sertão”, “Olhos do abismo”, “Gabriel, o que você vai ser quando crescer?” e “Coletânea das flores”, este último, como o próprio nome diz, uma coletânea de poemas de escritoras do Sertão do Pajeú.

Na abertura oficial da feira, a Secretária de Administração e coordenadora da política municipal de empreendedorismo, Flaviana Rosa, agradeceu ao empenho de toda a equipe de governo, das instituições parceiras e dos empreendedores, por acreditarem no evento. O Presidente do CDL/Afogados, Glauco Queiroz, destacou os inúmeros postos de trabalho temporários gerados antes, durante e após a feira de empreendedorismo, destacando a perspectiva de bons negócios este ano.

O Gerente Regional do SEBRAE no Sertão Central, Pedro Lira, fez questão de ressaltar o papel de destaque que Afogados vem obtendo no cenário do empreendedorismo em Pernambuco. “Sempre que chegamos a um município que quer adotar o empreendedorismo como política pública, fazemos questão de dizer: vão conhecer o exemplo de Afogados, aprendam com o que eles estão fazendo lá,” destacou Pedro.

O Prefeito de Afogados, José Patriota, informou que mais de 1.200 pessoas já participaram dos cursos de qualificação profissional ofertados pela Prefeitura.“Estamos fazendo história, em meio a uma das mais graves crises dos últimos anos. Mas não baixamos a cabeça e nem recusamos o desafio. Estamos mostrando que é possível gerar oportunidade e renda, profissionalizando a nossa mão de obra e apostando no talento e criatividade dos nossos empreendedores,”afirmou o Prefeito.

A abertura também contou com as presenças do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira; Alberto Galvão, gerente de negócios da AGEFEPE, representando o Governo de Pernambuco; vereadores Augusto Martins, Igor Mariano, Franklin Nazário, Reinaldo Lima, Luiz Besourão; secretários municipais; Vice-Prefeito de Carnaíba, Júnior de Mocinha; representantes da Caixa, Banco do Nordeste,e empresários do setor de gesso no Sertão do Araripe, responsável por 95% da produção nacional de gesso.

Após a abertura oficial, o Prefeito José Patriota e o gestor da AGEFEPE, Alberto Galvão, fizeram a liberação simbólica de crédito para seis empreendedores locais. Até o final da feira, a agência estará orientando os empresários sobre os mecanismos para obtenção de crédito via AGEFEPE.

Para encerrar com chave de ouro, os participantes puderam se deliciar com a excelente apresentação do talentoso Jessier Quirino. Em um palco decorado como se fosse a típica sala de um lar sertanejo, Jessier contou seus “causos” e levou a plateia aos risos abordando com versos bem humorados, cenas típicas do Sertão Nordestino.

Nesta sexta (20), a partir das 18h, haverá um aulão de ritmos com os professores da academia treino fitness. Em seguida, apresentam-se grupos de capoeira, karatê e Jiu-jitsu. Mas a noite será, mais uma vez, da poesia. Uma mesa de glosa reunirá nomes como Dedé Monteiro, Diomedes Mariano, Gonga Monteiro, Paulo Matricó e George Alves (Carocha).

Outras Notícias

Considerações sobre a situação eleitoral de Wellington da LW

Por Djnaldo Galindo* Nill Junior fez notícia em seu prestigiado blog sobre números apontados pelo Instituto Múltipla numa pesquisa de consumo interno que aferiram a atual gestão indicadores ainda piores que aqueles apontados em amostra anteriores.  A possibilidade de recuperação da viabilidade eleitoral de Wellington da Lw, embora não seja impossível, é muitíssimo improvável. Por […]

Por Djnaldo Galindo*

Nill Junior fez notícia em seu prestigiado blog sobre números apontados pelo Instituto Múltipla numa pesquisa de consumo interno que aferiram a atual gestão indicadores ainda piores que aqueles apontados em amostra anteriores.

 A possibilidade de recuperação da viabilidade eleitoral de Wellington da Lw, embora não seja impossível, é muitíssimo improvável. Por vários motivos, mas, citarei os mais importantes:

– Os poucos que ainda têm coragem de defendê-lo publicamente o fazem porque também defendem o próprio interesse, ou seja, inexiste uma aprovação espontânea e autêntica e o público percebe isso. O que torna o investimento em marketing um desperdício de dinheiro e talvez – posso arriscar – com efeito contrário;

– Ao se afastar Madalena, do Delegado Israel Rubis, do Presidente Siqueirinha, seus principais fiadores, o prefeito perdeu completamente a aderência com lideranças com conexões com o mundo político e base popular, algo que ele mesmo não tem;

– Ostentando indicadores de desaprovação catastróficos e com as finanças municipais a beira da insolvência, qual liderança política minimamente relevante será capaz de cooptar para um projeto de reeleição?;

– Ao se declarar pré candidado, quando publicamente nenhum concorrente o fez e sendo ele o atual mandatário, deu o start ao início da pré campanha, algo que tende a ter pouca vantagem a quem não está bem avaliado e precisa de calmaria e não do ” fogo de uma pré campanha”, sem contar que as demandas dos apoiadores serão inflacionadas e dos falsos apoiadores também;

– Se insistir numa quixotesta tentativa de reeleição, correrá sérios riscos de assistir à migração de parte considerável do seu apoio no legislativo municipal as opções mais viáveis.

As eleições em Arcoverde, tendo Wellington da Lw como candidato, será um excelente estudo de caso.

*Djnaldo Galindo é formato em História pela AESA e graduando em Ciências Políticas pela Uninter.

 

Silvio apresenta Projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança à Adeppe

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apresentou nesta segunda-feira (15) o projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança Pública ao presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues. A ideia, segundo o parlamentar, é colher as sugestões da associação para enriquecer […]

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, apresentou nesta segunda-feira (15) o projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança Pública ao presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), Francisco Rodrigues. A ideia, segundo o parlamentar, é colher as sugestões da associação para enriquecer a proposta.

“A ideia é instituir uma política de Estado, independente de quem esteja no Governo, tornando obrigatória a prestação de contas das ações na área de segurança pública, tornando possível a avaliação de metas, resultados e eficiência das medidas implantadas”, explicou Silvio.

O presidente da Adeppe parabenizou a iniciativa do deputado, que contribui para fortalecer a política estadual de segurança. “A Secretaria de Defesa Social é o terceiro orçamento do Estado, respondendo por cerca de 10% da receita corrente, e não há um único mecanismo de prestação de contas. Esse projeto cria exatamente esse mecanismo”, avaliou Rodrigues.

Além da Adeppe, o deputado já apresentou o projeto de Lei de Responsabilidade da Segurança Pública ao presidente da OAB, Ronnie Duarte, e ao presidente do Sinpol-PE, Áureo Cisneiros. Antes de dar início à tramitação do projeto, o paramentar pretende apresentar a proposta também ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Leopoldo Raposo, ao procurador de Justiça de Pernambuco, Fransciso Dirceu Barros, e ao próprio governador Paulo Câmara.

Iguaracy recebe 9 toneladas de sementes para distribuição

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres e o secretário de Administração, Marcos Melo, estiveram nesta sexta-feira (24), no escritório do IPA do município. Eles foram conferir as sementes que serão distribuídas aos agricultores familiares do município. Ao todo, Iguaracy recebeu 9 toneladas de sementes, distribuídas em mil quilos de sorgo, mil quilos de feijão e  […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres e o secretário de Administração, Marcos Melo, estiveram nesta sexta-feira (24), no escritório do IPA do município. Eles foram conferir as sementes que serão distribuídas aos agricultores familiares do município.

Ao todo, Iguaracy recebeu 9 toneladas de sementes, distribuídas em mil quilos de sorgo, mil quilos de feijão e  sete mil quilos de milho, que começarão a ser distribuídas com o apoio da Prefeitura de Iguaracy que dará todo o apoio logístico para levar essas sementes até as associações da zona rural do município.

A distribuição será organizada pelo IPA através do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Prefeitura.

Procurador-geral deve denunciar políticos ao STF a partir de fevereiro

do G1 O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de fevereiro – após o recesso do Judiciário, que termina em 31 de janeiro – pedidos de abertura de investigação ou denúncias contra políticos envolvidos em corrupção na Petrobras. Outros investigados na Operação Lava Jato, que apura desvio […]

rodrigo-janot-20130410-04-size-598

do G1

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de fevereiro – após o recesso do Judiciário, que termina em 31 de janeiro – pedidos de abertura de investigação ou denúncias contra políticos envolvidos em corrupção na Petrobras.

Outros investigados na Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro na estatal – como ex-diretores da Petrobras, executivos e funcionários de empreiteiras e lobistas – já foram denunciados pelo Ministério Público Federal, tiveram a denúncia aceita pelo juiz federal Sérgio Moro e se tornaram réus de ações penais.

Nos casos dos deputados, senadores e ministros que teriam sido mencionados nos depoimentos em delação premiada do doleiro Alberto Youssef – apontado como chefe do esquema – e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, há necessidade de autorização do Supremo Tribunal Federal. Essas autoridades têm foro privilegiado e só podem ser investigadas ou processadas no STF. À CPI da Petrobras, Paulo Roberto Costa falou em “algumas dezenas” de políticos envolvidos.

A formulação dos inquéritos (investigações) ou denúncias (acusações) depende ainda da homologação (validação) da delação premiada do doleiro Alberto Youssef pelo ministro do STF Teori Zavascki, responsável pela análise dos documentos na Corte.

Teori Zavascki recebeu nesta quarta (17) os depoimentos, que são sigilosos e apontam fatos e nomes envolvidos a serem investigados. O juiz auxiliar do ministro, Marcio Schieffer, foi a Curitiba para checar informações do processo antes de Zavascki decidir se homologa ou não o acordo.

Pelo acordo firmado com o Ministério Público Federal, o doleiro contou o que sabe e, desde que comprovadas as informações, poderá obter benefícios, como redução da pena e responder ao processo em liberdade.

Verão com previsão de calor intenso e secas em Pernambuco

O verão começou oficialmente neste sábado (21), trazendo ao Hemisfério Sul as características marcantes da estação: calor, chuvas intensas e mudanças climáticas abruptas. Em Pernambuco, a temporada, que se estende até às 6h02 do dia 20 de março de 2025, será marcada por temperaturas mais altas e baixa incidência de chuvas, segundo a Agência Pernambucana […]

O verão começou oficialmente neste sábado (21), trazendo ao Hemisfério Sul as características marcantes da estação: calor, chuvas intensas e mudanças climáticas abruptas. Em Pernambuco, a temporada, que se estende até às 6h02 do dia 20 de março de 2025, será marcada por temperaturas mais altas e baixa incidência de chuvas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com a Apac, o verão no estado será caracterizado por elevados índices de radiação solar, devido à maior inclinação dos raios solares sobre a superfície terrestre. As temperaturas diárias ultrapassam frequentemente os 30°C, principalmente no Sertão e no Agreste, regiões conhecidas pelo calor extremo. Além disso, a umidade relativa do ar pode cair para níveis inferiores a 20%, configurando um risco à saúde, como desidratação e complicações respiratórias.

Apesar de ser uma estação predominantemente seca, eventos de chuvas intensas podem ocorrer de forma pontual. Esses episódios estão associados a fenômenos meteorológicos, como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), podendo causar alagamentos, ventos fortes e trovoadas. Essas precipitações, mesmo esporádicas, também podem impactar áreas da Zona da Mata e da Região Metropolitana do Recife.

Outro ponto de atenção é o Índice Ultravioleta (IUV), que atinge patamares elevados nesta época do ano. A exposição prolongada ao Sol sem proteção adequada pode resultar em queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até aumentar o risco de câncer. Por isso, o uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros é altamente recomendado.

As previsões climáticas para os próximos meses indicam chuvas na categoria normal a abaixo da média, especialmente no Sertão, onde os volumes esperados ficarão aquém da média histórica. Essa tendência reforça a necessidade de estratégias de convivência com a seca, uma realidade constante no semiárido pernambucano.

Especialistas também alertam para as consequências do calor extremo e da baixa umidade. “É importante que a população se hidrate adequadamente, evite exposição direta ao Sol nos horários de pico e preste atenção aos sinais de desidratação, como tontura e boca seca”, ressaltam meteorologistas da Apac.

Enquanto o verão avança, a estação desafia os pernambucanos a lidar com os extremos climáticos, adaptando-se às adversidades e reforçando a atenção aos cuidados com a saúde e o meio ambiente.