Governo Municipal de Sertânia inicia distribuição dos carnês do IPTU 2019
Por André Luis
O Governo Municipal de Sertânia iniciou a distribuição dos carnês referente ao IPTU 2019. Os 15.095 boletos serão entregues nas residências e os contribuintes têm ainda a opção de emitirem as guias online através do site da prefeitura: www.sertania.pe.gov.br, clicando na aba Portal do Contribuinte.
Os sertanienses terão duas opções de pagamento. Quitar o tributo em cota única, até o dia 30 de junho, com 20% de desconto, ou parcelar o imposto em até quatro vezes, sendo a primeira parcela com vencimento também para o dia 30 de junho. A opção de parcelamento não oferece desconto.
O aposentado ou pensionista que tem um único imóvel em seu nome terá um desconto de 50% no valor do tributo. Já as pessoas que tem um imóvel com menos de 50 metros quadrados estão isentos do imposto. A prefeitura tem uma expectativa de arrecadação em torno de R$ 1,5 milhão.
A quitação pode ser realizada no Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômico Federal e Casas Lotéricas, até a data do vencimento. Quem não pagar o IPTU poderá ser inscrito na dívida ativa e ter uma cobrança judicial. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) trata-se de uma receita obrigatória anual que é revertida em ações diversas para o município.
A arrecadação tem como finalidade obter recursos para serem revertidos em serviços e obras nas áreas da saúde, educação, limpeza pública, iluminação, entre outros. O dinheiro volta ao contribuinte dando-lhe mais qualidade de vida.
O Governo Municipal também elaborou estratégia para ajudar os contribuintes que estão com débitos do IPTU referente a anos anteriores. Quem efetuar o pagamento em cota única terá desconto de 80% nos juros e multas. Os que decidirem pelo parcelamento também terão diminuição nos juros e multas: quem optar por duas parcelas terá 60%; três parcelas: 40%; quatro parcelas: 20%. A dívida pode ser parcelada até o fim do ano.
A Polícia Federal apura a informação de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria deixado o Brasil com destino aos Estados Unidos, passando pela Argentina, segundo a coluna de Lauro Jardim, de O Globo. A possibilidade de viagem foi noticiada nesta terça-feira (27) pelo jornal argentino Infobae, mas ainda não há confirmação de que o […]
A Polícia Federal apura a informação de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teria deixado o Brasil com destino aos Estados Unidos, passando pela Argentina, segundo a coluna de Lauro Jardim, de O Globo. A possibilidade de viagem foi noticiada nesta terça-feira (27) pelo jornal argentino Infobae, mas ainda não há confirmação de que o parlamentar tenha cruzado a fronteira ou embarcado para os Estados Unidos.
O caso ganhou repercussão depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que Flávio entregasse seus passaportes à Polícia Federal e ficasse proibido de deixar o território nacional.
Segundo o Infobae, o senador teria atravessado a fronteira brasileira com a Argentina na segunda-feira (26), utilizando um documento de identidade. De Puerto Iguazú, na província argentina de Misiones, ele seguiria para os Estados Unidos em uma aeronave particular.
A reportagem identificou um jato Gulfstream G400, de matrícula LV-JQW, pertencente à empresa Baires Fly S.A. De acordo com o veículo, a companhia teria solicitado procedimentos alfandegários e migratórios para quatro passageiros e três tripulantes. A decolagem estaria prevista para as 2h desta terça-feira.
A informação, entretanto, foi contestada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador-geral da campanha presidencial de Flávio Bolsonaro.
“Não saiu”, afirmou Marinho à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, em declaração também publicada pelo UOL.
O UOL consultou registros do serviço de monitoramento Flightradar24 e identificou um voo de Buenos Aires para Puerto Iguazú na noite de segunda-feira. No entanto, não encontrou registro de decolagem da aeronave em direção aos Estados Unidos nesta terça-feira.
A existência desse voo não comprova que Flávio Bolsonaro estivesse entre os passageiros. Também não foi apresentada confirmação oficial de autoridades migratórias sobre uma eventual saída do senador do Brasil.
Determinação do STF
Na segunda-feira (26), Flávio Bolsonaro informou ter sido intimado pela Polícia Federal para entregar seus passaportes, por determinação de Alexandre de Moraes.
A decisão, tomada em um processo sob sigilo, também proíbe o parlamentar de deixar o país e de manter contato com o advogado Willer Tomaz, investigado por suspeitas de lavagem de dinheiro em negócios relacionados ao setor de apostas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Flávio afirmou que não tinha intenção de sair do Brasil e declarou que cumpriria a determinação judicial, embora tenha criticado a medida.
O senador é investigado em procedimentos que apuram suspeitas de irregularidades financeiras. Ele nega envolvimento em atividades ilícitas.
Informações falsas também circularam
Desde a derrota de Flávio Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (25), publicações nas redes sociais passaram a afirmar que o senador havia viajado para os Estados Unidos.
Agências de checagem identificaram que parte dessas publicações utiliza imagens de uma viagem realizada em maio de 2026, apresentadas fora de contexto. Também foi identificada uma montagem que simulava uma reportagem sobre uma suposta saída do país.
Esses materiais não comprovam a viagem agora mencionada pelo Infobae, que se refere a uma possível movimentação ocorrida entre a noite de segunda-feira (26) e a madrugada desta terça-feira (27).
Até o momento, a informação sobre a eventual saída de Flávio Bolsonaro permanece sem confirmação independente, enquanto um de seus principais aliados nega que ele tenha deixado o Brasil.
Fonte: O Globo/UOL
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
A Prefeitura de Arcoverde apresentou duas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e informou que as obras de construção da base do serviço estão em estágio avançado. O prefeito Zeca Cavalcanti visitou o local para acompanhar os trabalhos, mas ainda não foi divulgada uma data para o início dos atendimentos. Os […]
A Prefeitura de Arcoverde apresentou duas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e informou que as obras de construção da base do serviço estão em estágio avançado. O prefeito Zeca Cavalcanti visitou o local para acompanhar os trabalhos, mas ainda não foi divulgada uma data para o início dos atendimentos.
Os veículos apresentados são uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, e uma Unidade de Suporte Básico (USB). As ambulâncias deverão integrar a estrutura de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência no município.
Segundo a gestão municipal, a implantação do Samu é aguardada há mais de 12 anos em Arcoverde. A prefeitura informou que pretende concluir a construção da base e organizar as equipes necessárias para colocar o serviço em funcionamento.
Durante a vistoria, Zeca Cavalcanti comentou o andamento da implantação e a chegada dos veículos. O prefeito afirmou que a estrutura está sendo preparada para atender às ocorrências de urgência e emergência, mas não estabeleceu um prazo específico para o início das operações.
Outra etapa da implantação envolve a contratação dos profissionais. De acordo com a prefeitura, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei encaminhado pelo Executivo que autoriza a realização de seleção pública para a formação das equipes do Samu.
A previsão apresentada pela administração municipal é de que a seleção contemple médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. A realização do processo seletivo e a organização das equipes ainda são necessárias para o funcionamento das unidades.
O Samu presta atendimento pré-hospitalar em situações de urgência e emergência, incluindo ocorrências clínicas, traumáticas, cirúrgicas e psiquiátricas. O serviço funciona 24 horas por dia, com acionamento gratuito pelo número 192 e atendimento regulado por uma central responsável por avaliar as ocorrências e definir o envio das equipes.
Em Arcoverde, o início dos atendimentos dependerá da conclusão das obras, da composição das equipes e da organização operacional do serviço. A prefeitura não informou uma data definitiva para a entrega da base.
O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na segunda-feira (26), os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro abordou o planejamento do quarto mandato presidencial, que terá início em janeiro de 2027, e a relação […]
O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na segunda-feira (26), os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro abordou o planejamento do quarto mandato presidencial, que terá início em janeiro de 2027, e a relação entre o governo federal e o Congresso Nacional.
A reunião ocorreu um dia após a vitória de Lula no segundo turno das eleições presidenciais, quando derrotou Flávio Bolsonaro (PL). Foi o primeiro encontro do presidente com os dirigentes das duas Casas legislativas desde a confirmação do resultado eleitoral.
Motta e Alcolumbre deixaram o Alvorada às 18h27, sem conversar com a imprensa. Na parte final da reunião, também participaram os ministros da Fazenda, Dario Durigan, e do Planejamento, Bruno Moretti, que permaneceram na residência oficial após a saída dos parlamentares.
Em manifestação divulgada posteriormente, Hugo Motta defendeu a manutenção do diálogo entre o Executivo e o Legislativo e afirmou que o Congresso deve continuar trabalhando em conjunto com o governo, respeitando as atribuições de cada Poder.
Davi Alcolumbre também destacou a importância da relação institucional. Em comunicado, afirmou que o Senado e a Câmara continuarão atuando com independência e responsabilidade, mantendo a disposição para construir entendimentos com o governo federal.
A aproximação ocorre em um momento de reorganização política após as eleições. Lula terá de negociar com um Congresso de composição majoritariamente conservadora para avançar com as propostas de seu próximo mandato.
Entre os temas que deverão integrar as discussões entre o Executivo e o Legislativo está a agenda de segurança pública, incluindo a proposta de emenda constitucional sobre o setor. A articulação com os parlamentares também será importante para a definição das prioridades orçamentárias e das medidas econômicas previstas para 2027.
Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pediu que apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) evitem manifestações contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo publicado nas redes sociais nessa segunda-feira (26), o parlamentar afirmou que considera praticamente impossível reverter a vitória do presidente na Justiça Eleitoral. A manifestação […]
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) pediu que apoiadores de Flávio Bolsonaro (PL) evitem manifestações contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo publicado nas redes sociais nessa segunda-feira (26), o parlamentar afirmou que considera praticamente impossível reverter a vitória do presidente na Justiça Eleitoral.
A manifestação ocorreu um dia depois de Flávio Bolsonaro anunciar que não reconheceria o resultado do segundo turno e que pretendia solicitar a anulação da eleição. Apesar de levantar questionamentos sobre o processo eleitoral, Nikolas recomendou cautela aos eleitores insatisfeitos com a derrota.
“Conhecendo o nosso país, a chance de anular essa eleição é praticamente nula”, declarou o deputado.
Durante o pronunciamento, Nikolas afirmou que existem questionamentos sobre a votação que, em sua avaliação, ainda precisam ser esclarecidos. Entre os pontos mencionados estão a virada de Lula no segundo turno, os resultados em Minas Gerais e a decisão judicial que permitiu a prorrogação do horário de votação em determinadas seções eleitorais.
O parlamentar, entretanto, não apresentou provas de irregularidades capazes de comprometer o resultado proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao orientar seus seguidores, Nikolas alertou para os riscos de manifestações realizadas em momentos de indignação. Ele mencionou as consequências enfrentadas por pessoas que participaram de protestos anteriores e pediu que os apoiadores não tomem decisões precipitadas.
A preocupação também existe entre integrantes da campanha de Flávio Bolsonaro. Segundo informações publicadas pelo Correio Braziliense e reproduzidas pelo Diário de Pernambuco, aliados temem que manifestações contra o resultado possam terminar em episódios de violência semelhantes aos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
No vídeo, Nikolas também fez referências religiosas e procurou transmitir uma mensagem de continuidade política aos apoiadores. Ao comentar a derrota eleitoral, afirmou que o resultado representa apenas um momento da trajetória do grupo.
A declaração contrasta com uma publicação feita pelo próprio deputado no domingo (25), quando escreveu na rede social X: “Ou a gente ganha. Ou a gente ganha. Tá avisado”.
Mudança de estratégia de Flávio Bolsonaro
A manifestação de Nikolas ocorreu em meio à revisão da estratégia jurídica da campanha de Flávio Bolsonaro. Depois de anunciar que pediria a anulação da eleição, o senador desistiu da iniciativa e passou a concentrar seus questionamentos em ações que apontam supostos abusos de poder político e econômico durante a campanha de Lula.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Reprodução
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua repercutindo entre autoridades brasileiras e lideranças internacionais. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem de congratulações ao presidente e ao vice, Geraldo Alckmin (PSB), acompanhada de um apelo por políticas públicas voltadas à população mais pobre. Chefes de Estado e […]
A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua repercutindo entre autoridades brasileiras e lideranças internacionais. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem de congratulações ao presidente e ao vice, Geraldo Alckmin (PSB), acompanhada de um apelo por políticas públicas voltadas à população mais pobre. Chefes de Estado e de governo de diferentes países também reconheceram a vitória do petista no segundo turno das eleições, realizado no domingo (25).
Em nota divulgada nessa segunda-feira (26), a CNBB destacou que as decisões políticas e econômicas devem considerar a dignidade humana, a solidariedade, o bem comum e a redução das desigualdades sociais.
A entidade católica defendeu atenção prioritária às pessoas em situação de vulnerabilidade, com políticas de combate à fome e à miséria, valorização do trabalho digno e garantia de acesso à saúde, à educação e à moradia.
A mensagem também mencionou a proteção das crianças, dos idosos e das famílias, os direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais e a preservação ambiental.
Para os bispos, o desenvolvimento do país não deve ser medido exclusivamente por indicadores econômicos, mas também pelas condições de vida da população e pelo acesso aos direitos fundamentais.
A CNBB abordou ainda o ambiente de polarização política registrado durante a campanha presidencial. A entidade defendeu a pacificação do país, o respeito às diferenças, o fortalecimento das instituições democráticas e a observância da Constituição Federal.
O documento também reafirmou a necessidade de combater a corrupção e todas as formas de violência.
Repercussão internacional
Fora do Brasil, a vitória de Lula recebeu manifestações de dirigentes europeus, asiáticos e americanos, que destacaram a importância das relações diplomáticas e comerciais com o país.
O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Lula e defendeu o aprofundamento da parceria estratégica entre os dois governos. O francês destacou a cooperação diante dos desafios internacionais e a manutenção das relações bilaterais.
Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sánchez comemorou o resultado e interpretou a vitória do presidente brasileiro como um sinal de fortalecimento das forças políticas progressistas.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, também enviou uma mensagem de congratulações. Apesar de integrar um campo político diferente do de Lula, Noboa destacou que os países latino-americanos compartilham desafios e podem obter resultados por meio da cooperação.
Na América do Norte, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, defendeu a ampliação das relações comerciais com o Brasil e a cooperação em questões ambientais.
A primeira-ministra do Japão também cumprimentou o presidente reeleito e manifestou interesse em aprofundar a parceria estratégica entre os dois países, incluindo discussões comerciais envolvendo o Japão e o Mercosul.
O governo da China divulgou uma manifestação por meio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, reafirmando a disposição de continuar ampliando a cooperação com o Brasil.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também parabenizou Lula e destacou aspectos relacionados à soberania brasileira e às políticas de desenvolvimento econômico e social.
Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou o resultado eleitoral e ressaltou a defesa da democracia e do multilateralismo.
Na América Latina, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, também estiveram entre as autoridades que reconheceram a reeleição.
O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, mencionou a repercussão da vitória entre moradores da cidade americana e publicou uma mensagem de congratulações ao presidente brasileiro.
As manifestações ocorreram após a confirmação da vitória de Lula sobre Flávio Bolsonaro (PL). O presidente conquistou seu quarto mandato pelo voto direto e permanecerá à frente do Palácio do Planalto até 2030.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr
Você precisa fazer login para comentar.