Governo do Estado quer Guarda Municipal auxiliando no Combate a Violência
Por Nill Júnior
Por Anchieta Santos
Embora “segurança pública” seja responsabilidade dos governadores, Paulo Câmara convocou todos os prefeitos da área metropolitana para auxiliá-lo no combate à bandidagem.
Quase todos os municípios da RMR criaram Secretaria de Segurança e podem auxiliar o Governo do Estado comprando câmeras de monitoramento, melhorando a iluminação pública e aparelhando suas guardas municipais.
Em Tabira, o comando da Guarda Municipal informa à imprensa que o MP não deseja que a corporação auxilie a PM no combate à violência da cidade. Já que Perguntar não ofende, em Tabira o MP estaria na contra mão do combate a violência?
O candidato do PCdoB Otoni Cantarelli continua liderando o item rejeição em Serra Talhada de acordo com pesquisa dos Instituto Múltipla encomendada pelo blog e divulgada hoje. Ele tem 48,3% de rejeição, quando o eleitor é perguntado sobre em quem não votaria de jeito nenhum. Já no caso do candidato Victor Oliveira, a rejeição chega […]
O candidato do PCdoB Otoni Cantarelli continua liderando o item rejeição em Serra Talhada de acordo com pesquisa dos Instituto Múltipla encomendada pelo blog e divulgada hoje. Ele tem 48,3% de rejeição, quando o eleitor é perguntado sobre em quem não votaria de jeito nenhum.
Já no caso do candidato Victor Oliveira, a rejeição chega a 28,2%. O Prefeito e candidato a reeleição Luciano Duque tem 13,2% que dizem não votar nele de jeito nenhum. Não sabe ou não opinaram, 10,3%. O número somado pode chegar a mais de 100%, o que não foi o caso, porque neste cenário o eleitor pode rejeitar até três nomes.
A pesquisa Múltipla foi realizada nas zonas urbana e rural de Serra Talhada entre 19 e 21 de setembro sob o número de registro PE-00503/2016. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro 5,7% para mais ou para menos. O universo de amostra foi composto por 350 entrevistas, maior que os anteriores.
Bairros e localidades rurais pesquisadas: Bairros da AABB, São Cristovão, IPSEP, Nossa Senhora da Conceição, Alto da Conceição, Bom Jesus, Vila Bela, CAJEP, Borborema, Bairro Universitário, Alto Bom Jesus, Várzea, Centro, Caxixola, IPSEP II, Tancredo Neves, COHAB, Mutirão e Nossa Senhora da Penha
Localidades rurais: Ramalhete, Inajá, Cacimbas, Covas, Poço do Serrote, Assentamento Virgulino Ferreira, Poço da Cerca, Serra Vermelha, Vila Bela, Travessas, Pau Ferrado, Assentamento Gilvan Santos, Fazenda Logradouro, São José, Barra, Lagartixa, Lemo, Barriga Furada, Malhada Grande, Distrito de Varzinha, Distrito de Bernardo Viera, Distrito de Santa Rita, Distrito de Luanda, Distrito de Taupiranga, Distrito de Caiçarinha da Penha, Distrito de Logradouro, Fazenda Água Branca, Triângulo, Desterro, Barrinha, São Domingos, Chico Magro, Jatobá de Cima, Juazeiro Grande, Três Passagens, Baixios, Cacimba Velha, Jurema, Varginha, Santa Rita, Conceição de Cima, São José, Riacho São Domingos, Fazenda Poço Escuro, Fazenda Jazigo, Saco, Boi Morto, Xique Xique, Curral Velho, Acesso ao IPA, Empoeira, Barro, Fazenda Cacimba, São João dos Gaias, Estrada Luanda para Paraíba, Estrada Luanda para Caldeirão, Limoeiro, Herculano, Fazenda Passagem do Juazeiro, Barra de Cabaça, Juazeiro 1, Icós, Fuxica, Barreiros, Santana, Barrinho, Conceição de Baixo, Conceição do Meio, Fazenda Juazeirinho, Escadinha, Assentamento Exu, Fazenda Escadinha, Chocalho de Baixo, Amarrador, Jazido e Cachoeira.
No último sábado (1), a Fazenda Miguel Del se transformou em um centro de debates e esperança para o futuro de São José do Egito. O pré-candidato à prefeitura municipal, Fredson da Perfil, reuniu mais de 100 jovens para um encontro que faz parte das oficinas realizadas com diferentes segmentos da população. O evento, intitulado […]
No último sábado (1), a Fazenda Miguel Del se transformou em um centro de debates e esperança para o futuro de São José do Egito.
O pré-candidato à prefeitura municipal, Fredson da Perfil, reuniu mais de 100 jovens para um encontro que faz parte das oficinas realizadas com diferentes segmentos da população.
O evento, intitulado “São José do Egito Pode Mais”, faz parte de um plano participativo que visa atender às demandas reais da população, contando com a colaboração direta dos cidadãos.
Fredson destacou a importância de ouvir a juventude, que representa o futuro de qualquer sociedade.
“A juventude de São José do Egito está sofrendo com a falta de oportunidades e perspectivas. É inaceitável que, em plena era da tecnologia, nossos jovens ainda estejam relegados ao atraso e à falta de oportunidades. Sem suporte adequado, muitos jovens não conseguem aproveitar essas ferramentas para construir um futuro promissor”, afirmou.
Na tarde do último sábado (17) , a candidata a prefeita de Itapetim Aline Karina e o vice Chico inauguraram oficialmente o comitê de campanha no Distrito de São Vicente, marcando mais um passo importante na corrida eleitoral. O prefeito Adelmo Moura esteve presente, reforçando seu apoio à candidatura de Aline e Chico, além de […]
Na tarde do último sábado (17) , a candidata a prefeita de Itapetim Aline Karina e o vice Chico inauguraram oficialmente o comitê de campanha no Distrito de São Vicente, marcando mais um passo importante na corrida eleitoral.
O prefeito Adelmo Moura esteve presente, reforçando seu apoio à candidatura de Aline e Chico, além de destacar as diversas ações realizadas no Distrito de São Vicente.
Segundo a organização, “o evento, que reuniu um grande número de simpatizantes e apoiadores, também contou com a participação dos pré-candidatos a vereador da Frente Popular.”
A violência voltou a assustar moradores de Serra Talhada nos primeiro dias de 2026. Segundo o Blog do Júnior Campos, além do homicídio registrado e noticiado ainda nas primeiras horas do dia, outra ocorrência grave foi confirmada pelas forças de segurança no bairro Mutirão, envolvendo uma tentativa de homicídio com extrema violência. De acordo com […]
A violência voltou a assustar moradores de Serra Talhada nos primeiro dias de 2026.
Segundo o Blog do Júnior Campos, além do homicídio registrado e noticiado ainda nas primeiras horas do dia, outra ocorrência grave foi confirmada pelas forças de segurança no bairro Mutirão, envolvendo uma tentativa de homicídio com extrema violência.
De acordo com informações do 14º Batalhão da Polícia Militar, por volta de 0h23 do dia 2, a Central de Operações acionou uma guarnição para averiguar a entrada de um homem ferido no Hospital Agamenon Magalhães (HOSPAM).
No local, os policiais constataram que Diones da Silva Dantas havia dado entrada com múltiplas lesões provocadas por arma branca, além de ferimentos na cabeça e queimaduras pelo corpo.
Diante da gravidade do quadro, a vítima foi transferida para o Hospital Eduardo Campos, onde foi estabilizada, sendo posteriormente encaminhada para uma unidade hospitalar no Recife, onde permanece sob cuidados médicos.
Ainda no hospital, Diones relatou aos policiais que foi agredido por um homem conhecido como “André Baixinho”, morador do bairro Mutirão. Segundo o relato, a motivação do crime teria sido uma dívida em dinheiro. Como não conseguiu quitar o valor cobrado, a vítima teria sido violentamente atacada, esfaqueada, atingida com golpes na cabeça e teve a residência incendiada, o que ocasionou as queimaduras.
As equipes policiais realizaram diligências no local do crime, onde a Polícia Científica também foi acionada para realização da perícia. Inicialmente, o suspeito não foi localizado, e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, resultando na instauração de inquérito policial.
Horas depois, dando continuidade às investigações, policiais do 14º BPM, com apoio das equipes Rural e Malhas da Lei/ASI, receberam informações sobre o paradeiro do suspeito. O homem foi localizado escondido em uma residência no próprio bairro Mutirão. Ao perceber a presença policial, tentou se ocultar, mas acabou sendo imobilizado e preso.
Identificado como André Paulino Jucá, de 55 anos, o acusado confessou a autoria da tentativa de homicídio, alegando que a vítima teria arrombado sua casa e furtado alguns objetos, o que teria motivado a agressão.
Durante buscas no imóvel, os policiais apreenderam uma faca peixeira, uma pedra de substância semelhante ao crack, um aparelho celular e documentos de identificação de terceiros. O suspeito não informou se a faca foi utilizada no crime.
Todo o material apreendido, juntamente com o imputado, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada, onde o caso segue sob investigação. A Polícia Civil agora apura as circunstâncias do crime, bem como a versão apresentada pelo suspeito.
A sequência de ocorrências reforça o clima de insegurança vivido na cidade neste início de ano e acende o alerta das autoridades para o avanço da violência urbana em Serra Talhada.
O Ministro Sérgio Moro compartilhou em suas redes sociais detalhes da operação para identificar de onde saiu o óleo que contaminou praias do Nordeste. “Polícia Federal no caminho do completo esclarecimento desse terrível crime ambiental “. Veja nota da PF: A Polícia Federal deflagrou, na data de hoje 01/11, a Operação Mácula* para apurar a […]
O Ministro Sérgio Moro compartilhou em suas redes sociais detalhes da operação para identificar de onde saiu o óleo que contaminou praias do Nordeste. “Polícia Federal no caminho do completo esclarecimento desse terrível crime ambiental “. Veja nota da PF:
A Polícia Federal deflagrou, na data de hoje 01/11, a Operação Mácula* para apurar a origem e autoria do vazamento de óleo que atingiu mais de 250 praias nordestinas brasileiras, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2019.
As investigações tiveram início em meados de setembro deste ano e ocorreram em ação integrada com a Marinha do Brasil, o Ministério Público Federal, o IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Agência Nacional do Petróleo, a Universidade Federal da Bahia, Universidade de Brasília e Universidade Estadual do Ceará, bem como contaram com o apoio espontâneo de empresa privada do ramo de geointeligência.
Neste contexto, a Polícia Federal logrou obter a localização da mancha inicial de petróleo cru em águas internacionais, a aproximadamente 700km da costa brasileira, em sentido leste, com extensão ainda não calculada.
A partir da localização da mancha inicial, cujo derramamento suspeita-se ter ocorrido entre os dias 28 e 29 de julho, foi possível identificar o único navio petroleiro que navegou pela área suspeita, por meio do uso de técnicas de geointeligência e cálculos oceanográficos regressivos.
A embarcação, de bandeira grega, atracou na Venezuela em 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico, vindo a aportar apenas na África do Sul. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.
Paralelamente às diligências acima, a Polícia Federal está realizando diversos exames periciais no material oleoso recolhido em todos os estados brasileiros atingidos, bem como exames em animais mortos, já havendo a constatação de asfixia por óleo, assim como a similaridade de origem entre as amostras.
O navio grego está vinculado, inicialmente, à empresa de mesma nacionalidade, porém ainda não há dados sobre a propriedade do petróleo transportado pelo navio identificado, o que impõe a continuidade das investigações.
Diligências em outros países foram solicitadas através de mecanismos de cooperação internacional, pelo canal Interpol, a fim de serem obtidos dados adicionais sobre a embarcação, tripulação e empresa responsável.
A investigação criminal visa impor aos responsáveis, inclusive pessoas jurídicas, as penas do crime de poluição previsto no art. 54 da lei ambiental, bem como o crime do art. 68 da mesma lei, decorrente do fato de não ter havido comunicação às autoridades acerca do incidente.
Na data de hoje são cumpridos 2 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro, expedidos pela 14ª Vara Federal Criminal de Natal/RN, em sedes de representantes e contatos da empresa grega no Brasil.
A operação foi denominada Mácula pois a palavra significa sujeira e impureza. Mais de mil toneladas de material poluente foram retiradas das praias brasileiras.
Você precisa fazer login para comentar.