Notícias

Governo discute com Rodrigo Novaes fortalecimento do potencial turístico de Serra Talhada

Por André Luis

Na última quarta-feira (24.04), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Serra Talhada, Marcos Oliveira, esteve ao lado do Prefeito Luciano Duque e do presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Anildomá Souza, além da presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, participando de uma reunião com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e diretor-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo Governador Eduardo Campo (Empetur), Rodrigo Novaes, no Recife.

Na oportunidade, o Governo Municipal apresentou uma pauta de estratégias voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo e da cultura no município de Serra Talhada. “A reunião teve uma pauta voltada para o potencial turístico de nossa cidade e região do Pajeú. Precisamos criar novos atrativos, melhorar aqueles que já existem e fortalecer os eventos tradicionais e a nossa cultura, fortalecendo o turismo fortaleceremos a nossa economia com geração de empregos e renda para a população”, comentou Marcos Oliveira.

Além da reunião na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, o secretário serra-talhadense de Desenvolvimento Econômico também representou o município na quinta-feira (25), no III Encontro de Municípios das Regiões Turísticas do Estado de Pernambuco.

O evento aconteceu no Auditório Brum, situado no Centro de Convenções, em Olinda, e reuniu cerca de 130 gestores de turismo e prefeitos dos 103 municípios pernambucanos atualmente inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, além dos 81 municípios ainda não cadastrados. A assembleia debateu pautas relacionadas às novas exigências para a permanência no mapa e a reformulação do Programa de Regionalização do Turismo.

Outras Notícias

Domingo de muita chuva nas cidades do Pajeú

A semana terminou com a chuva caindo em cidades da região do Pajeú. Na tarde e noite do domingo choveu bem em cidades como Afogados da Ingazeira (70 mm), deixando bairros da cidade sem energia. Em Tabira foram 60 milímetros. Carnaíba registrou 47 milímetros. Choveu ainda em  Itapetim, Quixaba, Iguaracy, Ingazeira, Calumbi, Tuparetama, São José […]

A semana terminou com a chuva caindo em cidades da região do Pajeú. Na tarde e noite do domingo choveu bem em cidades como Afogados da Ingazeira (70 mm), deixando bairros da cidade sem energia. Em Tabira foram 60 milímetros.

Carnaíba registrou 47 milímetros. Choveu ainda em  Itapetim, Quixaba, Iguaracy, Ingazeira, Calumbi, Tuparetama, São José do Egito,  Flores e Serra Talhada.

Ouvintes da Rádio Pajeú relataram a Anchieta Santos durante o Programa Rádio Vivo na manhã de hoje que houve chuva nas comunidades de Escada (102 mm), Poço de Pedra, Ibitiranga (85 mm), Matinha (55 mm), Monte Alegre, Dois Riachos, Riacho de Fora, Coqueiro Alto, Carnaúba dos Vaqueiros, Carnaubinha, Capim Grosso (51 mm), Góes (45 mm), Covoadas, São Joao, Umburanas, barro Branco, Três Umbuzeiros e Inveja (48 mm).

choveu ainda em Itã, Caruá, Mato Grosso, Barra, Santa Luzia, Jabitacá (81 mm), Riacho do Meio, Torrões, Chixorra, Caldeirão Dantas (88 mm), Marcela, Pajeú Mirim (45 mm), Chico Pereira, Boqueirão, Cacimba Velha, Santiago, Jiquiri, Nazaré, Jorge, Pé de Ladeira, Caiçara, Pitombeiras (70 mm), Várzea, Tamboril, Boqueirão e Pelo Sinal. Para chover hoje a previsão é de 75% na região.

Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde consegue decisão liminar para manter Bradesco aberto

Agência é a única em funcionamento na cidade A agência do Banco Bradesco de Santa Cruz da Baixa Verde permanecerá aberta. O anúncio foi feito via redes sociais pelo prefeito Ismael Quintino Leite de Sousa, o Dr Ismael, do Republicanos. Com apenas uma agência bancária, o fechamento iria gerar transtornos no município, especialmente para comerciantes […]

Agência é a única em funcionamento na cidade

A agência do Banco Bradesco de Santa Cruz da Baixa Verde permanecerá aberta. O anúncio foi feito via redes sociais pelo prefeito Ismael Quintino Leite de Sousa, o Dr Ismael, do Republicanos.

Com apenas uma agência bancária, o fechamento iria gerar transtornos no município, especialmente para comerciantes e idosos, que iriam ter que usar como opção mais viável a cidade vizinha, Triunfo.

A gestão ingressou com uma Ação Civil Pública, alegando que o fechamento estava previsto para esta sexta (18). O gestor disse em sua rede social que tentou várias vezes de reunir com o Bradesco e seus diretores, em vão.

Após várias tentativas de negociação e o não acordo para permanência dos serviços, a Prefeitura entrou com uma ação na justiça, na qual foi determinado que o Bradesco deve continuar ofertando os serviços na Capital da Rapadura.

Caso a decisão não seja cumprida, o banco pagará multa diária no valor de R$ 500,00. O banco pode recorrer da decisão.

Zeinha Torres anuncia programação da Festa de Janeiro

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acaba de anunciar a programação da Festa de Janeiro em Iguaracy. A grade vai de 10 a 19 de janeiro. Na grade nomes como Encanto de Mulher (dia 10), Glycio Lee e Zé Vaqueiro (dia 11), Renato e Renata (dia 12), Iguinho & Lulinha e Jr Farra. Na sequência, […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, acaba de anunciar a programação da Festa de Janeiro em Iguaracy.

A grade vai de 10 a 19 de janeiro. Na grade nomes como Encanto de Mulher (dia 10), Glycio Lee e Zé Vaqueiro (dia 11), Renato e Renata (dia 12), Iguinho & Lulinha e Jr Farra.

Na sequência, dia 14, Camily Ramos e Forró Deu Bom. Dia 15, Rei do Piseiro.

A grade segue com Rafa Barão (dia 16), Vitor Hugo (dia 17), Dj W Rocha e Toca do Vale dia 18.

A grade será fechada com o melhor forró dia 19 de janeiro. Sobem ao palco Adelino do Acordeon e Maciel Melo. A realização é da prefeitura, com articulação ad Secretaria de Cultura e Turismo.

Defensor Geral recebe título de cidadão pernambucano

Nascido em João Pessoa, o defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo, agora é oficialmente cidadão pernambucano.  O advogado foi homenageado na noite desta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa. A proposição foi do deputado estadual Miguel Coelho. A cerimônia foi presidida pelo Deputado Augusto César (PTB) e prestigiada por diversas autoridades do meio jurídico e lotou […]

Joao Bita baixa

Nascido em João Pessoa, o defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo, agora é oficialmente cidadão pernambucano.  O advogado foi homenageado na noite desta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa. A proposição foi do deputado estadual Miguel Coelho. A cerimônia foi presidida pelo Deputado Augusto César (PTB) e prestigiada por diversas autoridades do meio jurídico e lotou a Casa Joaquim Nabuco.

Emocionado com o recebimento do título de cidadão e pela forte presença de colegas advogados, Manoel Jerônimo prometeu honrar a condição de novo pernambucano com mais dedicação no exercício da função de defensor público. “Como cidadão, irei trabalhar ainda mais, junto aos meus colegas da Defensoria Pública, buscando interiorizar nossos serviços, incluir os excluídos e garantir o direto à cidadania.”

O deputado Miguel Coelho destacou o histórico de integridade do defensor geral e os avanços conquistados pela instituição nos últimos tempos. “Com um ano e três meses a frente da Defensoria, Manoel já cumpriu 85% das metas e recentemente a instituição foi reconhecida pela Organização dos Estados Americanos. Com esta homenagem, reconhecemos todos aqueles que, mesmo em meio a tanta distorção, consegue equilibrar a balança da justiça em favor daqueles que mais precisam”, ressaltou o parlamentar.

A cerimônia contou com diversas autoridades do estado, em especial, do meio jurídico, dentre elas o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, Valdecir Pascoal; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Frederico Neves; o presidente da OAB/PE, Pedro Henrique Alves; e o procurador-geral de Pernambuco, Antônio César Caúla Reis. O senador Fernando Bezerra Coelho também prestigiou a homenagem.

Biografia – Apesar de paraibano na certidão, Manoel Jerônimo tem raízes fincadas no estado. O advogado é filho do pernambucano Jerônimo Melo e estabeleceu residência no estado para trabalhar na comarca de Timbaúba, em 2008, após ser aprovado em concurso público para a Defensoria Geral. No ano passado, Manoel Jerônimo foi eleito defensor geral, sucedendo Martha Freire. Na coordenação da instituição, tem trabalhado para ampliar a interiorização da atuação da Defensoria.

Veja como os pernambucanos votaram sobre a terceirização

Do blog do Jamildo Dos 25 pernambucanos, 20 votaram sobre o projeto de lei que aprovou, na noite desta quarta-feira (22), a terceirização para todas as atividades das empresas. Apenas oito deles foram contrários à proposta, que passou na Câmara sob protestos da oposição, por 231 a 188 e oito abstenções. Quando for sancionada pelo […]

Do blog do Jamildo

Dos 25 pernambucanos, 20 votaram sobre o projeto de lei que aprovou, na noite desta quarta-feira (22), a terceirização para todas as atividades das empresas. Apenas oito deles foram contrários à proposta, que passou na Câmara sob protestos da oposição, por 231 a 188 e oito abstenções.

Quando for sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB), a terceirização poderá ser usada tanto nas atividades-fim, aquelas principais, quanto nas atividades-meio. Não havia regulamentação para esse tipo de trabalho, mas a Justiça entendia que apenas as funções secundárias poderiam ser exercidas por terceirizados.

Veja como se posicionaram os parlamentares do Estado sobre a terceirização:

  • André de Paula (PSD) – Sim
  • Augusto Coutinho (SD) – Sim
  • Betinho Gomes (PSDB) – Não
  • Carlos Eduardo Cadoca (PDT) – Sim
  • Creuza Pereira (PSB) – Não
  • Daniel Coelho (PSDB) – Não
  • Danilo Cabral (PSB) – Não
  • Eduardo da Fonte (PP) – Sim
  • Fernando Monteiro (PP) – Sim
  • Guilherme Coelho (PSDB) – Sim
  • Jarbas Vasconcelos (PMDB) – Sim
  • Jorge Côrte Real (PTB) – Sim
  • Luciana Santos (PCdoB) – Não
  • Marinaldo Rosendo (PSB) – Sim
  • Pastor Eurico (PHS) – Sim
  • Ricardo Teobaldo (PTN) – Sim
  • Severino Ninho (PSB) – Não
  • Silvio Costa (PTdoB) – Não
  • Wolney Queiroz (PDT) – Não
  • Zeca Cavalcanti (PTB) – Sim

O projeto aprovado foi o parecer do deputado Laercio Oliveira (SD-SE) favorável ao substitutivo do Senado. A medida ainda amplia a permissão para a contratação de temporários dos atuais três meses para até nove meses – os seis meses, renováveis por mais três. Na primeira votação foram 275 votos a 28, com 46 abstenções.

A ampliação da permissão tinha sido aprovada pela Câmara em 2000, quando deputados votaram o projeto pela primeira vez. O Senado, no entanto, retirou a medida quando votou o projeto em 2002. Agora, na segunda votação da proposta na Câmara, deputados aprovaram novamente a ampliação do prazo.