Notícias

Governo de Sertânia convoca população para ajudar no combate ao Aedes

Por André Luis

ElaineA coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Sertânia, Elaine Cristina, em entrevista à Rádio Sertânia FM, na última quarta-feira (18), convocou a população a atuar no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor das doenças Dengue, Zyka e Chikungunya.

Atualmente, 17 agentes de endemias estão trabalhando. De acordo com um levantamento realizado na cidade, Sertânia está classificada como um município de alto risco para as doenças transmitidas pelo mosquito. As ações da Vigilância em Saúde começaram com um mutirão, neste mês, na Vila da Cohab, região onde foi identificado o maior número de focos do Aedes Aegypti.

Além do larvicida, são usados peixes como medida alternativa e biológica poderosa nesta luta contra o mosquito. “Contamos com a educação dos moradores, no sentido de receber os nossos agentes nas suas casas. Eles levam cerca de dois meses para retornar às residências. Precisamos da conscientização da população”, solicitou. A profissional aconselhou ainda que, uma vez por semana, as pessoas chequem as áreas da casa e observem o que pode se tornar um criadouro, como pneus e garrafas e não acumulem água parada.

É preciso também denunciar possíveis focos do mosquito em locais públicos ou terrenos baldios. “O cidadão pode ir ao setor de endemias na secretaria de Saúde para informar. Pode comparecer também para receber os peixes e depositá-los em grande reservatórios. Sempre de 7h30 ao meio-dia”, divulgou.

Horário de coleta – O Governo Municipal de Sertânia divulgou ainda, nesta quinta-feira (19), após a retirada de mais de 500 caçambas de lixo e metralha das ruas, os novos horários provisórios de coleta de lixo na cidade. É importante que a população coloque o lixo na hora e no dia corretos para que não se acumulem possíveis focos de mosquito. A nova programação começa, efetivamente, a partir da próxima segunda-feira (23) e pode ser vista na página do Governo Municipal, no Facebook. Em breve, será lançada também uma campanha para conscientização e colaboração da população por um município mais limpo.

Audiência Pública – A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana convida ainda os comerciantes da cidade para uma audiência pública, na próxima terça-feira, 24. O encontro acontecerá na Câmara de Vereadores do município, a partir das 20h. E tem como objetivo a orientação sobre o descarte correto do lixo dos estabelecimentos.

Outras Notícias

Criança afogada em clube de Serra Talhada residia em Floresta

Polícia investiga conduta de responsáveis e do clube. Foi revelada a imagem da criança de 5 anos que acabou morrendo afogada numa piscina de um clube social, o Tunas Clube, ontem, em Serra Talhada. As imagens correm as redes sociais em Floresta, no Sertão. Ela teve os primeiros socorros ainda no clube, quando um homem […]

Polícia investiga conduta de responsáveis e do clube.

Foi revelada a imagem da criança de 5 anos que acabou morrendo afogada numa piscina de um clube social, o Tunas Clube, ontem, em Serra Talhada. As imagens correm as redes sociais em Floresta, no Sertão.

Ela teve os primeiros socorros ainda no clube, quando um homem retirou a menor da água e tentou reanima-la.

A criança ainda foi conduzida para o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) onde recebeu todos os procedimentos necessários e possíveis. A reportagem do Farol apurou que a chegada da vítima mobilizou a unidade. A menina apresentou parada cardiorrespiratória, tentaram reanimar, entubar, mas nada resolveu.

Quatro médicos e uma equipe multidisciplinar se envolveram na tentativa de salvamento, sem sucesso. O corpo da menor será conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. A menina morava na cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

A mãe, Vaneide, pelo que o blog apurou, é de Floresta e estava com o padastro, que é funcionário da Prefeitura de Serra Talhada.

A Polícia Civil investiga em que circunstâncias os dois deixaram de observar a criança. Há relatos de que só tiveram conhecimento do episódio quando a criança havia sido levada às pressas para o Hospam. A polícia investiga se faziam uso de álcool.

Outra abordagem é sobre a atuação de socorristas do clube e porque não houve atenção a uma criança em ambiente de adultos.

Não há brasileiros entre as vítimas na Indonésia

Em nota, o Itamaraty informou que “até o momento”, não há registro de brasileiros entre os atingidos no Tsunami na Indonésia. O governo brasileiro acrescentou que acompanha a situação na Indonésia por meio da Embaixada do Brasil em Jacarta e da Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília. O fenômeno atingiu as ilhas de Sumatra […]

Em nota, o Itamaraty informou que “até o momento”, não há registro de brasileiros entre os atingidos no Tsunami na Indonésia.

O governo brasileiro acrescentou que acompanha a situação na Indonésia por meio da Embaixada do Brasil em Jacarta e da Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O fenômeno atingiu as ilhas de Sumatra e Java na noite de sábado (22) e deixou 222 mortos e 843 feridos, de acordo com o último balanço divulgado pela Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia. As operações de buscas continuam e, até o momento, não há registro de vítimas estrangeiras.

O fenômeno não foi precedido por um terremoto, o que normalmente dá às autoridades tempo para transmitir um alerta e preparar a população. As ondas gigantes teriam sido provocadas por deslizamentos sob a água causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa, que fica em uma ilha.

 

Livro aborda migração da Rádio Pajeú para FM

O livro “Migração do rádio AM para o FM – Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica” tem um capítulo dedicado ao processo de migração das emissoras AMs (Modulação em Amplitude) para FMs (Frequência Modulada) de Pernambuco. A publicação será lançada no próximo dia 22 de agosto em Brasília – DF, durante o 28º Congresso […]

O livro “Migração do rádio AM para o FM – Avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica” tem um capítulo dedicado ao processo de migração das emissoras AMs (Modulação em Amplitude) para FMs (Frequência Modulada) de Pernambuco.

A publicação será lançada no próximo dia 22 de agosto em Brasília – DF, durante o 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. Entre as rádios pernambucanas analisadas – pelo jornalista afogadense, Daniel Ferreira, e pelos pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Andréa Trigueiro e Elano Lorenzato, está a Rádio Pajeú.

A elaboração do livro foi coordenada pelas professoras Nair Prata e Nélia Del Bianco e apresenta os resultados de uma pesquisa nacional que busca entender o impacto da migração do rádio AM para o FM no Brasil. Para a realização da pesquisa, foram identificadas nove rádios do interior de Pernambuco, das quais, seis delas estão situadas no sertão do estado.

As rádios pesquisadas foram: Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira; Rádio da Grande Serra Ltda., de Araripina; Fundação Emissora Rural A Voz do São Francisco, de Petrolina; Rádio Voluntários da Pátria FM, em Ouricuri; Rádio Asa Branca de Salgueiro Ltda., de Salgueiro; e Rádio Líder FM, de Serra Talhada. As outras três: Rádio Bituri FM, de Belo Jardim; Rádio Papacaça FM, de Bom Conselho; e Fundação João Paulo II, de Gravatá, estão no Agreste pernambucano.

Em relação às razões que levaram às emissoras a migrarem para a Frequência Modulada (FM), todas as emissoras apontaram a melhoria da qualidade de som; possibilidade de aumentar a audiência; expectativa de alcançar várias faixas da audiência, a exemplo dos jovens, e a necessidade de inserir a rádio no ambiente digital móvel (celular).

Nas razões, a possibilidade de aumentar o faturamento com publicidade, oportunidade para renovar o conteúdo e formato da programação, e renovação das formas e canais de interação com a audiência foram apontadas por metade das emissoras.

Sobre o processo burocrático, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a adaptação da outorga e, assim, passar a operar em FM, metade das emissoras teve suas expectativas superadas, pois algumas delas já estavam com toda documentação, exigida, pronta. Para a outra metade as expectativas foram atendidas.

O valor pago pela adaptação da outorga foi considerado alto por todas as emissoras. Metade delas investiu até 100 mil reais e a outra metade investiu de R$ 100 a 200 mil.

Além do valor pago para o MCTIC, todas as emissoras ainda precisaram investir em troca de equipamentos como transmissor e torre de transmissão (antena). Outra parte delas investiu, também, em estúdio de transmissão com console de áudio, computadores e outras estruturas.

As rádios na modulação FM têm comportamento de cobertura mais uniforme entre dia e noite, sendo sensivelmente menos afetadas por interferências radioelétricas. Tal mudança também implicará na qualidade do som e, assim, mais mercado de atuação e oportunidade para a publicidade radiofônica.

Ou seja, para essas rádios que migraram (ou ainda vão migrar) surge uma nova fase e um novo momento de renovação, sustentabilidade e, ao mesmo tempo, reposicionamento no mercado com mais audiência e amplitude.

Serra Talhada parou para prestigiar o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça

Da Ascom Em Serra Talhada, todos estavam de olho no céu, no último sábado (9) às 16h, aguardando aquilo que seria a primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça, na história do Sertão do Pajeú. Em alusão ao mês da Mulher, o espetáculo aéreo se juntou a inúmeras ações realizadas ao longo de março pela Prefeitura […]

Da Ascom

Em Serra Talhada, todos estavam de olho no céu, no último sábado (9) às 16h, aguardando aquilo que seria a primeira apresentação da Esquadrilha da Fumaça, na história do Sertão do Pajeú. Em alusão ao mês da Mulher, o espetáculo aéreo se juntou a inúmeras ações realizadas ao longo de março pela Prefeitura Municipal para as serra-talhadenses 

Quem acompanhou de perto, pode ver muitas pessoas dispostas a vivenciarem pela primeira vez o principal espetáculo aéreo do Brasil. Os super tucanos A-29, da Esquadrilha da Fumaça, coloriram com manobras e muita emoção os céus de Serra Talhada pela primeira vez na história. 

A demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) foi para muitos um marco de vida, a realização de um sonho de criança. 

Sob articulação do deputado federal Fernando Monteiro em parceria com a prefeita Márcia Conrado, os serratalhadenses acompanharam de perto manobras como a “Estol de Badalo”, quando o piloto desliga completamente o motor do avião, entra em queda livre e logo depois reassume os controles do equipamento. 

“Trazer o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, pela primeira vez, ao céu de Serra Talhada deixou uma marca inesquecível em nossas memórias, nos inspirando a continuar trabalhando e olhando sempre pra o alto.”, frisou a Prefeita Márcia Conrado.

Governo quer ressarcir aposentados e punir responsáveis por fraudes no INSS, afirma ministro da AGU

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou que o Governo Federal trabalha para ressarcir os aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos no INSS e responsabilizar criminal, civil e administrativamente os envolvidos nas fraudes. A declaração foi feita no programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira (20). Messias explicou que a operação Sem […]

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou que o Governo Federal trabalha para ressarcir os aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos no INSS e responsabilizar criminal, civil e administrativamente os envolvidos nas fraudes. A declaração foi feita no programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira (20).

Messias explicou que a operação Sem Desconto, deflagrada pela CGU e pela Polícia Federal em abril, já bloqueou cerca de R$ 1 bilhão em bens e pediu o bloqueio de mais R$ 2,56 bilhões. Até agora, 1,6 milhão de beneficiários já relataram descontos suspeitos por meio do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o ministro, 12 entidades são apontadas como núcleo da fraude, sendo algumas fantasmas, sem sede nem serviços prestados, e outras acusadas de pagar propina a servidores. “Criaram uma engenharia criminosa para lesar aposentados entre 2019 e 2022”, destacou.

Ao menos seis servidores federais já foram identificados e afastados, e respondem a processos administrativos. O governo também atua para impedir ocultação de bens, incluindo o uso de criptomoedas, obras de arte e joias para esconder o patrimônio.

Messias reforçou que 41 entidades estão sob investigação e que o cruzamento das informações declaradas pelos aposentados com os dados fornecidos pelas entidades permitirá distinguir quem de fato cometeu irregularidades.

Por fim, o ministro alertou para golpes em andamento. Os únicos canais oficiais para tratar do ressarcimento são o aplicativo Meu INSS e o telefone 135. “Não clique em links, não faça Pix, não confie em promessas por redes sociais. Qualquer outro canal é golpe”, afirmou.