Notícias

Gonzaga tem encontro com Ministro e diz que passo foi dado para ligação Tocantins-São Francisco

Por Nill Júnior

Mais um passo foi dado, nesta segunda-feira (05), em direção à interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco, segundo o Deputado Gonzaga Patriota em nota.

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, acompanhado de sua equipe técnica, apresentaram ao deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, de autoria do deputado socialista.

“Estou confiante que, após a aprovação deste Projeto de Lei que dormia há 20 anos na Câmara dos Deputados; com a apresentação deste Projeto de Engenharia; com os recursos alocados no Orçamento Geral da União, no valor de R$ 600 milhões, e, ainda, o estado de emergência porque passa o Rio São Francisco (Sobradinho, o maior lago artificial do mundo, com apenas 20% de sua capacidade), não tem mais como esperar. Agora, resta-nos ouvir atenciosamente os ambientalistas; bem como, aguardar os estudos ambientais recomendados pelo ministro Hélder Barbalho ao Ministério do Meio Ambiente, para começar as obras”, celebrou Patriota

O percurso da obra exposto pelo ministro Hélder Barbalho coincide com o apresentado por Patriota, em sua proposta de lei. “O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia”, explicou o deputado.

Neste ponto, no Distrito de Garganta – BA, a água é despejada na nascente do Rio Preto, de onde segue por gravidade até desaguar na Barragem de Sobradinho, o maior reservatório artificial do planeta, num percurso de 523 km. Esse primeiro trecho da integração do Rio Tocantins, com o Rio São Francisco, visa encontrar a menor distância para os canais e, a topografia mais favorável a ser vencida, até chegar aos contrafortes da Serra Geral de Goiás.

O ponto mais adequado para a captação na confluência do Rio Manuel Alves, afluente da margem direita do Rio Tocantins, o qual se encontra, em linha reta, a 61 km, à montante e ao sul, da cidade de Porto Nacional – TO.  A escolha desse local pela equipe do Ministério da Integração Nacional se prende ao fato do Rio Manuel Alves ter sua nascente no flanco oeste da Serra Geral de Goiás, próximo a nascente do Rio Preto, no flanco leste dessa serra. No traçado em linha reta de direção E-W, a distância do ponto de captação, na foz do Rio Manuel Alves, até a nascente do Rio Preto, que é de 220 km e uma altura de 600 metros.

Do ponto de captação até o encontro com as águas da barragem de Sobradinho, o percurso total será de 743 quilômetros, assim distribuídos: 220 km do Rio Tocantins até o distrito de Garganta – BA; daí segue por gravidade no leito do Rio Preto, até a confluência com o Rio Grande, por 315 km; desse ponto, segue por 86 km, até desembocar no Rio São Francisco, na cidade de Barra – BA, desse ponto até a Barragem de Sobradinho, percorre-se 122 km.

Como referenciado anteriormente, apenas no primeiro trecho, correspondendo a 29,6% do percurso total, haverá necessidade de obras de engenharia, ou seja: 220 quilômetros para a adução e elevação da água, a 600 metros de altura, de modo a transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa Tocantins/Bahia. Daí em diante, a água escoa por gravidade ao longo de 523 km, 70,4% da trajetória, atravessando a Chapada Ocidental da Bahia, geologicamente formada pelos arenitos do Grupo Urucuia, até seu destino final, na Barragem de Sobradinho.

A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600 mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600 m3/s e a do Rio São Francisco 2.846 m3/s, esse, hoje, com menos de 600 m³/s.

Outras Notícias

Prefeito Sandrinho Palmeira confirma creche estadual em Afogados da Ingazeira

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, anunciou que o município será contemplado com uma creche pelo governo de Pernambuco, sob a gestão da governadora Raquel Lyra. Segundo o prefeito, todas as exigências feitas pelo governo estadual foram atendidas. “Tudo que o governo do Estado solicitou de documentação foi atendido. Cumprimos todos os critérios”, […]

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, anunciou que o município será contemplado com uma creche pelo governo de Pernambuco, sob a gestão da governadora Raquel Lyra.

Segundo o prefeito, todas as exigências feitas pelo governo estadual foram atendidas. “Tudo que o governo do Estado solicitou de documentação foi atendido. Cumprimos todos os critérios”, afirmou Sandrinho.

Ainda não há informações sobre o local da construção ou o prazo para o início das obras. A expectativa é que a nova creche amplie o acesso à educação infantil no município.

Festa do Caju: cultura, gastronomia e empreendedorismo na zona rural de Santa Terezinha

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, a comunidade do Sítio Felipe, na zona rural de Santa Terezinha, receberá a Festa do Caju, evento que busca fortalecer a economia criativa e proporcionar capacitação e lazer à população. A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e shows, com todas as atividades gratuitas e acessíveis. A […]

Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, a comunidade do Sítio Felipe, na zona rural de Santa Terezinha, receberá a Festa do Caju, evento que busca fortalecer a economia criativa e proporcionar capacitação e lazer à população.

A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e shows, com todas as atividades gratuitas e acessíveis.

A iniciativa é coordenada pelo poeta e produtor Henrique Brandão, que destaca o impacto do evento na comunidade. “Foi pensado para deixar um resultado concreto que vai mudar a vida das pessoas”, afirma.

Para o produtor geral Jackson Fagner, a proposta reforça a conexão entre diferentes setores da economia. “A cultura e o empreendedorismo andam de mãos dadas. A economia criativa tem o poder de conectar várias áreas econômicas”, ressalta.

Programação

No dia 20 de fevereiro, a programação será aberta com a palestra “Da Ideia à Realização: O Caminho da Mulher Empreendedora”, ministrada por Rosana Tunu, às 13h, na Associação Rural do Sítio Felipe.

No dia 21, a Oficina Gastronômica “Sabores do Caju: Da Fruta ao Prato”, ministrada pela chef Eliz Cristina (Cukiê – Doceria Artesanal), ensinará formas de aproveitamento do caju na culinária. A atividade ocorre também às 13h, no mesmo local. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone (87) 99618-5805.

Encerrando o evento, no dia 22 de fevereiro, haverá apresentações culturais dos poetas Zecarlos do Pajeú e Ivanildo Vila Nova, seguidas de shows com Henrique Brandão e Marquinhos da Serrinha. As atividades acontecem no Sítio Felipe, a partir das 21h.

Apoio e incentivo

A Festa do Caju é uma realização da Associação Serra Cultural e JF Promo, com apoio da Prefeitura de Santa Terezinha e da Câmara Municipal. O evento foi viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com execução do Governo de Pernambuco e da Secretaria de Cultura do Estado.

Além das atividades presenciais, os shows serão transmitidos pelo YouTube da Associação Serra Cultural. Todas as ações contarão com tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público.

Ministro: indulto natalino não prejudica Lava Jato e reflete visão ‘liberal’ de Temer

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou neste sábado (23) que o presidente Michel Temer entendeu que o “momento político era adequado” para ter uma visão “mais liberal” do indulto natalino. Segundo o ministro, o decreto é “impessoal” e não implica “prejuízo” para a Operação Lava Jato. Na sexta (22), o “Diário Oficial da União” […]

G1

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou neste sábado (23) que o presidente Michel Temer entendeu que o “momento político era adequado” para ter uma visão “mais liberal” do indulto natalino. Segundo o ministro, o decreto é “impessoal” e não implica “prejuízo” para a Operação Lava Jato.

Na sexta (22), o “Diário Oficial da União” publicou o decreto que reduziu o tempo de cumprimento das penas a condenados por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, entre os quais, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo Torquato, após analisar os argumentos sobre o tema, que incluíam recomendação para deixar de fora do indulto crimes como corrupção, o presidente decidiu flexibilizar as condições do benefício em comparação com o decreto sobre o assunto publicado em 2016.

“Ele [Temer] entendeu que era o momento político adequado para se mudar a visão e ter uma visão mais liberal da questão do indulto”, disse Torquato.

O indulto natalino é um perdão de pena e costuma ser concedido todos os anos em período próximo ao do Natal. Previsto na Constituição como uma atribuição do presidente da República, esse benefício não trata das saídas temporárias de presos, nas quais ele precisam retornar à prisão.

Em 2016, só poderiam ser beneficiados pelo perdão pessoas condenadas a no máximo 12 anos e que, até 25 de dezembro de 2016, tivessem cumprido um quarto da pena (25%), desde que não fossem reincidentes.

O indulto deste ano não estabelece um período máximo de condenação e reduz para um quinto (20%) o tempo de cumprimento da pena para os não reincidentes. A medida contempla quem cumprir estes requisitos até 25 de dezembro de 2017.

O ministro lembrou que o presidente foi professor de direito constitucional e secretário de Segurança de São Paulo, ou seja, “conhece esse assunto como ninguém”.

“Entendeu [Temer] como posição política, reflete uma visão mais liberal do direito penal, sem dúvida alguma, que manter o apenado em regime fechado não é necessariamente a melhor solução, basta ver que dois terços são reincidentes”, afirmou Torquato.

Praça que homenageará passagem da Coluna Prestes por Carnaíba está em fase de finalização

O prefeito Anchieta Patriota esteve na manhã desta quinta-feira (23) visitando as obras da praça que terá o monumento em homenagem à passagem da Coluna Prestes por Carnaíba.  Esteve acompanhado da secretária de Educação e primeira-dama Cecília Patriota e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda. Já em fase de finalização, o novo […]

O prefeito Anchieta Patriota esteve na manhã desta quinta-feira (23) visitando as obras da praça que terá o monumento em homenagem à passagem da Coluna Prestes por Carnaíba. 

Esteve acompanhado da secretária de Educação e primeira-dama Cecília Patriota e do secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Tiago Arruda.

Já em fase de finalização, o novo espaço foi feito com intertravados, terá canteiros, bancos e lâmpadas de led solar, além de ser totalmente adaptado. Mais um ambiente harmonizado para tornar o município ainda mais belo e arborizado. A inauguração será no dia 31 de março.

“Governadora foi cruel com a gente”, diz Anchieta Patriota em entrevista à Rádio Pajeú

O ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), concedeu nesta sexta-feira (14) uma entrevista contundente ao programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Ao comentar a relação com o governo Raquel Lyra, Anchieta disparou a frase que marcou a conversa: “A governadora foi cruel com a gente.” Durante mais de uma hora, o ex-gestor fez avaliações políticas, […]

O ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), concedeu nesta sexta-feira (14) uma entrevista contundente ao programa Rádio Vivo, da Rádio Pajeú. Ao comentar a relação com o governo Raquel Lyra, Anchieta disparou a frase que marcou a conversa: “A governadora foi cruel com a gente.”

Durante mais de uma hora, o ex-gestor fez avaliações políticas, revelou bastidores, comentou articulações regionais e criticou duramente a falta de ações do governo estadual em Carnaíba. Ele também destacou seu papel como dirigente do PSB e reforçou fidelidade ao projeto do partido para 2026, especialmente à pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.

Articulação do PSB em Flores

Anchieta começou explicando a formação do novo diretório municipal do PSB em Flores, que agora tem o vereador Luís Heleno como presidente. Ele contou que foi designado pelo diretório estadual, junto com o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, para conduzir o processo.

“Eu vou aonde o partido me pedir para eu ir, seja Flores, Afogados, Tabira ou qualquer outra cidade”, afirmou.

O ex-prefeito negou que o encontro com lideranças regionais na casa de Luís Heleno tivesse como objetivo barrar a pré-candidatura de Marconi Santana, como circulou nos bastidores.

“Não foi para barrar candidatura de ninguém. Foi para organizar o partido e fortalecer o projeto de João Campos para governador.”

Oposição de Flores ainda sem definição para estadual, mas alinhada com João Campos

Perguntado sobre como a oposição de Flores marchará em 2026, Anchieta disse que os vereadores têm seus próprios candidatos a deputado — alguns até de outros partidos — mas reforçou que o compromisso central é com João Campos.

“Nosso papel é articular a candidatura de João Campos. É obrigação nossa como dirigentes e militantes do PSB.”

Carnaíba segue com Diogo Moraes

Sobre Carnaíba, Anchieta reafirmou o apoio do grupo ao deputado estadual Diogo Moraes, destacando o envio de emendas e presença ativa no município.

“Diogo sempre esteve com a gente. Deve continuar sendo nosso candidato, com o grupo unido.”

Críticas duras à governadora Raquel Lyra

A parte mais forte da entrevista veio quando Anchieta foi questionado sobre o relacionamento com o governo de Pernambuco. Ele recordou que declarou apoio a Raquel no segundo turno de 2022 e que, segundo ele, a governadora obteve grande votação graças ao seu grupo político. Porém, afirmou que Carnaíba não recebeu obras e nem atenção.

“A governadora foi cruel com a gente.”

“Não fez um palmo de asfalto em Ibitiranga do lado de Carnaíba.”

“Tirou cerca de 40 pessoas de escolas do Estado para colocar seus correligionários.”

O ex-prefeito lamentou a falta de avanços em obras prometidas, como as creches. Também criticou a ausência de apoio à Festa de Zé Dantas, evento oficializado no calendário estadual:

“Todos os governadores apoiaram. Raquel, não.”

Relação com Adelmo Moura e coordenação da campanha de João Campos

Questionado sobre a retirada da pré-candidatura a deputado estadual de Adelmo Moura e sua indicação como coordenador regional da campanha de João Campos, Anchieta descartou qualquer atrito:

“Sou soldado do PSB. Tenho boa relação com Adelmo e vou ajudar no que for preciso.”

Ele lembrou seu histórico de militância desde 1993 e citou momentos em que assumiu tarefas partidárias difíceis:

“Em 2002 fui candidato a vice-governador quando poucos queriam se aproximar. Sempre tive lado.”

Relação com o prefeito Wanberg

Anchieta também avaliou como “excelente” sua relação com o atual prefeito de Carnaíba, Wanberg Gomes, destacando que colabora com ideias, mas respeita a autonomia da gestão.

“Aqui em Carnaíba não existe prefeito mamulengo. O prefeito exerce seu papel com plenitude.”

Perfuração de poços e ações hídricas

Ao final, respondeu à ouvinte Maria Batista, da Lajinha, sobre poços artesianos na comunidade. Disse que a área é crítica em recursos hídricos, mas que ações estão sendo executadas:

“Fizemos mais de 100 perfurações no meu governo e a gestão atual está ampliando. Três ou quatro poços foram perfurados esta semana. Vai chegar na Lajinha também.”