Notícias

Gonzaga Patriota faz balanço do ano e fala sobre perspectivas para 2017

Por Nill Júnior

00-52-1024x576Em entrevista concedida ao Programa Edenevaldo Alves, na Rádio Petrolina FM, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) falou, nesta quinta-feira (22), sobre temas como crise econômica e política, governo Temer, Reforma da Previdência, corrupção, entre outros assuntos. Ele também fez um balanço do ano e analisou as perspectivas para 2017.

Sobre a saída do PSB da base do governo, Patriota disse que o partido deve defender os interesses do povo. “Nem eu, nem o meu partido tem compromisso com o governo. A gente tem compromisso é com o povo. Ajudamos no governo de Lula, no de Dilma, assim como no de Temer”. O socialista ainda reforçou que algumas de suas decisões são independentes. “Não tenho o rabo preso com ninguém, a PEC 241 a maioria do PSB votou a favor, mas eu não e já anunciei que sou contra essa Reforma da Previdência”.

De acordo com o deputado, este ano tiveram avanços da transparência, do controle e do combate à corrupção. “O Brasil pôde ver esse ano deputado, senador, juiz preso. A gente sabe que ainda tem muito culpado solto, mas eu fico na esperança de ver que todos esses que praticaram atos desonestos no nosso país possam pagar por isso. Alguns já estão pagando, mas são poucos. E eu espero que a gente possa ver esse país crescendo novamente”, avaliou.

Em relação ao governo Temer, Patriota lembrou que defendeu, antes do impeachment de Dilma Rousseff, novas eleições gerais. Para ele, essa seria uma saída para enfrentar a crise política e econômica.

“Eu fui o primeiro parlamentar a defender eleições gerais junto com essas eleições que passaram agora, porque na hora que você quer, em uma semana, duas semanas, você faz uma emenda na Constituição e se abriria condições para que o povo brasileiro votasse em prefeito, vereador e presidente da república, infelizmente não quiseram. Eu defendi esse projeto até porque Temer também está envolvido nessa roubalheira que está por aí”, justificou.

Quanto aos prefeitos eleitos, Gonzaga Patriota comunicou que o palanque foi desmontado e que ajudará os municípios com as suas emendas. “Os municípios em que sou votado sempre ajudei, por exemplo, Dormentes, eu nunca fui apoiado por Geomarco lá, mas sempre fiz minhas emendas. Nunca fui apoiado por Dhoni Amorim, mas faço minhas emendas para Lagoa Grande, Petrolina do mesmo jeito, Júlio nunca me apoiou, mas sempre mandei coisas para a cidade e vou continuar fazendo isso na gestão de Miguel”, relatou.

Outras Notícias

Implantes Dentários e Humanização: Ortoestética transforma vidas com cuidado e tecnologia

Na manhã desta quarta-feira (30), uma entrevista especial na Rádio Villa Bela FM reuniu o cirurgião-dentista Dr. Phablo Torres e sua paciente Carla Gabriela para falar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, os avanços na área de implantes dentários e a valorização do atendimento humanizado, marca registrada da clínica Ortoestética, localizada em […]

Na manhã desta quarta-feira (30), uma entrevista especial na Rádio Villa Bela FM reuniu o cirurgião-dentista Dr. Phablo Torres e sua paciente Carla Gabriela para falar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, os avanços na área de implantes dentários e a valorização do atendimento humanizado, marca registrada da clínica Ortoestética, localizada em Serra Talhada e Afogados da Ingazeira.

Durante a conversa, Dr. Phablo destacou que o implante dentário vai muito além da estética: “O que ele representa para a saúde e para o bem-estar do paciente é muito profundo. Estamos falando de uma solução definitiva, feita de titânio, que oferece conforto, segurança e durabilidade. Hoje, com o avanço das tecnologias, as contraindicações para o implante são mínimas, e a procura tem crescido bastante.”

O profissional também pontuou que o Brasil carrega o estigma de ser o “país dos desdentados”, mas esse cenário está mudando: “Minha avó perdeu todos os dentes, minha mãe perdeu alguns, mas eu nunca perdi nenhum. Estamos quebrando esse ciclo. Muita gente que antes usava próteses móveis agora busca as fixas, que garantem mais conforto e autoestima.”

Um dos principais medos dos pacientes é a dor. Dr. Phablo esclareceu que o procedimento de implante é simples, rápido e menos doloroso do que muitos imaginam. “Costumo dizer que extrair um dente é bem mais complicado. O implante é tranquilo e, principalmente, precisa ser feito com empatia. Atendemos cada paciente com sensibilidade, sabendo que medos e traumas fazem parte da experiência.”

Esses cuidados fizeram toda a diferença para a paciente Carla Gabriela, que compartilhou seu relato emocionante. “Antes do implante, minha autoestima estava muito abalada. Procrastinei por dois, três anos, com muito medo, por experiências ruins em outras clínicas. Mas desde a recepção da Ortoestética, senti que seria diferente. O cuidado é notável em cada etapa.”

Ela conta que se sentiu segura já na primeira avaliação com o Dr. Phablo e, ao iniciar o tratamento, teve uma experiência surpreendente. “Para ser sincera, não senti nem a picada da anestesia. A equipe sabia dos meus traumas, me acolheu e até seguraram minha mão durante o procedimento. Hoje me sinto outra pessoa, com mais segurança para sorrir e mastigar. Eu super indico.”

Para saber mais sobre este e outros procedimentos da Ortoestética, acesse o Instagram da clínica de Serra Talhada e de Afogados da Ingazeira (@ortoestetica.serratalhada e @ortoestetica.afogingazeira), ou agende uma avaliação pelo WhatsApp 87 99936-5020.

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 16.800 casos, 15.726 recuperados e 276 óbitos

Apenas Tabira e Tuparetama não divulgaram números das últimas 24 horas. Por André Luis Nesta quinta-feira (21), quinze, das dezessete cidades do Sertão do Pajeú, atualizaram o boletim epidemiológico com os casos de Covid-19 de cada município. São elas: Serra Talhada (31), Afogados da Ingazeira (6), São José  do Egito (11), Carnaíba (14), Santa Terezinha […]

Apenas Tabira e Tuparetama não divulgaram números das últimas 24 horas.

Por André Luis

Nesta quinta-feira (21), quinze, das dezessete cidades do Sertão do Pajeú, atualizaram o boletim epidemiológico com os casos de Covid-19 de cada município. São elas: Serra Talhada (31), Afogados da Ingazeira (6), São José  do Egito (11), Carnaíba (14), Santa Terezinha (2), Flores (14), Triunfo (4), Itapetim (5), Brejinho (0), Iguaracy (1), Calumbi (1), Solidão (15), Santa Cruz da Baixa Verde (4), Quixaba (18) e Ingazeira (0). Foram mais 126 casos nas últimas 24h, totalizando 16.800 casos da doença na região. 

Até às 08h desta sexta-feira (22), apenas Tabira e Tuparetama, não haviam divulgado os boletins epidemiológicos.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.264; Afogados da Ingazeira, 2.383; Tabira 1.764, São José do Egito, 1.260; Carnaíba,  806; Santa Terezinha, 605 e Flores, 603 casos.

Triunfo, 551; Itapetim, 495; Brejinho, 326; Iguaracy, 307; Calumbi, 290; Solidão, 289; Tuparetama, 273; Santa Cruz da Baixa Verde, 227; Quixaba, 225; e Ingazeira, 132 casos confirmados.

Óbitos – A região conta com 276 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (87); Afogados da Ingazeira (24); Flores (22); Carnaíba (20); Tabira (19); São José do Egito (19); Triunfo (18); Tuparetama (16); Santa Terezinha (14); Itapetim (11); Iguaracy (11); Quixaba (4); Brejinho (4); Calumbi (2); Santa Cruz da Baixa Verde (2); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Recuperados – Foram mais 101 nas últimas 24 horas e  a região tem agora no total 15.726, pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 93,6% dos casos confirmados.

Representação do MPCO gera ação penal e de improbidade contra ex-prefeita de Tracunhaém

Após representação feita pelo Ministério Público de Contas (MPCO), com base em representação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido de liminar de bloqueio de bens e valores da ex-prefeita de Tracunhaém Maria das Graças Lapa; ex-secretário municipal […]

ApósIMG_39331 representação feita pelo Ministério Público de Contas (MPCO), com base em representação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido de liminar de bloqueio de bens e valores da ex-prefeita de Tracunhaém Maria das Graças Lapa; ex-secretário municipal de Finanças, Luís Coutinho; ex-tesoureira municipal, Adneide dos Santos; ex-membros da Comissão Permanente de Licitação (CPL) Miriam Barbosa, Maria da Conceição dos Santos, Manoel Valério da Silva; bem como da empresa Saraiva Advogados Associados e o representante legal, o advogado André Luiz Pinheiro Saraiva. Todos pela prática de atos de improbidade administrativa que causam enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação aos princípios da administração pública.

A partir de auditoria especial realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) na Prefeitura de Tracunhaém, do exercício financeiro de 2012, foram observadas falhas na contratação de serviços advocatícios e de consultoria fiscal; bem como pagamentos efetuados sem a comprovação da prestação do serviço e em data anterior à celebração do contrato, por inexigibilidade de licitação, também indevida. São atos configurados como de improbidade administrativa que causam enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação aos princípios da Administração Pública.

Maria das Graças Carneiro da Cunha Pinto Lapa, prefeita de Tracunhaém à época dos fatos, em comunhão de esforços e unidade de desígnios, com Luís Dantas Coutinho, secretário de finanças; Adneide dos Santos, tesoureira, que realizaram e autorizaram pagamentos indevidos sem prestação de serviço e contrato subjacente, e, num momento posterior; Miriam Barbosa do Nascimento, Maria da Conceição dos Santos e Manoel Valério da Silva, membros da CPL de Tracunhaém, que eram os responsáveis pelo procedimento licitatório que resultou na contratação ilegal de serviços técnicos de advocacia através do processo de inexigibilidade 02/2012, em benefício indevido da empresa Saraiva Advogados Associados, a causar enriquecimento ilícito desta no valor de R$ 23.413,11.

O MPPE ingressou com a ação de improbidade administrativa e requereu o bloqueio de bens e valores da ex-prefeita, ex-secretário e ex-tesoureira até o montante suficiente para ressarcimento da quantia reclamada, no valor total de R$ 23.413,11, de forma solidária. Nesse mesmo valor total, o MPPE requer também o bloqueio dos bens e valores da empresa Saraiva Advogados Associados e de seu representante legal André Luiz Pinheiro Saraiva. Aos ex-membros da CPL, de forma solidária, o bloqueio de bens e valores no valor total de R$ 8.156,82.

Além de ajuizar a ação de improbidade administrativa, o MPPE denunciou todos (conforme artigo 29, do Código Penal Brasileiro – CPB) para dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas na Lei 8.666/93 (conforme artigo 89 da Lei 8.666/93), possibilitando o desvio de recursos públicos em proveito alheio (artigo 1, inciso I, do decreto lei 201/67); bem como do concurso material (artigo 69, do CPB).

Segundo o MPPE, a hipótese de sistema criminoso de desvios de recursos públicos engendrado por determinados escritórios de advocacia, desenvolvido em associação com diversos prefeitos dos municípios pernambucanos e de outros Estados, com a participação dos integrantes das Comissões Permanentes de Licitação opera da seguinte forma: ao contratar um escritório para resgatar um crédito junto ao INSS relativo ao valor de contribuições previdenciárias incidentes sobre o subsídio dos exercentes de mandatos eletivos no período de 1° de fevereiro de 1998 a 18 de setembro de 2004, uma vez que a alínea ‘h’ do inciso I do artigo 12 da Lei 8.212/91 foi declarado inconstitucional pelo STF (Resolução 26/2005, do Senado Federal), o município celebra o contrato através de inexigibilidade de licitação, paga antecipadamente o serviço no percentual de 20 a 15% (a título de honorários advocatícios) sobre tudo que seria compensado, antes mesmo da operação ter sido considerada regular pela Receita Federal.

Ao ter sua operação de compensação não homologada, considerada irregular e passível de devolução (glosada), o município é obrigado a recolher o valor indevidamente compensado, acrescido de pesadíssimos juros e multas. Na prática, o município tem que devolver os valores compensados indevidamente e mais 150% sobre esse total a título de multa, além do pagamento dos honorários advocatícios recebidos antecipadamente.

No Chile, José Patriota ministra palestra sobre projeto de reuso da água

O presidente da Amupe, José Patriota, ministrou palestra no Congresso Latino-americano de Autoridades Municipais, em Santiago, no Chile. Patriota abordou na sua explanação o reuso da água que vem fazendo no seu município, Afogados da Ingazeira. O gestor falou sobre como desenvolveu um sistema simples de tratamento biológico de afluentes, que nasceu da necessidade de […]

O presidente da Amupe, José Patriota, ministrou palestra no Congresso Latino-americano de Autoridades Municipais, em Santiago, no Chile. Patriota abordou na sua explanação o reuso da água que vem fazendo no seu município, Afogados da Ingazeira. O gestor falou sobre como desenvolveu um sistema simples de tratamento biológico de afluentes, que nasceu da necessidade de reduzir custos e aproveitar a água utilizada para irrigar a grama do estádio do time de futebol da cidade, e que hoje já está expandindo para outras localidades do município.

A iniciativa tem rendido prêmios de boas ideias de contribuição para melhorar o planeta – o Ministério do Meio Ambiente e o Sebrae, por meio do Prefeito Empreendedor, já reconheceram a ação de Afogados da Ingazeira. O Congresso deste ano no Chile tem por objetivo aprofundar a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa da ONU. O propósito é integrar os prefeitos da América Latina e construir uma agenda de trabalho para os próximos dez anos.

“São ações necessárias e devem ser permanentes; que estimulem o consumo consciente. O uso dos resíduos é um grande desafio para o Brasil, e, especificamente, para o Nordeste. E está ligado aos ODS. Temos a missão de incentivar essas iniciativas já que somos representantes dos municípios brasileiros na comissão nacional dos ODS. Temos a grande responsabilidade de ajudar na formação política. A ação vai ao encontro da ODS 13, que trata da mudança global e climática e seus impactos”, explicou José Patriota, muito aplaudido em sua palestra.

PERNAMBUCO – O estado Pernambuco sediará a edição 2020 do Congresso Latino-americano de Autoridades Locais, que acontecerá em março do próximo ano. O evento será organizado pelo Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O anúncio partiu do presidente da Flacma, Iván Arcienaga, durante o congresso deste ano.

Breno Araújo conquista apoio do vereador mais votado de Jaboatão

O odontólogo Breno Araújo (PSB), que articula sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026, vem ampliando sua base de apoios na Região Metropolitana do Recife. Após assegurar a adesão de um vereador do PT em Paulista, ele agora recebeu o reforço político de Getúlio Belém, presidente da Câmara Municipal de Jaboatão dos […]

O odontólogo Breno Araújo (PSB), que articula sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2026, vem ampliando sua base de apoios na Região Metropolitana do Recife. Após assegurar a adesão de um vereador do PT em Paulista, ele agora recebeu o reforço político de Getúlio Belém, presidente da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes e parlamentar mais votado do município.

Empresário, Belém obteve 9.226 votos nas eleições municipais de 2024. No pleito anterior, declarou patrimônio de R$ 770 mil à Justiça Eleitoral. O anúncio da aproximação com Breno Araújo foi feito através das redes sociais.

“Recebendo em minha casa a primeira prefeita de Serra Talhada, o seu esposo Dr. Breno Araújo, e o amigo Rogério Magalhães. Uma tarde de boas conversas, troca de ideias e fortalecimento de laços que constroem uma política mais próxima e comprometida com as pessoas”, publicou Getúlio Belém.

Breno também destacou a importância da parceria: “Momentos assim renovam nossa certeza de que a política precisa ser cada vez mais próxima e comprometida com as pessoas. Agradeço a recepção calorosa do amigo Getúlio Belém em Jaboatão dos Guararapes. Seguimos juntos nessa caminhada, construindo pontes e somando forças pelo futuro de Pernambuco.”