Notícias

Gonzaga Patriota diz que Chesf ainda não honrou compromissos com reassentados de Itaparica

Por Nill Júnior
Reassentados fecharam BR semana passada. Foto: Carlos Britto
Reassentados fecharam BR semana passada. Foto: Carlos Britto

O deputado federal Gonzaga Patriota usou a Tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (30), para pedir socorro em nome de milhares de trabalhadores da fruticultura e da agricultura das margens do São Francisco, expulsos das suas ilhas e margens do Rio há mais de duas décadas, quando da construção da barragem de Itaparica, em Petrolândia – PE e Glória, na Bahia.

Patriota destacou que a Chesf – Companhia Hidroelétrica do São Francisco, responsável por essa obra, ainda não cumpriu todos os compromissos assumidos com os reassentados e, dentre esses, repassou para a Codevasf, alguns, que também não estão sendo cumpridos.

Por exemplo: A Codevasf deveria ter assumir as despesas de operação e manutenção dos perímetros irrigados desde junho de 2014; As despesas com fornecimento de energia elétrica para operação do perímetro irrigado seriam de responsabilidade da Chesf até dez/2014, considerando que a Codevasf necessita de um período de transição para estabelecimento do perímetro e assunção das contas de energia. Nesse período, a Codevasf implantará a cobrança de tarifa de água, contemplando o custo de energia; dentre outros.

Essa falta de compromisso dos órgãos acima citados causa sérios prejuízos aos trabalhadores rurais. Em fevereiro deste ano, a Codevasf emitiu ofício no qual informou sobre corte orçamentário que a levou a suspender compromissos associados aos perímetros irrigados em questão.

A Chesf reiterou a sua desoneração quanto à operação e manutenção dos respectivos perímetros irrigados, assim como o custeio da energia elétrica, com isso, a CELPE emitiu carta à Codevasf, informando o débito vencido do perímetro irrigado de Itaparica, em Pernambuco, e apresentando os aspectos legais que admitem o corte de energia pela inadimplência. Em março, a Coelba e Celpe procederam o corte no fornecimento de energia elétrica a todos esses perímetros irrigados, em Pernambuco e na Bahia, por falta de pagamento.

Os irrigantes e trabalhadores dos assentamentos têm conhecimento desse acordo celebrado entre a Chesf e o governo federal, através desses órgãos acima mencionados e, quando tiveram suas energias cortadas, procuraram imediatamente a Codevasf para resolver tal problema que, somente foi atendido em razão do protesto realizado por esses trabalhadores rurais, na manhã dessa última sexta-feira (27), quando bloquearam as BRs 428, 116 e 316, onde os reivindicavam a reativação imediata da energia cortada dos assentamentos, Brígida, Fulgêncio, Apolônio Sales, Icó-Mandantes, Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, quando o Ministério da Integração Nacional fez acordos para o pagamento dos débitos da Codevasf com a Celpe e Coelba.

Para Gonzaga Patriota, esse acordo realizado através do Ministério da Integração Nacional, em benefício da Codevasf com a Celpe e Coelba demonstra, enfim, que a Codevasf assumiu definitivamente que é responsável por esse débito de mais de R$ 3 milhões de reais, da conta de energia nos perímetros de irrigação do São Francisco.

Outras Notícias

Itapetim: Prefeitura promove encontro com agricultores beneficiados pelo PAA 

O Governo Municipal de Itapetim promoveu por meio da Secretaria de Assistência Social, um encontro com os agricultores contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento teve como objetivo alinhar os últimos detalhes para o início da entrega dos produtos da agricultura familiar que começa na próxima quarta-feira (15). Os produtos do PAA […]

O Governo Municipal de Itapetim promoveu por meio da Secretaria de Assistência Social, um encontro com os agricultores contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento teve como objetivo alinhar os últimos detalhes para o início da entrega dos produtos da agricultura familiar que começa na próxima quarta-feira (15).

Os produtos do PAA são destinados à Cozinha Comunitária, ao hospital, ao Caps, ao Serviço de Convivência e escolas municipais. O programa representa não apenas um apoio financeiro direto às famílias agricultoras, mas também uma maneira de garantir o acesso a alimentos de qualidade para instituições e programas sociais do município.

O Programa de Aquisição de Alimentos desempenha um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e na geração de renda para diversas famílias do campo. Além de beneficiar diretamente os agricultores familiares, o PAA contribui para o desenvolvimento econômico local, fortalecendo a agricultura familiar.

Diante disso, o Governo Municipal reafirma seu compromisso em apoiar a agricultura familiar e em promover ações que beneficiem diretamente as famílias do município, garantindo assim o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Estiveram presentes o prefeito Adelmo Moura, a secretária de Assistência Social Edilene Machado, o diretor de Assistência Social, Diego Nunes, a coordenadora do PAA Fabiana, e a assistente social Francimeire Lucena.

O que diz nas entrelinhas a pesquisa Múltipla?

Da Itapuama FM No comentário desta segunda-feira (27/07), o jornalista Nill Júnior analisa os bastidores e os números da nova pesquisa do Instituto Múltipla sobre o cenário eleitoral em Pernambuco. A pesquisa de opinião (registro PE-00028/2026), realizada entre 24 e 26 de julho com 900 entrevistas e margem de erro de 3,3% para mais ou […]

Da Itapuama FM

No comentário desta segunda-feira (27/07), o jornalista Nill Júnior analisa os bastidores e os números da nova pesquisa do Instituto Múltipla sobre o cenário eleitoral em Pernambuco.

A pesquisa de opinião (registro PE-00028/2026), realizada entre 24 e 26 de julho com 900 entrevistas e margem de erro de 3,3% para mais ou para menos, traz no cenário estimulado Raquel Lyra com 44%, João Campos com 40% e Ivan Moraes (PSOL) com 1%. Na simulação de segundo turno, Raquel registra 45% e João 41%.

Nill Júnior destaca os pontos centrais levantados pelo levantamento:

• Empate técnico: Considerando a margem de erro (Raquel entre 40,7% e 47,3%; João entre 36,3% e 43,3%), há um cenário de empate técnico, com maior probabilidade e tendência de Raquel estar liderando.

• Evolução e tendências: O histórico do próprio instituto aponta que, após João liderar em fevereiro (42% a 29%), Raquel iniciou uma curva ascendente em abril (43% a 39%), houve uma inversão em junho (João 43% e Raquel 38%) e agora Raquel volta à frente com 44% contra 40% de João, indicando a consolidação de um teto para ambos.

• Regiões e eleitorado: Raquel lidera no interior, enquanto João mantém vantagem na Região Metropolitana do Recife.

• Rejeição e Avaliação: A rejeição de João está em 29% e a de Raquel em 33%. A avaliação positiva do governo estadual permanece estável e alta, alcançando 64%. Indecisos somam 7%, não opinaram 1% e brancos/nulos 8%.

Para o jornalista, com a proximidade das convenções partidárias e o afunilamento da pré-campanha, a disputa está altamente polarizada. Como a projeção em votos válidos indica que a eleição pode se decidir logo no primeiro turno, os candidatos precisam agir rápido nas estratégias incluindo o fortalecimento da avaliação da gestão Raquel para a governadora e a a presença do presidente Lula em atos de campanha de João Campos.

 

Ex-prefeito de Iguaracy diz que fala de Teobaldo foi alvo de trucagem

Prezado Nill, A respeito da nota sobre o Dep. Ricardo Teobaldo, na sua coluna de hoje, reconheço a impropriedade da expressão por êle usada, mas esclareço que o Deputado na verdade, fazia uma brincadeira referindo-se à minha pessoa, e não ao atual prefeito. Na verdade houve uma trucagem criminosa da fala do deputado, cuja autoria […]

Prezado Nill,

A respeito da nota sobre o Dep. Ricardo Teobaldo, na sua coluna de hoje, reconheço a impropriedade da expressão por êle usada, mas esclareço que o Deputado na verdade, fazia uma brincadeira referindo-se à minha pessoa, e não ao atual prefeito.

Na verdade houve uma trucagem criminosa da fala do deputado, cuja autoria já foi identificada, e as providências estão sendo tomadas pela sua assessoria jurídica. Confira a transcrição e o vídeo original:

 

“Não tem esse negócio de dizer que vai se aposentar não! Você vai é pegar no serviço de nôvo! E ainda tem uma diferença: Êle vai se lascar quando êle pegar a prefeitura de nôvo…”

Observe-se que a todo tempo o Deputado fala com a platéia e aponta para minha pessoa, que estava sentado ao seu lado.

Agradeço pela sua atenção e me coloco a disposição.

Abraços,

Francisco Dessoles

Virado num peba, Gonzaga Patriota corre pra visitar bases

O fim de semana foi de andança para o socialista Gonzaga Patriota. A agenda do deputado começou no Recife na sexta-feira (19) e terminou neste domingo (21) em Santa Maria da Boa Vista. O parlamentar passou ainda por Petrolina, Dormentes e Lagoa Grande. Em Recife, Gonzaga Patriota participou da inauguração do comitê do candidato a […]

05-1O fim de semana foi de andança para o socialista Gonzaga Patriota. A agenda do deputado começou no Recife na sexta-feira (19) e terminou neste domingo (21) em Santa Maria da Boa Vista. O parlamentar passou ainda por Petrolina, Dormentes e Lagoa Grande.

Em Recife, Gonzaga Patriota participou da inauguração do comitê do candidato a vereador pela Frente Popular do Recife, Romildo Gomes Neto (PSB). O evento contou com a participação de lideranças como o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Júlio, o deputado federal licenciado André de Paula (PSD), além do ex-vereador Romildo Gomes, pai de Romildo Gomes Neto.

No sábado (20), já em Petrolina, Gonzaga Patriota esteve na caminhada que marcou os 40 anos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento contou com um percurso de seis quilômetros. Atletas, estudantes, servidores e comunidade em geral participaram. Patriota fez parte da primeira turma de administração da Instituição e fez questão de marcar presença no evento.

À noite, o socialista seguiu para Dormentes onde uma grande carreata marcou a inauguração do comitê do candidato à reeleição Roniere Reis. Na ocasião, Gonzaga Patriota lembrou que foi autor do Projeto de Lei que emancipou o município e destacou a politização do povo dormentense.

No domingo (21), Gonzaga Patriota esteve no café da manhã organizado pelo candidato a vereador Wata Anderson, filho de Afonso. O encontro aconteceu na Associação de Moradores do bairro Areia Branca em Petrolina e contou com a participação do deputado estadual Lucas Ramos, de amigos, familiares e lideranças.

O socialista ainda passou por Lagoa Grande e se reuniu com o seu grupo político para discutir o andamento das eleições municipais.

Em Santa Maria da Boa Vista, o deputado participou do aniversário do líder comunitário João Pereira, na Agrovila 30, ao lado da prefeita e candidata à reeleição Eliane Costa. Ufa…

Serra: MPPE orienta Câmara de Vereadores a rever contratações

Após investigar possíveis contratações irregulares de escritórios de advocacia pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada recomendou ao Legislativo municipal respeitar os critérios estabelecidos pela Lei de Licitações para firmar contratações por inexigibilidade ou dispensa de licitação. De acordo com o Promotor de Justiça Vandeci Leite, o […]

Após investigar possíveis contratações irregulares de escritórios de advocacia pela Câmara de Vereadores de Serra Talhada, a 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada recomendou ao Legislativo municipal respeitar os critérios estabelecidos pela Lei de Licitações para firmar contratações por inexigibilidade ou dispensa de licitação.

De acordo com o Promotor de Justiça Vandeci Leite, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tomou conhecimento de que a Câmara de Vereadores contratou um escritório de advocacia para o serviço de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados e outro para a revisão do seu Regimento Interno, Código de Ética e da Lei Orgânica do Município.

“O serviço contratado, na verdade, é atividade típica da administração pública e a contratação pode evidenciar mau uso dos recursos públicos em razão da duplicidade de pagamento pelo serviço, uma vez que a Câmara de Serra Talhada possui mão de obra existente para a sua realização”, salientou o Promotor de Justiça, no texto da recomendação.

Além da providência geral, de respeitar os critérios previstos na legislação, o MPPE também recomendou ao presidente da Câmara de Vereadores anular as contratações dos escritórios responsáveis pelos serviços, tendo em vista a ilegalidade do processo de dispensa de licitação.

No entendimento do MPPE, a dispensa de licitação não se justifica porque os serviços contratados não exigem qualificação específica e, também, pela incompatibilidade no valor dos contratos, que estão acima da quantia cobrada pelos mesmos escritórios para prestar o mesmo serviço a outros municípios.

No lugar dessas contratações, o Ministério Público orientou a criação de grupo de trabalho ou comissão especial, formada por servidores da casa, para implementação da LGPD e revisão do Regimento Interno, Código de Ética e Lei Orgânica do Município.

Por fim, o MPPE recomendou que a Câmara de Vereadores de Serra Talhada não contrate escritórios de advocacia ou outras empresas para a prestação de serviços típicos da administração pública e cujas atividades estejam previstas nas atribuições dos profissionais que já fazem parte do quadro do Legislativo.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE do dia 17 de dezembro.