Notícias

Fredson anuncia novo apoio

Por Nill Júnior

A campanha do pré-candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, ganhou mais um aliado importante, trata-se de  Arimatéia Oliveira (Zé de Zelão).

Arimatéia é agente Comunitário de Saúde há 22 anos, é também formado como Técnico em Enfermagem e graduado e pós-graduado em História. É um dos profissionais da sua área mais respeitados por todos que o conhece e reconhece o seu trabalho.

Arimatéia dedicou 22 anos da sua vida à Frente Popular em São José do Egito, sem nenhum reconhecimento e sem vez, agora aliou-se ao projeto de Fredson Brito.

Autor do Projeto de Descentralização da Regulação em São José do Egito, o referido projeto facilita exames e consultas com especialistas, onde a população poderá realizar  agendamentos na sua própria Unidade de Saúde.

“A partir de agora estou empenhado no projeto de Fredson Brito, para melhorar a vida dos egipcienses”, disse Arimatéia.

Outras Notícias

Projeto Energia com Cidadania chega a Iguaracy e Tuparetama

Unidade móvel começou a percorrer as ruas das cidades a partir desta segunda-feira (16) até a sexta-feira  (20) Os clientes da Neoenergia que residem nos municípios de Iguaracy e Tuparetama podem se beneficiar do projeto Energia com Cidadania, que faz parte dos programas de Eficiência Energética da distribuidora regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica […]

Unidade móvel começou a percorrer as ruas das cidades a partir desta segunda-feira (16) até a sexta-feira  (20)

Os clientes da Neoenergia que residem nos municípios de Iguaracy e Tuparetama podem se beneficiar do projeto Energia com Cidadania, que faz parte dos programas de Eficiência Energética da distribuidora regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A iniciativa realiza as trocas das lâmpadas ineficientes por LED, que são mais econômicas e duráveis. As trocas serão realizadas pela unidade móvel da concessionária de porta em porta, de segunda-feira (16) até a sexta-feira  (20).

O projeto funciona da seguinte forma, o cliente entrega uma lâmpada ineficiente, que pode ser fluorescente compacta, incandescente ou halógena, de potência igual ou superior a 14 Watts, e recebe da concessionária um equipamento com a tecnologia LED, que consome até 40% menos do que as demais. Cada cliente poderá trocar até cinco unidades por contrato com a concessionária.

Tadeu Alencar se pronuncia sobre tragédia em Camaragibe

Por André Luís O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, utilizou suas redes sociais para se manifestar diante dos trágicos acontecimentos que se seguiram a uma ação policial em Camaragibe, Pernambuco. O incidente resultou na morte de oito pessoas, entre elas, dois agentes do 20° Batalhão da Polícia Militar do Estado. No comunicado, Tadeu […]

Por André Luís

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, utilizou suas redes sociais para se manifestar diante dos trágicos acontecimentos que se seguiram a uma ação policial em Camaragibe, Pernambuco. O incidente resultou na morte de oito pessoas, entre elas, dois agentes do 20° Batalhão da Polícia Militar do Estado.

No comunicado, Tadeu Alencar expressou sua profunda preocupação com a morte dos policiais que “tombam no seu ofício”, destacando a gravidade desse cenário. Ele também ressaltou a importância de tratar com seriedade a ação daqueles que, sob qualquer pretexto, tiram vidas, sejam eles autores de crimes ou não.

“Não pode haver indignação seletiva, mas apuração justa e ação firme do Estado para combater a criminalidade violenta, venha de onde vier,” declarou o Secretário Nacional de Segurança Pública.

Os eventos em Camaragibe abalaram a comunidade local e levantaram questões sobre o uso da força policial, bem como a necessidade de investigações rigorosas para esclarecer os detalhes que cercam essa tragédia.

A sociedade aguarda ansiosamente por respostas e medidas concretas que possam promover a segurança da população, ao mesmo tempo em que se respeitam os direitos fundamentais e a integridade dos cidadãos. A manifestação do Secretário Nacional de Segurança Pública reflete a necessidade urgente de um compromisso com a justiça e a segurança pública, sem exceções.

Pollyanna Abreu realiza visita institucional ao TCE-PE

A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), esteve nesta quinta-feira (17) no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde cumpriu uma agenda institucional ao lado de sua vice-prefeita, Teresa Raquel, e da equipe de transição. O grupo foi recebido pelo presidente do tribunal, Dr. Valdeci Pascoal. Pollyanna Abreu compartilhou detalhes da visita […]

A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), esteve nesta quinta-feira (17) no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde cumpriu uma agenda institucional ao lado de sua vice-prefeita, Teresa Raquel, e da equipe de transição. O grupo foi recebido pelo presidente do tribunal, Dr. Valdeci Pascoal.

Pollyanna Abreu compartilhou detalhes da visita em suas redes sociais, ressaltando a importância do encontro para o futuro do município.

“Estive no TCE para fazer uma visita institucional ao lado da minha vice, Teresa Raquel, e da minha equipe de transição, Estevan Lins (Coordenador), Salviano Rufino e Helena Laet. Foi um momento oportuno em que pudemos conversar sobre as demandas de Sertânia”, escreveu a prefeita eleita.

A reunião marcou o início de um diálogo institucional que visa assegurar as ações e o acompanhamento das questões de gestão pública na cidade.

Entre as pautas tratadas, Pollyanna destacou a necessidade de cooperação entre os órgãos para garantir uma administração eficiente e transparente.

O Tribunal de Contas tem um papel fundamental na fiscalização dos recursos públicos e no apoio técnico às gestões municipais.

Hiroshima lembra 72 anos da bomba, com apelo ao desarmamento nuclear

Cerimônia começou com um minuto de silêncio na hora exata em que a bomba atômica foi lançada pelos EUA. Homenagem contou com a participação de representantes de cerca de 80 países e da União Europeia. Do G1 A cidade japonesa de Hiroshima lembrou neste domingo (6) o 72º aniversário do lançamento da bomba atômica que […]

Homem reza por vítimas da bomba de Hiroshima durante cerimônia de homenagem no Japão. Foto: Kyodo/via REUTERS

Cerimônia começou com um minuto de silêncio na hora exata em que a bomba atômica foi lançada pelos EUA. Homenagem contou com a participação de representantes de cerca de 80 países e da União Europeia.

Do G1

A cidade japonesa de Hiroshima lembrou neste domingo (6) o 72º aniversário do lançamento da bomba atômica que matou centenas de milhares de pessoas ao final da Segunda Guerra Mundial, com uma cerimônia na qual se apelou ao desarmamento nuclear global.

O ato aconteceu no Parque da Paz desta cidade do oeste do Japão, situado perto do ponto central da devastadora explosão nuclear, e começou com um minuto de silêncio às 8h15 (horário local, 20h15 de sábado em Brasília).

Essa foi a hora exata na qual o B-29 Enola Gay da Força Aérea dos Estados Unidos lançou no dia 6 agosto de 1945 o Little Boy, nome com o qual o primeiro artefato nuclear da história foi batizado.

Após o minuto de silêncio, o prefeito da cidade, Kazumi Matsui, pediu a todos os líderes mundiais que apoiem o tratado adotado por 122 membros das Nações Unidas no começo do mês para proibir as armas nucleares, o primeiro deste tipo a nível global.

“É o momento que todos os governos devem lutar para avançar rumo a um mundo livre de armas nucleares”, afirmou Matsui, pedindo em particular ao Governo de Japão “que manifeste o pacifismo estabelecido pela sua Constituição e faça todo o possível por facilitar a adoção global do pacto”.

Tal acordo foi aprovado por quase dois terços dos países membros da ONU, ainda que tenham se mantido à margem todas as potências atômicas e muitos dos seus aliados, Japão entre eles, o que representa uma dúvida para o sucesso da iniciativa.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, evitou mencionar diretamente o tratado durante a sua intervenção, ainda que tenha destacado a necessidade de que tanto as potências nucleares como os demais países “se envolvam para se conseguir um mundo verdadeiramente livre de armas atômicas”.

“O Japão está decidido a liderar a comunidade internacional, mantendo os seus princípios de não produzir ou possuir armas nucleares nem de permitir a sua entrada em território nacional, e pedindo a todos os países para tomar medidas similares”, disse Abe no seu discurso.

A cerimônia contou com a participação de representantes de cerca de 80 países e da União Europeia, entre eles potências nucleares como Reino Unido, França, Estados Unidos e Rússia.

A subsecretária geral das Nações Unidas e alta representante para o desarmamento, a japonesa Izumi Nakamitsu, afirmou que os sobreviventes do bombardeio atômico de Hiroshima “enviam uma mensagem heroica ao mundo e uma lembrança dos devastadores efeitos destas armas”, em uma mensagem lida em nome do secretário geral da ONU, Antonio Guterres.

A bomba lançada sobre Hiroshima detonou com uma intensidade de 16 quilotons a cerca de 600 metros de altura muito perto de onde se ergue o parque onde aconteceu a cerimônia, e matou imediatamente cerca de 80 mil pessoas.

O número aumentaria até 1945, quando o balanço de mortos subiu para 140 mil, e nos anos posteriores as vítimas pela radiação somaram mais do que o dobro.

Três dias após o ataque sobre Hiroshima, em 9 de agosto de 1945, os EUA lançaram uma segunda bomba nuclear sobre a cidade de Nagasaki, o que levou à capitulação do Japão seis dias mais tarde e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Os ataques atômicos sobre ambas as cidades japonesas foram os únicos deste tipo executados até hoje.

Em março passado o número total de “hibakusha” ou sobreviventes dos bombardeios nucleares em Hiroshima e Nagasaki era de 164.621, comparado com os 372.264 que havia em 1980, e a sua idade média era de 81,41 anos.

Vazão de Brotas não é ameaça neste momento, diz Defesa Civil

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Defesa Civil do município  comunicam aos comerciantes e famílias residentes nas ruas que margeiam o Rio Pajeú, que está monitorando o sangradouro da barragem de Brotas. “A maior vazão esse ano foi de 68 cm de lâmina d´água. Na medição realizada às 20h de hoje (22), a vazão […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e a Defesa Civil do município  comunicam aos comerciantes e famílias residentes nas ruas que margeiam o Rio Pajeú, que está monitorando o sangradouro da barragem de Brotas.

“A maior vazão esse ano foi de 68 cm de lâmina d´água. Na medição realizada às 20h de hoje (22), a vazão estava em 54cm. Estamos monitoramento Brotas a cada duas horas, de forma ininterrupta”, diz.

“Informamos que até o momento a situação está sob controle. Em caso de emergência, a Defesa Civil está de prontidão e irá avisar moradores e comerciantes das áreas de risco, das diversas formas possíveis, a qualquer hora do dia ou da noite”.

“De acordo com o nosso plano de contingência já estão organizados os locais para o abrigamento, caso seja necessário, e o transporte para auxiliar as famílias nesse deslocamento”, conclui. Em caso de emergência, ligar ou mandar zap para (87) 9-9-9629-5758.

Houve uma preocupação com notícias da vazão da Barragem do Rosário,  que começou a sangrar e rumores de rompimento de uma barragem em Água Fria, Iguaracy,  o que não se confirmou. Também houve rumores de Tabira  onde choveu muito ontem.