Notícias

Fogo amigo está por trás de exonerações em Santa Terezinha

Por Nill Júnior

Grupo da ex-secretária de Saúde estaria defendendo nome de Doutor Júnior para 2024, provocando insatisfação de Delson, que ainda não se manifestou. Já o presidente da Câmara não fala em rompimento

O blog foi bucar mais elementos da exoneração da Secretária de Saúde Valéria Ferreira Nunes pelo prefeito Delson Lustosa, diante da repercussão do caso.

Apurou que na verdade, ela  não foi a única exonerada e que a motivação pode ser política.

A profissional é filha do ex-vereador Francisco Valério Ferreira,  o Valério Dentista.  O blog apurou que ele é ligado politicamente ao presidente da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha,  Adalberto Júnior,  o Doutor Júnior.

Questões ligadas à fidelidade política teriam motivado exonerações dela e da mãe,  Damiana Nunes, que era da Saúde Bucal.

A movimentação de um grupo liderado por Valério para apoio ao projeto de candidatura de Doutor Júnior em 2024 à prefeitura aparentemente gerou a insatisfação do gestor. Isso porque o combo trazia uma espécie de fogo amigo à sua gestão.

O prefeito ainda não se manifestou oficialmente nem nas redes sociais.

A probabilidade de que estaria incomodado com fogo amigo pode estar alicerçada inclusive pela exoneração de uma irmã do presidente da Câmara, a assessora jurídica Kássia Nunes de Brito.

A pasta da Saúde está sendo assumida interinamente por Juberlita Lustosa e Jailson Ferreira. O novo titular só deve ser anunciado em janeiro.

Apesar desse bastidor, o presidente da Câmara,  Doutor Júnior,  afirmou não considerar estar rompido com o prefeito.  “Vou conversar com ele hoje”, limitou-se a dizer. Ele também negou que esteja se movimentando rumo a candidatura majoritária em 2024.

Outras Notícias

SJE: Sicoob Pernambuco e Instituto Foco inauguram projeto esportivo

O Sicoob Pernambuco, em parceria com o Instituto Foco, deu um passo na promoção de qualidade de vida e cidadania ao inaugurar um novo núcleo esportivo na Escola Municipal Luis Paulino de Siqueira em São José do Egito. O projeto, que beneficiará 150 crianças e adolescentes, oferecerá aulas de futsal e vôlei, além de fomentar […]

O Sicoob Pernambuco, em parceria com o Instituto Foco, deu um passo na promoção de qualidade de vida e cidadania ao inaugurar um novo núcleo esportivo na Escola Municipal Luis Paulino de Siqueira em São José do Egito.

O projeto, que beneficiará 150 crianças e adolescentes, oferecerá aulas de futsal e vôlei, além de fomentar valores como disciplina, cooperação e desenvolvimento social.

Durante o evento de inauguração, que contou com a presença do presidente do Sicoob Pernambuco, Evaldo Campos, e dos diretores Aline Robéria e Thiago Medeiros, foram entregues fardamentos completos e materiais esportivos para os participantes. 

A cerimônia também teve a participação de integrantes da equipe escolar e de familiares das crianças, simbolizando o impacto positivo que o projeto já está gerando na comunidade.

A iniciativa vai além da prática esportiva, funcionando como um motor de transformação social. “Esse projeto não é apenas sobre ensinar futsal ou vôlei. Ele promove qualidade de vida, disciplina e abre portas para um futuro melhor, impactando positivamente não apenas os alunos, mas também a escola e toda a comunidade,” destacou Evaldo Campos durante o evento.

O novo núcleo esportivo visa fortalecer o vínculo entre escola, estudantes e comunidade, utilizando o esporte como ferramenta para combater vulnerabilidades sociais e ampliar oportunidades.

A diretora Aline Robéria também reforçou o impacto transformador da parceria: “O Sicoob acredita no poder do esporte como agente de mudança. É gratificante ver como ações como esta podem mudar histórias e contribuir para um futuro mais promissor para tantas crianças.”

A expectativa é que, com o sucesso do novo núcleo, a iniciativa possa ser replicada em outras comunidades, ampliando o alcance dos benefícios gerados pela união do esporte e da educação.

Dino aprovado para o STF

O plenário do Senado aprovou, há pouco, a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação foi secreta e o placar foi de: 47 votos a favor e 31 Mais cedo, ele e o subprocurador Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República, foram aprovados em votação […]

O plenário do Senado aprovou, há pouco, a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A votação foi secreta e o placar foi de: 47 votos a favor e 31

Mais cedo, ele e o subprocurador Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República, foram aprovados em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Dino recebeu o menor número de votos na CCJ desde a sabatina do ministro Gilmar Mendes, em 2002. Na ocasião, Mendes teve 16 votos a favor e 6 contra.

Dino e Gonet foram sabatinados pela CCJ em sessão que durou cerca de 10 horas. Ao longo da sabatina, os dois procuraram se esquivar de polêmicas e de embates com a oposição. Agora, os nomes precisam ser publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Sesi/PE abre 100 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da […]

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lança, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional.

No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site www.pe.sesi.org.br.

Pode concorrer apenas pessoa de baixa renda, aluno da escola pública ou de escola particular desde que possua bolsa integral e/ou cujos pais ou responsáveis sejam registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O candidato deve possuir até 17 anos completos em 31 de dezembro deste ano e apresentar documento comprobatório de conclusão do 9º ano.

“Nosso intuito é formar uma mão de obra qualificada para o setor produtivo, ao mesmo tempo que facilitamos a inserção profissional do jovem, pois ao concluir os estudos, ele já estará com o certificado de formação profissional nas mãos”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões. “Além disso, acreditamos que viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada é o caminho mais seguro para a ascensão social”, conclui.

Provas – O processo seletivo ocorrerá dia 15 de janeiro, das 14h às 17h. Serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática, com 20 questões cada. O resultado final estará disponível, a partir do dia 24, nos sites www.pe.sesi.org.br e www.pe.senai.br e na unidade do SESI/PE onde o aluno pretende estudar. Mais informações pelo telefone (87) 3873.1087 (Araripina) e (87) 3861.1369 (Petrolina), pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (81) 9.8829.3330.

sesi

Valmir Tunu é candidato a presidente da Câmara Municipal de Tuparetama

O vereador Valmir Tunu (Podemos) da cidade de Tuparetama, deu início a articulação para a presidência da Câmara Municipal. Tunu já presidiu a casa nos anos 1999-2000 e foi reeleito esse ano para o 4º mandado de vereador. Foi Secretário de Transportes por 12 anos nos mandatos de Pedro Tunu e Sávio Torres. “É um […]

O vereador Valmir Tunu (Podemos) da cidade de Tuparetama, deu início a articulação para a presidência da Câmara Municipal.

Tunu já presidiu a casa nos anos 1999-2000 e foi reeleito esse ano para o 4º mandado de vereador. Foi Secretário de Transportes por 12 anos nos mandatos de Pedro Tunu e Sávio Torres.

“É um desafio muito grande, mas importante. Construiremos ideias novas e a nossa comunidade, nosso povo, estará presente dentro da Casa”, complementou Valmir.

SJE: primos de Fredson Brito declaram apoio a George Borja

Dois primos do pré-candidato oposicionista Fredson da Perfil declararam apoio ao socialista George Borja. A decisão ocorre depois de um pré-candidato a vereador da base de Fredson, Narciso da Sucata, desistir de sua campanha e aderir ao projeto de governista em São José do Egito.  O odontólogo Júnior Prata e o empresário Henrique do Gás […]

Dois primos do pré-candidato oposicionista Fredson da Perfil declararam apoio ao socialista George Borja.

A decisão ocorre depois de um pré-candidato a vereador da base de Fredson, Narciso da Sucata, desistir de sua campanha e aderir ao projeto de governista em São José do Egito. 

O odontólogo Júnior Prata e o empresário Henrique do Gás foram às redes sociais e declararam apoio à pré-candidatura de  George Borja.

O pr´-ecandidato tem imprimido uma agenda intensa de reuniões e encontros, buscando apoio e aumentando sua base.