Notícias

Filho de Tuparetama assume como juiz no Pará

Por Nill Júnior

Pajeuzeiro de Tuparetama,  Samuel Farias foi empossado juiz no Estado do Pará.

Filho de José Josami de Farias e Maria das Dores Farias, formado na Universidade Estadual da Paraíba, ele já foi Agente de Polícia Civil de Pernambuco e Delegado de Polícia no Estado do Maranhão, inclusive sendo notícia aqui no blog.

Agora, foi empossado e designado para a Capital, Belém.

Segundo o Blog do Marcelo Patriota, a Cerimônia ocorreu no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no prédio-sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e oficializou o ingresso de mais 24 magistradas e magistrados no Poder Judiciário paraense.

A solenidade de posse foi realizada nesta quinta-feira, 28 de julho,  sob o comando da presidente do TJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. Os novos juízes e novas juízas foram aprovado(a)s em concurso público.

Dado o mérito de sua nova etapa, o novo juiz representou os 24 magistrados empossados.

“Que não nos seduza a vaidade do cargo, que sejamos justo. Nossa missão é ver um judiciário forte, unido, honrado  e prestigiado, no lugar que merece está nesse pais, um judiciário a altura de seus valorosos integrantes e que  e possa colaborar a uma sociedade mais justa e fraterna”, disse.

Outras Notícias

Desfiles Cívicos em Sertânia começam na próxima sexta

Na próxima sexta-feira dia 7 de setembro a partir das 15h o governo municipal de Sertânia dará início aos desfiles cívicos que celebram a independência do Brasil. A expectativa é que um grande público compareça para prestigiar o momento que já é tradição. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, também disponibilizará fardamento novo para […]

Arcoverde: Cecora segue em horário reduzido

Demais dias de feiras em Arcoverde estão suspensos Prosseguindo com as orientações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19, da Vigilância Sanitária e do Decreto n° 48.833, de 20/03/2020, do Governo do Estado de Pernambuco, apenas o Cecora estará funcionando a partir da próxima segunda (06) a quinta-feira (09), no horário […]

Demais dias de feiras em Arcoverde estão suspensos

Prosseguindo com as orientações do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19, da Vigilância Sanitária e do Decreto n° 48.833, de 20/03/2020, do Governo do Estado de Pernambuco, apenas o Cecora estará funcionando a partir da próxima segunda (06) a quinta-feira (09), no horário das 7h ao meio dia.

Na sexta-feira (10), o Cecora estará fechado, em virtude das celebrações pascoais. A diretoria das feiras de Arcoverde informa ainda, que irá disponibilizar, nos dias 08 e 09 de abril (quarta e quinta-feira), o Pátio Lídio Cordeiro Maciel, no São Cristóvão, exclusivamente para a venda de peixes, reverenciando o período pascoal no município.

A medida que segue por tempo indeterminado, repete a programação das últimas semanas nas feiras de Arcoverde a partir desta semana. Não estarão funcionamento a feira do São Miguel, na quarta-feira (08); o Cecora, no sábado (11); e a Feira do Pátio Lídio Cordeiro Maciel (no São Cristóvão), que estará fechada no domingo (12).

Como já recomendado à população, é importante que aglomerações sejam evitadas e assim que os itens de primeira necessidade forem adquiridos, os consumidores retornem de imediato às residências.

No Cecora estarão funcionando apenas os setores de frutas e verduras, carnes, farmácias, mercadinhos, depósito de água, ração animal e outros descriminados no Decreto n° 48.833, do Governo de Pernambuco. O documento permite o funcionamento para supermercados, padarias, lojas de conveniência e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população, assim como lojas de defensivos e insumos agrícolas; farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares; lojas de produtos de higiene e limpeza; postos de gasolina; casas de ração animal; depósitos de gás e demais combustíveis.

Não estarão abertas as áreas de confecções, calçados, bijuterias, importados, material para o lar, além de lojas de utensílios de plástico e de utilidades para festas.

Pernambuco divulga rígido protocolo para vaquejadas na pandemia

O governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (13), o protocolo para a realização de vaquejadas no estado. A prática da atividade foi liberada desde a segunda-feira (10), mas sem a presença de público, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Segundo a portaria conjunta das secretarias de Saúde e de Educação e Esportes, o acesso […]

O governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (13), o protocolo para a realização de vaquejadas no estado.

A prática da atividade foi liberada desde a segunda-feira (10), mas sem a presença de público, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo a portaria conjunta das secretarias de Saúde e de Educação e Esportes, o acesso aos locais de prática de vaquejada fica restrito aos competidores, ao médico veterinário responsável técnico do evento, a trabalhadores envolvidos com a produção e a equipes de apoio. Todos devem utilizar máscara.

O acesso às barracas de venda de artigos e de patrocinadores é somente permitido às pessoas autorizadas a participar do evento, como competidores e equipe de produção. Esse acesso é limitado a uma pessoa por vez, e, em caso de fila, é necessário manter o distanciamento de 1,5 metro através de marcações.

A organização do evento deve providenciar álcool em gel 70% nas entradas e em locais de maior circulação de pessoas. Também é preciso haver um local para lavagem frequente e adequada das mãos, além de um reforço na limpeza e desinfecção de instalações, banheiros e áreas comuns.

Na entrada do evento, é necessário medir a temperatura dos participantes. Em caso de identificação de sintomas da Covid-19, a entrada deve ser proibida.

A produção da vaquejada também fica responsável pela divulgação de protocolos a serem seguidos em caso de suspeita ou confirmação da doença provocada pelo novo coronavírus no evento. Entre os participantes, deve ser respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 metro.

Márcia Conrado mostra força no grupo e diz estar preparada para enfrentar Carlos Evandro

Farol de Notícias A Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, deu uma demonstração de força política como pré-candidata a prefeita no grupo governista. Durante entrevista ao programa Farol de Notícias, neste sábado (4), a secretária recebeu o apoio de várias lideranças comunitárias, e de vereadores, como Manoel Enfermeiro, Ronaldo de Deja, Romério do […]

Estúdio ficou cheio de aliados Foto: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Farol de Notícias

A Secretária de Saúde de Serra Talhada, Márcia Conrado, deu uma demonstração de força política como pré-candidata a prefeita no grupo governista.

Durante entrevista ao programa Farol de Notícias, neste sábado (4), a secretária recebeu o apoio de várias lideranças comunitárias, e de vereadores, como Manoel Enfermeiro, Ronaldo de Deja, Romério do Carro de Som, Agenor de Melo Lima e Alice Conrado. O estúdio estava com aliado se albarroando.

Durante trinta minutos, Márcia fez um breve balanço da pasta, teceu vários elogios ao prefeito Luciano Duque, a quem rotulou de líder, mas evitou polemizar sobre a disputa interna. Ao ser questionada sobre o empresário Marcus Godoy, que também está no páreo, ela ressaltou a unidade do grupo e garantiu que iria estar presente nos eventos do empresário.

Durante a entrevista, Márcia foi provocada sobre a possibilidade de ter quer enfrentar, nas urnas, o ex-prefeito Carlos Evandro, deixando claro o respeito por Evandro, mas que não iria fugir do embate.

“Dr. Carlos é um primo, um tio, que a gente e a minha família toda tem muita consideração. Tem muito favor, ele já nos prestou muitos favores. Sou muito grata a ele e a Socorro Brito, por terem me dado meu primeiro emprego assim que eu me formei em dezembro de 2009. E tenho certeza que se for colocar política e família entre mim e Dr. Carlos, o nosso laço familiar vai falar mais alto. É meu primo, ele sabe que e dou a benção a ele em todo lugar com a maior consideração”, disse Márcia Conrado, cravando:

“Tarefa colocada em minha mão, pode ter certeza que a gente chega até o fim. Não fujo da raia, não. Mas se for colocar na balança o lado político e o familiar, entre nós dois eu tenho certeza que o lado familiar fala mais alto”.

Coluna do Domingão

Clã Bolsonaro tentou dois golpes e fracassou nos dois A leitura é de Otávio Guedes: o clã Bolsonaro tentou dar um golpe interno que deu errado porque o Exército brasileiro não aderiu. Agora, tenta um golpe com a ajuda de um governo do exterior — o de Donald Trump. Um golpe externo que também não […]

Clã Bolsonaro tentou dois golpes e fracassou nos dois

A leitura é de Otávio Guedes: o clã Bolsonaro tentou dar um golpe interno que deu errado porque o Exército brasileiro não aderiu.

Agora, tenta um golpe com a ajuda de um governo do exterior — o de Donald Trump. Um golpe externo que também não prosperou e culminou em operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Deu errado porque queriam uma ação direcionada ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mas a investida acabou rendendo sanções econômicas ao Brasil, o que acabou unindo diversas frentes em prol da soberania nacional.

Além disso, o eleitor entendeu que o slogan bolsonarista “Deus, Pátria e Família” tem um significado diferente para o ex-presidente e seus filhos. Para eles:”Deus” é Trump, o todo-poderoso que quer mandar no legislativo e no judiciário brasileiro;”pátria” é os Estados Unidos; e “família” é só a deles, colocando os interesses pessoais de Bolsonaro acima de toda a nação.

Bolsonaro, com isso, se torna eleitoralmente cada vez mais tóxico. As provas da falha do golpe externo estão expostas. No campo jurídico, o STF foi pra cima do ex-presidente, determinou uso de tornozeleira eletrônica e impôs restrições.

No campo político, a tentativa prejudicou as pretensões eleitorais de Bolsonaro e até a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como mostra recente pesquisa Quaest sobre avaliação do governo Lula e com cenários para as eleições 2026. A medida também não muda o cenário global para Eduardo Bolsonaro.

Força, Raimundo

O vereador Raimundo Lima,  do PSB, passou a ser tratado com medicamentos que buscam a evolução de áreas que não responderam adequadamente ao cateterismo. Raimundo teve um infarto agudo com supra,  forma mais grave da ocorrência.  Entretanto,  ele e a família estão confiantes nessa nova etapa.  Raimundo tem quadro estável e está consciente, internado no Hospital Eduardo Campos.

Prova dos nove

Em Serra Talhada,  Fernando Monteiro e Waldemar Oliveira trocaram farpas e disputaram na imprensa quem fez mais por Serra Talhada,  se o Deputado do Republicanos ou o grupo de Waldemar,  Sebastião Oliveira e Inocêncio Oliveira, hoje no AVANTE. Pelo menos numa coisa Fernando e Waldemar se equivalem: integram partidos do Centrão.

Tira teima

Segundo o site da Câmara,  entre valores autorizados e empenhados, Fernando tem a sua disposição mais de R$ 24 milhões, desses, R$ 15 mi empenhados. Já no caso de Waldemar,  o valor passa de R$ 35 milhões. Desses, R$ 16 mi empenhados.

Nodas nas biografias

Na hora de votar,  Waldemar tem tido posições recentes mais polêmicas que Monteiro.  Lá atrás, Fernando votou a favor da reforma trabalhista proposta por Michel Temer,  tirando direitos em 2017. Nessa legislatura, Waldemar Oliveira votou pela soltura de Chiquinho Brasão, mandante da morte de Marielle Franco, e essa semana, pela aprovação do PL da Devastação.

Como desenhado

A decisão de Flávio Marques de apoiar Raquel Lyra em 2026 está jogando a oposição no colo de João Campos. Após o blog antecipar que Dinca e Nicinha estão embarcando no palanque do socialista, ontem o Blog do Finfa noticiou que a bancada de oposição, com Nelly Sampaio, Marcos de Judite e Maria Helena, mais o ex-vereador Sebastião Ribeiro e Mano Sampaio tiveram encontro com o socialista.

Ciceroneado

Quem também esteve com Campos foi o prefeito Berg Gomes, o vice Cícero Batista, o ex-prefeito Anchieta Patriota e vereadores do bloco governista em Carnaíba. Com eles, o Deputado Estadual e candidato à reeleição Diogo Morais, apoiado pelos socialistas carnaibanos.

Arrastão

Como esperada, a ida de João Campos à ExpoSerra teve status de arrastão político, com um grande número de aliados da prefeita Márcia Conrado acompanhando o prefeito do Recife. Colado, o pré-candidato a Deputado Estadual Breno Araújo, aposta governista para eleição no próximo ano, na eleição que é tida como muito importante mirando também a sucessão em 2028 na Capital do Xaxado. Até a trilha escolhida para a rede social de Márcia no post sobre a visita aguça o clima de acirramento: “zum zum zum, eu tô voando… e tem alguém que tá se incomodando…”

Não foi, mas vai

Depois de passar a sexta em Recife, a governadora Raquel Lyra não incluiu na agenda a ida à Exposerra. Mas também buscou o sertão. Neste sábado, esteve na 26ª Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista. E hoje, vai à Missa do Vaqueiro, em Serrita, assim como seu arquirival político, João Campos.

Duas em duas

Na cidade de Serrita, segue a disputa entre o governo Aleudo Benedito (MDB) e a Fundação Padre João Câncio, Serrita terá duas Missas do Vaqueiro este ano. Tanto o governo municipal quanto a entidade, anunciaram que vão promover a 55ª edição do evento, em homenagem a Raimundo Jacó. A de hoje é a da prefeitura, com missa, Quinteto Violado, Josildo Sá, Kátia Di Tróia, Rômulo Carlos e dos aboiadores Cícero Mendes e Chico Justino. Dia 27 de julho, a da Fundação, com padre Antônio Maria, Chambinho do Acordeon, Fábio Carneirinho, Sarah Leandro, Coral Aboios, Gabi Cysneiros, Anastácia, Daniel Gonzaga, Henrique Brandão, poetas e aboiadores.

Quem com quem

No Pajeú, a governadora Raquel Lyra tem o apoio hoje dos prefeitos Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama),  Fredson Brito (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Joelson (Calumbi), Luciano Bonfim (Triunfo), Dr Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Zé Pretinho (Quixaba), Giba Ribeiro (Flores) e Pedro Alves (Iguaracy). Com João Campos, Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados), Luciano Torres (Ingazeira), Berg Gomes (Carnaíba), Mayco da Farmácia (Solidão) e Aline Karina (Itapetim). Em municípios, 11×6 pró Raquel. Por enquanto…

Frase da semana:

“Não é um gringo que vai dar ordem a um presidente da República”.

Do Presidente Lula, em uma das tantas frases em resposta às ações de Trump para tentar blindar os Bolsonaros.