Notícias

Fetape e Parceiros entregam pauta do Grito da Terra Pernambuco ao Governo do Estado

Por André Luis

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) e um conjunto de Movimentos e Organizações Sindicais e Sociais entregarão ao Governo do Estado, às 16h de hoje (04), no Palácio do Campo das Princesas, a pauta do Grito da Terra Pernambuco. A expectativa é que no dia 17 de abril, o governo possa se posicionar sobre as reivindicações apresentadas no documento, dialogando com os mais de 5 mil homens e mulheres, das três regiões do estado, que estarão presentes na mobilização, no Recife.

A principal reivindicação dos Movimentos e Organizações é que o campo, que  produz alimentos e contribui efetivamente com o desenvolvimento do estado, seja tratado com mais atenção pelo Governo. Os eixos abordados no documento são: Reforma da Previdência (posicionamento do Governo do Estado); Seca; Segurança Pública; Programa Chapéu de Palha; Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata; Política de Convivência com o Semiárido; Agroecologia; Secretaria Executiva da Agricultura Familiar; Regularização Fundiária; Educação do Campo; e Cadastro Ambiental Rural. Para cada um desses itens, estão sendo apresentadas demandas que, inclusive, em sua maioria, já fizeram parte de outras pautas entregues ao Estado, em anos anteriores, mas que não foram atendidas.

O Grito da Terra Pernambuco é um importante instrumento do Movimento Sindical Rural e seus parceiros, na luta por políticas públicas que criem as condições necessárias à produção de alimentos de qualidade e ao desenvolvimento sustentável do campo. Este ano, o Grito acontecerá no dia 17 de abril, mesma data marcada para uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa, sobre a Reforma da Previdência (PEC 287).  As organizações que atuam junto às populações do campo são contra essa PEC, apresentada pelo Governo Federal ao Congresso, porque ela acabará com direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os rurais.

Este ano, a pauta do Grito foi construída pela FETAPE, juntamente com a FETAEPE (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco), Contag, CUT/PE, Instituto Manoel Santos, ASA Pernambuco, MST, CPT, Coopagel, Cáritas Regional NEII, Serta e Centro Sabiá.

Outras Notícias

“Zap Zap da Rádio Pajeú” é novo canal de interação com ouvintes

A Rádio Pajeú lançou  esta semana  mais um canal de comunicação com os ouvintes. Através do celular que utiliza como plataforma o aplicativo para comunicação instantânea “WhatsApp” a comunidade poderá interagir e repassar informações à Pajeú. Basta adicionar aos contatos o numero (87) 9611-1676 e interagir com o “zap zap” da  Pajeú, como está sendo […]


rc3a1dio-pajec3ba-equipe

A Rádio Pajeú lançou  esta semana  mais um canal de comunicação com os ouvintes. Através do celular que utiliza como plataforma o aplicativo para comunicação instantânea “WhatsApp” a comunidade poderá interagir e repassar informações à Pajeú.

whatsapp_pajeu-660x330Basta adicionar aos contatos o numero (87) 9611-1676 e interagir com o “zap zap” da  Pajeú, como está sendo popularmente chamado. Com ele, ouvintes de várias partes do país já mandaram sua mensagem. Os da região tem mantido contato  para debater temas e apresentar demandas.

Já houve quem enviasse mensagem gravada (o aplicativo permite isso) de outras partes do globo. O primeiro deles, Alexandre Lopes, mandou mensagem direto de Bostou, EUA.

A plataforma do aplicativo para comunicação instantânea Whatsapp, pode ser baixado para celulares com sistema operacional Android, iOS, Windows Phone, Symbian e BlackBerry.

Arcoverde ultrapassa 45 mil pessoas com a segunda dose e dose única contra a Covid-19

A cidade de Arcoverde atingiu, na última quinta-feira (18/11), a marca de 45.688 pessoas que receberam a segunda dose (AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac) contra a Covid-19, somadas às aplicações de dose única da Janssen. “Um índice que evidencia o controle da pandemia em nossa cidade, por meio das equipes da Secretaria de Saúde de Arcoverde e do PNI Municipal, possibilitando uma […]

A cidade de Arcoverde atingiu, na última quinta-feira (18/11), a marca de 45.688 pessoas que receberam a segunda dose (AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac) contra a Covid-19, somadas às aplicações de dose única da Janssen.

“Um índice que evidencia o controle da pandemia em nossa cidade, por meio das equipes da Secretaria de Saúde de Arcoverde e do PNI Municipal, possibilitando uma grande baixa no número de contaminações e internações hospitalares por Covid-19, assim como a paralisação do número de óbitos, que já completou quatro meses sem novas ocorrências aqui em Arcoverde”, destaca o prefeito Wellington Maciel.

Até o momento, Arcoverde já vacinou com a primeira dose 55.405 pessoas, além de 5.162 pessoas que já foram imunizadas com a dose de reforço.

“Ressalto para a população a importância de manter todas as medidas preventivas e de higiene. Desta forma, estaremos colaborando para a diminuição de casos da Covid-19”, enfatizou o gestor municipal.

V GERES faz balanço positivo das ações em 2017

A V Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, tem como área de atuação 21 municípios do Agreste Meridional, coordenando ações de forma permanente e planejada para todo o ano ou em campanhas, com iniciativas que ofereçam respostas imediatas, para isto integra as secretarias municipais de saúde e realiza parcerias com diversas instituições na […]

A V Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, tem como área de atuação 21 municípios do Agreste Meridional, coordenando ações de forma permanente e planejada para todo o ano ou em campanhas, com iniciativas que ofereçam respostas imediatas, para isto integra as secretarias municipais de saúde e realiza parcerias com diversas instituições na região. Atualmente a gerente Catarina Tenório, especialista em Gestão de Saúde, comanda a V GERES no Agreste.

No início deste mês, as coordenações da V GERES fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas ao longo de 2017, além do trabalho realizado no cotidiano na sede da gerência. Atividades especiais como o Maio Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul sempre proporcionam a integração das coordenações, mas outras são mais específicas, como palestras, blitzes, seminários e ações sobre diversos temas. Um exemplo são as palestras sobre IST/AIDS/HIV realizadas pela coordenação de Educação em Saúde em empresas de Garanhuns e região. Aliás, a V GERES visitou vários órgãos ao longo do ano levando informações, a exemplo do INSS, PRF, Sólida Engenharia, 9º BPM, 71 BI Mtz, Expresso Cidadão, entre outros.

Catarina Tenório também destaca as atividades do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Motos, que esteve realizando atividades educativas em eventos como o Festival Viva Dominguinhos e Festival de Inverno de Garanhuns. Blitzes com Detran, Operação Lei Seca, Polícias Rodoviárias Federal, Militar, entre outras instituições de segurança, aconteceram durante vários meses no ano.

A Atenção Primária da V GERES também participou de muitas atividades em 2017, com videoconferências, capacitações, visitas às bases do SAMU na região, campanhas de vacinação, participação nas conferências municipais de saúde, triagens para cirurgias de catarata na parceria com a Fundação Altino Ventura, e o Projeto OneSight, que ofereceu atendimento oftalmológico a estudantes da Rede Pública de Ensino, A ação tem continuidade na UPAE Garanhuns, um dos grandes parceiros regionais.

A Gerência Regional foi aos município com as GERES Itinerantes e inaugurou junto às prefeituras os novos Leitos de Retaguarda nos hospitais municipais da região, em um pleito que teve a participação direta da GERES. Aliás, os Leitos foram apresentados pela Coordenação de Regulação em Saúde e Planejamento.

O ano de 2017 foi de atenção às Arboviroses, e para esta sentinela de cuidado, a GERES conta com a Coordenação de Vigilância em Saúde, que desenvolve atividades e programas desde monitoramentos dos serviços de hemodiálise e das bacias hidrográficas até fiscalização de carros-pipa e de descarte de resíduos de serviços de saúde. A GERES conta ainda com coordenação de microcefalia, que integra as demais coordenações e municípios para assistência das crianças com suspeita ou que já tenham diagnóstico confirmado.

O Programa Mãe-Coruja também apresentou atividades especiais ao longo de 2017 como o monitoramento da Rede Cegonha, o Forum Regional de Saúde Materno-Infantil, a capacitação Criança Feliz, o acompanhamento de gestantes e crianças em situação de risco, supervisão dos cantos Mãe Coruja, distribuição de leite para gestantes, crianças e puérperas, entre outras ações.

A coordenação administrativo/financeiro é quem faz a gerência funcionar, otimizando recursos para a realização de tantas atividades, e ainda a manutenção dos serviços do cotidiano da GERES, inclusive manutenção de veículos, do prédio sede, e da FUNASA, utilizado como campo de treinamento da Gerência de Saúde. Também de forma administrativa, a Coordenação de Recursos Humanos manteve 100% do atendimento aos servidores da sede regional, bem como das unidades sob sua gestão de pessoal.

“São múltiplas atividades que são realizadas, quase sempre integradas com as demais coordenações e as instituições parceiras. É difícil relacionar tudo, mas não podemos deixar de apresentar à sociedade estas ações que proporcionam uma saúde pública melhor para todos”,-encerra a gestora Catarina Tenório.

Itapetim: Adelmo tem encontro com Pedro Campos e José Patriota em Recife

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve com os deputados Pedro Campos e José Patriota, em Recife. Na oportunidade, Pedro assumiu o compromisso de conseguir um trator para aração de terra dos agricultores do município. No encontro com Patriota, Adelmo entregou demandas importantes para que o deputado possa apresentar ao Governo do Estado. Dentre as […]

O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve com os deputados Pedro Campos e José Patriota, em Recife.

Na oportunidade, Pedro assumiu o compromisso de conseguir um trator para aração de terra dos agricultores do município.

No encontro com Patriota, Adelmo entregou demandas importantes para que o deputado possa apresentar ao Governo do Estado.

Dentre as demandas está o pedido para que a governadora Raquel Lyra realize a operação tapa buraco na PE-263, do Ambó a São Vicente, além de recursos para a construção do abastecimento dos sítios Mocambo e Prazeres.

Filha de prefeito de Carnaíba testa positivo para Covid-19 mas passa bem

A filha do prefeito de Carnaíba e ex-presidente da Amupe, Anchieta Patriota,  e da Secretária de Educação de Carnaíba, Cecília Patriota, Ana Luisa Patriota,  testou positivo para Covid-19. A profissional que mora em Recife e trabalha no Imip já vinha relatando em sua rede social seu auto isolamento,  com manifestação de alguns sintomas, como perda […]

A filha do prefeito de Carnaíba e ex-presidente da Amupe, Anchieta Patriota,  e da Secretária de Educação de Carnaíba, Cecília Patriota, Ana Luisa Patriota,  testou positivo para Covid-19.

A profissional que mora em Recife e trabalha no Imip já vinha relatando em sua rede social seu auto isolamento,  com manifestação de alguns sintomas, como perda de olfato.

Jovem, ela não desenvolveu a forma mais grave da doença e mantém isolamento social. O próprio prefeito se encarregou de tranquilizar amigos e familiares.