Falcão diz ser infundada denúncia sobre tentativa de sigilo para proteger Lula
Por Nill Júnior
Do Estadão
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chamou de infundada a informação de que o Itamaraty teria tentado colocar sigilo sobre documentos para proteger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Falcão disse ainda que é mais uma tentativa da “mídia monopolizada” de prejudicar o ex-presidente com vistas às eleições de 2018.
“São denúncias infundadas, uma tentativa de atingir o PT, o Lula. Eles não se cansam de forjar denúncias como essa, sem provas. É um fato costumeiro já. Setores da nossa imprensa da mídia monopolizada amplificam isso tentando quebrar a popularidade do presidente Lula, pensando nas eleições de 2018, que estão muito distantes e a que o presidente Lula nem se declarou candidato”, disse Falcão.
Segundo reportagem do jornal O Globo, o diretor do Departamento de Comunicação e Documentação do Ministério das Relações Exteriores, João Pedro Corrêa Costa, teria sugerido que documentos que ligam o ex-presidente Lula à Odebrecht, empreiteira que é investigada na Operação Lava Jato, sejam classificados como confidenciais. Tal medida estenderia o segredo sobre os documentos de cinco para 15 anos.
O diplomata teria enviado um memorando a colegas do Itamaraty após receber um pedido baseado na Lei de Acesso à Informação sobre os papéis, de um jornalista da revista Época. A pasta negou que tenha dado a ordem.
A programação dos 60 anos da Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão Pernambucano foi concluída nesta quinta-feira com a entrega do Espaço Maria Dapaz no Museu do Rádio, onde nasceu a emissora. O público lotou o espaço para acompanhar com muita emoção a exibição do documentário “Princesinha da Ingazeira”, com Produção, pesquisa e seleção de […]
A programação dos 60 anos da Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão Pernambucano foi concluída nesta quinta-feira com a entrega do Espaço Maria Dapaz no Museu do Rádio, onde nasceu a emissora. O público lotou o espaço para acompanhar com muita emoção a exibição do documentário “Princesinha da Ingazeira”, com Produção, pesquisa e seleção de imagens: Jocelyne Aymon, Direção e roteiro de Cervantes Sobrinho e Edição, montagem e tratamento de som de Sérgio Sachs.
Presentes ao espaço, familiares da cantora aplaudiram emocionados a exibição e não esconderam a felicidade com o espaço dedicado à cantora. Dentre eles, a irmã, Maria do Socorro, que disse estar emocionada em poder ver o acervo da irmã, inclusive o violão em que Maria Dapaz homenageia amigos, familiares e referências da sua carreira. “Agradeço pela iniciativa. A emoção é enorme”.
Primo de Paizinha, o poeta Dedé Monteiro não escondeu a emoção e destacou a importância de que o Pajeú preserve sua memória cultural, como foi feito com Maria Dapaz. “São 60 anos da Rádio mais 60 anos de Paizinha. Como Paizinha diz a historia dela começou precocemente e brilhou de todas as formas em todos os lugares”. Nas redes sociais, um verso de Dedé sobre o espaço foi publicado: Vendo esse lindo resumo/Da vida da “Princesinha”/Senti n’alma esta certeza/Que eu nem sabia que tinha:/Não há medida que meça/O tamanho de Paizinha!
Ao agradecer a todos que se envolveram no projeto, Jocelyne Aymon, companheira e produtora de mais de trinta anos da cantora se emocionou bastante, chegando a embargar a voz em mais de uma vez. Mas teve forças para agradecer a todos que contribuíram para esse projeto, que entre a ideia e a execução durou oito meses. Ela nominou a Rádio Pajeú, mais os integrantes do grupo que trabalhou o projeto, com Sônia Patriota, Leni Gomes Ferreira , Milton Oliveira e Dilma Coelho de Oliveira.
Veja fotos noite de ontem entrega, feitas por Cláudios Gomes:
Veja algumas fotos do espaço clicadas por Leni Gomes:
O Prefeito José Patriota, a primeira dama Madalena Leite, o vice Alessandro Palmeira, vereadores como Augusto Martins e Cícero Miguel, o promotor Lúcio Almeida Neto, artistas e poetas Ederck José, Padre Luizinho, Dedé Monteiro, Chagas, equipe da Rádio Pajeú, seu Gerente Administrativo Adjunto Josenildo Nunes estiveram entre os nomes presentes. O espaço ficou lotado.
A Rádio Pajeú foi escolhida por conta de sua influência na formação musical de maria DApaz, conforme dito no documentário. “A música se manifestou muito cedo. Soltava a voz no muro do jardim de casa. A programação da Radio Pajeú eu conhecia de cor: Waldick Soriano, Roberto Carlos, Clara Nunes, Ângela Maria, Luiz Gonzaga, Vicente Celestino. Essa foi minha formação musical, de pé de rádio”, diz em um de seus depoimentos.
Aos nove anos, cantou pela primeira vez no Cine São José no concurso “A mais bela voz do Nordeste”, transmitido pela Rádio Pajeú. Ao lado de profissionais da região, fica em segundo lugar. “Empolgada por ter agradado, pedi um violão à minha mãe. Aprendi a tocar e nunca mais me separei do instrumento”.
A Rádio Pajeú ainda agradeceu a Bruno Chateubriand Comunicação Visual, Roberto Gouveia Marceneiro, Galeria São José, Speeding Telecon, Ney Gomes, André Luiz, Maria Gomes, a Lia e Cristina Nascimento, Joselita Amador, William Tenório, Júnior e Emanoel, Chagas, Cláudio Gomes, Alexandre Morais, Wagner Nascimento e Secretaria de Cultura em nome de Edgar Santos e César Tenório.
Horário de visitação: o Museu do Rádio, com o espaço Maria Dapaz está aberto de segunda a sábado das 14h às 16h e em horários agendados por grupos e escolas através do telefone (87) 3838-2790 ou na secretaria da Rádio Pajeú.
Ano de eleição e as lideranças vão antecipando o voto para o pleito de outubro próximo. O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino (MDB) repetirá o voto em Fernando Monteiro para Federal. Já para estadual votará pela primeira vez em Clodoaldo Magalhães (PSB). Do grupo do ex-prefeito nenhum vereador ou liderança importante até o momento se […]
Ano de eleição e as lideranças vão antecipando o voto para o pleito de outubro próximo. O ex-prefeito de Tabira, Dinca Brandino (MDB) repetirá o voto em Fernando Monteiro para Federal.
Já para estadual votará pela primeira vez em Clodoaldo Magalhães (PSB). Do grupo do ex-prefeito nenhum vereador ou liderança importante até o momento se decidiu pela dupla.
A ex-vice-prefeita Genedy Brito não confirma se votará ou não pela reeleição do deputado Gonzaga Patriota (PSB) que já havia perdido o voto do empresário Paulo Manú e familiares, insatisfeitos com a presença do parlamentar no palanque de Dinca na eleição municipal. A informação é de Anchieta Santos para o blog.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lança campanha de prevenção e combate à violência nas Eleições 2024. Intitulada “Democracia sim, violência não”, o objetivo dela é prevenir e combater quaisquer tipos de violência, assédio eleitoral ou discriminação. A iniciativa é uma ação de comunicação reunindo canais de denúncia da Justiça Eleitoral e de diversas […]
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lança campanha de prevenção e combate à violência nas Eleições 2024. Intitulada “Democracia sim, violência não”, o objetivo dela é prevenir e combater quaisquer tipos de violência, assédio eleitoral ou discriminação. A iniciativa é uma ação de comunicação reunindo canais de denúncia da Justiça Eleitoral e de diversas instituições que cuidam da segurança e fiscalização do processo eleitoral.
O mote da campanha é a mensagem de que violência não combina com a festa da democracia. O objetivo é combater qualquer tipo de ação que coloque em risco a segurança de eleitores, candidatos e da votação em si, seja violência física ou simbólica, ou que atente contra a liberdade de voto.
O principal canal de denúncia é o aplicativo Pardal. Desenvolvido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ele possibilita ao cidadão denunciar, além propaganda eleitoral irregular, crimes eleitorais e outras infrações especificadas na própria ferramenta. As denúncias para os casos de crimes ou outras irregularidades são efetuadas em campo próprio e são encaminhadas ao Ministério Público (MP). O usuário pode manter sigilo dos seus dados marcando esta opção diretamente no site do MP.
Combate à violência de gênero
A Ouvidoria da Mulher do TRE-PE recebe denúncias e notícias de violência política de gênero que serão encaminhadas diretamente ao MP. Violência política de gênero é toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, criar obstáculos ou restringir os direitos políticos da mulher, seja ela candidata ou política eleita.
Os canais de atendimento da Ouvidoria da Mulher são o telefone (81) 3194-9200, escolher a opção 6, ou por e-mail: [email protected].
SDS
Para as situações de emergência em que a intervenção imediata da Polícia Militar se faça necessária, a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza o número de telefone 190.
A ouvidoria da SDS também pode ser acionada através do número 181 para casos de denúncia de outros casos de irregularidade.
Assédio eleitoral no ambiente do trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebe denúncias através do site www.mpt.mp.br sobre assédio eleitoral no ambiente do trabalho, dentre outras irregularidades laborais. Ao acessar o site, o usuário que queria fazer alguma denúncia, deve clicar em denuncie.
A prática de assédio eleitoral se caracteriza quando há coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o intuito de influenciar, manipular ou impedir o voto, o apoio, a orientação ou manifestação política de trabalhadoras e trabalhadores no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho.
Ministério Público de Pernambuco
As denúncias de irregularidades em candidaturas, de crimes eleitorais e pedidos de apuração de infrações eleitorais podem ser realizadas através da Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), via formulário eletrônico no site do MPPE; pelo número 127 (das 8h às 14h, em dias úteis) ou ainda no atendimento via WhatsApp: (81) 99679-0221.
O governador Paulo Câmara empossa nesta quinta-feira (26.05), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, os novos secretários da Fazenda, Marcelo Barros, de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, e de Micro, e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença. Márcio Stefanni, advogado, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Paraibano de […]
O governador Paulo Câmara empossa nesta quinta-feira (26.05), às 11h, no Palácio do Campo das Princesas, os novos secretários da Fazenda, Marcelo Barros, de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, e de Micro, e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença.
Márcio Stefanni, advogado, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Paraibano de nascimento, cresceu no município de Petrolina, no Sertão pernambucano. Funcionário concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2002, lotado na sede da instituição, no Rio de Janeiro, exerceu os cargos de técnico do Departamento de Desenvolvimento Urbano (Deurb), coordenador do Departamento de Operações Sociais (Depos), assessor da área de Crédito e Inclusão Social e assessor da presidência.
Antes de assumir a Secretaria da Fazenda, Márcio presidiu a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper), entre fevereiro de 2011 e novembro de 2012, e foi secretário de Desenvolvimento Econômico de novembro de 2012 a dezembro de 2014, período em que acumulou a presidência do Complexo Industrial Portuário de Suape. Stefanni estava na Secretaria da Fazenda desde janeiro de 2015.
Alexandre Valença é engenheiro mecânico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi diretor-superintendente da Indústria Metalgráfica Matarazzo S. A, com jurisdição sobre as fábricas do Recife (PE), Fortaleza (CE) e Teresina (PI). Exerceu o cargo até outubro de 1995.
Em 1988, fundou a Indústria Metalúrgica UTIPEC – Utilidades Agropecuárias Ltda, a qual dirige até o momento como diretor-presidente. Entre 2003 e 2006, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Atualmente, Valença é presidente do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica (Simmepe), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e conselheiro do Sebrae Pernambuco.
Marcelo Barros é economista e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco e professor na Universidade de Pernambuco e na Faculdade Boa Viagem. Atua ainda como consultor e pesquisador nas áreas de economia regional e finanças públicas, possuindo no currículo publicações nacionais e internacionais.
Entre 2009 e 2010 foi secretário de Finanças da Prefeitura do Recife e atuou como superintendente técnico da Secretária da Fazenda de Pernambuco nos dois anos seguintes e assumiu a Secretaria de Finanças de Ipojuca em 2013. Está no comando da Perpart desde março de 2015.
Número de curas chega a 53,46%, dos casos confirmados. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados no sábado (06.06), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, dezesseis, das dezessete cidades da região, tem casos confirmados de Covid-19. Juntas somam, 404 casos. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam […]
Número de curas chega a 53,46%, dos casos confirmados.
Por André Luis
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados no sábado (06.06), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, dezesseis, das dezessete cidades da região, tem casos confirmados de Covid-19. Juntas somam, 404 casos.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, que emitiu o último boletim na noite da sexta-feira (05), continua liderando o número de casos na região, com 177. Logo em seguida, com 54 casos confirmados, está São José do Egito. Tabira chegou aos 45, Triunfo tem 25, Carnaíba tem 17, Afogados da Ingazeira chegou aos 16 casos, Itapetim 13, Tuparetama 12 e Brejinho 11 casos confirmados.
Abaixo dos dez casos confirmados, estão: Quixaba e Iguaracy com 8 casos cada, Flores 7, Santa Terezinha com 6 e Calumbi 3 casos. Fechando a lista, temos Santa Cruz da Baixa Verde e Ingazeira, com 1 caso cada.
Solidão segue sem nenhum registro de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.
Mortes – A região soma 22 óbitos pela Covid-19. Até o momento, nove cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 5, Carnaíba 4, Triunfo 4, Quixaba 3, Tabira 2, Iguaracy, Itapetim, Tuparetama e São José do Egito com 1 óbito cada.
Recuperados – O Número de pacientes recuperados da Covid -19, na região do Pajeú, ultrapassou, pela primeira vez, os cinquenta por cento dos casos confirmados. Treze cidades da região somam agora 216 recuperados. O que corresponde a 53,46% dos casos confirmados.
O levantamento foi feito na manhã deste domingo (07.06), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Você precisa fazer login para comentar.