Fafinha retorna à Câmara e Secretaria de Agricultura fica sem titular em Carnaíba
Por Nill Júnior
Por Anchieta Santos
Na terra de Zé Dantas o Prefeito Zé Mário Cassiano ainda não definiu o substituto do vereador Edval Morato, o Fafinha que retornou à Câmara Municipal.
Assim, a substituição na Secretaria de Agricultura ainda não aconteceu. Ao contrário da Secretaria de Administração onde Lurdes Leite foi substituída por Joao Vianey.
Nesta terça-feira (30), o Prefeito de Brejinho, Gilson Bento, juntamente com o vice-prefeito Naldo de Valdim, e o Deputado Estadual Gustavo Gouveia, realizaram uma importante visita à sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) na capital pernambucana, Recife. O objetivo da visita foi discutir a ampliação da Adutora do Pajeú, especificamente no Ramal Ambó-Brejinho, visando […]
Nesta terça-feira (30), o Prefeito de Brejinho, Gilson Bento, juntamente com o vice-prefeito Naldo de Valdim, e o Deputado Estadual Gustavo Gouveia, realizaram uma importante visita à sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) na capital pernambucana, Recife. O objetivo da visita foi discutir a ampliação da Adutora do Pajeú, especificamente no Ramal Ambó-Brejinho, visando levar água para os povoados de Lagoinha, Vila de Fátima e o loteamento Mané Zuada.
A iniciativa liderada pelo Prefeito Gilson Bento demonstra o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso à água potável em todas as localidades do município de Brejinho. Durante a reunião com representantes da COMPESA, foram apresentadas as demandas e a necessidade urgente de expansão da infraestrutura hídrica para atender às comunidades mencionadas.
O prefeito Gilson Bento enfatizou a importância desse projeto para a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas regiões: “Nosso objetivo é correr atrás dos recursos e meios necessários para que possamos garantir o acesso à água em todos os povoados e sítios de Brejinho. A ampliação da Adutora do Pajeú é fundamental para suprir essa demanda e proporcionar mais dignidade e bem-estar para nossa população.”
Com o encerramento do ano legislativo, o deputado estadual João Paulo Costa (Avante), presidente da Comissão de Esportes e Lazer, fez um balanço das atividades da gestão no biênio 2019-2020. Mesmo diante da pandemia de covid-19, essa é a Comissão de Esportes mais atuante da história da Alepe. “O ano de 2020 foi desafiador, tivemos […]
Com o encerramento do ano legislativo, o deputado estadual João Paulo Costa (Avante), presidente da Comissão de Esportes e Lazer, fez um balanço das atividades da gestão no biênio 2019-2020. Mesmo diante da pandemia de covid-19, essa é a Comissão de Esportes mais atuante da história da Alepe.
“O ano de 2020 foi desafiador, tivemos a maior crise sanitária da história do nosso país. Apresentamos várias medidas, que se tornaram lei no nosso Estado, e destinamos recursos para combater o coronavírus. A Comissão de Esportes e Lazer da Casa teve uma atuação muito significativa. Nosso grupo realizou 17 reuniões. Entre sessões virtuais e presenciais, foram discutidos 127 projetos e 54 deles receberam aprovação”, informou.
O parlamentar é autor de leis que ajudam a promover os esportes em Pernambuco. A Lei nº 16.669/19 estabelece a igualdade de premiações para homens e mulheres nas competições esportivas e paradesportivas realizadas com recursos públicos. “A igualdade entre os direitos de homens e mulheres deve existir em todas as esferas sociais, inclusive nos Esportes”, defendeu o parlamentar.
João Paulo Costa também é autor das Leis nº 16.929/20, que cria o Dia Estadual de Incentivo à Prática do Tênis, e nº 16.848/20, que institui diretrizes para o incentivo da prática de esportes para idosos.
“A prática regular de atividades físicas ajuda a manter a qualidade de vida e reduz a necessidade de visitas aos médicos. Quem se exercita com frequência têm maiores chances de viver com mais saúde física e mental, inclusive na terceira idade”, finalizou.
O superintendente Regional do Trabalho de Pernambuco, Geovane Freitas, participou do lançamento do Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco (OMTE). O projeto é resultado de uma parceria entre o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério do Trabalho. O evento aconteceu no auditório da ADUFEPE- Associação dos Docentes da UFPE. O […]
O superintendente Regional do Trabalho de Pernambuco, Geovane Freitas, participou do lançamento do Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco (OMTE). O projeto é resultado de uma parceria entre o Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério do Trabalho. O evento aconteceu no auditório da ADUFEPE- Associação dos Docentes da UFPE.
O Observatório tem como objetivo fazer um monitoramento, produzir dados e análises sobre o mercado de trabalho formal e informal, promovendo assim o conhecimento sobre o mercado de trabalho local e auxiliando na formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda.
Segundo o superintendente do Trabalho de Pernambuco, Geovane Freitas, este é um espaço importante de discussão e que ainda auxilia no aprendizado do mercado de trabalho no nosso Estado. “Com o observatório, os pesquisadores e estudantes poderão conhecer de forma real e por dados sistematizados a situação do trabalho em Pernambuco”, enfatizou.
Patricia dos Anjos, que é analista Técnico de Políticas Sociais da SRT/PE, fez parte da criação do Observatório. “A implementação do Observatório demandou muito esforço para articular os parceiros e fortalecer os atores sociais, a fim de reunir dados que possam fomentar as políticas públicas em Pernambuco. O nosso grande desafio é o diagnóstico da demanda da sociedade”.
Os debates iniciaram com a apresentação de dados do mercado de trabalho pernambucano realizada pelo coordenador nacional dos Observatórios, Vinicius Gomes. Em seguida, o professor e sociólogo da UFPB, Roberto Véras de Oliveira apresentou um estudo sobre o Desenvolvimento e Trabalho em Suape e Goiânia e o professor e economista da UFPE Tarcisio Patricio de Araujo fez um debate sobre o ”Mercado de Trabalho em Pernambuco”. O encontro foi finalizado com uma palestra de Milena Prado, pesquisadora do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos.
Adversários do ex-prefeito Dinca Brandino o acusam de determinar a interdição de um trecho da PE 320, na saída da Tabira, para dar sequência à uma obra que já vem sendo questionada há tempos. O trecho fica ao lado de um conhecido posto de combustíveis e do centro Logístico da Soferro. No local, havia um […]
Adversários do ex-prefeito Dinca Brandino o acusam de determinar a interdição de um trecho da PE 320, na saída da Tabira, para dar sequência à uma obra que já vem sendo questionada há tempos.
O trecho fica ao lado de um conhecido posto de combustíveis e do centro Logístico da Soferro.
No local, havia um açude que vem sendo sistematicamente aterrado no local. Não há plano de escoamento da água com a volta das chuvas.
No mesmo local, há poucos dias estourou uma tubulação da Adutora do Pajeú. Ele aterrou totalmente.
Agora, mandou interditar a pista, fez um desvio, acionou a guarda municipal da gestão Nicinha e vai instalar manilhas, escavando trechos da PE 320 de um lado a outro.
Na via, por lei, como trata-se de faixa de domínio do DER, só o estado poderia fazer alguma intervenção. Aliás, é bem próximo ao local onde foi iniciada a operação tapa-buracos pelo DER essa semana.
“Interditou a estrada sem o DER, sem uma placa de obra do órgão. Sem falar na confusão gerada pelo desvio”, disse Tote Marques ao blog.
O aterro beneficia um terreno do próprio Dinca na área. Apesar da repercussão, não há notícias de ação do MP. O opositor Flávio Marques informou estar ingressando com uma representação para paralisar a obra.
Acontece nesta segunda-feira (25), às 10 horas, na sede do Cimpajeú, na Rua na Rua Luciano Barbosa de Araújo, nº75, Bairro Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira , a eleição do Consórcio de Integração dos Munícipios do Pajéu- CIMPAJEÚ. Segundo o blogueiro Júnior Finfa, haverá chapa única, encabeçada por Luciano Torres, prefeito de Ingazeira, que presidirá […]
Acontece nesta segunda-feira (25), às 10 horas, na sede do Cimpajeú, na Rua na Rua Luciano Barbosa de Araújo, nº75, Bairro Manoela Valadares, Afogados da Ingazeira , a eleição do Consórcio de Integração dos Munícipios do Pajéu- CIMPAJEÚ.
Segundo o blogueiro Júnior Finfa, haverá chapa única, encabeçada por Luciano Torres, prefeito de Ingazeira, que presidirá a entidade. Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada, será vice-presidente e Sandrinho Palmeira, prefeito de Afogados da Ingazeira, Tesoureiro.
O Prefeito de Custódia e Presidente do Cimpajeú, Emmanuel Fernandes, o Manuca, passará o bastão. Manuca foi eleito em outubro de 2018 com Marconi Santana na vice e João Batista como Tesoureiro da entidade. Sua gestão foi marcada pela repatriação de três cidades que ficaram um tempo fora, São José do Egito, Itapetim e Brejinho e pelo início das tratativas para implantar o SAMU Regional.
Você precisa fazer login para comentar.