Notícias

Faculdade Vale do Pajeú recebe avaliação do MEC

Por André Luis

A Faculdade Vale do Pajeú – FVP é uma das maiores instituições de ensino superior de Pernambuco, formada por três unidades – São José do Egito (Matriz) – Bezerros e João Alfredo. Em seus cursos presenciais, a FVP tem alunos de quase todos os municípios de Pernambuco e de inúmeras cidades da Paraíba.

Mas não basta a quantidade, é preciso ter qualidade também. Afinal, fazer uma graduação é investir tempo, dinheiro e expectativas para se dar bem em uma nova carreira. E a FVP também se destaca nesse quesito, com boas notas nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e muitos cursos no topo do ranking.

Como o MEC avalia as universidades

O MEC possui várias ferramentas para avaliar a qualidade da Educação no Brasil. Para as instituições de ensino superior, vale prestar atenção em dois indicadores:

Índice Geral de Cursos (IGC): é uma avaliação ampla, que leva em conta a infraestrutura, a qualificação dos professores e o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros aspectos.

Conceito Institucional (CI): nesta análise, os especialistas do MEC visitam a instituição e avaliam todos os itens do IGC para conceder uma nota.

Nas duas avaliações, as faculdades obtêm notas de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. A nota 3 significa que a faculdade atende aos critérios de qualidade estipulados pelo MEC.

Como o MEC avaliação de cursos de graduação

Além de pesquisar a qualidade das faculdades, uma informação importante é saber a nota do curso de graduação. Para isso, existem três específicos do MEC:

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é uma prova prestada pelos estudantes do curso. O objetivo é verificar se eles aprenderam em relação às aptidões e competência no programa curricular. O exame avalia alunos dos primeiros e dos últimos semestres.

Conceito Preliminar do Curso (CPC): avaliação professores, infraestrutura, recursos para aprendizagem e os resultados do Enade.

Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita pessoalmente por uma equipe do MEC. Analisa o programa pedagógico, a qualificação dos professores e a infraestrutura da graduação, entre outros quesitos.

Da forma acontece mesma na avaliação das faculdades, como notas para os cursos vão de 1 a 5. Cursos tomados com nota 1 ou 2 são considerados insatisfatórios.

Os cursos da FVP que têm nota máxima na avaliação do MEC

A Faculdade Vale do Pajeú – FVP tem uma lista ampla de graduações com nota máxima junto ao MEC.  

Ressalve-se que a estrutura física da FVP teve ampla avaliação do MEC que constatou as novas instalações do Auditório com 200 (duzentos lugares) sonorização acústica e data show – da Cantina – da Clínica Escola – Laboratórios de Enfermagem – Clínica Veterinária – da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

As clínicas e o NPJ da FVP irão atender ao público da cidade e região em horários que serão definidos pela coordenação geral da IES.

Como está a avaliação da FVP no MEC

A unidades do grupo FVP estão com ótima avaliação do MEC. E a IES de São José do Egito obteve nota 4 no Conceito Institucional (CI) e no Índice Geral de Cursos (IGC) na avaliação deste ano que ocorreu no início deste mês.

Outras Notícias

Líder do governo Evandro diz que Beto de Marreco se credencia para presidir novo biênio

O líder do governo Evandro Valadares, Vicente de Vevéi (PSB), disse a Debate do Sábado que tem predileção pelo nome de Beto de Marreco para presidir a Câmara de Vereadores de São José do Egito no próximo biênio. Mas reconheceu que é cedo para uma definição. Ele espera que não haja novamente dissidência como a […]

O líder do governo Evandro Valadares, Vicente de Vevéi (PSB), disse a Debate do Sábado que tem predileção pelo nome de Beto de Marreco para presidir a Câmara de Vereadores de São José do Egito no próximo biênio.

Mas reconheceu que é cedo para uma definição. Ele espera que não haja novamente dissidência como a que elegeu João de Maria com o voto dos governistas. “As conversas ainda não começaram. Vamos deixar no tempo certo. Mas temos um postulante que é Beto de Marreco e um grupo muito forte”.

Ele voltou a criticar o presidente João de Maria. “Temos uma presidência que diz ser PSB mas tem atitudes de oposição, com críticas ao governo, cobrando coisas, sempre apontadas para gestão de Evandro”.

Vicente fez uma avaliação positiva da gestão Evandro com a recente entrega da Upa 24 Horas, da execução de mais de 40 obras de calçamento e o recente anúncio da entrega de mais uma ambulância UTI Móvel  para a cidade. “Essa semana, o município foi contemplado com mais R$ 500 mil para calçamentos”.

Sobre eleições estaduais, reconheceu que a candidatura de Marília Arraes embola o processo, mas que o grupo irá crescer com o nome de Danilo Cabral. “São quatro contra um. Mas a Frente está confiante, com 145 prefeitos para manter a linha de governar do PSB”. Ele defendeu ainda as candidaturas de Tadeu Alencar a Federal e Paulo Jucá a Estadual. “Paulo tinha uma carreira política nos bastidores e tem o sangue da família Jucá. Por ser Secretário por praticamente 16 anos participou da gestão do pai e Evandro. É credenciado para ser Deputado Estadual de Pernambuco e do Pajeú”.

Lula criticado por posição sobre Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a cobertura da imprensa brasileira sobre as eleições na Venezuela. Em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, o chefe do Executivo disse que a mídia trata a crise “como se fosse a Terceira Guerra Mundial”, mas considerou que “não tem […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a cobertura da imprensa brasileira sobre as eleições na Venezuela.

Em entrevista à TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, o chefe do Executivo disse que a mídia trata a crise “como se fosse a Terceira Guerra Mundial”, mas considerou que “não tem nada de anormal”.

Em trecho da entrevista, Lula considera não ver gravidade na situação do país vizinho. “Não tem nada de grave, nada de assustador”, comenta.

“Na hora que tiver apresentadas as atas e for consagrada que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral na Venezuela”, pontuou.

Lula foi criticado por opositores porque não questionou ou condenou o resultado suspeito pró Maduro.

Em sabatina, Marília Arraes garante ampliação do programa “Todos com a Nota”

A candidata da coligação Pernambuco na Veia ao Governo do Estado, Marília Arraes, participou de uma sabatina online, na manhã desta segunda-feira (29), na Rádio Cidade, de Caruaru. Marília apresentou algumas de suas propostas para as áreas da saúde, combate à miséria, abastecimento de água, geração de emprego, esportes e turismo. Na ocasião, a candidata […]

A candidata da coligação Pernambuco na Veia ao Governo do Estado, Marília Arraes, participou de uma sabatina online, na manhã desta segunda-feira (29), na Rádio Cidade, de Caruaru.

Marília apresentou algumas de suas propostas para as áreas da saúde, combate à miséria, abastecimento de água, geração de emprego, esportes e turismo.

Na ocasião, a candidata se comprometeu com a área esportiva em Pernambuco e defendeu a ampliação do programa “Todos com a Nota”. “O Todos com a Nota foi criado no terceiro governo de Miguel Arraes, e eu sou muito fã. A atual gestão, inclusive, paralisou o programa por um bom tempo, e só agora retomou. Não só vamos dar continuidade como iremos ampliar o Todos com a Nota para além dos campos de futebol. Será uma forma de incentivar e garantir o acesso de nossa gente à cultura, ao lazer e ao esporte”, destacou.

A candidata também disse haver falta de incentivos para a área esportiva por parte do atual governo estadual. “Não podemos aceitar, por exemplo, que atletas de alto rendimento não recebam incentivos do Estado. A falta de políticas públicas esportivas é reflexo da indiferença com o setor. É preciso pensar e fazer o esporte como política de inclusão social”, disse.

Durante a sabatina, Marília também destacou a importância de garantir o abastecimento de água para todos os pernambucanos. “Assim como Miguel Arraes eletrificou todo o Estado, nós vamos colocar água na torneira para todos os pernambucanos. É inadmissível que as pessoas fiquem sem água porque obras estruturantes, que deveriam ter sido concluídas, estão paradas”, afirmou.

Marília também falou sobre a necessidade de interiorizar iniciativas de ciência e tecnologia, como o Porto Digital. “É uma forma de gerar emprego, educação e fortalecer a economia em outros municípios do Estado. Precisamos levar o Porto Digital para algumas cidades polo do interior, como Caruaru. É uma forma de preparar e qualificar as pessoas para novas oportunidades de emprego”, concluiu.

Serra: Natal dos Sonhos da prefeitura leva alegria para crianças de creche na Cohab

A manhã desta terça-feira (02) foi definitivamente de muita magia e alegrias para as 108 crianças atendidas pela Creche Anny Karoline, localizada no Bairro Tancredo Neves (COHAB). Adotadas pelos alunos da Escola Imaculada Conceição, as crianças se divertiram e se emocionaram com a chegada do Papai Noel e com a distribuição de presentes. “Hoje sem […]

unnamed

A manhã desta terça-feira (02) foi definitivamente de muita magia e alegrias para as 108 crianças atendidas pela Creche Anny Karoline, localizada no Bairro Tancredo Neves (COHAB).

Adotadas pelos alunos da Escola Imaculada Conceição, as crianças se divertiram e se emocionaram com a chegada do Papai Noel e com a distribuição de presentes.

“Hoje sem dúvidas é um dia diferente por todo o significado do Natal na imaginação destas crianças, que em sua maioria, suas famílias não teria condições de dar a elas a oportunidade de sonhar. É um grande incentivo que o governo municipal, assim como os parceiros dessa campanha, que de fato aproxima pessoas de classes diferentes e promove a interação. É um intercambio social que enriquece tanto quem recebe, quanto quem doa”, disse Mônica Valéria, Diretora da creche.

A Creche Anny Karoline é a segunda a receber a visita da equipe do “Natal dos Sonhos”, antes a festa da criançada aconteceu na Creche São Vicente de Paula, onde  60 crianças também foram adotadas pelos alunos da Escola Imaculada Conceição.

Durante a campanha serão atendidas algo em torno de 600 crianças, de toda rede de creches do município. A seguir as Escolas que estão adotando, e as creches contempladas com o projeto desenvolvido pela Prefeitura de Serra Talhada, através da primeira dama Karina Rodrigues.

Confira:

Escola Santa Isabel adotou a Creche Anita Vilarim, com 155 crianças.

As Escolas Francisco Mendes e Imagem do Progresso, adotaram a Creche São João Batista – IPSEP – com 181 crianças.

Escola Nova Geração, adotou a Creche Sagrada Família – Com 96 crianças.

E a Escola Imaculada Conceição – adotou as Creches São Vicente de Paula, com 60 crianças e Creche Anne Caroline com 101 crianças.

Santa Terezinha tem apagão de dados da Covid-19

Segundo relato de uma fonte ao blog, o cenário é de abandono. Por André Luis O blog tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de Covid-19, no Sertão do Pajeú. Todos os dias apresentamos um levantamento com os números dos casos positivos, recuperados e dos óbitos, dos dezessete municípios que compõem a região. Nos últimos […]

Segundo relato de uma fonte ao blog, o cenário é de abandono.

Por André Luis

O blog tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de Covid-19, no Sertão do Pajeú. Todos os dias apresentamos um levantamento com os números dos casos positivos, recuperados e dos óbitos, dos dezessete municípios que compõem a região.

Nos últimos dias a coordenação do Laboratório Central de Pernambuco vem informando, que alguns resultados seguem apresentando atrasos devido ao ataque de hacker’s no sistema de informação do Ministério da Saúde. Ainda assim, a maioria dos municípios da região continuam divulgando os seus boletins epidemiológicos diariamente.

A exceção, é o município de Santa Terezinha, no Alto Pajeú. Já divulgamos, anteriormente, a dificuldade em acompanhar os números daquele município. Além da falta de transparência na divulgação diária dos boletins, outra dificuldade encontrada é buscar dados anteriores, visto que no site oficial da Prefeitura, a série dos boletins não é disponibilizada, assim como nas redes sociais oficiais – No stories do Instagram da Secretaria de Saúde até tem alguns, mas não todos.

Uma fonte, que preferiu não ser, relatou que a situação no município é de abandono.  “Aqui tá fora do sério, o povo testa positivo e continua andando nas ruas. Depois da eleição sumiram foi tudo. Até os médicos tão indo embora”. 

O último boletim epidemiológico foi divulgado no dia 24 de novembro, com os dados do dia 23 e apresentou os seguintes dados: 455 casos confirmados, 55 em investigação, 379 recuperados e 11 óbitos.

A prática, dificulta, tanto para a imprensa como para a população em geral acompanhar a evolução da doença na cidade. Além de passar a falsa sensação de segurança, o que leva as pessoas a negligenciarem os cuidados necessários para se evitar a contaminação.

A transparência na divulgação dos casos de Covid-19, é de extrema importância para o combate a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Afinal, informação correta e verdadeira pode salvar vidas.