Ex-prefeita de Betânia multada em quase R$ 29 mil pelo TCE
Por Nill Júnior
A análise da Gestão Fiscal da ex-prefeita do Município de Betânia, Eugênia Araújo, referente ao exercício financeiro de 2014.
O Relatório de Auditoria do TCE apontou que o Poder Executivo Municipal de Betânia deixou de ordenar ou de promover, na forma e nos prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a execução de medida para a redução do total excedente em relação ao limite máximo da sua despesa total com pessoal, referente ao exercício financeiro de 2014.
O desenquadramento teve início no 2º semestre de 2013, quando atingiu o percentual de 54,21% de comprometimento da Receita Corrente Líquida em Despesa Total com Pessoal e a irregularidade permaneceu até o último semestre de 2014, atingindo 62,11%.
Dessa forma, a Segunda Câmara do TCE, julgou irregular a documentação sob análise, referente ao Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura Municipal de Betânia, relativo aos 1º, 2º e 3º Quadrimestres do exercício financeiro de 2014. Aplico a Sra. Eugênia de Souza Araújo, multa no valor de R$ 28.800,00, correspondendo a 30% dos vencimentos anuais. A informação é do afogados On Line.
por Bruna Verlene Corpo do jornalista Carlos Percol, assessor da campanha do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, acaba de ser enterrado no cemitério de Santo Amaro em Recife. Percol, como era conhecido, morreu na tragédia de Santos, quando o avião em estava Eduardo Campos e sua comitiva caiu. O jornalista foi a primeira vítima do […]
Corpo do jornalista Carlos Percol, assessor da campanha do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos, acaba de ser enterrado no cemitério de Santo Amaro em Recife. Percol, como era conhecido, morreu na tragédia de Santos, quando o avião em estava Eduardo Campos e sua comitiva caiu.
O jornalista foi a primeira vítima do acidente a ser sepultada.
Texto assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União O presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin, sancionou uma lei que determina o aumento de pena para crimes contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O texto da Lei nº 15.163 foi publicado na […]
Texto assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União
O presidente da República em Exercício, Geraldo Alckmin, sancionou uma lei que determina o aumento de pena para crimes contra idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O texto da Lei nº 15.163 foi publicado na edição desta sexta-feira, 4 de julho, do Diário Oficial da União. Ele determina ajustes em trechos do Código Penal, do Estatuto da Pessoa Idosa e do Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Pelos novos termos, o abandono de incapaz passa a ter pena de três a sete anos de reclusão, quando resulta em lesão grave, e de oito a 14 anos, se resultar em morte. Antes, as punições eram de até cinco anos para lesões graves e de até 12 anos em casos de morte. O abandono de incapaz é definido como negligenciar o cuidado com pessoa sob sua guarda, vigilância ou autoridade e que não possa se defender desse abandono.
A mesma perspectiva de punição vale agora para casos de maus tratos, definidos na lei como expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, seja para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia. Os maus tratos podem ocorrer a partir de privação de alimentação ou cuidados indispensáveis, ou sujeitando a pessoa a trabalho excessivo ou inadequado. As penas, que eram as mesmas previstas para abandono de incapaz, também passam agora a ser de três a sete anos de reclusão para lesões corporais graves e de oito a 14 anos em casos de morte.
IDOSOS – Uma modificação no Estatuto do Idoso incluiu também um rigor maior para os casos em que as pessoas idosas são expostas a perigo à sua integridade física ou psíquica. A pena salta de um a quatro anos de reclusão para três a sete anos nos casos em que houver lesão grave, e muda de quatro a 12 anos para oito a 14 anos em caso de morte.
PCDs – O texto promove ainda um ajuste no texto do Estatuto da Pessoa com Deficiência, para ampliar a penalidade em caso de abandono de pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde e entidades de abrigamento. Originalmente, o texto previa punições de reclusão de seis meses a três anos, além de multa. Agora, as tipificações foram ampliadas. A pena geral passa a ser de dois a cinco anos de reclusão, com agravantes: se resultar em lesão grave, passa a ser de três a sete anos, além da multa. E, se a consequência for a morte, a pena passa a ser de oito a 14 anos, além da multa.
Iguaracy registrou um novo óbito nesta terça-feira. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste terça-feira (08.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.429 casos confirmados de Covid-19. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região […]
Iguaracy registrou um novo óbito nesta terça-feira.
Por André Luis
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste terça-feira (08.09), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 6.429 casos confirmados de Covid-19.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 3.482 confirmações – A cidade não divulga boletim desde o último sábado (5). Logo em seguida, com 572 casos confirmados está Afogados da Ingazeira (foram vinte novos casos nas últimas 24h), São José do Egito registou dez novos casos eestá com 485, Tabira registrou nove e está com 450, Triunfo tem 282 (foram 3 novos casos), Carnaíba confirmou cinco novos casos e está com 180 e Calumbi permanece com 149 casos confirmados.
Itapetim confirmou um novo caso e está com 129, Flores tem 123, Quixaba tem 100, Solidão tem 93, Iguaracy está com 80, Santa Cruz da Baixa Verde tem 78, Brejinho está com 70, Tuparetama tem 69, Santa Terezinha tem 65 e Ingazeira tem 22 casos confirmados.
Mortes – Com mais uma morte registrada em Iguaracy, a Região tem agora no total, 125 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 50, Triunfo e Afogados da Ingazeira tem 10 óbitos cada, Carnaíba e Tabira tem 9 óbitos cada, Flores, Itapetim, São José do Egito, Tuparetama e Iguaracy tem 6 óbitos cada, Quixaba e Santa Terezinha tem 3 cada e Calumbi tem 1 óbito.
Recuperados – A região conta agora com 5.678 recuperados. O que corresponde a 88,31% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 8h10 desta quarta-feira (09.09), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
A Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, através de seu presidente Neguinho de Danda, esclarece que na última sexta-feira (20) não foi realizada nenhuma sessão extraordinária, como foi divulgado em alguns veículos. Na última segunda (16), cinco parlamentares produziram requerimento para realização de extraordinária para tratar de dois pontos: “requerimento de declaração de perda de […]
A Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, através de seu presidente Neguinho de Danda, esclarece que na última sexta-feira (20) não foi realizada nenhuma sessão extraordinária, como foi divulgado em alguns veículos.
Na última segunda (16), cinco parlamentares produziram requerimento para realização de extraordinária para tratar de dois pontos: “requerimento de declaração de perda de mandato” e “representação por quebra de decoro parlamentar”, em desfavor dos vereadores Adalberto Júnior e Manoel Grampão. Entretanto, na sessão ordinária da última quarta (18), o presidente acatou parecer da assessoria jurídica da Casa e indeferiu o pedido. O ato, de aprovar ou não tais requerimentos, é prerrogativa da Mesa Diretora e da Presidência.
Desta forma, a reunião realizada por cinco vereadores na sede da edilidade é nula, e fere o Regimento Interno. Inclusive não há ata registrada em livro oficial.
A Câmara se coloca à disposição da população e imprensa para quaisquer esclarecimentos.
O ex-senador Armando Monteiro anunciou seu compromisso e o apoio do PTB estadual com as pré-candidaturas de Lucielle Laurentino(DEM), à Prefeitura de Bezerros, no Agreste, e de Anderson Lopes (PTB) em Itapetim, no Sertão do Pajeú. “Luciele está pronta, um quadro forte de oposição, que veio de raizes simples e sólidas. Nós acreditamos nela e […]
O ex-senador Armando Monteiro anunciou seu compromisso e o apoio do PTB estadual com as pré-candidaturas de Lucielle Laurentino(DEM), à Prefeitura de Bezerros, no Agreste, e de Anderson Lopes (PTB) em Itapetim, no Sertão do Pajeú.
“Luciele está pronta, um quadro forte de oposição, que veio de raizes simples e sólidas. Nós acreditamos nela e vamos ajudar construir esse projeto”, explicou Armando.
Em Itapetim, Armando apoia o advogado Anderson Lopes para o município. Ele é filho do ex-prefeito Zé Lopes.
“Vem de uma tradição familiar que a cada geração só demonstra o desejo de ver Itapetim cada vez mais desenvolvida e gerando oportunidades para os seus moradores”, ressaltou o presidente de honra do PTB estadual.
Você precisa fazer login para comentar.