Notícias

Estado realiza audiência sobre a Microrregião de Saneamento Básico para o Sertão

Por André Luis

De forma remota, foi apresentado o anteprojeto para criação da Lei que visa a regionalização dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico

Na manhã desta terça-feira (08), foi realizada a primeira audiência pública remota para debater a regionalização dos serviços de água e esgotamento sanitário no Estado. 

A reunião, direcionada para os municípios sertanejos, foi presidida pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e contou com a facilitação do consultor de processos públicos e de outras formas de cooperação federativa nas áreas de resíduos sólidos e saneamento básico, Wladimir Ribeiro, e do professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, Rudinei Toneto Júnior.

A transmissão aconteceu em tempo real pelo canal do Youtube e teve como foco em apresentar a sociedade civil, representantes de órgãos municipais e de entidades privadas, o anteprojeto de Lei para criação das Microrregiões de Saneamento Básico em Pernambuco. 

O objetivo foi colher propostas que possam incrementar o documento para que ele seja enviado à votação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A iniciativa é uma estratégia da Lei Nacional nº 14.026, sancionada em 2020, e que está em consonância com o Novo Marco Legal do Saneamento. 

A diretriz busca agrupar as cidades para garantir que a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário continue chegando à população, independente da condição financeira dos municípios, sobretudo, os de menor porte.

A secretária Fernandha Batista destacou que, desde a década de 70, o Governo está priorizando o tema no Estado. 

“O dia de hoje representa mais um elemento que contribui para a gestão descentralizada do abastecimento de água e esgotamento sanitário em Pernambuco. Trazer essa pauta para audiência pública é justamente dar continuidade a essa intenção de sempre ouvir os representantes da sociedade, de modo que, antes de dar um passo no âmbito da legislação estadual, seja escutado todas as esferas. É fato que o abastecimento de água e esgotamento sanitário é um desafio de muitas décadas”, explicou a gestora.

Em sua fala, a titular da pasta ressaltou a importância da instituição da Política Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos em 1988 e falou que Pernambuco é o primeiro Estado a se adequar ao Novo Marco Legal do Saneamento. 

“Em setembro de 2020, o Estado instituiu a Lei que trata das Microrregiões e, nesse momento, ouvimos a sociedade para que novos passos e medidas sejam adotados, buscando a melhor forma e o modelo mais justo para os pernambucanos, em cumprimento e a adequação da Lei Nacional nº 14.026”, salientou a secretária.

Na Microrregião de Saneamento Básico do Sertão estão inclusas as cidades de Afrânio, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Parnamirim, Ouricuri, Salgueiro, Trindade, Verdejante, Petrolina, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte, Serrita e Terra Nova.

Durante a audiência foram apresentadas as justificativas para a criação das Microrregiões, que é uma diretriz do Governo Federal e deve ser cumprida até o dia 15 de julho. 

De acordo com o consultor de processos públicos e de outras formas de cooperação federativa, Wladimir Ribeiro, o pedido do Governo de Pernambuco é que nesse processo os municípios saiam fortalecidos na gestão do saneamento básico. 

Já o professor Rudinei Toneto Júnior apresentou os indicadores do setor, falou sobre os benefícios da regionalização e as metodologias usadas nos estudos.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, disse em sua fala, que dois terços do território do Estado estão localizados no semiárido, Agreste e Sertão. 

“O Marco do Saneamento, a nova legislação, pretende captar investimentos, mas também oferece riscos de desestruturar o pouco do que já temos construído como muito sacrifício ao longo do tempo. Aqui em Pernambuco, a nossa orientação e posição é que os municípios devam fortalecer a estruturação consolidada da Compesa. Mais de 100 cidades de pequeno porte não possuem condições de estabelecer isoladamente a oferta de água e, muito menos, saneamento para as pessoas”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (09), será realizada nova audiência para apresentar as propostas para a Região Metropolitana do Recife e a área do Pajeú. A transmissão ao vivo pelo canal da Seinfra no Youtube tem início às 9h.

Outras Notícias

Serra: Márcia leva vereadores ao Palácio para ato de assinatura de convênio

O governador Paulo Câmara assinou nesta segunda-feira (11), convênio na ordem de R$ 9 milhões, que vai contemplar o centro comercial urbano de Serra Talhada com obras de pavimentação. A informação é do blog do Júnior Campos.  O investimento que chega ao município é fruto da articulação do deputado federal Fernando Monteiro junto ao Palácio […]

O governador Paulo Câmara assinou nesta segunda-feira (11), convênio na ordem de R$ 9 milhões, que vai contemplar o centro comercial urbano de Serra Talhada com obras de pavimentação. A informação é do blog do Júnior Campos

O investimento que chega ao município é fruto da articulação do deputado federal Fernando Monteiro junto ao Palácio do Campo das Princesas, ainda na mesma semana em que Luciano Duque (ex-prefeito ), já discutia com Marília a sua saída do Partido dos Trabalhadores – PT.

Para o ato Márcia levou na comitiva o vice – prefeito Márcio Oliveira e os vereadores: Ronaldo de Dja, Gin Oliveira, Alice Conrado, Manoel Enfermeiro, Antônio da Melancia, Zé Dida Gaia, China Menezes, Antônio Rodrigues e Rosimério de Cuca.

Tulio Gadelha bate João Campos nas redes sociais e pode repetir fenômeno Bolsonaro, diz especialista

Por Manoel Fernandes, diretor da empresa Bites, de São Paulo Os 25 deputados federais de Pernambuco têm 2,6 milhões de seguidores e fãs em seus perfis oficiais no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. Esse número equivale a quase 56% do total de Internautas de Pernambuco. Levantamento da BITES com exclusividade para o Blog de Jamildo […]

Foto: reprodução do Instagram

Por Manoel Fernandes, diretor da empresa Bites, de São Paulo

Os 25 deputados federais de Pernambuco têm 2,6 milhões de seguidores e fãs em seus perfis oficiais no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube. Esse número equivale a quase 56% do total de Internautas de Pernambuco.

Levantamento da BITES com exclusividade para o Blog de Jamildo indica que Tulio Gadelha (PDT) é o deputado de maior densidade digital no estado porque lidera em volume de fãs nas quatro redes (958.248 até às 18h de hoje) e em interações nos posts que publica com regularidade.

No contexto de fãs, Gadelha tem 37% do universo total. É seguido por Daniel Coelho do PPS (241.827), Felipe Carreras do PSB (196.680), João Campos, também do PSB, com 187.926 e a sua prima Marília Arraes do PT com 181.719 fãs. Os cinco concentram 68% do Indicador de Alcance Social (IAS) da bancada.

“Nossa primeira conclusão revela que votação não significa densidade digital”, afirma Manoel Fernandes, diretor da BITES. “Campos, o mais votado, está bem atrás de Gadelha que ficou na 19ª posição.”

A análise da BITES, considerando o fenômeno em torno das redes sociais na eleição de 2018, indica que Gadelha tem um ativo digital que pode ser transformado em votos numa possível eleição para prefeito.

É certo que parte dessa audiência do deputado do PDT tem forte relação com o fato dele namorar a apresentadora Fátima Bernardes, mas os seguidores estão lá e podem ser mobilizados na direção certa, como fez o presidente Jair Bolsonaro.

Desde que assumiram suas vagas na Câmara dos Deputados, os parlamentares do Estado produziram 6.187 posts em seus perfis que foram compartilhados 6,4 milhões de vezes.

Em volume, os líderes foram Daniel Coelho (1.132 posts), Marília (628) e Bispo Ossessio (552), mas no total de interações, Gadelha que também publica informações do seu namoro com Fátima, é recordista absoluto. Ele registrou 4,1 milhões de interações contra 511 mil de João Campos.

BITES avalia que João Campos é nome natural do atual conjunto de forças políticas para disputar a eleição para prefeitura do Recife em 2020, mas se Gadelha entrar na corrida a cidade pode assistir a um fenômeno parecido ao que elegeu Jair Bolsonaro.

A máquina do PSB, talvez, no universo da nova cartografia do poder, não seja suficiente para garantir a sucessão de Geraldo Julio.

Considerando o nível de interesse dos pernambucanos que fazem buscas no Google Brasil, numa escala de 0 a 100, Campos está em 14, Marília na casa de 6 e Gadelha com 2. Nesse campo, o recall de Campos é maior.

Rita Rodrigues será candidata de Ângelo em Sertânia

Exclusivo A vereadora Rita Rodrigues (PSB) acaba de ser anunciada como candidata governista do grupo do prefeito Ângelo Ferreira em Sertânia. O blog apurou com uma fonte com exclusividade. A informação é de que os outros cotados, Paulo Henrique, Secretário de Desenvolvimento Social, e Neto Cajueiro, Chefe de Gabinete, acataram a definição. Rita Rodrigues tem […]

Exclusivo

A vereadora Rita Rodrigues (PSB) acaba de ser anunciada como candidata governista do grupo do prefeito Ângelo Ferreira em Sertânia. O blog apurou com uma fonte com exclusividade.

A informação é de que os outros cotados, Paulo Henrique, Secretário de Desenvolvimento Social, e Neto Cajueiro, Chefe de Gabinete, acataram a definição.

Rita Rodrigues tem 55 anos. Ele teve  968 votos em 2020, sendo a segunda vereadora mais votada. Ela já foi Diretora do Hospital municipal Maria Alice Gomes Lafayettee Secretária de Desenvovimento Social e Cidadania.

Comandante do 23º BPM destaca campanha contra Crimes de Proximidade

Por André Luis Crimes de Proximidade, normalmente, são crimes praticados por impulso, por emoção. Muitas vezes, esses crimes geram a morte. Crimes de conflito na comunidade, que são o conflito familiar, o feminicídio, o crime de ódio, vingança, racismo. Tais crimes envolvem, geralmente, pessoas conhecidas.  A Polícia Militar de Pernambuco, está divulgando uma campanha, que […]

Por André Luis

Crimes de Proximidade, normalmente, são crimes praticados por impulso, por emoção. Muitas vezes, esses crimes geram a morte. Crimes de conflito na comunidade, que são o conflito familiar, o feminicídio, o crime de ódio, vingança, racismo. Tais crimes envolvem, geralmente, pessoas conhecidas. 

A Polícia Militar de Pernambuco, está divulgando uma campanha, que busca orientar as pessoas e combater esse tipo de crime. 

No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta quarta-feira (21), o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, coronel Norberto Lima, falou sobre a importância da campanha. Como prevenir? Como evitar? Como ter ajuda das autoridades? Foram alguns dos questionamentos respondidos pelo coronel, que esteve acompanhado do major Euclides Vanderlei.

Segundo o coronel, o tema vem chamando a atenção nos últimos meses e que só vem agravando mais o relacionamento que se tem dentro das casas. Para ele a campanha é de suma importância para orientar a população para tenham tanto na Polícia Militar, como na Polícia Civil, um braço forte para que se ampare e realmente procure as devidas providências.

“Estamos implementando, com a Polícia Civil, tanto aqui na nossa área, como em todo o estado de Pernambuco, essa campanha para que oriente e traga para população um norte para que ela tenha dentro dos parâmetros legais, formas de resolver esses tipos de problemas”, destacou coronel Norberto.

Ele também afirmou que o isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, tem servido como fator somatório para o aumento de casos de crimes de proximidade. 

“Verificamos, até dentro de nossas casas também, o relacionamento, quando a gente começa a conviver mais próximos, ele tende a ser estressante. Isso é natural. Então, a população está sentindo isso também. Procuramos justamente essa situação dentro da nossa sociedade. Porque houve esse aumento dessas situações de relacionamento, isso tanto dentro da casa, marido, mulher e filhos, quanto entre vizinhos, que também é uma relação que chega a ser um pouco, ou um tanto estressante” afirmou.

Para o coronel Norberto a convivência diária, faz com que aqueles vizinhos que se davam bem passem a ter um relacionamento não tão próximos. 

“Em virtude de várias coisas, cada pessoa é um mundo. Eles tendem a ter esse choque e é aí onde temos que orientar, e a imprensa tem um papel fundamental, que é justamente esse, orientar a população e dar um direcionamento na procura em resolver as coisas da melhor forma”, afirmou.

Serviço: Para denuncias, a população pode ligar no 190 ou na Central de Operações do 23º BPM – Fone/WhatsApp: “(87) 9.9937-5670.

Na defesa da classe, vereador diz que Sindicato de Professores acionará gestão Duque na Justiça

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) confirmou ao comunicador Itamar Marcolino, na Serra FM 87,9 que o Sintest (sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) está entrando com uma ação na justiça contra a prefeitura de Serra Talhada. O objetivo é garantir o direito  de correção de salário aos demais servidores da educação. Eles não foram […]

Itamar Marcolino e Sinézio Rodrigues: vereador serve primeiro à categoria. Fato raro.

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) confirmou ao comunicador Itamar Marcolino, na Serra FM 87,9 que o Sintest (sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) está entrando com uma ação na justiça contra a prefeitura de Serra Talhada.

O objetivo é garantir o direito  de correção de salário aos demais servidores da educação.

Eles não foram contemplados pelo Projeto de Lei 005/2017, votado na ultima segunda-feira (06), segundo a entidade. O vereador que é da mesma legenda do prefeito Luciano Duque, mas declara independência plena quando o tema é educação disse que iria aproveitar e entrar com outra ação cobrando o retrativo dos aposentados 2015/2016 que no ato do reajuste dos servidores da ativa ficaram sem o aumento proporcional.

O vereador antecipou que no início de março quando começa ano letivo, haverá uma Assembleia dos servidores da educação. “Uma possível greve poderá entrar em pauta”, segundo Sinézio.

Acontecerá um debate para discutir como a classe deverá se comportar diante da alegação de intransigência do executivo municipal. “Pela primeira vez não houve dialogou com os servidores”, disse Rodrigues.

Atitude é fato raro na região: a ação do vereador, que respeita a categoria que o elegeu e não necessariamente o fato de o prefeito do seu partido, infelizmente é exceção e não regra.

Na maioria das cidades, vereadores seguem a cartilha do mandatário ou da oposição, característica da política de pastoril, onde ou se defende só um lado ou só um outro. Recomenda-se a Rodrigues o lançamento de um “Guia Prático do vereador Independente”, indicando como deve ser de fato sua atuação.