Notícias

Enquanto prefeito de Salgueiro viaja, professores fazem manifestação pelo piso

Por Nill Júnior

Aconteceu hoje a paralisação dos servidores públicos de Salgueiro, que reuniram-se em frente à Prefeitura com o intuito de garantir o ajuste do piso salarial dos trabalhadores.

A mobilização foi articulada e convocada pelo SISEMSAL – Sindicato dos Servidores Municipais de Salgueiro. Chamou a atenção de todos foi a ausência do prefeito do município, Marcones Sá. Segundo a categoria ele saiu de férias, deixando o vice-prefeito a frente da gestão.

A presidente do SISEMSAL, Edvany Teixeira, falou sobre a paralisação. “Fui recebida pelo procurador e pela Secretária de Administração. Convidaram a gente a levar uma representação e sentar com eles para a gente ouvir a primeira proposta.” O procurador é o advogado Raimundo Eufrásio e a Secretária de Administração, Viviane dos Santos Solano. “Foi surpresa nossa saber que o prefeito estava de férias.” O vice, Edilton Carvalho, não recebeu os professores.

O professor Agaeudes Sampaio esteve na manifestação e afirmou que como parlamentar, já havia enviando anteriormente um documento para a prefeitura, questionado o prefeito se tinha previsão para que ele fizesse o pagamento do reajuste. “É lei, é federal, está dentro da lei municipal também, e ele deu por silêncio, deu por silêncio também a resposta ao sindicato, ou seja, não abriu em momento nenhum diálogo com os servidores. E aí aconteceu o que a gente tá vendo hoje.” E desabafou: “O que a gente ver aqui é uma total falta de respeito com o servidor municipal.”

Outras Notícias

Rádio Asa Branca de Salgueiro comemora 34 anos de olho na migração para FM

Missa em ação de graças comemora 34 anos da emissora pioneira da cidade. Transmissão em FM começa dia 9 de dezembro A Rádio Asa Branca AM de Salgueiro comemora neste mês de setembro 34 anos de fundação. A emissora é a pioneira na cidade,  inaugurada em 7 de Setembro de 1984, com a presença de Luiz […]

Emissora já vive um período de programação comemorativa nos seus programas

Missa em ação de graças comemora 34 anos da emissora pioneira da cidade. Transmissão em FM começa dia 9 de dezembro

A Rádio Asa Branca AM de Salgueiro comemora neste mês de setembro 34 anos de fundação.

A emissora é a pioneira na cidade,  inaugurada em 7 de Setembro de 1984, com a presença de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Dizendo que o nome “Asa Branca”, da letra de sua música com Humberto Teixeira, havia virado expressão de domínio popular, Gonzagão autorizou que a emissora o utilizasse para levar sua mensagem à cidade e região.

Para comemorar esse mês festivo, uma Missa em Ação de Graças será celebrada nesta quinta-feira (20) na Igreja São Francisco de Assis, no bairro do Planalto. O Presidente da celebração será o Bispo Diocesano de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes,tendo como concelebrante Pe. Romilson Lima, além da participação de toda equipe da Rádio, gerida pela Comunidade Boa Nova, ligada à Igreja Católica.

Aliás, a animação ficará por conta do ministério de música da Comunidade religiosa. Haverá também quermesse e pizza para quem for participar, além do tradicional corte de bolo.

A rádio está na contagem regressiva para migrar para frequência FM, recentemente foi divulgada a data da primeira transmissão oficial com o novo sinal. Segundo a direção da rádio, o momento histórico será dia 9 de dezembro,  durante a missa dominical às 19h na Catedral de Santo Antônio. A emissora, hoje em 1570 KHz funcionará na frequência  91,5 MHZ.

Carnaíba: representantes de comunidades quilombolas se reúnem com o MP

A Promotoria de Justiça de Carnaíba participou de reunião com moradores das comunidades quilombolas Abelha, Brejo de Dentro, Travessão do Caroá e Gameleira, na zona rural da cidade, com o objetivo de apresentar os campos de atuação do Ministério Público e ouvir os relatos das pessoas sobre as principais necessidades dos quilombolas. Uma das reclamações […]

A Promotoria de Justiça de Carnaíba participou de reunião com moradores das comunidades quilombolas Abelha, Brejo de Dentro, Travessão do Caroá e Gameleira, na zona rural da cidade, com o objetivo de apresentar os campos de atuação do Ministério Público e ouvir os relatos das pessoas sobre as principais necessidades dos quilombolas.

Uma das reclamações trazidas por eles diz respeito ao mau estado de conservação das vias que ligam as comunidades. As lideranças disseram que a Prefeitura de Carnaíba foi acionada para enviar máquinas a fim de arrumar as estradas, mas até o momento a requisição não foi atendida. Além disso, os ônibus escolares que atendem as comunidades costumam quebrar com frequência, prejudicando o direito à educação de crianças e adolescentes. Outro problema apontado na reunião é a paralisação do abastecimento de água, em razão da falta de uma subestação de energia.

“Às vezes, a população tem conhecimento dos problemas, mas não sabe a quem reclamar. Nesses casos, vocês podem procurar a Promotoria de Justiça, e a gente vai procurar resolver esse problema que está ocorrendo”, orientou o promotor de Justiça Ariano de Aguiar, em conversa com os quilombolas. Ele também informou os meios de contato da população com a Promotoria local e esclareceu dúvidas sobre a atuação do MPPE, especialmente no que diz respeito à promoção e fiscalização das políticas públicas.

Polícia Militar executa reintegração de posse em Assentamento no Sertão. MST questiona ação

Nesse momento, cerca de 900 famílias foram despejadas no Assentamento Antônio Conselheiro II, no município de Petrolândia, região Sertão de Itaparica do estado. Segundo Neguinho da direção estadual do MST, o assentamento está consolidado como área da Reforma Agrária desde 2004, contudo, isso não era para estar acontecendo com um Assentamento, entendendo as terras como […]

cjegue1Nesse momento, cerca de 900 famílias foram despejadas no Assentamento Antônio Conselheiro II, no município de Petrolândia, região Sertão de Itaparica do estado.

Segundo Neguinho da direção estadual do MST, o assentamento está consolidado como área da Reforma Agrária desde 2004, contudo, isso não era para estar acontecendo com um Assentamento, entendendo as terras como patrimônio federal, o município não pode intervir nas terras dos assentados. Desabafa o dirigente.

Em Petrolândia, onde o MST está organizado em seis Assentamentos da Reforma Agrária, as informações é que o Assentamento está sendo passivo de especulação imobiliária por parte de um grupo de empresários do município.

O Assentamento Antonio Conselheiro II, que fica localizado a cerca de 5 km da cidade de Petrolândia vem sendo ocupado vagarosamente. A área foi ocupada em 1999 com aproximadamente 1.220 famílias que posteriormente foram divididas entre três Assentamentos.

A ocupação urbana hoje se tornou o bairro Nova Esperança, porém algumas famílias, que não tinham condições de construir suas casas ficaram desabrigadas, e essas famílias desabrigadas continuaram com a ocupação.

A informação é que os sem teto avançaram a ocupação para dentro do perímetro do Assentamento. Desde 2004 O MST vem tentando pressionar o Incra a resolver a questão, porém sem muito resultado.

Contudo, grupos de empresários estão negociando terrenos, para especulação imobiliária. O MST, com cerca de 900 famílias filhas e filhos dos assentados ocuparam a área, com o objetivo de retomada do Assentamento.

Torcidas organizadas anunciam ato no mesmo dia que bolsonaristas

Torcidas organizadas dos times de futebol de São Paulo organizaram uma manifestação contra o ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25).  Primeiro denominado, “Domingão do Arrebatamento”, a manifestação acontecerá no mesmo horário e local do ato dos apoiadores do ex-presidente, às 15h30, na avenida Paulista. A divulgação do ato em prol da democracia começou a circular […]

Torcidas organizadas dos times de futebol de São Paulo organizaram uma manifestação contra o ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (25).  Primeiro denominado, “Domingão do Arrebatamento”, a manifestação acontecerá no mesmo horário e local do ato dos apoiadores do ex-presidente, às 15h30, na avenida Paulista.

A divulgação do ato em prol da democracia começou a circular através das redes sociais nessa terça-feira (13). Nas primeiras postagens a circular pelas redes, o movimento é chamado de “Domingão do Arrebatamento” e conta com o apoio das torcidas organizadas do Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, Mancha Verde, do Palmeiras, e Galera do Hip Hop.

Em outras postagens nas redes, o ato é mencionado como “Ato nacional em defesa da democracia e sem anistia para golpista – Fascistas não passarão”. De acordo com as postagens, as torcidas organizadas de clubes como o Flamengo, Vasco, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro.

 

Maioria dos prefeitos cancelam festas públicas de reveillon

Reunidos nesta quarta-feira (01/12) em assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), prefeitos e prefeitas decidiram, quase por unanimidade, cancelar todas as festas públicas de reveillon. A confirmação se deu após pronunciamento do secretário estadual de Saúde, André Longo, por videoconferência, de não recomendar eventos de grande porte sem controle de passaporte vacinal, neste mês […]

Reunidos nesta quarta-feira (01/12) em assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), prefeitos e prefeitas decidiram, quase por unanimidade, cancelar todas as festas públicas de reveillon.

A confirmação se deu após pronunciamento do secretário estadual de Saúde, André Longo, por videoconferência, de não recomendar eventos de grande porte sem controle de passaporte vacinal, neste mês de dezembro, como é o caso dos eventos públicos de fim de ano.

“Após um proveitoso debate, nós tiramos algumas diretrizes que foram acatadas pela maioria dos prefeitos. O primeiro é que não devemos fazer festas em grandes proporções, sobretudo as de final de ano. As festas que estão previstas para acontecer, devem seguir os protocolos vigentes do governo do Estado”, frisou o presidente da Amupe, José Patriota, que coordenou os trabalhos.

A ampliação da vacinação também foi um tema presente na assembleia, tendo em vista melhorar o atual quadro sanitário que Pernambuco enfrenta. Segundo o secretário de Saúde, André Longo, “o foco continua sendo vacinar, testar e ter cuidado com os protocolos sanitários.”

Quanto à realização do carnaval, Longo afirmou que o governo do Estado deve se pronunciar até a primeira quinzena de janeiro.

Os prefeitos e prefeitas também discutiram outros temas de interesse da gestão pública, como a pauta municipalista que tramita em Brasília, com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a aplicação dos 70% do FUNDEB, resultado do levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE) sobre escolas e transporte escolar, pelo presidente do Tribunal, Dirceu Rodolfo, além de assuntos como resíduos sólidos, segurança de barragens, dentre outros.