Notícias

Empresa laranja enviou contratos falsos à CPI mista da Petrobras

Por Nill Júnior

CPMI - Petrobras - 2014 - CPMIPETRO

A construtora Engevix enviou à CPI mista da Petrobras documentos classificados como fraudulentos pela Justiça Federal do Paraná. São notas fiscais e contratos de prestação de consultoria com a Empreiteira Rigidez, a MO Consultoria e a GFD Investimentos. As três empresas, no entanto, são de fachada, segundo já admitiu o doleiro Alberto Youssef, que as controlava, e os serviços não foram feitos. O vice-presidente da Engevix, Gerson de Mello Almada, é um dos executivos que permanecem presos em Curitiba.

Na decisão em que determinou a prisão de executivos, o juiz Sérgio Moro disse que a apresentação destes mesmos contratos e notas poderia ser considerado crime de uso de documento falso.

“Para surpresa deste Juízo, parte das empreiteiras omitiu-se, mas, o que é mais grave, parte delas simplesmente apresentou os contratos e notas fraudulentas nos inquéritos, o que caracteriza, em tese, não só novos crimes por uso de documento falso, mas também tentativa de justificar os fatos de uma forma fraudulenta perante este Juízo, afirmando como verdadeiras prestações de serviços técnicos de fato inexistentes”, disse Moro.

“No mínimo, apresentando a documentação falsa em Juízo, deveriam ter esclarecido o seu caráter fraudulento. Jamais poderiam simplesmente apresentar documentos fraudados ao Judiciário, sem desde logo esclarecer a natureza deles”, ressaltou o juiz.

Os documentos enviados à CPI são os mesmos atacados por Moro. A Engevix mandou, inclusive, os mesmos ofícios encaminhados para a Polícia Federal em 27 de outubro. Afirma que as notas fiscais e os contratos firmados por dois consórcios liderados por ela com as empresas de fachada de Youssef foram para “serviço de consultoria para o desenvolvimento de negócios e mediação”. São quatro contratos apresentados e 22 notas fiscais. Os consórcios que aparecem nos contratos são Rnest O. C. Edificações e Integradora URC. Os dois atuam em obras da Petrobras.

“Os serviços prestados abrangiam elaboração de estratégia organizacional, recomendações sobre como encaminhar demandas e formular propostas ao cliente, e vice-versa, sugestões acerca de como encaminhar as inúmeras exigências e demandas vindas da Petrobras. Este serviço era prestado pelo senhor Alberto Youssef e devidamente formalizado por contrato de prestação de serviços com as empresas M.O. Consultoria e Laudos Estatísticos Ltda. e GFD Investimentos Ltda., ambos com mesmo escopo”, diz a Engevix em um dos ofícios.

Outras Notícias

Reunião do Cimpajeu discutiu resíduos sólidos nesta sexta-feira

Segundo o empresário Anchieta Mascena, todos os prefeitos presentes manifestaram interesse em aderir ao projeto. Por André Luis – Atualizado às 16h37 Aconteceu nesta sexta-feira (19), no CS Eventos, no bairro Brotas em Afogados da Ingazeira, a segunda Reunião Plenária da Assembleia Geral  do Cimpajeú. Na pauta, o projeto sobre Sistema de Gerenciamento Intermunicipal de […]

Segundo o empresário Anchieta Mascena, todos os prefeitos presentes manifestaram interesse em aderir ao projeto.

Por André Luis – Atualizado às 16h37

Aconteceu nesta sexta-feira (19), no CS Eventos, no bairro Brotas em Afogados da Ingazeira, a segunda Reunião Plenária da Assembleia Geral  do Cimpajeú.

Na pauta, o projeto sobre Sistema de Gerenciamento Intermunicipal de Resíduos Sólidos nas cidades que participam do consórcio, que promete acabar com o drama dos lixões.

A reunião foi comandada pelo presidente do Consórcio, Luciano Torres, prefeito de Ingazeira; o vice-presidente, Alessandro Palmeira, prefeito de Afogados da Ingazeira e a secretária executiva, Márcia Conrado, prefeita de Serra Talhada.

Além de prefeitos consorciados, participaram da reunião representantes da Caixa Econômica Federal, que buscaram parcerias com os municípios consorciados, o promotor de Justiça, Lúcio Luiz de Almeida Neto, o superintendente do Dnocs-PE, José Edilson Monteiro; o diretor-geral da Progresso, Eduardo Tude de Melo – que tratou sobre o Transporte de Pacientes Fora do Domicílio (TFD) e o empresário Anchieta, Mascena, que apresentou o projeto de constrição de  duas Estações de Transbordo de Resíduos Sólidos para atender cidades do Sertão do Pajeú,  com potencial para também atender cidades do Moxotó e Sertão Central.

Por telefone, Anchieta Mascena informou durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, nesta sexta-feira, que todos os prefeitos presentes na reunião, demonstraram interesse em aderir ao projeto. “Estamos cada vez mais perto de acabar com esse problema em nossa região”, destacou.

Mascena também lembrou que a adesão ao projeto é viável e gera economicidade aos municípios. 

Outro ponto importante destacado pelo empresário é fato de que com a implantação da usina de transformação em Afogados da Ingazeira, os catadores terão renda maior, visto que se eliminará os arrevessadores.

Estiveram presentes os prefeitos: Zeinha Torres (Iguaracy), Erivaldo José, o Joelson (Calumbi), Djalma Alves (Solidão), Zé Pretinho (Quixaba), Luciano Bonfim (Triunfo), Anchieta Patriota (Carnaíba), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Mário Flor (Betânia), Nicinha Melo (Tabira), Delson Lustosa (Santa Terezinha) e Gilson Bento (Beijinho).

Velório de Augusto Carneiro, sogro de Pedro Campos, será neste domingo

O velório de Augusto Carneiro, sogro do deputado federal Pedro Campos, será neste domingo (4), a partir das 8h, no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, Zona Oeste do Recife. O sepultamento está marcado para o mesmo dia, às 11h30, no local. Ele se envolveu em um sinistro entre duas motocicletas e não resistiu aos […]

O velório de Augusto Carneiro, sogro do deputado federal Pedro Campos, será neste domingo (4), a partir das 8h, no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, Zona Oeste do Recife. O sepultamento está marcado para o mesmo dia, às 11h30, no local.

Ele se envolveu em um sinistro entre duas motocicletas e não resistiu aos ferimentos, na tarde dessa sexta-feira (2).

O sinistro ocorreu na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central da capital. Augusto Carneiro, de 56 anos, conduzia uma das motos envolvidas no sinistro.

A outra motocicleta era ocupada por um casal. O motorista de 47 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já a passageira foi socorrida e levada com vida para o Hospital da Restauração.

Neste sábado (3), Pedro Campos lamentou, em nota emocionada, a partida do sogro. No texto, o deputado declarou estar de coração dilacerado e citou as qualidades de Augusto Carneiro, que era o pai da esposa do deputado federal, a odontopediatra Augusta Carneiro.

“Guto foi um filho exemplar, marido companheiro, pai excepcional e o melhor avô que Nina poderia ter”, afirmou Pedro Campos, referindo-se à sua filha Nina, de 1 ano.

Mais tarde, ainda neste sábado, prefeito do Recife, João Campos, e a deputada federal por São Paulo Tábata Amaral (PSB), lamentaram a perda.

“Dia muito difícil para nossa família. Hoje nos despedimos de alguém especial: Carlos Augusto Carneiro, Guto, pai de Guta, minha cunhada. Uma pessoa incrível, que deixa a lembrança de amor partilhado, de presença constante e de ensinamentos silenciosos que permanecem vivos na memória e no coração de todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado”, afirmaram. As informações são da Folha de Pernambuco.

Raquel Lyra volta a Arcoverde nesta segunda

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na cidade de Arcoverde, para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão. O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE […]

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na cidade de Arcoverde, para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão.

O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE será cuidar da saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes.

O lançamento será às três da tarde no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde,  AESA. O prefeito Wellington Maciel,  do MDB, acompanha a agenda.

É a segunda visita de Raquel a Arcoverde em menos de um mês.  Em abril, esteve no distrito de Ipojuca, na zona rural do município, visitando a 1ª etapa da Adutora do Agreste.

Aliados sugerem a Dilma ‘firmeza’ para defender o governo, diz Rui Falcão

do G1 O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quarta-feira (27) que membros da campanha recomendaram “firmeza” à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, para tratar de temas como os escândalos que envolvem a Petrobras, os investimentos do governo em energia elétrica e o programa Mais Médicos. Falcão, ministros do governo e presidentes dos […]

cats

do G1

O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quarta-feira (27) que membros da campanha recomendaram “firmeza” à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, para tratar de temas como os escândalos que envolvem a Petrobras, os investimentos do governo em energia elétrica e o programa Mais Médicos.

Falcão, ministros do governo e presidentes dos partidos da coligação se reuniram com a petista por cerca de duas horas no Palácio da Alvorada. Antes da reunião, a candidata petista havia dito que o encontro serviria para discutir estratégias de campanha. Participaram também os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais).

“Nós não aconselhamos nada [à presidente], porque a preparação dela se dá em outro momento e por um outro grupo. Mas uma sugestão é que continue com aquela firmeza, competência e capacidade de expor com muito detalhamento as questões como foi no caso da energia, da Petrobras, no caso do Mais Médicos”, disse Rui Falcão.

A reunião desta quarta foi a segunda vez que Dilma reuniu os presidentes dos partidos aliados – PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PCdoB e PRB. Na primeira, foram discutidos os palanques estaduais, a participação de cada legenda na campanha e a elaboração de ações voltadas para atrair o público evangélico.

Rui Falcão defendeu que a campanha de Dilma permaneça com as mesmas estratégias adotadas até então, mesmo após a pesquisa Ibope apontar Marina Silva com 29% no primeiro turno.

“Vamos continuar como estamos fazendo. […] Ela [Marina] está em segundo lugar e o segundo turno é outra eleição. Vamos nos preparar para o segundo turno que, ao que tudo indica, ocorrerá como sempre [ocorreu] nos últimos anos. […] Resta a nós saber quem vamos enfrentar. Isso não sabemos ainda”, completou.

Aluno armado invade Escola em Serra Talhada e planeja atentado contra colegas e professora

Nesta segunda-feira (7), o 14° BPM, foi acionado para atender uma ocorrência de ameaça e porte de arma branca na Escola Batista Guilherme Carry, localizada em Serra Talhada. De acordo com informações repassadas pela central de operações, um tumulto foi registrado no local, motivado pela presença de um aluno armado com uma faca. As equipes […]

Nesta segunda-feira (7), o 14° BPM, foi acionado para atender uma ocorrência de ameaça e porte de arma branca na Escola Batista Guilherme Carry, localizada em Serra Talhada. De acordo com informações repassadas pela central de operações, um tumulto foi registrado no local, motivado pela presença de um aluno armado com uma faca.

As equipes da Rocam e GT Operações se deslocaram até a escola, onde confirmaram a veracidade dos fatos após contato com a diretora da instituição e populares presentes. O aluno envolvido, teria entrado na escola portando uma faca tipo peixeira, com a intenção de ferir um colega de turma. O ataque foi interrompido pela ação rápida de uma professora, que conteve o jovem antes que algo mais grave ocorresse.

Em conversa com o aluno, ele revelou que há meses vinha planejando o atentado contra colegas e a professora. Segundo o depoimento do estudante, o motivo do ataque remonta a um incidente em que foi denunciado pelos colegas por fumar no banheiro da escola, o que resultou em uma repreensão por parte da professora. Desde então, Pablo teria alimentado a intenção de atacar não apenas a professora, mas também o aluno, que ele alegava ser “falso.”

O aluno confessou que já havia tentado levar armas para a escola em outras ocasiões, mas sem coragem de executar o plano. No entanto, nesta segunda tentativa, ele aproveitou que uma professora deixou a porta aberta ao sair da escola, entrou com uma camisa na cabeça para não ser reconhecido e com a faca em mãos. O ataque só foi evitado devido à intervenção da professora Hellen, que o conteve até a chegada de um funcionário da escola, Miqueias, e do Sargento Joseildo, morador das proximidades, que ajudou a desarmá-lo e imobilizá-lo.

Após ser contido, o aluno agressor foi colocado em uma sala reservada até a chegada da Polícia Militar e do Conselho Tutelar. O jovem, que demonstrou não ter arrependimentos e reafirmou que só pararia quando conseguisse ferir seu colega João Luiz, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil local, onde, acompanhado por seus familiares e pelo Conselho Tutelar, foi apresentado à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis. As informações são do Blog do Júnior Campos.