Adversários no passado, os ex-prefeitos Pedro Alves e Francisco Dessoles foram flagrados conversando no tradicional Bar do Miozinho, em Iguaracy.
Claro, o encontro desperta especulações sobre o rumo que Dessoles tomará neste pleito. Aumentaram os rumores da possibilidade de apoio ao médico pré-candidato em detrimento de Albérico Rocha.
Até então, Dessoles tem se mantido recluso no debate. Acompanhou, mas não anunciou seguir a movimentação de Rogério Lins, do MDB, que apoia a chapa Pedro Alves e Marquinhos. E também teria dito a Albérico Rocha não apoiá-lo.
À mesa, além de Dessoles, e Pedro Alves, Marquinhos, pré-candidato a vice, e Rogério Lins, presidente do MDB.
Assim, a pergunta óbvia: encontro amistoso e republicano de dois ex prefeitos ou início de uma costura visando as eleições deste ano? Com a palavra, Pedro Alves e Dessoles.
“Tenho dificuldade em votar 40”, disse Dessoles a Finfa
“Dr. Pedro é meu amigo de muito tempo, ainda não definir nada, mais preciso dizer, que tenho dificuldades de votar no 40. Isso foge da minha história política’, disse Dessoles ao blogueiro Júnior Finfa.
Criado pela administração municipal em março deste ano, o Programa Supera Arcoverde estará iniciando nesta quarta-feira (19), os pagamentos referentes à primeira parcela do auxílio emergencial, para os aprovados no ato de inscrição do chamamento público. A iniciativa possui como propósito socorrer famílias em situação de pobreza na cidade, especialmente em virtude dos efeitos econômicos […]
Criado pela administração municipal em março deste ano, o Programa Supera Arcoverde estará iniciando nesta quarta-feira (19), os pagamentos referentes à primeira parcela do auxílio emergencial, para os aprovados no ato de inscrição do chamamento público.
A iniciativa possui como propósito socorrer famílias em situação de pobreza na cidade, especialmente em virtude dos efeitos econômicos gerados com a Covid-19.
“As 4.389 pessoas que recebem Bolsa Família, vão receber o benefício de R$ 70,00. Já para as 665 pessoas que não recebem Bolsa Família, irão receber um valor de R$ 120,00”, informou a secretária municipal de Assistência Social, Lucitelma Soares Leite.
Já a segunda parcela de pagamentos está prevista para começar a partir do próximo dia 18 de junho. Os benefícios serão pagos de acordo com o cronograma estabelecido pela Caixa Econômica.
O Sindicato dos Radialistas de Pernambuco estará realizando no próximo sábado (07) um Seminário de Capacitação para profissionais do Pajeú. Será no Cine São José, em Afogados da Ingazeira. Poderão participar além dos Radialistas regulamentados, todos os trabalhadores em emissoras de Rádio de Afogados da Ingazeira e cidades adjacentes. Quem desejar fazer sua confirmação de […]
O Sindicato dos Radialistas de Pernambuco estará realizando no próximo sábado (07) um Seminário de Capacitação para profissionais do Pajeú. Será no Cine São José, em Afogados da Ingazeira.
Poderão participar além dos Radialistas regulamentados, todos os trabalhadores em emissoras de Rádio de Afogados da Ingazeira e cidades adjacentes.
Quem desejar fazer sua confirmação de participação antecipadamente poderá enviar um e-mail confirmando a presença, ou se preferir poderá manter contato com o radialista Celso Brandão (Radio Pajeú) que está dando suporte para realização do Seminário.
No sábado, a programação terá abertura às 08h30. Haverá palestra com o tema “Relações humanas dentro do ambiente de trabalho”, com o palestrante Gerson Lima. À tarde, “Legislação e Aposentadoria Especial”, com Dr. Décio Petrônio, Advogado do Sindicato.
Marcos Valério, que teve sua proposta de delação rejeitada pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MP-MG), fechou um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal (PF). Por citar políticos com foro privilegiado, o acordo aguarda a homologação do Supremo Tribunal Federal (STF). O delator relatou bastidores de operação para retirar da CPMI dos […]
Marcos Valério, que teve sua proposta de delação rejeitada pelo Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MP-MG), fechou um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal (PF). Por citar políticos com foro privilegiado, o acordo aguarda a homologação do Supremo Tribunal Federal (STF).
O delator relatou bastidores de operação para retirar da CPMI dos Correios, em 2005, documentos sobre a relação do Banco Rural com tucanos em Minas, tema que já é alvo de inquérito no STF, motivado por delação do ex-senador Delcídio Amaral. A operação teria contado com a participação dos então subrelatores da CPMI Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Eduardo Paes (à época no PSDB-RJ). Integrantes do Banco Rural teriam escondido documentos no Uruguai.
No acordo, entre outras coisas, Valério sustenta que suas agências de publicidade participaram do financiamento ilegal da atividade política de Aécio desde os anos 90. Afirma que o tucano recebia 2% do faturamento bruto dos contratos do Banco do Brasil no governo FH, valores que seriam pagos por meio de Paulo Vasconcelos, citado como representante de Aécio junto à empresa.
Valério também sustenta que parte dos recursos desviados da campanha pela reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998 — no processo que ficou conhecido como mensalão mineiro — abasteceu caixa 2 da campanha de Aécio a deputado federal.
O operador cumpria pena de 37 anos de prisão pela ação do mensalão na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), e foi transferido na segunda-feira para a Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), em Sete Lagoas (MG), a pedido da PF. A transferência para a unidade — que propõe atendimento humanizado de presos e tem vagas limitadas — era solicitada desde o ano passado por seus advogados, mas não havia vagas.
Quando decidi que não iria deixar a região para buscar carreira fora, o fiz de consciência tranquila. Sabia que se você é respeitado aqui, pode ser respeitado em qualquer lugar do Brasil. Nosso povo é exigente e não engole qualquer coisa, inclusive na comunicação do rádio, na TV, na net, nas redes. Mas sempre me […]
Quando decidi que não iria deixar a região para buscar carreira fora, o fiz de consciência tranquila. Sabia que se você é respeitado aqui, pode ser respeitado em qualquer lugar do Brasil. Nosso povo é exigente e não engole qualquer coisa, inclusive na comunicação do rádio, na TV, na net, nas redes.
Mas sempre me faltou um pedaço, que completei dedicando um tempo da minha vida a fazer jornalismo em Serra Talhada, pela força, pujança, desenvolvimento, sua gente.
Assim, me sinto parte dos que estão de coração preenchido comemorando 170 anos da Capital do Xaxado. De Lampião a Assisão, de Padre Jesus a Agamenon Magalhães e tantos outros, nossa grande expressão sertaneja. Viva Serra Talhada, estou feliz com você! São 170 anos de uma terra que nos orgulha. Meu coração está com vocês! Parabéns!
História: a cidade teve seu início em meados do século XVIII, com a chegada do capitão-mor da esquadra portuguesa, Agostinho Nunes de Magalhães, que arrendou a sesmaria à Casa da Torre, às margens do Rio Pajeú e no sopé da Serra Talhada, instalou a fazenda de criar gado que denominou Fazenda da Serra Talhada, numa alusão direta à serra que lhe emprestava o nome.
Agostinho Nunes de Magalhães, juntamente com seus filhos Joaquim, Pedro, Damião, Manoel e Filadephia, como tantos outros portugueses, migrou para o Brasil]] na esperança de instalar um engenho de cana-de-açúcar, e só depois de desembarcarem é que descobriram não possuir capital suficiente para tal empreitada, assim, seguindo os passos de outros compatriotas seus, adentraram nos sertões para explorar a criação de gado. A posição privilegiada dos currais de Agostinho Nunes, nos caminhos que levavam ao Ceará, Paraíba e Bahia, logo passaram a ser ponto de encontro de vaqueiros e peões que transportavam seu gado para estes estados, e assim, despretensiosamente começa a formar-se um ajuntamento de feirantes, negociando principalmente animais, dentre outros bens. Isto aconteceu por volta de 1789/1790, na mesma época em que era erigida uma capela para a fazenda sob bênçãos de Nossa Senhora da Penha. Nascia aí também a vocação mercantilista do município. A feira de Serra Talhada hoje tem aproximadamente 220 anos, sendo que desde a primeira vez que aconteceu (segunda-feira), continua até hoje sendo realizada neste mesmo dia da semana.
Com o comércio surgido pelo ajuntamento dos vaqueiros, peões e tropeiros, a fazenda começa a tomar ares de povoado e logo se transforma em Villa Bella, nome adotado quando de sua emancipação de Flores, até então cabeça de comarca, em 6 de Maio de 1851. A partir dessa data passa a ter um intendente, o Coronel da Guarda Nacional Manoel Pereira da Silva Comendador da Ordem da Rosa e de Cristo neto do fidalgo da Casa da Torre José Carlos Rodrigues e sua esposa Ana Joana Pereira da Cunha, fundadores das históricas Fazendas Sabonete, Carnaúba, patriarcas da poderosa família Pereira que foram senhores e barões de toda ribeira do Pajeú; verdadeiros ícones do coronelismo brasileiro.
Em 1893 é instalada a primeira Câmara Municipal de Serra Talhada e eleito seu primeiro prefeito, Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú. Somente em 1939, por um decreto do então governador Agamenon Magalhães, Villa Bella recebe de volta seu nome de origem e passa a chamar-se Serra Talhada – “Terra de cabras Macho”.
A história da cidade é uma das mais ricas de todo o estado de Pernambuco. Seus fundadores participaram ativamente da história de Pernambuco e do Brasil, e seus descendentes, como Agamenon Magalhães, figuram entre as principais lideranças políticas brasileiras. A cidade é rica também pelos seus artistas e intelectuais destacando-se como referência no cenário cultural do estado. Berço de figuras polêmicas, como Virgulino Ferreira da Silva (Lampião), a cidade começa a se destacar também no cenário turístico, explorando aí, além de sua beleza plástica, a figura do Rei do Cangaço, principalmente na dança criada pelo seu bando: o xaxado.
Atualmente, com o slogan de “Capital do Xaxado”, Serra Talhada tem sido referência neste assunto para todo país, conseguindo reunir em museu toda a história da saga “lampiônica”, transformando-se, conforme dizer de especialistas “num verdadeiro museu a céu aberto”. Para se conhecer um pouco das histórias dos bravos sertanejos que povoaram os sertões quando da colonização, nos longínquos anos do século XVIII, se fez necessário conhecer um pouco da história de Serra Talhada, rica em casos e acontecimentos.
Desde 2024, o município de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, registrou cerca de 300 novos diagnósticos de doença de Chagas após a realização de quase sete mil testes rápidos de triagem. Os dados fazem parte das ações do projeto IntegraChagas Brasil e da Secretaria de Saúde do município, que estão sendo apresentados nesta semana com […]
Desde 2024, o município de Iguaracy, no Sertão do Pajeú, registrou cerca de 300 novos diagnósticos de doença de Chagas após a realização de quase sete mil testes rápidos de triagem. Os dados fazem parte das ações do projeto IntegraChagas Brasil e da Secretaria de Saúde do município, que estão sendo apresentados nesta semana com a presença de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.
O IntegraChagas Brasil atua em apenas cinco cidades do país, sendo Iguaracy a única selecionada em Pernambuco. A escolha do município se deve ao elevado risco de transmissão da doença na região do pajeú. Em menos de dois anos, mais de 150 ações de testagem foram realizadas em todas as localidades do município, incluindo áreas urbanas e rurais. Os testes seguem disponíveis nas unidades de saúde e podem ser realizados por toda a população.
Além da ampliação do diagnóstico, o projeto também investiu na qualificação da rede local de saúde. Mais de 300 profissionais foram formados em Iguaracy para atuar na prevenção, no diagnóstico e no cuidado das pessoas com doença de Chagas, fortalecendo a atenção primária e a vigilância em saúde.
Ampliação das ações para outras cidades do vale do Pajeú
Durante a semana, o projeto realiza a Oficina de Monitoramento e Avaliação para doença de Chagas. A oficina acontece em Afogados da Ingazeira, sede da X Regional de Saúde do estado de Pernambuco. A ideia é discutir estratégias para a ampliação das ações de diagnóstico, cuidado e vigilância para os 12 municípios que integram a regional.
O encontro reúne gestores, técnicos e profissionais de saúde para analisar os resultados já alcançados, avaliar indicadores, identificar desafios operacionais e pactuar caminhos para a expansão das ações de forma integrada e sustentável. A proposta é fortalecer a articulação regional, padronizar fluxos de cuidado e garantir que a experiência acumulada sirva de base para a implementação efetiva das ações nos demais municípios da regional.
Um dos temas discutidos é a estruturação de uma linha de cuidado específica para o acompanhamento das pessoas diagnosticadas. A discussão será baseada no modelo desenvolvido em Iguaracy. Desde o início das atividades, foi criado um Grupo Gestor no município, responsável por definir o fluxo de cuidado, que inclui exames complementares, aconselhamento, consultas especializadas e tratamento, iniciando já a partir do teste rápido.
O desafio agora é garantir que as ações sejam estendidas para os demais municípios da região com apoio da Secretaria de Saúde do estado e com as secretarias de saúde das cidades que compõem a regional de Afogados.
Impacto no diagnóstico
Desde agosto de 2014, mais de 50% da população de Iguaracy foi testada. Os dados indicam um aumento expressivo de casos: em 2023, Iguaracy registrava apenas cinco pessoas diagnosticadas com Chagas. Com o início das testagens sistemáticas em 2024, esse número saltou para 87 casos até o início de 2026.
A maior parte das pessoas diagnosticadas é composta por mulheres. Os dados também revelam que cerca de 60% dos casos vivem na zona rural e que 85% têm mais de 50 anos. Uma criança foi diagnosticada e já teve acesso ao tratamento, reforçando a importância do diagnóstico precoce para a possibilidade de cura da doença.
Entre os casos confirmados, alguns apresentam manifestações cardíacas ou digestivas. No entanto, a maioria das pessoas diagnosticadas é assintomática, o que dificulta a identificação da doença sem a realização de exames. Por esse motivo, o teste rápido tem papel fundamental na ampliação do diagnóstico.
Projeto Integra Chagas Brasil
Nesta terça-feira (10), o prefeito de Iguaracy, Pedro Alves, recebeu em seu gabinete representantes do Projeto Integra Chagas Brasil para um importante momento de diálogo e fortalecimento das ações de saúde no município.
Estiveram presentes Alberto Novaes, coordenador do Projeto Integra Chagas Brasil; Eliana Amorim, coordenadora operacional; Professor Carlos Silvan, educador popular; e Anderson Fuentes, coordenador de Tecnologia da Informação. A reunião teve como foco o alinhamento de estratégias voltadas ao enfrentamento da Doença de Chagas, além da ampliação das ações de prevenção, cuidado e acompanhamento das pessoas assistidas.
O encontro também contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde de Iguaracy Joaudini Cavalcante, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população.
A programação terá continuidade com um grande encontro que acontecerá amanhã 12, a partir das 8h, no Centro de Múltiplo Uso, em Iguaracy, reunindo diversos segmentos da sociedade para ampliar o debate e fortalecer as parcerias em benefício do município.
Você precisa fazer login para comentar.