Em bela solenidade, Faculdade Vale do Pajeú conclui primeiras turmas
Fotos: Marcelo Patriota
A convite da Faculdade Vale do Pajeú, como jornalista e presidente da ASSERPE, estive em São José do Egito, em uma noite chuvosa de sexta-feira para acompanhar a colação de grau das primeiras turmas dos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Administração da instituição.
O evento aconteceu no moderno Auditório Deputado José Marcos de Lima, na própria instituição, que foi reformado e recebeu móveis e equipamentos, oferecendo mais conforto ao público de 200 pessoas, capacidade máxima que o equipamento comporta.
Nesta noite, 64 alunos colaram grau. Claro, houve muita emoção na solenidade, marcada por lembranças e relatos dos desafios que marcaram esse ciclo, que inclusive teve uma pandemia no meio, gerando uma transição para parte do período no modelo de ensino remoto.
Também formaram a mesa o jornalista João Carlos Rocha, a Diretora Administrativa e Acadêmica da Instituição, Isa Carla da Silva, a Diretora Acadêmica, professora Raquel de Melo, o coordenador e professor homenageado dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, professor Inaldo Patrício de Freitas Severino, a coordenadora e professora homenageada do curso de Pedagogia, mestra Claudineide Cristian de Lima, mais os paraninfos Ricardo Ribeiro Rocha Marques (Administração), Aline Robéria Costa Araújo (Ciências Contábeis) e Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz (Pedagogia).
Todos os oradores das turmas fizeram emocionados relatos da luta para chegar até a conclusão dos cursos, como Hayrthon Douglas Alves, de Administração e Luciana Gomes da Silva, de Ciências Contábeis. Chamou atenção a fala de Carlos Eduardo da Silva Ferreira, de Pedagogia, sobre o nobre papel da sua atividade, invocando Paulo Freite, o respeito às diferenças e a necessidade de valorização dos pedagogas e pedagogas.
O blog conversou com a Diretora Administrativa e Acadêmica da Instituição, Isa Carla da Silva. “O sentimento é de gratidão e da alegria de transformar vidas através da educação. Queremos crescer em quantidade e qualidade, fazendo diferença na vida deles”, disse.
Perguntada sobre novos cursos, a Diretora disse que eles vão depender de um estudo de viabilidade para saber o que o mercado deseja. “As pós graduações foram autorizadas junto ao MEC. Queremos ser um Centro Universitário com autonomia”. Daqui a nove meses será formada a primeira turma de direito da instituição.